Questões de Concursos Engenharia Naval

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41Q9491 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

Nos canais de acesso aos portos, a prática marítima aconselha a adoção de uma altura de segurança sob a quilha da embarcação tipo denominada pé de piloto. Essa medida engloba as influências da variação de densidade da água do mar, o squat e o efeito da onda.
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42Q9492 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

A dimensão da bacia de evolução é função do comprimento e manobrabilidade da embarcação tipo, assim como do tempo disponível para a manobra ser efetuada. A dimensão considerada ideal reserva espaço para a inscrição, no seu interior, de um círculo cujo diâmetro é igual ao comprimento entre perpendiculares da embarcação tipo.
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43Q9477 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.
As tarifas portuárias estão relacionadas ao uso das instalações de acostagem, das bacias portuárias e de serviços portuários. As bacias portuárias incluem o canal de acesso dragado, as áreas de fundeamento e áreas de evolução. Os serviços facultativos incluem o reboque, praticagem, fornecimento de água potável, combustível e energia.
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44Q9490 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

O hinterland pode ser definido segundo vários parâmetros. O cliente escolhe um porto avaliando a proximidade física, as tarifas portuárias, a competitividade dos serviços de transporte terrestre, o tipo de embarcação que frequenta o porto ou uma combinação desses fatores.
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45Q790565 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPE

A regularização de um rio consiste basicamente na construção, em seu leito, de obras para dirigir e guiar as correntes, de forma a se obter um leito estável, segundo um traçado e um perfil transversal determinados, para se corrigirem e regularizarem as imperfeições naturais e se elevar o nível de água. Com relação às diversas medidas que podem ser adotadas para se regularizar um rio, julgue os itens a seguir.

Nos rios de leito móvel, a regularização pode ser feita por meio da união das águas, nos níveis médio ou de estiagem, em um único leito, quando o rio se divide em diversos braços. Para tanto, constroem-se diques de fechamento nos braços secundários com coroamento, aproximadamente, no nível de água adequado à navegação.

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46Q203173 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Uma barcaça possui boca moldada igual a B e seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento L. Numa determinada condição de carregamento, a barcaça opera, em águas tranquilas, segundo um calado uniforme igual a T.
Para essa condição, o valor do seu raio metacêntrico transversal (BM) depende de

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47Q9478 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.
A formação do preço das tarifas portuárias deve considerar a competição entre portos próximos, o custo do serviço propriamente dito e o valor da carga movimentada.
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48Q104952 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos navios liners e tramps, analise as afirmativas a seguir.

I - Os navios tramps ficam em desvantagem em relação aos navios liners nas negociações por contratos quando a oferta de navios supera a demanda por transporte de carga.

II - Os navios tramps cobrem rotas regulares, e cada viagem pressupõe um ou vários contratos de afretamento, onde um ou mais comerciantes ocupam toda a capacidade de carga ou parte dela.

III - Os navios liners são empregados em rotas não regulares, com portos e escalas indefinidos previamente, sem a necessidade de serem anunciados, nem sempre estando disponíveis a todos os embarcadores.

Está correto APENAS o que se afirma em

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49Q9482 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.
Cabe ao órgão de gestão de mão-de-obra do porto (OGMO) organizar e manter os cadastros de trabalhadores habilitados e o registro dos trabalhadores avulsos. Trabalhador habilitado é o que apenas preenche o tempo de experiência estabelecido pela OGMO
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50Q106600 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

O período de tempo, estabelecido pelas partes num contrato de afretamento, durante o qual o fretador colocará seu navio à disposição do afretador para as operações de carga ou descarga, sem pagamento adicional de frete, é denominado

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51Q790905 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPE

A regularização de um rio consiste basicamente na construção, em seu leito, de obras para dirigir e guiar as correntes, de forma a se obter um leito estável, segundo um traçado e um perfil transversal determinados, para se corrigirem e regularizarem as imperfeições naturais e se elevar o nível de água. Com relação às diversas medidas que podem ser adotadas para se regularizar um rio, julgue os itens a seguir.

Para regularizar rios de fundo fixo, podem-se construir espigões ou diques longitudinais, de forma a gerar-se uma concentração do fluxo que provoque erosão do leito do rio, garantindo-se, assim, a profundidade mínima desejada. Nesse caso, é mais vantajoso o uso de dique que o de espigões.

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52Q790784 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

O projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes.

A propulsão azimutal reduz a eficiência das manobras quando comparada com o desempenho do leme convencional, porém permite o pivoteamento do conjunto propulsor, facilitando a sua manutenção.

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53Q255266 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação
e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

O fator de estiva do minério de ferro é superior ao fator de estiva da soja.

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54Q9481 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.
A fortuna do mar corresponde a fatos relacionados à navegação tais como pane em motores em alto mar e perdas de partes importantes da embarcação, como o leme.
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55Q104750 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos contratos de afretamento por período, analise as afirmativas a seguir.

I - O afretador é obrigado a pagar aluguel (hire), continuamente, durante a vigência do contrato de afretamento, independente dele empregar ou não o navio.

II - O aluguel (hire) deixará de ser pago quando o navio estiver indisponível para a prestação do serviço em troca do qual o afretador se obrigou a pagar aluguel, tornando-se, nesse caso, o navio off-hire.

III - A retirada do navio de serviço por falta de pagamento do aluguel (hire) deixa de ser exercida pelo fretador, caso o afretador efetue o pagamento do aluguel atrasado, antes do fretador manifestar sua decisão em terminar o contrato.

Está correto APENAS o que se afirma em

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56Q106503 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Ao dimensionar-se uma frota de navios, o fator que NÃO influencia na definição das dimensões principais do navio ideal a ser empregado no transporte de determinada carga é

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57Q202099 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Em relação aos tipos de instalações propulsoras de navios mercantes, analise as afirmativas a seguir.

I - A instalação propulsora com turbina a vapor é utilizada em navios de pequeno porte onde é requerida uma potência propulsora instalada baixa.
II - A instalação propulsora indireta com motores diesel de média e alta rotação utiliza caixas de engrenagens redutoras a fi m de reduzir a velocidade angular do eixo propulsor.
III - A instalação propulsora com turbina a gás é mais leve e ocupa menos espaço quando comparada à instalação propulsora direta com motor diesel equivalente para a mesma potência instalada.

Está correto o que se afirma em

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58Q9497 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

O fator de estiva do minério de ferro é superior ao fator de estiva da soja.
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59Q790629 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A propriedade segundo a qual um metal acumula energia quando sofre deformação elástica, retornando à sua forma original após aliviar-se dessa energia, é denominada

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60Q204701 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Um engenheiro naval, ao elaborar o arranjo geral de um navio, deve observar a sua interação com outros requisitos de projeto, EXCETO

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