Início

Questões de Concursos Engenharia Naval

Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q790870 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

No terminal de contêineres (TECON) do porto de SUAPE, operam dois portêineres com capacidade de 40 t (25 movimentos por hora), dois transtêineres com capacidade de 35 t, 5 reach stackers para 45 t, 4 top loaders ( dois de 35 t e dois de 40 t), 3 side-lifters e 3 fork lifters com capacidade de até 7,5 t. Com base nessa lista de equipamentos, apresentada na Internet, julgue os itens a seguir.

O side-lifter movimenta horizontalmente o contêiner e é capaz de carregá-lo em caminhão, quando este está em ponto afastado do pátio, ou transportá-lo e arrumá-lo em pilha, a partir do cais.

  1. ✂️
  2. ✂️

442Q790896 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

O cais flutuante de um porto fluvial de carga geral é constituído por prismas de seção circular ou retangular, hermeticamente fechados, postos a flutuar segundo os eixos longitudinais, dispostos lado a lado e cobertos por um tabuleiro de madeira ou concreto onde a carga será depositada e os equipamentos, instalados. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.

No projeto do cais flutuante, é relevante a consideração do peso próprio dos prismas, do tabuleiro, dos equipamentos de carga/descarga e da carga em si, majorada de um percentual a ser arbitrado pelo projetista.

  1. ✂️
  2. ✂️

443Q200817 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação às características do incêndio e aos sistemas de combate, analise as afirmativas a seguir.
I Incêndios classe A são os que incluem líquidos inflamáveis.
II Aspersão térmica é uma técnica recomendada para combate a incêndio de grandes proporções.
III Somente gases queimam, o que significa que a combustão de sólidos ou líquidos requer sua conversão para vapor através de aquecimento.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q790901 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação às características de uma instalação propulsora marítima, analise as afirmativas a seguir.

I - A complexidade cada vez maior dos equipamentos modernos e dos requisitos crescentes de confi abilidade estão associados com a tendência de redução da tripulação.

II - Os gastos com consumo de óleo combustível representam uma parcela considerável do custo operacional do navio, o que determina a escolha por instalações de baixa efi ciência térmica.

III - O custo de manutenção e reparo depende de muitos fatores, tais como: política de manutenção e reparo, solicitação média da instalação, escolha do combustível e lubrifi cante e da qualificação da tripulação de máquinas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q249988 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

A parte da carena do navio, formada pelo contorno de transição entre a sua parte quase horizontal e sua parte quase vertical, é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q249733 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao projeto estrutural de embarcações, considere as afirmativas a seguir.

I - As unidades de chapeamento são porções do chapeamento delimitadas por perfi s adjacentes, apresentando para o sistema de cavernamento longitudinal, o lado longo na direção transversal da embarcação.
II - O sistema de cavernamento misto representa uma evolução do projeto estrutural de embarcações que se aproveita de dois sistemas de cavernamento: o cavernamento transversal e o cavernamento longitudinal.
III - Os perfi s leves, separados por menor espaçamento, agem como suporte para o chapeamento, e os perfis pesados, separados por maiores espaçamentos, suportam o chapeamento e os perfi s leves que neles se apoiam.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q250253 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Qual processo de soldagem é o mais indicado quando o uso econômico de energia é o único requisito relevante no processo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q790945 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio apresenta 10.000 hp de potência efetiva ao reboque (EHP). As eficiências do casco, do propulsor em águas abertas, rotativa relativa e do eixo são, respectivamente, 1,13; 0,54; 1,07 e 0,99. Qual o valor, em hp, da potência de empuxo (THP)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q790697 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

O casco de um navio mercante está sendo construído por soldagem, utilizando-se o processo arco elétrico eletrodo revestido, identificado pela sigla SMAW segundo a norma americana da AWS. As chapas do casco têm 6,4 mm de espessura do material ASTM A 36, equivalente ao ABNT 1025. Depois de soldado, o casco vai ser ensaiado por processos não-destrutivos do tipo líquido penetrante e por gamagrafia. A respeito dessa fabricação, julgue os itens a seguir.

O eletrodo recomendado para essa soldagem é o AWS E 9018 G, já que ele provê a mesma resistência apresentada pelo material base.

  1. ✂️
  2. ✂️

450Q790955 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No estudo da corrosão, as pilhas têm como característica fundamental a diferença de potencial existente entre os eletrodos. Para as pilhas eletrolíticas, essa diferença é proveniente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q790766 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

A respeito de processos de fabricação das estruturas navais, afirma-se que:

I - vigas gigantes e anteparas de superestruturas são exemplos de blocos;

II - painéis de grandes anteparas corrugadas são de montagem mais difícil do que os painéis planos, apesar de, em geral, não possuírem esqueleto;

III - a montagem de acessórios de casco, acessórios elétricos, tubos e dutos nos blocos estruturais antes da edificação, bem como a pintura do conjunto, é chamada de acabamento final.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q250380 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção naval em um estaleiro, o porte (peso) das seções e dos anéis é limitado, pois há uma característica determinante do porte máximo com que a seção deve ser construída. Tal característica é a que destaca a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q790558 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No estudo da resistência ao avanço de um navio, é comum dividi-la em componentes trabalhadas de forma independente. A parcela da resistência que surge sobre o casco devido à geração de ondas na superfície da água, conforme o deslocamento da embarcação, é regida pelo adimensional denominado número de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q205099 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Quanto à eficiência do sistema propulsivo de navios, afirma- se que o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q790606 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação à análise das estruturas oceânicas, julgue os itens subseqüentes.

Os modos de falha mais relevantes para a análise estrutural dos elementos de um navio, incluem a flambagem dos membros estruturais e o escoamento do material dos membros.

  1. ✂️
  2. ✂️

456Q208483 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a corrosão, julgue os itens que se seguem.

No processo de galvanoplastia ou eletrodeposição metálica, no qual a reação de corrosão é invertida, a peça na qual vai haver a deposição é usada como anodo. Uma fonte externa força os elétrons a irem para o anodo, promovendo a deposição de íons do metal nesse local.

  1. ✂️
  2. ✂️

457Q790633 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma palestra sobre ensaios destrutivos e não destrutivos, o palestrante afirmou, corretamente, que o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q790930 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando que eixos propulsores de navios devem ser submetidos ao alinhamento após a montagem, um eixo deve ser considerado alinhado quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q250276 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Duas placas de cobre de 5 m2 de área cada são justapostas e unidas por 40 rebites de aço de 10 mm de diâmetro.

Considerando que esse conjunto está imerso na água do mar, tem-se, para os rebites, uma taxa de corrosão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q201149 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma estrutura elástica, sujeita a vibrações, é modelada como um sistema de 10 graus de liberdade. Desse modelo são obtidas 10 frequências naturais não amortecidas, sendo cada uma dessas frequências correspondente a um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.