Questões de Concursos Engenharia Naval

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301Q790613 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Em relação ao princípio de funcionamento dos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Diesel, tem-se que, na fase de

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302Q790881 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A metodologia da Espiral de Projeto do navio é uma sequência de cálculo que define as características de cada um dos sistemas do navio com base em procedimentos adequados à quantidade e ao nível de detalhamento de informações disponíveis naquele ponto do projeto. Sobre essa metodologia, é INCORRETO afirmar-se que

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303Q790888 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Para o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.

Em profundidades menores do que a metade do comprimento de onda, as cristas são longas e curvas, fazem um ângulo com as batimétricas, estas orientadas segundo a direção N-S, cada vez menor à proporção que as cristas se aproximam da costa. Nessa situação, os dados indicam um fenômeno que ocorre em águas intermediárias, denominado expansão lateral ou difração.

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304Q790889 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere uma barcaça prismática com as seguintes características:

• 30 m de comprimento;

• 5 m de boca e 3 m de pontal;

• dividida longitudinalmente em três tanques de 10 metros de comprimento cada, desprezando o peso do casco;

• tanque central vazio e os dois tanques das extremidades de ré e vante totalmente carregados (até o topo) com óleo de massa específica de 900 kg/m3.

O momento fletor máximo que ocorre na seção mestra dessa barcaça vale, em toneladas-força x metro,

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305Q250736 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

A estrutura do casco do navio possui componentes longitudinais que contribuem para a resistência longitudinal, reforços transversais que resistem aos esforços transversais e os reforços locais. São exemplos de reforços longitudinais, transversais e locais da estrutura de um navio, respectivamente,

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306Q790776 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

No terminal de contêineres (TECON) do porto de SUAPE, operam dois portêineres com capacidade de 40 t (25 movimentos por hora), dois transtêineres com capacidade de 35 t, 5 reach stackers para 45 t, 4 top loaders ( dois de 35 t e dois de 40 t), 3 side-lifters e 3 fork lifters com capacidade de até 7,5 t. Com base nessa lista de equipamentos, apresentada na Internet, julgue os itens a seguir.

A capacidade de movimentação anual de contêineres, em SUAPE (embarque e desembarque) é de cerca de 400.000 unidades.

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307Q249898 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O ensaio por partícula magnética é um tipo de ensaio não destrutivo aplicável ao

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308Q790579 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O ensaio não destrutivo por líquido penetrante tem por finalidade detectar descontinuidades abertas na superfície de materiais sólidos. Esse tipo de ensaio NÃO se aplica a

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309Q790585 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos desenhos técnicos em escala, analise as afirmações a seguir.

I - O valor indicado nas cotas representam as medidas reais do objeto, independente de o mesmo ter sido ampliado ou reduzido no desenho.

II - A escala de redução é aquela onde uma medida linear do objeto real é menor que a sua correspondente medida linear no desenho técnico.

III - As formas e as dimensões angulares do objeto real são mantidas inalteradas nas representações em escala do desenho técnico.

Está correto APENAS o que se afirma em

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310Q790882 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Comparando a tensão crítica de flambagem (Scr) de três painéis com as mesmas dimensões, uma de aço de alta resistência (AR), uma de aço comum (AC) e uma de alumínio (AL), tem-se

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311Q250769 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O desenho que apenas mostra informações sobre a geometria e as dimensões do casco é o(a)

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312Q790938 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio, ao sofrer uma avaria, apresenta um grande ângulo de banda em sua posição de equilíbrio final. Com relação ao uso das curvas de Bonjean para verificação do equilíbrio do navio nessa condição, afirma-se que
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313Q106409 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Diante da entrada de uma grande embarcação em uma baía, um analista de comercialização e logística foi questionado sobre aspectos relacionados aos seguros marítimos, respondendo que o(a)

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314Q790807 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Existe um desenho chave para a determinação do perfil das seções estruturais transversais do navio. Esse desenho corresponde ao plano de

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315Q790876 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação aos cuidados que o piloto de uma embarcação, navegando após o pôr do Sol, deve tomar, julgue os itens seguintes.

Na subida da hidrovia, contracorrente, ao olhar para montante e divisar duas luzes, uma verde à esquerda e uma vermelha à direita, o piloto deve concluir que uma embarcação se aproxima da sua, descendo o rio.

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316Q790738 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Analise as afirmativas sobre desenho e determine se são verdadeiras ou falsas.

I. A escala serve para reduzir ou aumentar o desenho no papel;

II. As medidas representadas no desenho, após o objeto ser reduzido ou aumentado em escala, são as encontradas com a redução ou a ampliação do objeto;

 III. Um navio de 20 metros de comprimento total pode ser desenhado num papel A4 com 20 cm numa escala 1:1000.

A sequencia correta é

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317Q790771 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Qual a denominação dada à parte do casco de um navio localizada acima do seu plano de flutuação quando ele se encontra em condição de plena carga?
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318Q790953 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

A data chave que marca o início da construção de um navio, no dique ou na carreira, denomina-se
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319Q790799 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção da estrutura do casco de navios, algumas medidas são tomadas para se obter uma maior eficiência estrutural e evitar danos ao longo de sua vida operativa. Qual medida deve ser EVITADA durante a construção do casco, por reduzir a eficiência estrutural?
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320Q250136 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre as utilidades do método de ensaio não destrutivo tipo eddy current têm-se:

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