Questões de Concursos Engenharia Naval Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 341Q211090 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas.A determinação do módulo da seção mestra de uma embarcação implica a determinação da topologia estrutural da embarcação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 342Q790729 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017A Convenção Internacional que trata da Salvaguarda da Vida Humana no Mar é a ✂️ a) SAR. ✂️ b) STCW. ✂️ c) COLREG. ✂️ d) SOLAS. ✂️ e) SFV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 343Q790477 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOAs seções de chapeamento e de elementos estruturais não visíveis numa correspondente vista de um desenho de estruturas navais são representadas por linhas do tipo ✂️ a) contínua ✂️ b) tracejada ✂️ c) traço ponto ✂️ d) traço dois pontos ✂️ e) ruptura Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 344Q105942 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOEm relação aos clubes P&I, analise as afirmativas a seguir. I - São sociedades de seguro que se comprometem a pagar ao segurador indenização pelas somas que este deve pagar a seus segurados, constituindo-se o seguro do segurador. II - São sociedades de seguro que cobrem grandes despesas, formadas por um grupo de seguradores, correspondendo a cada um uma parte do risco total. III - São sociedades de seguro mútuo, formadas pelos armadores, destinadas a cobrir riscos não cobertos pelo seguro a prêmio e outras responsabilidades. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 345Q250643 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIORelativamente aos processos de tratamento térmico do aço, analise as afirmações a seguir. I - A Têmpera é um tratamento térmico no aço cuja finalidade é torná-lo próprio para usinagem, com resfriamento lento. II - O Recozimento é um tratamento térmico para obtenção de aços mais duros, com resfriamento brusco. III - O Revenido é um tratamento que visa a reduzir as tensões martensíticas de aços submetidos à têmpera. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 346Q790853 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPEAs cartas sinóticas são utilizadas para a previsão da altura e do período de ondas geradas pelos ventos. Acerca das cartas sinóticas, julgue os itens a seguir. As linhas contínuas de menor espessura são as isóbaras ou linhas que indicam a mesma pressão atmosférica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 347Q790871 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações. Durante as operações de salvamento, os tanques do navio acidentado devem ser mantidos parcialmente cheios para que a ação da superfície livre interceda em favor da estabilidade da embarcação. Manter esses tanques totalmente cheios comprometeria a flutuabilidade e favoreceria o emborcamento do navio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 348Q790885 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosAs válvulas têm como função interromper o fluxo de gases de aspiração e descarga de acordo com os tempos do motor (4 tempos); são abertas por meio da árvore de comando de válvulas e fechadas por molas. Podem ser de dois tipos: I. Admissão, entrada da mistura ar + combustível – Ciclo Diesel. II. Admissão somente do ar e escape, saída dos gases queimados resultante da combustão – Ciclo Otto. Das afirmações acima: ✂️ a) Ambas estão corretas. ✂️ b) Ambas estão incorretas. ✂️ c) Somente a I está correta. ✂️ d) Somente a II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 349Q790915 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOCom relação à operação e ao desempenho de turbinas a gás e a vapor, afirma-se que ✂️ a) o aumento da temperatura de entrada do ar melhora o rendimento de turbinas a gás. ✂️ b) o desempenho de turbinas a vapor é altamente influenciado pela temperatura de entrada do ar. ✂️ c) turbinas a gás operam segundo o ciclo Brayton, no qual a adição de calor ocorre a volume constante. ✂️ d) turbinas a vapor operam segundo o ciclo termodinâmico de Rankine, composto por dois processos isentrópicos e dois processos isotérmicos. ✂️ e) ), maior a eficiência térmica de turbinas a gás. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 350Q790715 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosConsidere o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões. Uma barra prismática de seção retangular de lados L1 = 2,5 cm e L2 = 5,0 cm e comprimento 360 cm foi submetida a uma força axial de tração 100 kN. O alongamento da barra nessa situação foi de 1,2 mm. Das afirmações abaixo: I. A deformação unitária da barra foi de aproximadamente 3,33% II. Uma ruptura ocorreria no ponto E (maior que 15%). É neste ponto que o fenômeno de estricção, que é uma diminuição da seção transversal do corpo, passa a existir. ✂️ a) Apenas a I está correta. ✂️ b) Ambas estão corretas. ✂️ c) Apenas a II está correta. ✂️ d) Ambas estão incorretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 351Q202956 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIODentre as vantagens do uso de motores de média e alta rotação, em relação a motores de baixa rotação para navios, incluem-se o ✂️ a) consumo específico e o peso. ✂️ b) custo operacional (combustível) e o volume. ✂️ c) custo operacional (combustível) e o peso. ✂️ d) volume e o peso. ✂️ e) volume e o consumo horário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 352Q249572 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOCom relação aos processos de soldagem, analise as afirmações a seguir. I - Na soldagem a arco elétrico, ocorre a fusão dos metais de base e de adição por meio do aquecimento até a temperatura de fusão de ambos. II - Os processos de soldagem a arco submerso são automáticos ou semiautomáticos, e neles o eletrodo é consumido e protegido por atmosfera gasosa. III - Na soldagem a arco elétrico com arame tubular, a união de metais se processa pelo aquecimento oriundo de um arco elétrico estabelecido entre o eletrodo e o metal de base. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 353Q790772 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO projeto de um navio é o conjunto de tarefas que vão desde o surgimento da necessidade de obtenção de informações ao final do detalhamento para a construção. Sobre as características do projeto de um navio, considere as tarefas abaixo. I - Definição dos requisitos do armador II - Elaboração de desenhos estruturais de fabricação III - Elaboração de desenhos de instalação de equipamentos IV - Estabelecimento das dimensões principais do navio São tarefas pertencentes à fase de projeto de detalhamento as apresentadas em ✂️ a) I e IV, apenas. ✂️ b) II e III, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 354Q790791 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIONo limite de proporcionalidade, uma barra de aço com comprimento de referência de 300 mm e 20 mm de diâmetro foi alongada longitudinalmente em 0,90 mm, e o diâmetro foi reduzido em 0,02 mm. Qual o valor aproximado do coeficiente de Poisson (?) desse material? ✂️ a) 0,15 ✂️ b) 0,27 ✂️ c) 0,33 ✂️ d) 0,38 ✂️ e) 0,45 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 355Q790545 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações. Existem critérios de estabilidade intacta e em avaria regulamentados por órgãos internacionais ou nacionais, como IMO e Norman, que servem como parâmetros para a avaliação do comportamento de uma embarcação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 356Q790804 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPEO projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes. Para percorrer a hidrovia com segurança, o comboio deve ser provido com radar, ecobatímetro e sistema de posicionamento global diferencial (DGPS), podendo dispensar o boat thrust e a propulsão azimutal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 357Q790577 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO processo de soldagem em que ocorre a fusão da peça a ser soldada e do eletrodo, e o metal fundido da ponta do eletrodo é transferido através do arco, sob uma proteção gasosa inerte ou ativa, corresponde ao(à) ✂️ a) TIG. ✂️ b) MIG / MAG. ✂️ c) soldagem com arames tubulares. ✂️ d) soldagem a arco submerso. ✂️ e) soldagem com eletrodo revestido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 358Q250715 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOA propriedade mecânica de um material, relacionada à energia total absorvida pelo material durante uma solicitação que leva à sua ruptura, é a ✂️ a) dureza. ✂️ b) ductilidade. ✂️ c) tenacidade. ✂️ d) resistência. ✂️ e) elasticidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 359Q790913 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOA eficiência (rendimento) de uma caldeira, produzindo uma certa vazão de vapor em regime permanente, varia diretamente com a(o): ✂️ a) temperatura de entrada do combustível na caldeira. ✂️ b) temperatura de entrada na caldeira da água de alimentação. ✂️ c) temperatura dos gases de descarga. ✂️ d) consumo do combustível na caldeira. ✂️ e) poder calorífico do combustível. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 360Q790691 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, pertinentes a elementos de elasticidade aplicada e ciência dos materiais. Considera-se que, em flexão pura de vigas no plano vertical, as tensões normais na seção transversal variam de zero até um valor máximo positivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
341Q211090 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas.A determinação do módulo da seção mestra de uma embarcação implica a determinação da topologia estrutural da embarcação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
342Q790729 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017A Convenção Internacional que trata da Salvaguarda da Vida Humana no Mar é a ✂️ a) SAR. ✂️ b) STCW. ✂️ c) COLREG. ✂️ d) SOLAS. ✂️ e) SFV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
343Q790477 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOAs seções de chapeamento e de elementos estruturais não visíveis numa correspondente vista de um desenho de estruturas navais são representadas por linhas do tipo ✂️ a) contínua ✂️ b) tracejada ✂️ c) traço ponto ✂️ d) traço dois pontos ✂️ e) ruptura Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
344Q105942 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOEm relação aos clubes P&I, analise as afirmativas a seguir. I - São sociedades de seguro que se comprometem a pagar ao segurador indenização pelas somas que este deve pagar a seus segurados, constituindo-se o seguro do segurador. II - São sociedades de seguro que cobrem grandes despesas, formadas por um grupo de seguradores, correspondendo a cada um uma parte do risco total. III - São sociedades de seguro mútuo, formadas pelos armadores, destinadas a cobrir riscos não cobertos pelo seguro a prêmio e outras responsabilidades. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
345Q250643 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIORelativamente aos processos de tratamento térmico do aço, analise as afirmações a seguir. I - A Têmpera é um tratamento térmico no aço cuja finalidade é torná-lo próprio para usinagem, com resfriamento lento. II - O Recozimento é um tratamento térmico para obtenção de aços mais duros, com resfriamento brusco. III - O Revenido é um tratamento que visa a reduzir as tensões martensíticas de aços submetidos à têmpera. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
346Q790853 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPEAs cartas sinóticas são utilizadas para a previsão da altura e do período de ondas geradas pelos ventos. Acerca das cartas sinóticas, julgue os itens a seguir. As linhas contínuas de menor espessura são as isóbaras ou linhas que indicam a mesma pressão atmosférica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
347Q790871 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações. Durante as operações de salvamento, os tanques do navio acidentado devem ser mantidos parcialmente cheios para que a ação da superfície livre interceda em favor da estabilidade da embarcação. Manter esses tanques totalmente cheios comprometeria a flutuabilidade e favoreceria o emborcamento do navio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
348Q790885 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosAs válvulas têm como função interromper o fluxo de gases de aspiração e descarga de acordo com os tempos do motor (4 tempos); são abertas por meio da árvore de comando de válvulas e fechadas por molas. Podem ser de dois tipos: I. Admissão, entrada da mistura ar + combustível – Ciclo Diesel. II. Admissão somente do ar e escape, saída dos gases queimados resultante da combustão – Ciclo Otto. Das afirmações acima: ✂️ a) Ambas estão corretas. ✂️ b) Ambas estão incorretas. ✂️ c) Somente a I está correta. ✂️ d) Somente a II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
349Q790915 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOCom relação à operação e ao desempenho de turbinas a gás e a vapor, afirma-se que ✂️ a) o aumento da temperatura de entrada do ar melhora o rendimento de turbinas a gás. ✂️ b) o desempenho de turbinas a vapor é altamente influenciado pela temperatura de entrada do ar. ✂️ c) turbinas a gás operam segundo o ciclo Brayton, no qual a adição de calor ocorre a volume constante. ✂️ d) turbinas a vapor operam segundo o ciclo termodinâmico de Rankine, composto por dois processos isentrópicos e dois processos isotérmicos. ✂️ e) ), maior a eficiência térmica de turbinas a gás. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
350Q790715 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosConsidere o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões. Uma barra prismática de seção retangular de lados L1 = 2,5 cm e L2 = 5,0 cm e comprimento 360 cm foi submetida a uma força axial de tração 100 kN. O alongamento da barra nessa situação foi de 1,2 mm. Das afirmações abaixo: I. A deformação unitária da barra foi de aproximadamente 3,33% II. Uma ruptura ocorreria no ponto E (maior que 15%). É neste ponto que o fenômeno de estricção, que é uma diminuição da seção transversal do corpo, passa a existir. ✂️ a) Apenas a I está correta. ✂️ b) Ambas estão corretas. ✂️ c) Apenas a II está correta. ✂️ d) Ambas estão incorretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
351Q202956 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIODentre as vantagens do uso de motores de média e alta rotação, em relação a motores de baixa rotação para navios, incluem-se o ✂️ a) consumo específico e o peso. ✂️ b) custo operacional (combustível) e o volume. ✂️ c) custo operacional (combustível) e o peso. ✂️ d) volume e o peso. ✂️ e) volume e o consumo horário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
352Q249572 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOCom relação aos processos de soldagem, analise as afirmações a seguir. I - Na soldagem a arco elétrico, ocorre a fusão dos metais de base e de adição por meio do aquecimento até a temperatura de fusão de ambos. II - Os processos de soldagem a arco submerso são automáticos ou semiautomáticos, e neles o eletrodo é consumido e protegido por atmosfera gasosa. III - Na soldagem a arco elétrico com arame tubular, a união de metais se processa pelo aquecimento oriundo de um arco elétrico estabelecido entre o eletrodo e o metal de base. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
353Q790772 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO projeto de um navio é o conjunto de tarefas que vão desde o surgimento da necessidade de obtenção de informações ao final do detalhamento para a construção. Sobre as características do projeto de um navio, considere as tarefas abaixo. I - Definição dos requisitos do armador II - Elaboração de desenhos estruturais de fabricação III - Elaboração de desenhos de instalação de equipamentos IV - Estabelecimento das dimensões principais do navio São tarefas pertencentes à fase de projeto de detalhamento as apresentadas em ✂️ a) I e IV, apenas. ✂️ b) II e III, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
354Q790791 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIONo limite de proporcionalidade, uma barra de aço com comprimento de referência de 300 mm e 20 mm de diâmetro foi alongada longitudinalmente em 0,90 mm, e o diâmetro foi reduzido em 0,02 mm. Qual o valor aproximado do coeficiente de Poisson (?) desse material? ✂️ a) 0,15 ✂️ b) 0,27 ✂️ c) 0,33 ✂️ d) 0,38 ✂️ e) 0,45 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
355Q790545 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações. Existem critérios de estabilidade intacta e em avaria regulamentados por órgãos internacionais ou nacionais, como IMO e Norman, que servem como parâmetros para a avaliação do comportamento de uma embarcação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
356Q790804 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPEO projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes. Para percorrer a hidrovia com segurança, o comboio deve ser provido com radar, ecobatímetro e sistema de posicionamento global diferencial (DGPS), podendo dispensar o boat thrust e a propulsão azimutal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
357Q790577 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO processo de soldagem em que ocorre a fusão da peça a ser soldada e do eletrodo, e o metal fundido da ponta do eletrodo é transferido através do arco, sob uma proteção gasosa inerte ou ativa, corresponde ao(à) ✂️ a) TIG. ✂️ b) MIG / MAG. ✂️ c) soldagem com arames tubulares. ✂️ d) soldagem a arco submerso. ✂️ e) soldagem com eletrodo revestido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
358Q250715 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOA propriedade mecânica de um material, relacionada à energia total absorvida pelo material durante uma solicitação que leva à sua ruptura, é a ✂️ a) dureza. ✂️ b) ductilidade. ✂️ c) tenacidade. ✂️ d) resistência. ✂️ e) elasticidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
359Q790913 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOA eficiência (rendimento) de uma caldeira, produzindo uma certa vazão de vapor em regime permanente, varia diretamente com a(o): ✂️ a) temperatura de entrada do combustível na caldeira. ✂️ b) temperatura de entrada na caldeira da água de alimentação. ✂️ c) temperatura dos gases de descarga. ✂️ d) consumo do combustível na caldeira. ✂️ e) poder calorífico do combustível. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
360Q790691 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, pertinentes a elementos de elasticidade aplicada e ciência dos materiais. Considera-se que, em flexão pura de vigas no plano vertical, as tensões normais na seção transversal variam de zero até um valor máximo positivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro