Início

Questões de Concursos Engenharia Naval

Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q250712 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em um workshop sobre segurança no trabalho, os debatedores afirmaram corretamente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q790885 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

As válvulas têm como função interromper o fluxo de gases de aspiração e descarga de acordo com os tempos do motor (4 tempos); são abertas por meio da árvore de comando de válvulas e fechadas por molas. Podem ser de dois tipos:

I. Admissão, entrada da mistura ar + combustível – Ciclo Diesel.

II. Admissão somente do ar e escape, saída dos gases queimados resultante da combustão – Ciclo Otto.

Das afirmações acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q790888 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Para o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.

Em profundidades menores do que a metade do comprimento de onda, as cristas são longas e curvas, fazem um ângulo com as batimétricas, estas orientadas segundo a direção N-S, cada vez menor à proporção que as cristas se aproximam da costa. Nessa situação, os dados indicam um fenômeno que ocorre em águas intermediárias, denominado expansão lateral ou difração.

  1. ✂️
  2. ✂️

304Q790900 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 21 a 23

 Na tabela de especificações técnicas do manual do proprietário de um automóvel, consta, entre outras características, que o veículo possui motor a gasolina refrigerado a água, com 112 CV, 4 cilindros, 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, taxa de compressão de 11,3:1 e torque máximo de 160 NAm a 2.600 rpm.

O motor ao qual o texto se refere possui potência específica de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q790464 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Na indústria de construção naval, é correto considerar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q249795 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

No que diz respeito à corrosão e a seus mecanismos de controle, analise as afirmações a seguir.

I - O princípio básico da proteção catódica é tornar o elemento a ser protegido em um anodo da célula de corrosão, que pode ser do tipo galvânica ou corrente impressa.
II - A corrosão galvânica ocorre quando dois metais de diferentes potenciais elétricos são expostos a uma solução condutora de eletricidade.
III - A galvanização consiste na aplicação de uma película de zinco sobre o material que, por ter potencial mais negativo que o aço, atua como anodo e é consumido.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q254714 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os
itens seguintes.

O seguro marítimo é o contrato segundo o qual o segurador, em troca do recebimento do prêmio, se obriga a indenizar prejuízo sofrido pelo segurado quando o objeto do seguro se achar sujeito aos riscos oferecidos pelo mar. O instrumento do seguro é a apólice.

  1. ✂️
  2. ✂️

308Q790804 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

O projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes.

Para percorrer a hidrovia com segurança, o comboio deve ser provido com radar, ecobatímetro e sistema de posicionamento global diferencial (DGPS), podendo dispensar o boat thrust e a propulsão azimutal.

  1. ✂️
  2. ✂️

309Q790561 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Quando não existem dados observados sobre a altura e o período das ondas geradas pelo vento que incidem sobre a área onde será construído um porto, faz-se necessário determinar as características da onda incidente a partir de dados meteorológicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

A altura equivalente de onda é a média aritmética da quinta parte superior das maiores ondas geradas pelos ventos de determinada tempestade.

  1. ✂️
  2. ✂️

310Q790585 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos desenhos técnicos em escala, analise as afirmações a seguir.

I - O valor indicado nas cotas representam as medidas reais do objeto, independente de o mesmo ter sido ampliado ou reduzido no desenho.

II - A escala de redução é aquela onde uma medida linear do objeto real é menor que a sua correspondente medida linear no desenho técnico.

III - As formas e as dimensões angulares do objeto real são mantidas inalteradas nas representações em escala do desenho técnico.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q255321 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os
itens seguintes.

São competências do conferente de cargas a verificação do estado das mercadorias, conferência do manifesto e assistência à pesagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

312Q790642 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE

Abaixo são citados alguns processos de soldagem.

I. Eletrodo Revestido;

II. TIG;

III. MIG/MAG;

IV. Arco Submerso;

V. Arco plasma;

Os processos que utilizam arco elétrico são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q790898 | Engenharia Naval, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Em relação às estruturas e ao funcionamento portuário, julgue os próximos itens.

As estruturas mais comumente utilizadas para o carregamento e descarregamento de granéis líquidos são as estruturas conhecidas como grabs.

  1. ✂️
  2. ✂️

314Q790662 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na subdivisão do casco de um navio, o maior comprimento admissível para um compartimento é obtido a partir do comprimento alagável multiplicado por um fator de compartimentagem. Por definição, o comprimento alagável num dado ponto é a maior parte do comprimento do navio, tendo seu centro no referido ponto, que pode ser alagado, considerando-se a permeabilidade dessa parte, sem que o navio submerja além do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q250576 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O ensaio por líquido penetrante tem por objetivo detectar descontinuidades superficiais que estejam abertas na superfície de uma peça. Para esse ensaio, considere as etapas a seguir.

1 Inspeção da peça
2 Remoção do excesso de penetrante
3 Preparação e limpeza da superfície
4 Aplicação do líquido penetrante
5 Aplicação do revelador

A ordem sequêncial correta de execução desse ensaio, da primeira para a última etapa, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q790822 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere o assunto Curvas hidrostáticas de uma plataforma offshore para responder quais das afirmações abaixo estão corretas.

 I. A área do plano de flutuação da plataforma multiplicada por uma variação de calado de 1 cm e pelo peso específico do fluído no qual o navio flutua dá o valor da propriedade Toneladas por Centímetro quadrado de Imersão (TPIcm), que significa quantas toneladas devem ser embarcadas para promover uma variação de calado uniforme de um centímetro.

II. Se a plataforma é uma plataforma de perfuração convertida à produção, pode eventualmente possuir “blisters” em suas colunas, e, naturalmente, a área de flutuação diminui sensivelmente na região submersa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q104498 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Ao analisar os termos preparatórios de um contrato de afretamento a casco nu, um analista identificou uma proposição INCORRETA, que afirmava que o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q250194 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Uma medida de 25 m em uma planta corresponde a 50 cm em um desenho. A escala utilizada desse desenho é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q790613 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Em relação ao princípio de funcionamento dos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Diesel, tem-se que, na fase de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q790881 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A metodologia da Espiral de Projeto do navio é uma sequência de cálculo que define as características de cada um dos sistemas do navio com base em procedimentos adequados à quantidade e ao nível de detalhamento de informações disponíveis naquele ponto do projeto. Sobre essa metodologia, é INCORRETO afirmar-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.