Questões de Concursos Engenharia Naval

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441Q249988 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

A parte da carena do navio, formada pelo contorno de transição entre a sua parte quase horizontal e sua parte quase vertical, é denominada

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442Q790661 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No que se refere à operação e ao desempenho de motores diesel de navios, afirma-se que o(s)

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443Q790488 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Das afirmações abaixo:

I. Tosamento é a curvatura que apresenta a cinta de um navio quando projetada sobre um plano vertical longitudinal.

II. Alquebramento é a curvatura da quilha quando apresenta convexidade para cima.

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444Q790754 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

São utilizados diversos tipos de tinta na construção naval, usadas de acordo com a superfície a ser pintada. Considerando o exposto assinale as afirmações corretas.

I. Primer: tinta protetora que impede a formação de óxidos e ferrugens na camada superficial do aço. É aplicada no primeiro tratamento dado à chapa de aço, logo quando ela é retirada do pátio onde se estoca o aço. Além disso, é aplicada também depois da fabricação dos blocos, proporcionando uma proteção às chapas e soldas de aproximadamente seis meses. Normalmente é utilizado o primer de zinco, de coloração acinzentada. Costuma-se passar duas demãos.

II. Inibidoras: têm como objetivo proteger o aço por meio de ação catódica e anódica servindo de metal de sacrifício. Pigmentos metálicos compõem a sua formulação, geralmente alumínio ou zinco, e é a camada mais próxima do primer. Costuma-se passar uma demão.

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445Q254712 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os
itens seguintes.

A fortuna do mar corresponde a fatos relacionados à navegação tais como pane em motores em alto mar e perdas de partes importantes da embarcação, como o leme.

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446Q250380 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção naval em um estaleiro, o porte (peso) das seções e dos anéis é limitado, pois há uma característica determinante do porte máximo com que a seção deve ser construída. Tal característica é a que destaca a

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447Q790557 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio de 200m de comprimento e pontal de 14 m está submetido a um momento fletor máximo de 5.000 t x m. O eixo neutro, na seção mestra, está localizado a 6 m acima da quilha. Se a tensão de escoamento do aço e o momento de inércia da seção mestra em relação ao eixo neutro são iguais, respectivamente, a 250 MPa e 3,2 x 1012 mm4, o fator de segurança a ser considerado é igual a (Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2)
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448Q790837 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Em projeto de construção de estruturas navais, ao ser feita a previsão de componentes de casco, NÃO se devem indicar:

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449Q250682 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O elemento estrutural (pedaço de chapa em forma de esquadro) utilizado na ligação de dois perfis, a fim de manter invariável o ângulo que fazem entre si, é a

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450Q790858 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os tratamentos térmicos são recursos de metalurgia empregados para se alterar algumas propriedades do aço, visando a adequar o material ao tipo de aplicação a que se destina. A característica do material que é menos afetada por esses tipos de tratamento é a(o)
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451Q790611 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre os planos que devem ser submetidos para a certificação e classificação das estruturas navais, os que são necessários, especificamente, para atender a um tipo especial de carga ou condição excepcional de carregamento, com lastro ou carga, deverão conter:

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452Q790958 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a logística e transporte marítimo.

As empresas de logística prestam inúmeros serviços ligados à operação portuária, entre os quais: cotações de frete, informações operacionais e acompanhamento de operações de exportação e importação; gestão da movimentação de carga e diagnóstico de avarias; operações de atracação e desatracação; atendimento à tripulação do navio durante a estadia; acompanhamento da tripulação a visitas para vacinação e a consultórios médico e dentário; preparação da documentação da embarcação para aprovação das autoridades portuárias.

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453Q790711 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo a NR-6, considera-se Equipamento de Proteção Individual (EPI), todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. No contexto dessa norma, o empregado é responsável pela

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454Q790745 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio flutua sem trim e sem banda com deslocamento de 50.000 t. O valor do momento de inércia transversal, da área de linha dágua em relação à linha de centro (It), é 100.000 m4. O centro de gravidade, nessa condição, encontra-se a 1,6 m acima do centro de carena. Considerando que a posição do metacentro transversal não varie para pequenos ângulos de inclinação, o valor do momento necessário para inclinar o navio transversalmente, em 1 grau, é Dados: sen 1º = 0,017
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455Q250870 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Existe um tipo de construção do navio em que a sua estrutura (casco) é fabricada, montada, edificada e lançada ao mar, e só então é que os equipamentos, acessórios do casco e acabamento são instalados a bordo, com exceção daqueles necessários ao alinhamento da linha de eixo. Essa descrição corresponde à construção

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456Q255273 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

A capacidade de estocagem em pátios abertos de granéis sólidos, por medida de economia, não deve ser superior ao maior embarque ou desembarque de cada carregamento.

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457Q790599 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção do cavername do navio, são usados gabaritos para orientar e servir de guias às cavernas a serem construídas. O termo utilizado na construção naval para esses gabaritos é

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458Q790602 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Para o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.

Em profundidades iguais ou superiores à metade do comprimento da onda, as cristas são longas, aproximadamente retilíneas, com orientação SW-SE, mantendo distância entre cristas uniformes. Nessa situação, os dados indicam deslocamento de ondas em grande profundidade.

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459Q790605 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Um sistema de refrigeração com ciclo de compressão a vapor tem como componentes principais o compressor, o condensador, o dispositivo de expansão e o evaporador, entre outros. Acerca das funções desses componentes, assinale a opção correta.

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460Q790645 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação à forma como o piloto de uma embarcação, subindo uma hidrovia, da foz para a nascente, deve manobrá-la para atender à sinalização de margem e calha, julgue os itens que se seguem.

Na hidrovia Paraguai-Paraná, diante do sinal de margem contendo a letra Y, o piloto deve ter atenção, pois está próximo da embocadura de um afluente navegável de onde poderá surgir outra embarcação.

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