Questões de Concursos Engenharia Naval

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421Q104465 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

O prêmio pago pelo armador-fretador ao afretador pela eficiência na operação do navio que venha a engendrar a entrega da embarcação antes do prazo estipulado, contratualmente, é denominado

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422Q790588 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

O conceito de velocidade de grupo, no estudo de ondas do mar, permite mostrar que é com essa velocidade que a energia de ondas se propaga. A partir da relação de dispersão de ondas de gravidade, pode-se determinar que, para ondas se propagando em grandes profundidades, a razão entre a velocidade com que o grupo de ondas se propaga e a velocidade de fase das ondas que o compõem vale

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424Q250712 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em um workshop sobre segurança no trabalho, os debatedores afirmaram corretamente que

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425Q790893 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Acerca da hidrodinâmica, julgue os itens que se sucedem.

Uma onda aproxima-se da costa, de águas profundas para águas intermediárias e rasas, em que o fundo é um plano levemente inclinado. A onda incide frontalmente, isto é, a frente de onda é paralela à linha da costa. Aplicando-se a teoria linear de ondas, verifica-se que a celeridade da onda diminui à medida que a onda se propaga para zonas de maior profundidade. Para que se mantenha o fluxo de energia constante, é necessário que a sua altura aumente com a profundidade.

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426Q200817 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação às características do incêndio e aos sistemas de combate, analise as afirmativas a seguir.
I Incêndios classe A são os que incluem líquidos inflamáveis.
II Aspersão térmica é uma técnica recomendada para combate a incêndio de grandes proporções.
III Somente gases queimam, o que significa que a combustão de sólidos ou líquidos requer sua conversão para vapor através de aquecimento.

Está correto APENAS o que se afirma em

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427Q249733 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao projeto estrutural de embarcações, considere as afirmativas a seguir.

I - As unidades de chapeamento são porções do chapeamento delimitadas por perfi s adjacentes, apresentando para o sistema de cavernamento longitudinal, o lado longo na direção transversal da embarcação.
II - O sistema de cavernamento misto representa uma evolução do projeto estrutural de embarcações que se aproveita de dois sistemas de cavernamento: o cavernamento transversal e o cavernamento longitudinal.
III - Os perfi s leves, separados por menor espaçamento, agem como suporte para o chapeamento, e os perfis pesados, separados por maiores espaçamentos, suportam o chapeamento e os perfi s leves que neles se apoiam.

Está correto o que se afirma em

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428Q790918 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

As correias em V clássicas para serviço industrial são padronizadas em cinco tipos de perfis, indicados pelas letras A, B, C, D e E. Considere duas correias em V, uma designada por B1265 e outra, por C1265. Acerca dessas correias, é correto afirmar que

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429Q790945 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio apresenta 10.000 hp de potência efetiva ao reboque (EHP). As eficiências do casco, do propulsor em águas abertas, rotativa relativa e do eixo são, respectivamente, 1,13; 0,54; 1,07 e 0,99. Qual o valor, em hp, da potência de empuxo (THP)?

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430Q205241 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O ensaio de tração de aço estrutural de alta resistência, utilizado em estruturas navais e oceânicas, requer que o limite de resistência à tração e que o limite mínimo de escoamento sejam, respectivamente,

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431Q790463 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao estudo da resistência estrutural do navio, analise as afirmativas a seguir.

I - A tensão primária possui distribuição linear ao longo do pontal do navio e atinge valores nulos nos chapeamentos do fundo e do convés principal, sendo o seu valor máximo no eixo neutro da viga-navio.

II - A tensão terciária é decorrente da flexão da unidade de chapeamento, apoiada ou engastada entre os reforçadores adjacentes que lhe servem de apoio, estando o chapeamento submetido a uma pressão lateral.

III - As tensões secundárias, em perfi s pesados, podem ser calculadas utilizando-se a teoria simples de viga, considerando que esses perfis carregam consigo uma região do chapeamento que pode conter outros perfis de menor rigidez.

Está correto o que se afirma em

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432Q790483 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

A configuração de um canal fluvial é geralmente classificada como retilínea, anastomosada e meandrante. Para tornar o canal navegável o engenheiro deve tomar medidas que ofereçam aos pilotos das embarcações previsibilidade na rota, profundidade adequada, baixa velocidade. Acerca das medidas a serem tomadas e sobre os cenários típicos do canal fluvial, julgue os itens a seguir.

O rio de canal meandrante é o ideal para a previsão do canal navegável, porém, os raios de curvatura dos meandros podem ser obstáculo à navegação.

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433Q790751 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Quando não existem dados observados sobre a altura e o período das ondas geradas pelo vento que incidem sobre a área onde será construído um porto, faz-se necessário determinar as características da onda incidente a partir de dados meteorológicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

O fetch é a extensão de mar, em grande profundidade, ao longo da qual as rajadas de vento incidem sobre a superfície do mar, transmitindo energia e gerando as ondas.

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434Q790766 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

A respeito de processos de fabricação das estruturas navais, afirma-se que:

I - vigas gigantes e anteparas de superestruturas são exemplos de blocos;

II - painéis de grandes anteparas corrugadas são de montagem mais difícil do que os painéis planos, apesar de, em geral, não possuírem esqueleto;

III - a montagem de acessórios de casco, acessórios elétricos, tubos e dutos nos blocos estruturais antes da edificação, bem como a pintura do conjunto, é chamada de acabamento final.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

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435Q790521 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a transmissão de calor, julgue os itens subseqüentes. A instalação de aletas em uma superfície de transferência de calor não aumenta necessariamente a taxa de transferência de calor. Caso o valor do coeficiente de convecção seja alto, como ocorre nos escoamentos de líquidos em alta velocidade, a instalação de aletas pode resultar na redução da transferência de calor. Nesses casos, a resistência de condução representa impedimento maior ao fluxo de calor que a resistência de convecção.
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436Q201498 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No que se refere à operação e ao desempenho de motores diesel de navios, afirma-se que o(s)

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437Q790827 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma determinada situação, a proa do navio emerge totalmente da água para, na sequência, reentrar, gerando uma breve, mas intensa pressão na estrutura do fundo, a qual provoca um movimento vibratório de alta frequência que se propaga ao longo da estrutura. O carregamento dinâmico proveniente dessa situação é denominado
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438Q790586 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a mecânica de corpos rígidos, julgue os itens subseqüentes. O momento de inércia de massa de uma partícula em relação a um eixo corresponde ao produto da massa da partícula pelo módulo da distância até o eixo.
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439Q790901 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação às características de uma instalação propulsora marítima, analise as afirmativas a seguir.

I - A complexidade cada vez maior dos equipamentos modernos e dos requisitos crescentes de confi abilidade estão associados com a tendência de redução da tripulação.

II - Os gastos com consumo de óleo combustível representam uma parcela considerável do custo operacional do navio, o que determina a escolha por instalações de baixa efi ciência térmica.

III - O custo de manutenção e reparo depende de muitos fatores, tais como: política de manutenção e reparo, solicitação média da instalação, escolha do combustível e lubrifi cante e da qualificação da tripulação de máquinas.

Está correto o que se afirma em

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440Q790648 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Em relação às caldeiras aquatubulares, analise as afirmações a seguir.

I - Os economizadores são superfícies trocadoras de calor com a fi nalidade de elevar a temperatura do vapor produzido no tubulão superior a um valor superior ao valor de saturação.

II - O uso de caldeiras de recuperação é comum nos navios com propulsão Diesel, sendo possível produzir, através delas, vapor para fins de geração de potência elétrica ou aquecimento.

III - Os superaquecedores são trocadores de calor instalados na região de passagem dos gases de combustão de uma caldeira com a fi nalidade de aproveitar a energia térmica desses gases, transferindo-a para sua água de alimentação.

É correto APENAS o que se afirma em

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