Início

Questões de Concursos Engenharia Naval

Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q790558 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No estudo da resistência ao avanço de um navio, é comum dividi-la em componentes trabalhadas de forma independente. A parcela da resistência que surge sobre o casco devido à geração de ondas na superfície da água, conforme o deslocamento da embarcação, é regida pelo adimensional denominado número de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q790574 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Normalmente, a fonte principal de energia elétrica a bordo de um navio é garantida por, no mínimo, dois grupos geradores. Quando qualquer um deles estiver fora de ação, outros geradores entram em operação. Dentre os objetivos abaixo, NÃO está relacionado à capacidade desses outros grupos de geradores o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q790599 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção do cavername do navio, são usados gabaritos para orientar e servir de guias às cavernas a serem construídas. O termo utilizado na construção naval para esses gabaritos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q790866 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Acerca da hidrodinâmica, julgue os itens que se sucedem.

Considere que uma placa plana é colocada em um escoamento uniforme com velocidade constante paralela à superfície da placa. Nessa situação, observa-se que a separação da camada limite se dá imediatamente após ser alcançado o regime transitório dentro da camada limite, de acordo com a definição de Reynolds.

  1. ✂️
  2. ✂️

485Q790730 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Quanto ao tipo de carga que transportam, é correto afirmar que os navios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q250361 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O plano que esquematiza de forma simplificada todas as chapas que compõem o casco de uma embarcação denomina-se plano de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q790557 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio de 200m de comprimento e pontal de 14 m está submetido a um momento fletor máximo de 5.000 t x m. O eixo neutro, na seção mestra, está localizado a 6 m acima da quilha. Se a tensão de escoamento do aço e o momento de inércia da seção mestra em relação ao eixo neutro são iguais, respectivamente, a 250 MPa e 3,2 x 1012 mm4, o fator de segurança a ser considerado é igual a (Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q790823 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em um projeto da estrutura de um navio, estão presentes as seguintes situações. • As unidades de chapeamento do fundo principal possuem comprimento na direção longitudinal cinco vezes maior que seu comprimento da direção transversal. • As unidades de chapeamento do convés possuem comprimento na direção transversal cinco vezes maior que seu comprimento da direção longitudinal. Analisando-se essas situações, constata-se que os sistemas de cavernamento desse navio para o fundo e para o convés são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q790586 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a mecânica de corpos rígidos, julgue os itens subseqüentes. O momento de inércia de massa de uma partícula em relação a um eixo corresponde ao produto da massa da partícula pelo módulo da distância até o eixo.
  1. ✂️
  2. ✂️

490Q790609 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Limite de fluência é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q250465 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O processo de soldagem em que ocorre a fusão da peça a ser soldada e do eletrodo, e o metal fundido da ponta do eletrodo é transferido através do arco, sob uma proteção gasosa inerte ou ativa, corresponde ao(à)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q790648 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Em relação às caldeiras aquatubulares, analise as afirmações a seguir.

I - Os economizadores são superfícies trocadoras de calor com a fi nalidade de elevar a temperatura do vapor produzido no tubulão superior a um valor superior ao valor de saturação.

II - O uso de caldeiras de recuperação é comum nos navios com propulsão Diesel, sendo possível produzir, através delas, vapor para fins de geração de potência elétrica ou aquecimento.

III - Os superaquecedores são trocadores de calor instalados na região de passagem dos gases de combustão de uma caldeira com a fi nalidade de aproveitar a energia térmica desses gases, transferindo-a para sua água de alimentação.

É correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q205220 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Um motor com 4 cilindros, de 2 litros, opera no ciclo Diesel de 4 tempos e produz 60 kW de potência a 1.500 rpm.
Qual o valor aproximado da pressão média efetiva, em kPa, desse motor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q790713 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As âncoras têm como objetivo aguentar o navio no fundeadouro, evitando que ele seja arrastado por forças externas, como ventos, correntezas ou ondas. Dessa forma, o peso desse equipamento tem um grau de importância elevado no seu projeto. Para determinar o peso de uma âncora, as Sociedades Classificadoras, normalmente, adotam tabelas próprias que têm como dado de entrada a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q790463 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao estudo da resistência estrutural do navio, analise as afirmativas a seguir.

I - A tensão primária possui distribuição linear ao longo do pontal do navio e atinge valores nulos nos chapeamentos do fundo e do convés principal, sendo o seu valor máximo no eixo neutro da viga-navio.

II - A tensão terciária é decorrente da flexão da unidade de chapeamento, apoiada ou engastada entre os reforçadores adjacentes que lhe servem de apoio, estando o chapeamento submetido a uma pressão lateral.

III - As tensões secundárias, em perfi s pesados, podem ser calculadas utilizando-se a teoria simples de viga, considerando que esses perfis carregam consigo uma região do chapeamento que pode conter outros perfis de menor rigidez.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q790728 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

As bombas centrífugas comuns, antes de entrarem em operação, precisam ser escorvadas. Para isso, são utilizados alguns métodos de escorva. Assinale a opção que NÃO configura um método de escorva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q202731 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio possui um calado correspondente à linha de carga de verão no valor de 4,80 m. O valor do calado correspondente à linha de carga tropical é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q790509 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A linha marginal é utilizada como referência para o cálculo da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q255273 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

A capacidade de estocagem em pátios abertos de granéis sólidos, por medida de economia, não deve ser superior ao maior embarque ou desembarque de cada carregamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

500Q790843 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Segundo o código comercial, as avarias podem ser de duas naturezas: simples ou grossas. Nas avarias grossas, falta a vontade humana de agir na proteção ao navio ou à carga; são casos eivados de imperícia, imprudência ou negligência.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.