Questões de Concursos Engenharia Naval Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 321Q790822 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosConsidere o assunto Curvas hidrostáticas de uma plataforma offshore para responder quais das afirmações abaixo estão corretas. I. A área do plano de flutuação da plataforma multiplicada por uma variação de calado de 1 cm e pelo peso específico do fluído no qual o navio flutua dá o valor da propriedade Toneladas por Centímetro quadrado de Imersão (TPIcm), que significa quantas toneladas devem ser embarcadas para promover uma variação de calado uniforme de um centímetro. II. Se a plataforma é uma plataforma de perfuração convertida à produção, pode eventualmente possuir “blisters” em suas colunas, e, naturalmente, a área de flutuação diminui sensivelmente na região submersa. ✂️ a) Ambas estão incorretas. ✂️ b) Ambas estão corretas. ✂️ c) Somente a I está correta. ✂️ d) Somente a II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 322Q790859 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOOs prumos são elementos estruturais utilizados para aumentar a rigidez do chapeamento ✂️ a) das anteparas ✂️ b) do fundo ✂️ c) do teto do duplo fundo ✂️ d) do costado ✂️ e) dos conveses Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 323Q790638 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017Com relação à estrutura de uma embarcação, é incorreto afirmar-se que ✂️ a) a caverna é uma estrutura transversal. ✂️ b) a continuidade estrutural é o fator mais importante em uma estrutura naval. ✂️ c) o prumo é uma estrutura transversal. ✂️ d) a longarina é uma estrutura transversal. ✂️ e) as letras (A), (B) e (C) possuem afirmativas verdadeiras e a letra (D), afirmativa falsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 324Q790900 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPETexto para as questões de 21 a 23 Na tabela de especificações técnicas do manual do proprietário de um automóvel, consta, entre outras características, que o veículo possui motor a gasolina refrigerado a água, com 112 CV, 4 cilindros, 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, taxa de compressão de 11,3:1 e torque máximo de 160 NAm a 2.600 rpm. O motor ao qual o texto se refere possui potência específica de ✂️ a) de torque. ✂️ b) 7 CV por válvula. ✂️ c) 28 CV por cilindro. ✂️ d) 56 CV por litro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 325Q250757 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOA resistência longitudinal em navios com cavernamento transversal é garantida pelo chapeamento do costado, do fundo e do teto do duplo fundo, dos conveses, e por reforçadores longitudinais pesados, EXCETO ✂️ a) a quilha localizada no fundo ✂️ b) as longarinas localizadas no fundo ✂️ c) as escoas localizadas no costado ✂️ d) as sicordas localizadas no convés ✂️ e) os vaus localizados no convés Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 326Q790679 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO processo de projeto de um navio pode ser dividido em três partes fundamentais: básico ou preliminar, de contrato e final ou de detalhamento. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir. I – No projeto de detalhamento, desenvolvem-se os planos e as características técnicas principais dos navios e é impossível a construção diretamente a partir dele. II – O projeto de contrato consiste essencialmente no preparo dos desenhos de trabalho e das instruções detalhadas para a construção dos navios. III – No projeto básico, determina-se um pequeno conjunto de características do navio, tais como dimensões principais, coeficientes de forma, velocidade e potência. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 327Q201130 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO método do caminho crítico refere-se a um conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos como a construção de um meio naval. A essência desse método consiste na(o) ✂️ a) existência de dois algoritmos distintos em termos de fixação de datas para a determinação do caminho crítico, que são o PERT e o CPM. ✂️ b) existência de dois métodos para determinação do caminho crítico, para os quais não há qualquer distinção e, por isso, são englobados numa única sigla, que é o PERT/CPM. ✂️ c) inalteração do caminho crítico por mudanças inesperadas na força de trabalho ou atrasos de recebimento de material. ✂️ d) independência do caminho crítico global, em relação aos caminhos críticos de cada uma das áreas ou departamentos envolvidos no empreendimento para construção de um meio naval. ✂️ e) uso do caminho crítico em larga escala no Plano Mestre da Produção, na construção de um meio naval. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 328Q253104 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue ositens seguintes.O segurador responde pelos danos ou avaria da embarcação ou da carga no caso de desviação voluntária da rota usual de viagem, pela alteração voluntária na ordem das escalas designadas na apólice e pela falta de estiva. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 329Q790726 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIONas fases dos projetos preliminar e básico de um navio, são elaborados desenhos de arranjo geral, arranjo de praças de máquinas, arranjo de conveses e arranjo de acomodações, que não são definitivos. A finalidade do desenho de arranjo de praças de máquinas é ✂️ a) permitir o projeto dos dutos de descarga de gases e da chaminé. ✂️ b) permitir a análise de vibrações da viga navio por excitação dos motores. ✂️ c) verificar a compatibilidade entre a propulsão selecionada e a configuração do navio, em termos de comprimentos, áreas e volumes. ✂️ d) verificar a compatibilidade do arranjo da instalação propulsora com os arranjos de conveses e acomodações. ✂️ e) verificar a compatibilidade entre os motores selecionados e seus dutos de descarga de gases. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 330Q251086 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOUm navio de comprimento entre perpendiculares L = 100 m, boca moldada B = 20 m e pontal moldado D = 5 m tem deslocamento ? = 6000 toneladas e flutua com calado uniforme T = 4 m. Considerando-se o peso específico da água ? = 1 t/m3, o valor dos coeficientes de bloco (CB) vale ✂️ a) 0,60 ✂️ b) 0,65 ✂️ c) 0,70 ✂️ d) 0,75 ✂️ e) 0,80 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 331Q250576 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO ensaio por líquido penetrante tem por objetivo detectar descontinuidades superficiais que estejam abertas na superfície de uma peça. Para esse ensaio, considere as etapas a seguir. 1 Inspeção da peça 2 Remoção do excesso de penetrante 3 Preparação e limpeza da superfície 4 Aplicação do líquido penetrante 5 Aplicação do revelador A ordem sequêncial correta de execução desse ensaio, da primeira para a última etapa, é: ✂️ a) 1 , 2 , 3 , 5 e 4 ✂️ b) 2 , 4 , 3 , 1 e 5 ✂️ c) 2 , 5 , 4 , 3 e 1 ✂️ d) 3 , 2 , 5 , 1 e 4 ✂️ e) 3 , 4 , 2 , 5 e 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 332Q790750 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIODentre os métodos de construção de painéis planos está o método de soldagem em linha. A sequência de etapas desse método corresponde às soldagens ✂️ a) dos longitudinais aos transversais; dos transversais e longitudinais às chapas; e das chapas entre si. ✂️ b) dos longitudinais às chapas; das chapas entre si; dos transversais às chapas; e dos longitudinais aos transversais. ✂️ c) dos transversais às chapas; dos longitudinais às chapas; dos longitudinais aos transversais; e das chapas entre si. ✂️ d) das chapas entre si; dos longitudinais aos transversais; dos longitudinais às chapas; e dos transversais às chapas. ✂️ e) das chapas entre si; dos longitudinais às chapas; dos transversais às chapas; e dos longitudinais aos transversais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 333Q250100 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO método de construção de navios por seções, quando comparado ao método de construção por blocos, tem como característica a ✂️ a) menor precisão na fabricação das peças estruturais ✂️ b) utilização de técnicas menos sofisticadas de soldagem ✂️ c) necessidade de sistemas de movimentação de carga de menor capacidade ✂️ d) realização da equipagem das seções dentro das oficinas ✂️ e) realização da união dos blocos estruturais na carreira ou no dique Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 334Q790541 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPEAs cartas sinóticas são utilizadas para a previsão da altura e do período de ondas geradas pelos ventos. Acerca das cartas sinóticas, julgue os itens a seguir. As linhas contínuas de maior espessura são as linhas frontais. Quando providas de pequenos triângulos isósceles, indicam a progressão de uma frente fria e quando providas de semi-círculos indicam a progressão de uma frente quente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 335Q105272 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOO órgão administrativo, autônomo e auxiliar do Poder Judiciário, vinculado à Marinha do Brasil, que tem atribuição para julgar os acidentes e os fatos da navegação marítima, fluvial e lacustre, é o(a) ✂️ a) Tribunal Marítimo. ✂️ b) Capitania dos Portos. ✂️ c) Diretoria de Portos e Costas. ✂️ d) Agência da Capitania dos Portos. ✂️ e) Delegacia da Capitania dos Portos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 336Q790846 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOA ocorrência de desgaste dos anéis de segmento do êmbolo (pistão) do motor deve ser determinada pela obtenção da seguinte medida de seu parâmetro operacional: ✂️ a) baixa pressão de compressão do ar. ✂️ b) baixa pressão de admissão do ar. ✂️ c) alto teor de oxigênio nos gases de descarga. ✂️ d) alta temperatura de admissão do combustível. ✂️ e) alta pressão dos gases de descarga. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 337Q790861 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosOs efeitos de uma avaria na embarcação são bastante complexos, pois envolve muitas variáveis. O estudo das avarias separadamente permite um entendimento mais ordenado, e, portanto, uma melhor compreensão. Quanto aos efeitos de uma inundação podemos afirmar: I. Mudança do calado como resultado da perda de flutuabilidade. O novo equilíbrio será encontrado quando o deslocamento da parte intacta for igual ao deslocamento anterior a avaria menos o peso de algum líquido ou carga que eventualmente tenha vazado. II. Ocorrência de banda. O navio tomará uma banda no caso da avaria causar alagamento desigual bordo a bordo, de tal maneira que seu novo centro de carena se encontre no mesmo plano vertical longitudinal do centro de gravidade. (A banda pode ainda ser causada por GM inicial menor que zero.) ✂️ a) Das afirmações acima, somente a I está correta. ✂️ b) Das afirmações acima, ambas estão corretas. ✂️ c) Das afirmações acima, somente a II está correta. ✂️ d) Das afirmações acima, ambas estão incorretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 338Q106577 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOUm armador avalia economicamente a aquisição de um navio pelo valor de 10 milhões de reais. A utilização do navio deve trazer receitas líquidas de 4 milhões de reais por ano nos próximos cinco anos. Ao fim dos cinco anos, espera-se vender o navio por 4 milhões de reais. A taxa mínima de atratividade (k) é de 20% ao ano. Nesse contexto, o Valor Presente Líquido (VPL) é, em milhões de reais, aproximadamente, igual a ✂️ a) 0,352 ✂️ b) 1,960 ✂️ c) 3,568 ✂️ d) 5,352 ✂️ e) 7,136 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 339Q790649 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEUm sistema termodinâmico fechado é submetido a um ciclo composto de uma série de três processos, nos quais Q1 = +20 kJ, Q2 = +60 kJ e Q3 = -10 kJ. No primeiro processo, a variação da energia interna é igual a +40 kJ e no terceiro processo, a variação da energia interna é igual a -40 kJ. Acerca desse sistema, julgue os itens seguintes. No primeiro processo, o trabalho é realizado sobre o sistema. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 340Q790670 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017Fazendo-se a derrota na carta náutica 21800, utiliza-se uma carta náutica ✂️ a) de grande trecho. ✂️ b) de pequeno trecho. ✂️ c) de médio trecho. ✂️ d) particular. ✂️ e) geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
321Q790822 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosConsidere o assunto Curvas hidrostáticas de uma plataforma offshore para responder quais das afirmações abaixo estão corretas. I. A área do plano de flutuação da plataforma multiplicada por uma variação de calado de 1 cm e pelo peso específico do fluído no qual o navio flutua dá o valor da propriedade Toneladas por Centímetro quadrado de Imersão (TPIcm), que significa quantas toneladas devem ser embarcadas para promover uma variação de calado uniforme de um centímetro. II. Se a plataforma é uma plataforma de perfuração convertida à produção, pode eventualmente possuir “blisters” em suas colunas, e, naturalmente, a área de flutuação diminui sensivelmente na região submersa. ✂️ a) Ambas estão incorretas. ✂️ b) Ambas estão corretas. ✂️ c) Somente a I está correta. ✂️ d) Somente a II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
322Q790859 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOOs prumos são elementos estruturais utilizados para aumentar a rigidez do chapeamento ✂️ a) das anteparas ✂️ b) do fundo ✂️ c) do teto do duplo fundo ✂️ d) do costado ✂️ e) dos conveses Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
323Q790638 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017Com relação à estrutura de uma embarcação, é incorreto afirmar-se que ✂️ a) a caverna é uma estrutura transversal. ✂️ b) a continuidade estrutural é o fator mais importante em uma estrutura naval. ✂️ c) o prumo é uma estrutura transversal. ✂️ d) a longarina é uma estrutura transversal. ✂️ e) as letras (A), (B) e (C) possuem afirmativas verdadeiras e a letra (D), afirmativa falsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
324Q790900 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPETexto para as questões de 21 a 23 Na tabela de especificações técnicas do manual do proprietário de um automóvel, consta, entre outras características, que o veículo possui motor a gasolina refrigerado a água, com 112 CV, 4 cilindros, 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, taxa de compressão de 11,3:1 e torque máximo de 160 NAm a 2.600 rpm. O motor ao qual o texto se refere possui potência específica de ✂️ a) de torque. ✂️ b) 7 CV por válvula. ✂️ c) 28 CV por cilindro. ✂️ d) 56 CV por litro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
325Q250757 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOA resistência longitudinal em navios com cavernamento transversal é garantida pelo chapeamento do costado, do fundo e do teto do duplo fundo, dos conveses, e por reforçadores longitudinais pesados, EXCETO ✂️ a) a quilha localizada no fundo ✂️ b) as longarinas localizadas no fundo ✂️ c) as escoas localizadas no costado ✂️ d) as sicordas localizadas no convés ✂️ e) os vaus localizados no convés Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
326Q790679 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO processo de projeto de um navio pode ser dividido em três partes fundamentais: básico ou preliminar, de contrato e final ou de detalhamento. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir. I – No projeto de detalhamento, desenvolvem-se os planos e as características técnicas principais dos navios e é impossível a construção diretamente a partir dele. II – O projeto de contrato consiste essencialmente no preparo dos desenhos de trabalho e das instruções detalhadas para a construção dos navios. III – No projeto básico, determina-se um pequeno conjunto de características do navio, tais como dimensões principais, coeficientes de forma, velocidade e potência. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
327Q201130 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO método do caminho crítico refere-se a um conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos como a construção de um meio naval. A essência desse método consiste na(o) ✂️ a) existência de dois algoritmos distintos em termos de fixação de datas para a determinação do caminho crítico, que são o PERT e o CPM. ✂️ b) existência de dois métodos para determinação do caminho crítico, para os quais não há qualquer distinção e, por isso, são englobados numa única sigla, que é o PERT/CPM. ✂️ c) inalteração do caminho crítico por mudanças inesperadas na força de trabalho ou atrasos de recebimento de material. ✂️ d) independência do caminho crítico global, em relação aos caminhos críticos de cada uma das áreas ou departamentos envolvidos no empreendimento para construção de um meio naval. ✂️ e) uso do caminho crítico em larga escala no Plano Mestre da Produção, na construção de um meio naval. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
328Q253104 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue ositens seguintes.O segurador responde pelos danos ou avaria da embarcação ou da carga no caso de desviação voluntária da rota usual de viagem, pela alteração voluntária na ordem das escalas designadas na apólice e pela falta de estiva. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
329Q790726 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIONas fases dos projetos preliminar e básico de um navio, são elaborados desenhos de arranjo geral, arranjo de praças de máquinas, arranjo de conveses e arranjo de acomodações, que não são definitivos. A finalidade do desenho de arranjo de praças de máquinas é ✂️ a) permitir o projeto dos dutos de descarga de gases e da chaminé. ✂️ b) permitir a análise de vibrações da viga navio por excitação dos motores. ✂️ c) verificar a compatibilidade entre a propulsão selecionada e a configuração do navio, em termos de comprimentos, áreas e volumes. ✂️ d) verificar a compatibilidade do arranjo da instalação propulsora com os arranjos de conveses e acomodações. ✂️ e) verificar a compatibilidade entre os motores selecionados e seus dutos de descarga de gases. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
330Q251086 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOUm navio de comprimento entre perpendiculares L = 100 m, boca moldada B = 20 m e pontal moldado D = 5 m tem deslocamento ? = 6000 toneladas e flutua com calado uniforme T = 4 m. Considerando-se o peso específico da água ? = 1 t/m3, o valor dos coeficientes de bloco (CB) vale ✂️ a) 0,60 ✂️ b) 0,65 ✂️ c) 0,70 ✂️ d) 0,75 ✂️ e) 0,80 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
331Q250576 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO ensaio por líquido penetrante tem por objetivo detectar descontinuidades superficiais que estejam abertas na superfície de uma peça. Para esse ensaio, considere as etapas a seguir. 1 Inspeção da peça 2 Remoção do excesso de penetrante 3 Preparação e limpeza da superfície 4 Aplicação do líquido penetrante 5 Aplicação do revelador A ordem sequêncial correta de execução desse ensaio, da primeira para a última etapa, é: ✂️ a) 1 , 2 , 3 , 5 e 4 ✂️ b) 2 , 4 , 3 , 1 e 5 ✂️ c) 2 , 5 , 4 , 3 e 1 ✂️ d) 3 , 2 , 5 , 1 e 4 ✂️ e) 3 , 4 , 2 , 5 e 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
332Q790750 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIODentre os métodos de construção de painéis planos está o método de soldagem em linha. A sequência de etapas desse método corresponde às soldagens ✂️ a) dos longitudinais aos transversais; dos transversais e longitudinais às chapas; e das chapas entre si. ✂️ b) dos longitudinais às chapas; das chapas entre si; dos transversais às chapas; e dos longitudinais aos transversais. ✂️ c) dos transversais às chapas; dos longitudinais às chapas; dos longitudinais aos transversais; e das chapas entre si. ✂️ d) das chapas entre si; dos longitudinais aos transversais; dos longitudinais às chapas; e dos transversais às chapas. ✂️ e) das chapas entre si; dos longitudinais às chapas; dos transversais às chapas; e dos longitudinais aos transversais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
333Q250100 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO método de construção de navios por seções, quando comparado ao método de construção por blocos, tem como característica a ✂️ a) menor precisão na fabricação das peças estruturais ✂️ b) utilização de técnicas menos sofisticadas de soldagem ✂️ c) necessidade de sistemas de movimentação de carga de menor capacidade ✂️ d) realização da equipagem das seções dentro das oficinas ✂️ e) realização da união dos blocos estruturais na carreira ou no dique Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
334Q790541 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPEAs cartas sinóticas são utilizadas para a previsão da altura e do período de ondas geradas pelos ventos. Acerca das cartas sinóticas, julgue os itens a seguir. As linhas contínuas de maior espessura são as linhas frontais. Quando providas de pequenos triângulos isósceles, indicam a progressão de uma frente fria e quando providas de semi-círculos indicam a progressão de uma frente quente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
335Q105272 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOO órgão administrativo, autônomo e auxiliar do Poder Judiciário, vinculado à Marinha do Brasil, que tem atribuição para julgar os acidentes e os fatos da navegação marítima, fluvial e lacustre, é o(a) ✂️ a) Tribunal Marítimo. ✂️ b) Capitania dos Portos. ✂️ c) Diretoria de Portos e Costas. ✂️ d) Agência da Capitania dos Portos. ✂️ e) Delegacia da Capitania dos Portos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
336Q790846 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOA ocorrência de desgaste dos anéis de segmento do êmbolo (pistão) do motor deve ser determinada pela obtenção da seguinte medida de seu parâmetro operacional: ✂️ a) baixa pressão de compressão do ar. ✂️ b) baixa pressão de admissão do ar. ✂️ c) alto teor de oxigênio nos gases de descarga. ✂️ d) alta temperatura de admissão do combustível. ✂️ e) alta pressão dos gases de descarga. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
337Q790861 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosOs efeitos de uma avaria na embarcação são bastante complexos, pois envolve muitas variáveis. O estudo das avarias separadamente permite um entendimento mais ordenado, e, portanto, uma melhor compreensão. Quanto aos efeitos de uma inundação podemos afirmar: I. Mudança do calado como resultado da perda de flutuabilidade. O novo equilíbrio será encontrado quando o deslocamento da parte intacta for igual ao deslocamento anterior a avaria menos o peso de algum líquido ou carga que eventualmente tenha vazado. II. Ocorrência de banda. O navio tomará uma banda no caso da avaria causar alagamento desigual bordo a bordo, de tal maneira que seu novo centro de carena se encontre no mesmo plano vertical longitudinal do centro de gravidade. (A banda pode ainda ser causada por GM inicial menor que zero.) ✂️ a) Das afirmações acima, somente a I está correta. ✂️ b) Das afirmações acima, ambas estão corretas. ✂️ c) Das afirmações acima, somente a II está correta. ✂️ d) Das afirmações acima, ambas estão incorretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
338Q106577 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOUm armador avalia economicamente a aquisição de um navio pelo valor de 10 milhões de reais. A utilização do navio deve trazer receitas líquidas de 4 milhões de reais por ano nos próximos cinco anos. Ao fim dos cinco anos, espera-se vender o navio por 4 milhões de reais. A taxa mínima de atratividade (k) é de 20% ao ano. Nesse contexto, o Valor Presente Líquido (VPL) é, em milhões de reais, aproximadamente, igual a ✂️ a) 0,352 ✂️ b) 1,960 ✂️ c) 3,568 ✂️ d) 5,352 ✂️ e) 7,136 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
339Q790649 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEUm sistema termodinâmico fechado é submetido a um ciclo composto de uma série de três processos, nos quais Q1 = +20 kJ, Q2 = +60 kJ e Q3 = -10 kJ. No primeiro processo, a variação da energia interna é igual a +40 kJ e no terceiro processo, a variação da energia interna é igual a -40 kJ. Acerca desse sistema, julgue os itens seguintes. No primeiro processo, o trabalho é realizado sobre o sistema. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
340Q790670 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017Fazendo-se a derrota na carta náutica 21800, utiliza-se uma carta náutica ✂️ a) de grande trecho. ✂️ b) de pequeno trecho. ✂️ c) de médio trecho. ✂️ d) particular. ✂️ e) geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro