Questões de Concursos Engenharia Naval Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 521Q790923 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOAlguns coeficientes são utilizados para se extrapolar o comportamento de modelos de navios, dentre os quais podemos destacar o número de Reynolds, que ✂️ a) é válido somente se o escoamento for laminar. ✂️ b) é válido somente se o escoamento for turbulento. ✂️ c) relaciona forças inerciais com forças de viscosidade. ✂️ d) é a razão entre uma força inercial com uma força gravitacional. ✂️ e) está relacionado com a resistência por formação de ondas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 522Q790678 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas. A determinação do módulo da seção mestra de uma embarcação implica a determinação da topologia estrutural da embarcação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 523Q209836 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas.O carregamento hidrodinâmico sobre estrutura marítima emersa suspensa sobre pilares é decorrente da ação das forças inerciais e das forças de arraste produzidas pelas ondas sobre os pilares. O carregamento máximo da força de arraste acontece quando a cava da onda passa sobre o pilar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 524Q790743 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOSob a perspectiva da aplicação da Lei de Hook generalizada em um material isotrópico, a deformação em uma determinada direção é o resultado ✂️ a) apenas da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, somente no caso de materiais uniformes e isotrópicos. ✂️ b) apenas da deformação aplicada em outras duas direções perpendiculares entre si e a primeira por meio da Razão de Poisson, somente no caso de materiais uniformes e isotrópicos. ✂️ c) da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, e da tensão aplicada em outra direção perpendicular qualquer, por meio da Razão de Poisson e módulo de elasticidade. ✂️ d) da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, e da tensão aplicada em outra direção perpendicular qualquer, por meio da Razão de Poisson. ✂️ e) da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, e da tensão aplicada em outras duas direções perpendiculares entre si e a primeira, por meio da Razão de Poisson e módulo de elasticidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 525Q250081 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOEm relação ao processo de soldagem com eletrodo revestido, considere as afirmativas a seguir. I - O revestimento tem o objetivo de reduzir o nível de respingos e fumos. II - O revestimento é responsável pela formação da camada de escória protetora. III - O revestimento tem o objetivo de diminuir a velocidade de resfriamento da solda. IV - O revestimento fornece metal de adição para enchimento da junta. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I e IV, apenas. ✂️ b) II e III, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 526Q790790 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEAcerca de máquinas elétricas, julgue os itens que se seguem. A construção de alternadores síncronos é especial e a aplicação é praticamente restrita à alimentação de dispositivos que trabalham com freqüências incomuns (90 Hz, 100 Hz, 175 Hz ou 180 Hz), sendo os geradores de indução os mais comuns. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 527Q790537 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIOO compartimento a bordo que, do ponto de vista do sistema de segurança e salvatagem, NÃO pode ser classificado como Estação de Controle é a(o) ✂️ a) Estação Rádio ✂️ b) Praça de Bombas ✂️ c) Passadiço ✂️ d) Camarim de Navegação ✂️ e) Centro de Controle das Máquinas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 528Q790795 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIODo ponto de vista da resistência primária da estrutura de um navio, observa-se que as situações de alquebramento e tosamento modificam a distribuição das forças ao longo do seu casco. Nesse sentido, a situação de ✂️ a) alquebramento gera tensões de compressão no convés. ✂️ b) alquebramento gera tensões de tração no fundo. ✂️ c) tosamento gera tensões de tração no fundo. ✂️ d) tosamento gera tensões de compressão no fundo. ✂️ e) tosamento gera tensões de tração no convés. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 529Q790566 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO nesting é a operação de dispor as peças a serem fabricadas em um determinado arranjo, visando ao melhor aproveitamento de corte da chapa. Nesse sentido, considere 5 peças a serem fabricadas que totalizam 15 m2. Para a fabricação, é utilizada uma chapa de aço de 30 m2. Sabendo que a sobra útil da chapa totalizou 5 m2, qual a eficiência da operação de nesting? ✂️ a) 30% ✂️ b) 40% ✂️ c) 50% ✂️ d) 60% ✂️ e) 70% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 530Q790826 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPECom relação à análise das estruturas oceânicas, julgue os itens subseqüentes. Quanto à distribuição do momento fletor em navios na condição de águas tranqüilas, pode-se dizer que é uma função da distribuição dos pesos, das formas do casco e do peso específico da água do mar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 531Q790575 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEUm outro tipo de giroscópio, conhecido como giroscópio de fibra óptica, funciona com base em dois feixes de luz que percorrem um circuito fechado por dentro de uma fibra óptica. Os dois feixes percorrem a fibra em direções opostas e se interferem na saída. Em relação ao referencial onde a fibra está montada, uma rotação nesse referencial produz um atraso do feixe que circula no mesmo sentido da rotação em relação ao feixe que circula no sentido contrário, o que resulta em uma alteração no padrão de interferência. Essa alteração é quantificada e traduzida em velocidade de rotação do referencial. Valores da ordem de 0,1o por hora podem ser detectados com essa técnica. Em relação aos princípios físicos envolvidos no giroscópio de fibra óptica abordado no texto acima, julgue os itens a seguir. O feixe de laser mantém-se dentro da fibra óptica devido ao princípio de reflexão interna total, que somente ocorre quando o índice de refração do material interno da fibra, por onde circula o feixe, é maior que o índice de refração do material que o envolve. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 532Q201040 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOCom relação aos sistemas de carga e lastro de navios, analise as afirmações a seguir. I Tanques na região de proa do navio representam o caso crítico para dimensionamento do sistema de lastro, já que estão associados à maior perda de carga na sucção. II Na operação de bombas de carga e lastro em paralelo, as cargas devem ser somadas enquanto as vazões são mantidas constantes. III O aumento do diâmetro das redes de carga e lastro tem a vantagem de diminuir a velocidade do escoamento, a perda de carga e, consequentemente, a potência requerida das bombas. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 533Q790883 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPEO projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes. O back port concentra as instalações necessárias ao armazenamento das cargas, faculta a operação dos equipamentos de movimentação horizontal de carga, abriga oficinas, prédios administrativos, pátios a céu aberto e todas as facilidades necessárias aos modais que transportarão, por terra, a carga movimentada no porto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 534Q790705 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOA seção mestra de um navio é determinada, no seu casco, por meio de um plano ✂️ a) transversal na seção da proa ✂️ b) transversal na seção de meia nau ✂️ c) transversal na seção da popa ✂️ d) longitudinal na seção de meia nau ✂️ e) longitudinal na seção da proa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 535Q790712 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017É um exemplo de equipamento eletrônico utilizado a bordo, com ondas eletromagnéticas: ✂️ a) RADAR. ✂️ b) SONDA. ✂️ c) TRANSDUCER. ✂️ d) HF. ✂️ e) AIS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 536Q790524 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, a respeito de arquitetura naval. Na avaliação da estabilidade estática para pequenas inclinações em embarcações, a determinação da distância GM e o conhecimento do deslocamento permitem uma avaliação bastante precisa do momento de restauração da embarcação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 537Q261163 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegaçãoe tipos de navios, julgue os itens subsequentes.Ao comandante da embarcação cabe assumir pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, exceto quando o prático estiver a bordo ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 538Q249646 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOAo se montar uma máquina de solda para trabalho em um navio em flutuação no mar, atracado em um cais com estrutura metálica em aço, pode ser produzida corrosão eletrolítica do casco do navio. Esse processo ✂️ a) é evitado, instalando-se o gerador no cais, com corrente alternada. ✂️ b) é evitado, instalando-se o gerador no cais, com corrente contínua. ✂️ c) é evitado, instalando-se o gerador no navio, com corrente alternada. ✂️ d) ocorre devido à fuga de corrente do cais para o navio. ✂️ e) ocorre somente se o navio não possuir anodos de sacrifício. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 539Q250508 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIODentre os métodos de construção de painéis planos está o método de soldagem em linha. A sequência de etapas desse método corresponde às soldagens ✂️ a) dos longitudinais aos transversais; dos transversais e longitudinais às chapas; e das chapas entre si. ✂️ b) dos longitudinais às chapas; das chapas entre si; dos transversais às chapas; e dos longitudinais aos transversais. ✂️ c) dos transversais às chapas; dos longitudinais às chapas; dos longitudinais aos transversais; e das chapas entre si. ✂️ d) das chapas entre si; dos longitudinais aos transversais; dos longitudinais às chapas; e dos transversais às chapas. ✂️ e) das chapas entre si; dos longitudinais às chapas; dos transversais às chapas; e dos longitudinais aos transversais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 540Q249785 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOEm relação ao emprego dos pés-de-carneiro, analise as afirmativas a seguir. I - Os pés-de-carneiro aumentam os pontos de apoio dos vaus e sicordas. II - Os pés-de-carneiro subdividem o espaço interno do navio em compartimentos. III - Os pés-de-carneiro suportam cargas concentradas sobre os conveses. IV - Os pés-de-carneiro suportam cargas dinâmicas causadas por motores propulsores. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) II e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
521Q790923 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOAlguns coeficientes são utilizados para se extrapolar o comportamento de modelos de navios, dentre os quais podemos destacar o número de Reynolds, que ✂️ a) é válido somente se o escoamento for laminar. ✂️ b) é válido somente se o escoamento for turbulento. ✂️ c) relaciona forças inerciais com forças de viscosidade. ✂️ d) é a razão entre uma força inercial com uma força gravitacional. ✂️ e) está relacionado com a resistência por formação de ondas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
522Q790678 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas. A determinação do módulo da seção mestra de uma embarcação implica a determinação da topologia estrutural da embarcação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
523Q209836 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas.O carregamento hidrodinâmico sobre estrutura marítima emersa suspensa sobre pilares é decorrente da ação das forças inerciais e das forças de arraste produzidas pelas ondas sobre os pilares. O carregamento máximo da força de arraste acontece quando a cava da onda passa sobre o pilar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
524Q790743 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOSob a perspectiva da aplicação da Lei de Hook generalizada em um material isotrópico, a deformação em uma determinada direção é o resultado ✂️ a) apenas da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, somente no caso de materiais uniformes e isotrópicos. ✂️ b) apenas da deformação aplicada em outras duas direções perpendiculares entre si e a primeira por meio da Razão de Poisson, somente no caso de materiais uniformes e isotrópicos. ✂️ c) da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, e da tensão aplicada em outra direção perpendicular qualquer, por meio da Razão de Poisson e módulo de elasticidade. ✂️ d) da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, e da tensão aplicada em outra direção perpendicular qualquer, por meio da Razão de Poisson. ✂️ e) da tensão aplicada nesta direção, por meio do módulo de elasticidade, e da tensão aplicada em outras duas direções perpendiculares entre si e a primeira, por meio da Razão de Poisson e módulo de elasticidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
525Q250081 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOEm relação ao processo de soldagem com eletrodo revestido, considere as afirmativas a seguir. I - O revestimento tem o objetivo de reduzir o nível de respingos e fumos. II - O revestimento é responsável pela formação da camada de escória protetora. III - O revestimento tem o objetivo de diminuir a velocidade de resfriamento da solda. IV - O revestimento fornece metal de adição para enchimento da junta. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I e IV, apenas. ✂️ b) II e III, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
526Q790790 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEAcerca de máquinas elétricas, julgue os itens que se seguem. A construção de alternadores síncronos é especial e a aplicação é praticamente restrita à alimentação de dispositivos que trabalham com freqüências incomuns (90 Hz, 100 Hz, 175 Hz ou 180 Hz), sendo os geradores de indução os mais comuns. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
527Q790537 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIOO compartimento a bordo que, do ponto de vista do sistema de segurança e salvatagem, NÃO pode ser classificado como Estação de Controle é a(o) ✂️ a) Estação Rádio ✂️ b) Praça de Bombas ✂️ c) Passadiço ✂️ d) Camarim de Navegação ✂️ e) Centro de Controle das Máquinas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
528Q790795 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIODo ponto de vista da resistência primária da estrutura de um navio, observa-se que as situações de alquebramento e tosamento modificam a distribuição das forças ao longo do seu casco. Nesse sentido, a situação de ✂️ a) alquebramento gera tensões de compressão no convés. ✂️ b) alquebramento gera tensões de tração no fundo. ✂️ c) tosamento gera tensões de tração no fundo. ✂️ d) tosamento gera tensões de compressão no fundo. ✂️ e) tosamento gera tensões de tração no convés. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
529Q790566 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO nesting é a operação de dispor as peças a serem fabricadas em um determinado arranjo, visando ao melhor aproveitamento de corte da chapa. Nesse sentido, considere 5 peças a serem fabricadas que totalizam 15 m2. Para a fabricação, é utilizada uma chapa de aço de 30 m2. Sabendo que a sobra útil da chapa totalizou 5 m2, qual a eficiência da operação de nesting? ✂️ a) 30% ✂️ b) 40% ✂️ c) 50% ✂️ d) 60% ✂️ e) 70% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
530Q790826 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPECom relação à análise das estruturas oceânicas, julgue os itens subseqüentes. Quanto à distribuição do momento fletor em navios na condição de águas tranqüilas, pode-se dizer que é uma função da distribuição dos pesos, das formas do casco e do peso específico da água do mar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
531Q790575 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEUm outro tipo de giroscópio, conhecido como giroscópio de fibra óptica, funciona com base em dois feixes de luz que percorrem um circuito fechado por dentro de uma fibra óptica. Os dois feixes percorrem a fibra em direções opostas e se interferem na saída. Em relação ao referencial onde a fibra está montada, uma rotação nesse referencial produz um atraso do feixe que circula no mesmo sentido da rotação em relação ao feixe que circula no sentido contrário, o que resulta em uma alteração no padrão de interferência. Essa alteração é quantificada e traduzida em velocidade de rotação do referencial. Valores da ordem de 0,1o por hora podem ser detectados com essa técnica. Em relação aos princípios físicos envolvidos no giroscópio de fibra óptica abordado no texto acima, julgue os itens a seguir. O feixe de laser mantém-se dentro da fibra óptica devido ao princípio de reflexão interna total, que somente ocorre quando o índice de refração do material interno da fibra, por onde circula o feixe, é maior que o índice de refração do material que o envolve. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
532Q201040 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOCom relação aos sistemas de carga e lastro de navios, analise as afirmações a seguir. I Tanques na região de proa do navio representam o caso crítico para dimensionamento do sistema de lastro, já que estão associados à maior perda de carga na sucção. II Na operação de bombas de carga e lastro em paralelo, as cargas devem ser somadas enquanto as vazões são mantidas constantes. III O aumento do diâmetro das redes de carga e lastro tem a vantagem de diminuir a velocidade do escoamento, a perda de carga e, consequentemente, a potência requerida das bombas. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
533Q790883 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPEO projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes. O back port concentra as instalações necessárias ao armazenamento das cargas, faculta a operação dos equipamentos de movimentação horizontal de carga, abriga oficinas, prédios administrativos, pátios a céu aberto e todas as facilidades necessárias aos modais que transportarão, por terra, a carga movimentada no porto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
534Q790705 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOA seção mestra de um navio é determinada, no seu casco, por meio de um plano ✂️ a) transversal na seção da proa ✂️ b) transversal na seção de meia nau ✂️ c) transversal na seção da popa ✂️ d) longitudinal na seção de meia nau ✂️ e) longitudinal na seção da proa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
535Q790712 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017É um exemplo de equipamento eletrônico utilizado a bordo, com ondas eletromagnéticas: ✂️ a) RADAR. ✂️ b) SONDA. ✂️ c) TRANSDUCER. ✂️ d) HF. ✂️ e) AIS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
536Q790524 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, a respeito de arquitetura naval. Na avaliação da estabilidade estática para pequenas inclinações em embarcações, a determinação da distância GM e o conhecimento do deslocamento permitem uma avaliação bastante precisa do momento de restauração da embarcação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
537Q261163 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegaçãoe tipos de navios, julgue os itens subsequentes.Ao comandante da embarcação cabe assumir pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, exceto quando o prático estiver a bordo ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
538Q249646 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOAo se montar uma máquina de solda para trabalho em um navio em flutuação no mar, atracado em um cais com estrutura metálica em aço, pode ser produzida corrosão eletrolítica do casco do navio. Esse processo ✂️ a) é evitado, instalando-se o gerador no cais, com corrente alternada. ✂️ b) é evitado, instalando-se o gerador no cais, com corrente contínua. ✂️ c) é evitado, instalando-se o gerador no navio, com corrente alternada. ✂️ d) ocorre devido à fuga de corrente do cais para o navio. ✂️ e) ocorre somente se o navio não possuir anodos de sacrifício. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
539Q250508 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIODentre os métodos de construção de painéis planos está o método de soldagem em linha. A sequência de etapas desse método corresponde às soldagens ✂️ a) dos longitudinais aos transversais; dos transversais e longitudinais às chapas; e das chapas entre si. ✂️ b) dos longitudinais às chapas; das chapas entre si; dos transversais às chapas; e dos longitudinais aos transversais. ✂️ c) dos transversais às chapas; dos longitudinais às chapas; dos longitudinais aos transversais; e das chapas entre si. ✂️ d) das chapas entre si; dos longitudinais aos transversais; dos longitudinais às chapas; e dos transversais às chapas. ✂️ e) das chapas entre si; dos longitudinais às chapas; dos transversais às chapas; e dos longitudinais aos transversais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
540Q249785 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOEm relação ao emprego dos pés-de-carneiro, analise as afirmativas a seguir. I - Os pés-de-carneiro aumentam os pontos de apoio dos vaus e sicordas. II - Os pés-de-carneiro subdividem o espaço interno do navio em compartimentos. III - Os pés-de-carneiro suportam cargas concentradas sobre os conveses. IV - Os pés-de-carneiro suportam cargas dinâmicas causadas por motores propulsores. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) II e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro