Questões de Concursos Engenharia Naval

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341Q211090 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas.

A determinação do módulo da seção mestra de uma embarcação implica a determinação da topologia estrutural da embarcação.

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342Q790729 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

A Convenção Internacional que trata da Salvaguarda da Vida Humana no Mar é a
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343Q790477 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

As seções de chapeamento e de elementos estruturais não visíveis numa correspondente vista de um desenho de estruturas navais são representadas por linhas do tipo
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344Q105942 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos clubes P&I, analise as afirmativas a seguir.

I - São sociedades de seguro que se comprometem a pagar ao segurador indenização pelas somas que este deve pagar a seus segurados, constituindo-se o seguro do segurador.

II - São sociedades de seguro que cobrem grandes despesas, formadas por um grupo de seguradores, correspondendo a cada um uma parte do risco total.

III - São sociedades de seguro mútuo, formadas pelos armadores, destinadas a cobrir riscos não cobertos pelo seguro a prêmio e outras responsabilidades.

Está correto APENAS o que se afirma em

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345Q250643 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Relativamente aos processos de tratamento térmico do aço, analise as afirmações a seguir.

I - A Têmpera é um tratamento térmico no aço cuja finalidade é torná-lo próprio para usinagem, com resfriamento lento.
II - O Recozimento é um tratamento térmico para obtenção de aços mais duros, com resfriamento brusco.
III - O Revenido é um tratamento que visa a reduzir as tensões martensíticas de aços submetidos à têmpera.

Está correto o que se afirma em

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346Q790853 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

As cartas sinóticas são utilizadas para a previsão da altura e do período de ondas geradas pelos ventos. Acerca das cartas sinóticas, julgue os itens a seguir.

As linhas contínuas de menor espessura são as isóbaras ou linhas que indicam a mesma pressão atmosférica.

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347Q790871 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Durante as operações de salvamento, os tanques do navio acidentado devem ser mantidos parcialmente cheios para que a ação da superfície livre interceda em favor da estabilidade da embarcação. Manter esses tanques totalmente cheios comprometeria a flutuabilidade e favoreceria o emborcamento do navio.

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348Q790885 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

As válvulas têm como função interromper o fluxo de gases de aspiração e descarga de acordo com os tempos do motor (4 tempos); são abertas por meio da árvore de comando de válvulas e fechadas por molas. Podem ser de dois tipos:

I. Admissão, entrada da mistura ar + combustível – Ciclo Diesel.

II. Admissão somente do ar e escape, saída dos gases queimados resultante da combustão – Ciclo Otto.

Das afirmações acima:

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349Q790915 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação à operação e ao desempenho de turbinas a gás e a vapor, afirma-se que

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350Q790715 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões.

Uma barra prismática de seção retangular de lados L1 = 2,5 cm e L2 = 5,0 cm e comprimento 360 cm foi submetida a uma força axial de tração 100 kN. O alongamento da barra nessa situação foi de 1,2 mm.

Das afirmações abaixo:

I. A deformação unitária da barra foi de aproximadamente 3,33%

II. Uma ruptura ocorreria no ponto E (maior que 15%). É neste ponto que o fenômeno de estricção, que é uma diminuição da seção transversal do corpo, passa a existir.

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351Q202956 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre as vantagens do uso de motores de média e alta rotação, em relação a motores de baixa rotação para navios, incluem-se o

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352Q249572 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação aos processos de soldagem, analise as afirmações a seguir.

I - Na soldagem a arco elétrico, ocorre a fusão dos metais de base e de adição por meio do aquecimento até a temperatura de fusão de ambos.
II - Os processos de soldagem a arco submerso são automáticos ou semiautomáticos, e neles o eletrodo é consumido e protegido por atmosfera gasosa.
III - Na soldagem a arco elétrico com arame tubular, a união de metais se processa pelo aquecimento oriundo de um arco elétrico estabelecido entre o eletrodo e o metal de base.

Está correto APENAS o que se afirma em

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353Q790772 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O projeto de um navio é o conjunto de tarefas que vão desde o surgimento da necessidade de obtenção de informações ao final do detalhamento para a construção. Sobre as características do projeto de um navio, considere as tarefas abaixo.

I - Definição dos requisitos do armador

II - Elaboração de desenhos estruturais de fabricação

III - Elaboração de desenhos de instalação de equipamentos

IV - Estabelecimento das dimensões principais do navio

São tarefas pertencentes à fase de projeto de detalhamento as apresentadas em

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354Q790791 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No limite de proporcionalidade, uma barra de aço com comprimento de referência de 300 mm e 20 mm de diâmetro foi alongada longitudinalmente em 0,90 mm, e o diâmetro foi reduzido em 0,02 mm. Qual o valor aproximado do coeficiente de Poisson (?) desse material?

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355Q790545 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Existem critérios de estabilidade intacta e em avaria regulamentados por órgãos internacionais ou nacionais, como IMO e Norman, que servem como parâmetros para a avaliação do comportamento de uma embarcação.

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356Q790804 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

O projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes.

Para percorrer a hidrovia com segurança, o comboio deve ser provido com radar, ecobatímetro e sistema de posicionamento global diferencial (DGPS), podendo dispensar o boat thrust e a propulsão azimutal.

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357Q790577 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O processo de soldagem em que ocorre a fusão da peça a ser soldada e do eletrodo, e o metal fundido da ponta do eletrodo é transferido através do arco, sob uma proteção gasosa inerte ou ativa, corresponde ao(à)

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358Q250715 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

A propriedade mecânica de um material, relacionada à energia total absorvida pelo material durante uma solicitação que leva à sua ruptura, é a

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359Q790913 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

A eficiência (rendimento) de uma caldeira, produzindo uma certa vazão de vapor em regime permanente, varia diretamente com a(o):

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360Q790691 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, pertinentes a elementos de elasticidade aplicada e ciência dos materiais. Considera-se que, em flexão pura de vigas no plano vertical, as tensões normais na seção transversal variam de zero até um valor máximo positivo.
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