Questões de Concursos Engenharia Naval

Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

461Q790683 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre o arranjo e subdvisão do casco de navios, analise as afirmativas a seguir. I - A exigência de utilização de casco duplo e fundo duplo para novos petroleiros de grande porte bruto é regulamentada por legislação internacional e visa à prevenção da poluição por óleo. II - Para efeitos de compartimentagem e de cálculos da estabilidade em avaria, o valor da permeabilidade de cada compartimento é considerado invariável e independente do fim a que ele se destina. III - Os compartimentos destinados a receber os aparelhos de governo de uma embarcação devem ser, tanto quanto possível, separados dos compartimentos de máquinas. Está correto APENAS o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q790694 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O valor do calado de um navio igual a 20 pés e 10 polegadas, quando convertido em metros, corresponde, aproximadamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q790713 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As âncoras têm como objetivo aguentar o navio no fundeadouro, evitando que ele seja arrastado por forças externas, como ventos, correntezas ou ondas. Dessa forma, o peso desse equipamento tem um grau de importância elevado no seu projeto. Para determinar o peso de uma âncora, as Sociedades Classificadoras, normalmente, adotam tabelas próprias que têm como dado de entrada a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q250361 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O plano que esquematiza de forma simplificada todas as chapas que compõem o casco de uma embarcação denomina-se plano de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q790523 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca de mecânica clássica. No estudo cinemático de uma partícula em movimento circular, devem-se considerar a velocidade sempre tangente à trajetória e duas componentes de aceleração: uma tangencial e outra no sentido do centro da trajetória, sendo esta denominada aceleração centrípeta.
  1. ✂️
  2. ✂️

466Q790794 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No referente a mecânica aplicada, julgue os itens a seguir. Em dispositivos de lançamento e recolhimento de embarcações de sobrevivência ou resgate, o guincho é composto de caixa redutora, freio estático e dinâmico, motor e tambor para enrolamento do cabo. No freio estático, normalmente composto por um freio de cinta sobre um tambor, a relação entre as trações nas extremidades da cinta aumenta exponencialmente com o ângulo de contato entre a cinta e o tambor.
  1. ✂️
  2. ✂️

467Q250899 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Peças longas podem ter seu desenho simplificado por meio da introdução de linhas de interrupção, permitindo ênfase nas características mais importantes dessas peças. Em linhas de interrupção, NÃO é permitido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q790549 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em um FPSO, cuja seção mestra possui a distância máxima do CG de aço ao convés ou fundo igual a 6 m, o momento de inércia de área da seção de aço é igual a 27 m4, e a tensão admissível do aço é igual a 250 MPa, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2. Nessas condições, o momento fletor máximo (tonelada-força x metro) em sua seção mestra será, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q790574 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Normalmente, a fonte principal de energia elétrica a bordo de um navio é garantida por, no mínimo, dois grupos geradores. Quando qualquer um deles estiver fora de ação, outros geradores entram em operação. Dentre os objetivos abaixo, NÃO está relacionado à capacidade desses outros grupos de geradores o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q790843 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Segundo o código comercial, as avarias podem ser de duas naturezas: simples ou grossas. Nas avarias grossas, falta a vontade humana de agir na proteção ao navio ou à carga; são casos eivados de imperícia, imprudência ou negligência.

  1. ✂️
  2. ✂️

471Q790609 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Limite de fluência é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q790912 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Um navio graneleiro de 25.000 tpb dispõe de porões de carga com capacidade de 32.000 m3 e encontra-se com 880 ton de combustível e 400 ton de outros pesos, abrangendo água doce, lubrificantes, sobressalentes, consumíveis e tripulação. O navio apresenta um consumo de combustível de 30 ton/dia a uma velocidade de 14 nós, e partiu, com lastro, do porto onde se encontrava para o porto de carregamento, distante 672 milhas náuticas.

 Nessa situação, considerando que não haverá reabastecimento e desprezando as variações em outros itens operacionais, inclusive consumo de óleo nos motores auxiliares, é correto concluir que poderão ser colocadas, nos porões do navio graneleiro, até 23.780 ton de uma carga a granel com fator de estiva de 1,6 m3/ton.

  1. ✂️
  2. ✂️

473Q790947 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Ao comparar-se o arranjo estrutural de cavernamento transversal com o longitudinal, foram feitas as observações a seguir. I – O sistema longitudinal apresenta uma maior quantidade de vaus como reforços secundários que o sistema transversal. II – Uma vantagem do sistema transversal é a capacidade de prover rigidez adequada ao chapeamento do convés, fundo e costado, quando em compressão por alquebramento ou tosamento em navios de grande porte. III – Nos navios menores, o sistema transversal pode ser vantajoso, por facilitar a construção. Está(ão) correta(s) APENAS a(s) observação(ões)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q205220 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Um motor com 4 cilindros, de 2 litros, opera no ciclo Diesel de 4 tempos e produz 60 kW de potência a 1.500 rpm.
Qual o valor aproximado da pressão média efetiva, em kPa, desse motor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q250276 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Duas placas de cobre de 5 m2 de área cada são justapostas e unidas por 40 rebites de aço de 10 mm de diâmetro.

Considerando que esse conjunto está imerso na água do mar, tem-se, para os rebites, uma taxa de corrosão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q790696 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. As vantagens da construção em diques em relação à construção em carreira incluem menor custo de construção, melhores condições de acesso e retirada de equipamentos e construção realizada no plano horizontal.
  1. ✂️
  2. ✂️

477Q203198 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Nas fases dos projetos preliminar e básico de um navio, são elaborados desenhos de arranjo geral, arranjo de praças de máquinas, arranjo de conveses e arranjo de acomodações, que não são definitivos. A finalidade do desenho de arranjo de praças de máquinas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q790481 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As peças estruturais colocadas de proa a popa num convés ou numa coberta de um navio, ligando os vaus entre si, são denominadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q790509 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A linha marginal é utilizada como referência para o cálculo da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q250353 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Considere as etapas de fabricação da estrutura do casco de uma embarcação apresentadas a seguir.

1 - Equipagem
2 - Submontagem
3 - Tratamento de chapas e perfis
4 - Fabricação de componentes
5 - Edificação
6 - Montagem

A ordem sequencial correta, da primeira para a última etapa da fabricação, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.