Questões de Concursos Engenharia Naval

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381Q790536 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

O caminho crítico e a sua duração são, respectivamente,

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382Q205172 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Qual o fator que NÃO influencia o efeito de superfície livre de óleo em tanques parcialmente carregados, na estabilidade estática transversal inicial do navio?

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383Q207003 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade
da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

O metacentro transversal é o centro de curvatura do lugar geométrico dos centros de carena para pequenos ângulos de banda. Assim, a altura metacêntrica é a distância vertical entre o centro de carena e o metacentro transversal.

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384Q206502 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade
da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Durante as operações de salvamento, os tanques do navio acidentado devem ser mantidos parcialmente cheios para que a ação da superfície livre interceda em favor da estabilidade da embarcação. Manter esses tanques totalmente cheios comprometeria a flutuabilidade e favoreceria o emborcamento do navio.

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385Q790697 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

O casco de um navio mercante está sendo construído por soldagem, utilizando-se o processo arco elétrico eletrodo revestido, identificado pela sigla SMAW segundo a norma americana da AWS. As chapas do casco têm 6,4 mm de espessura do material ASTM A 36, equivalente ao ABNT 1025. Depois de soldado, o casco vai ser ensaiado por processos não-destrutivos do tipo líquido penetrante e por gamagrafia. A respeito dessa fabricação, julgue os itens a seguir.

O eletrodo recomendado para essa soldagem é o AWS E 9018 G, já que ele provê a mesma resistência apresentada pelo material base.

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386Q790469 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Acerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. Considere que, em uma embarcação com deslocamento de 8.900 ton, KM igual a 9.400 m e KG igual a 7.620 m, uma carga de 200 ton seja movimentada do porão inferior (KG = 4,26 m) para o convés superior (KG = 12,60 m). Nesse caso, o momento de restauração para uma inclinação de 5º após a operação realizada encontra-se entre 1.200 e 1.300 ton.m.
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387Q204792 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No cálculo de peso do deslocamento leve, ainda é utilizado o conceito do System Work Breakdown Structure (SWBS) que, aplicado ao navio, constitui o Ship Work Breakdown Structure, com a mesma sigla (SWBS). Esse conceito consiste em quebrar o sistema navio em seus subsistemas, que incorporam seis grandes grupos: estrutura, propulsão, geração e distribuição de energia, comando e monitoramento, auxiliares e accessórios do casco (outfitting). A esse respeito, afirma-se que o peso do grupo

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388Q790782 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Nos eletrodos revestidos, o dióxido de titânio e o óxido de ferro são, respectivamente, os principais componentes de quais revestimentos?
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389Q790812 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

O valor do calado correspondente à linha de carga de verão de uma embarcação é igual a 12 metros. Nessa situação, o valor da borda livre tropical será igual ao valor, em metros, da borda livre de

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390Q790813 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A pré-equipagem, na construção por blocos de um navio, tem como propósito diminuir

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391Q249921 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

As unidades de medidas especificadas nas cotas dos desenhos técnicos devem ser mostradas claramente. Nessa perspectiva, analise os procedimentos a seguir.

I - Uma nota geral no título pode especificar que todas as dimensões são em milímetros, sendo que, se isso for feito, nenhuma outra indicação será necessária.
II - Quando as dimensões incluem tanto polegadas como pés, um único sinal é usado para designar pés, excluindo-se o sinal duplo para polegadas.
III - No caso de indicações simultâneas em polegadas e em milímetros, a conversão em milímetros deve vir entre parênteses, bem como a indicação mm relativa aos milímetros.

Está correto o que se afirma em

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392Q249969 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio navega com calado uniforme (sem trim e sem banda) numa condição de deslocamento para o qual o número de toneladas por centímetro de imersão vale 50. Durante a viagem, são consumidas 225 toneladas de óleo diesel de um tanque cujo centro de gravidade se encontra na mesma vertical do centro de flutuação do navio. Nesse contexto, a diminuição, em centímetros, do calado é

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393Q790914 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A representação gráfica que permite determinar, para vários deslocamentos e ângulos de inclinação da embarcação, os valores de braço de endireitamento para uma posição de referência do centro de gravidade é denominada

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394Q250253 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Qual processo de soldagem é o mais indicado quando o uso econômico de energia é o único requisito relevante no processo?

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395Q790930 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando que eixos propulsores de navios devem ser submetidos ao alinhamento após a montagem, um eixo deve ser considerado alinhado quando:

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396Q790933 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Sobre o arranjo estrutural do casco de navios, analise as afirmações a seguir.

I - No sistema de cavernamento longitudinal, os reforçadores leves estão dispostos na direção longitudinal do navio.

II - No sistema de cavernamento misto, tem-se a presença de cavernamento longitudinal e transversal, sendo esse sistema encontrado, por exemplo, nos navios de carga geral.

III - No sistema de cavernamento transversal, os reforçadores leves estão dispostos, em espaçamentos curtos, em forma de anéis, ao longo de todo o comprimento do navio.

Está correto o que se afirma em

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397Q790949 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

O desenho assistido por computador, como ferramenta para o projeto de sistema de redes do navio, permite visualizar e evitar:

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398Q104391 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre circunstâncias que envolvam a compra e venda de um navio como sucata, considere as afirmativas a seguir.

I - O preço de um navio, vendido como sucata, depende do local onde será entregue.

II - A definição do preço de venda de uma embarcação como sucata é feita, principalmente, em função do porte bruto e desempenho dos equipamentos de bordo.

III - A oferta para compra de um navio como sucata é sujeita à inspeção do navio, da sua maquinaria e de seus registros (inclusive o de classe) e certificados.

Está correto APENAS o que se afirma em

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399Q790779 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Constituem os fenômenos que ocorrem em alguns tipos de material, na sequência correta, quando se realiza um ensaio de tração
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400Q790553 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

As longarinas, sicordas e hastilhas são peças estruturais de um navio localizadas, respectivamente, nos chapeamentos do
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