Questões de Concursos Engenharia Naval

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321Q790822 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere o assunto Curvas hidrostáticas de uma plataforma offshore para responder quais das afirmações abaixo estão corretas.

 I. A área do plano de flutuação da plataforma multiplicada por uma variação de calado de 1 cm e pelo peso específico do fluído no qual o navio flutua dá o valor da propriedade Toneladas por Centímetro quadrado de Imersão (TPIcm), que significa quantas toneladas devem ser embarcadas para promover uma variação de calado uniforme de um centímetro.

II. Se a plataforma é uma plataforma de perfuração convertida à produção, pode eventualmente possuir “blisters” em suas colunas, e, naturalmente, a área de flutuação diminui sensivelmente na região submersa.

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322Q790859 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Os prumos são elementos estruturais utilizados para aumentar a rigidez do chapeamento
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323Q790638 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Com relação à estrutura de uma embarcação, é incorreto afirmar-se que
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324Q790900 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 21 a 23

 Na tabela de especificações técnicas do manual do proprietário de um automóvel, consta, entre outras características, que o veículo possui motor a gasolina refrigerado a água, com 112 CV, 4 cilindros, 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, taxa de compressão de 11,3:1 e torque máximo de 160 NAm a 2.600 rpm.

O motor ao qual o texto se refere possui potência específica de

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325Q250757 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

A resistência longitudinal em navios com cavernamento transversal é garantida pelo chapeamento do costado, do fundo e do teto do duplo fundo, dos conveses, e por reforçadores longitudinais pesados, EXCETO

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326Q790679 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O processo de projeto de um navio pode ser dividido em três partes fundamentais: básico ou preliminar, de contrato e final ou de detalhamento. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir. I – No projeto de detalhamento, desenvolvem-se os planos e as características técnicas principais dos navios e é impossível a construção diretamente a partir dele. II – O projeto de contrato consiste essencialmente no preparo dos desenhos de trabalho e das instruções detalhadas para a construção dos navios. III – No projeto básico, determina-se um pequeno conjunto de características do navio, tais como dimensões principais, coeficientes de forma, velocidade e potência. Está correto APENAS o que se afirma em
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327Q201130 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O método do caminho crítico refere-se a um conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos como a construção de um meio naval. A essência desse método consiste na(o)

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328Q253104 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os
itens seguintes.

O segurador responde pelos danos ou avaria da embarcação ou da carga no caso de desviação voluntária da rota usual de viagem, pela alteração voluntária na ordem das escalas designadas na apólice e pela falta de estiva.

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329Q790726 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Nas fases dos projetos preliminar e básico de um navio, são elaborados desenhos de arranjo geral, arranjo de praças de máquinas, arranjo de conveses e arranjo de acomodações, que não são definitivos. A finalidade do desenho de arranjo de praças de máquinas é

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330Q251086 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio de comprimento entre perpendiculares L = 100 m, boca moldada B = 20 m e pontal moldado D = 5 m tem deslocamento ? = 6000 toneladas e flutua com calado uniforme T = 4 m. Considerando-se o peso específico da água ? = 1 t/m3, o valor dos coeficientes de bloco (CB) vale

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331Q250576 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O ensaio por líquido penetrante tem por objetivo detectar descontinuidades superficiais que estejam abertas na superfície de uma peça. Para esse ensaio, considere as etapas a seguir.

1 Inspeção da peça
2 Remoção do excesso de penetrante
3 Preparação e limpeza da superfície
4 Aplicação do líquido penetrante
5 Aplicação do revelador

A ordem sequêncial correta de execução desse ensaio, da primeira para a última etapa, é:

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332Q790750 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre os métodos de construção de painéis planos está o método de soldagem em linha. A sequência de etapas desse método corresponde às soldagens

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333Q250100 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O método de construção de navios por seções, quando comparado ao método de construção por blocos, tem como característica a

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334Q790541 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

As cartas sinóticas são utilizadas para a previsão da altura e do período de ondas geradas pelos ventos. Acerca das cartas sinóticas, julgue os itens a seguir.

As linhas contínuas de maior espessura são as linhas frontais. Quando providas de pequenos triângulos isósceles, indicam a progressão de uma frente fria e quando providas de semi-círculos indicam a progressão de uma frente quente.

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335Q105272 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

O órgão administrativo, autônomo e auxiliar do Poder Judiciário, vinculado à Marinha do Brasil, que tem atribuição para julgar os acidentes e os fatos da navegação marítima, fluvial e lacustre, é o(a)

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336Q790846 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

A ocorrência de desgaste dos anéis de segmento do êmbolo (pistão) do motor deve ser determinada pela obtenção da seguinte medida de seu parâmetro operacional:

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337Q790861 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Os efeitos de uma avaria na embarcação são bastante complexos, pois envolve muitas variáveis. O estudo das avarias separadamente permite um entendimento mais ordenado, e, portanto, uma melhor compreensão. Quanto aos efeitos de uma inundação podemos afirmar:

I. Mudança do calado como resultado da perda de flutuabilidade. O novo equilíbrio será encontrado quando o deslocamento da parte intacta for igual ao deslocamento anterior a avaria menos o peso de algum líquido ou carga que eventualmente tenha vazado.

II. Ocorrência de banda. O navio tomará uma banda no caso da avaria causar alagamento desigual bordo a bordo, de tal maneira que seu novo centro de carena se encontre no mesmo plano vertical longitudinal do centro de gravidade. (A banda pode ainda ser causada por GM inicial menor que zero.)

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338Q106577 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Um armador avalia economicamente a aquisição de um navio pelo valor de 10 milhões de reais. A utilização do navio deve trazer receitas líquidas de 4 milhões de reais por ano nos próximos cinco anos. Ao fim dos cinco anos, espera-se vender o navio por 4 milhões de reais. A taxa mínima de atratividade (k) é de 20% ao ano.

Nesse contexto, o Valor Presente Líquido (VPL) é, em milhões de reais, aproximadamente, igual a
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339Q790649 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Um sistema termodinâmico fechado é submetido a um ciclo composto de uma série de três processos, nos quais Q1 = +20 kJ, Q2 = +60 kJ e Q3 = -10 kJ. No primeiro processo, a variação da energia interna é igual a +40 kJ e no terceiro processo, a variação da energia interna é igual a -40 kJ. Acerca desse sistema, julgue os itens seguintes.

No primeiro processo, o trabalho é realizado sobre o sistema.

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340Q790670 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Fazendo-se a derrota na carta náutica 21800, utiliza-se uma carta náutica
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