Questões de Concursos Engenharia Naval

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521Q790923 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Alguns coeficientes são utilizados para se extrapolar o comportamento de modelos de navios, dentre os quais podemos destacar o número de Reynolds, que
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523Q209836 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas.

O carregamento hidrodinâmico sobre estrutura marítima emersa suspensa sobre pilares é decorrente da ação das forças inerciais e das forças de arraste produzidas pelas ondas sobre os pilares. O carregamento máximo da força de arraste acontece quando a cava da onda passa sobre o pilar.

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524Q790743 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sob a perspectiva da aplicação da Lei de Hook generalizada em um material isotrópico, a deformação em uma determinada direção é o resultado
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525Q250081 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao processo de soldagem com eletrodo revestido, considere as afirmativas a seguir.

I - O revestimento tem o objetivo de reduzir o nível de respingos e fumos.
II - O revestimento é responsável pela formação da camada de escória protetora.
III - O revestimento tem o objetivo de diminuir a velocidade de resfriamento da solda.
IV - O revestimento fornece metal de adição para enchimento da junta.

Está correto o que se afirma em

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526Q790790 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Acerca de máquinas elétricas, julgue os itens que se seguem. A construção de alternadores síncronos é especial e a aplicação é praticamente restrita à alimentação de dispositivos que trabalham com freqüências incomuns (90 Hz, 100 Hz, 175 Hz ou 180 Hz), sendo os geradores de indução os mais comuns.
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527Q790537 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

O compartimento a bordo que, do ponto de vista do sistema de segurança e salvatagem, NÃO pode ser classificado como Estação de Controle é a(o)

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528Q790795 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Do ponto de vista da resistência primária da estrutura de um navio, observa-se que as situações de alquebramento e tosamento modificam a distribuição das forças ao longo do seu casco. Nesse sentido, a situação de

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529Q790566 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O nesting é a operação de dispor as peças a serem fabricadas em um determinado arranjo, visando ao melhor aproveitamento de corte da chapa. Nesse sentido, considere 5 peças a serem fabricadas que totalizam 15 m2. Para a fabricação, é utilizada uma chapa de aço de 30 m2. Sabendo que a sobra útil da chapa totalizou 5 m2, qual a eficiência da operação de nesting?

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530Q790826 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação à análise das estruturas oceânicas, julgue os itens subseqüentes.

Quanto à distribuição do momento fletor em navios na condição de águas tranqüilas, pode-se dizer que é uma função da distribuição dos pesos, das formas do casco e do peso específico da água do mar.

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531Q790575 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Um outro tipo de giroscópio, conhecido como giroscópio de fibra óptica, funciona com base em dois feixes de luz que percorrem um circuito fechado por dentro de uma fibra óptica. Os dois feixes percorrem a fibra em direções opostas e se interferem na saída. Em relação ao referencial onde a fibra está montada, uma rotação nesse referencial produz um atraso do feixe que circula no mesmo sentido da rotação em relação ao feixe que circula no sentido contrário, o que resulta em uma alteração no padrão de interferência. Essa alteração é quantificada e traduzida em velocidade de rotação do referencial. Valores da ordem de 0,1o por hora podem ser detectados com essa técnica.

Em relação aos princípios físicos envolvidos no giroscópio de fibra óptica abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.

O feixe de laser mantém-se dentro da fibra óptica devido ao princípio de reflexão interna total, que somente ocorre quando o índice de refração do material interno da fibra, por onde circula o feixe, é maior que o índice de refração do material que o envolve.

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532Q201040 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação aos sistemas de carga e lastro de navios, analise as afirmações a seguir.

I Tanques na região de proa do navio representam o caso crítico para dimensionamento do sistema de lastro, já que estão associados à maior perda de carga na sucção.
II Na operação de bombas de carga e lastro em paralelo, as cargas devem ser somadas enquanto as vazões são mantidas constantes.
III O aumento do diâmetro das redes de carga e lastro tem a vantagem de diminuir a velocidade do escoamento, a perda de carga e, consequentemente, a potência requerida das bombas.

Está correto o que se afirma em

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533Q790883 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

O projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes.

O back port concentra as instalações necessárias ao armazenamento das cargas, faculta a operação dos equipamentos de movimentação horizontal de carga, abriga oficinas, prédios administrativos, pátios a céu aberto e todas as facilidades necessárias aos modais que transportarão, por terra, a carga movimentada no porto.

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534Q790705 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

A seção mestra de um navio é determinada, no seu casco, por meio de um plano
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535Q790712 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

É um exemplo de equipamento eletrônico utilizado a bordo, com ondas eletromagnéticas:
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536Q790524 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito de arquitetura naval.

Na avaliação da estabilidade estática para pequenas inclinações em embarcações, a determinação da distância GM e o conhecimento do deslocamento permitem uma avaliação bastante precisa do momento de restauração da embarcação.

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537Q261163 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação
e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

Ao comandante da embarcação cabe assumir pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, exceto quando o prático estiver a bordo

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538Q249646 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Ao se montar uma máquina de solda para trabalho em um navio em flutuação no mar, atracado em um cais com estrutura metálica em aço, pode ser produzida corrosão eletrolítica do casco do navio. Esse processo

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539Q250508 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre os métodos de construção de painéis planos está o método de soldagem em linha. A sequência de etapas desse método corresponde às soldagens

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540Q249785 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao emprego dos pés-de-carneiro, analise as afirmativas a seguir.

I - Os pés-de-carneiro aumentam os pontos de apoio dos vaus e sicordas.
II - Os pés-de-carneiro subdividem o espaço interno do navio em compartimentos.
III - Os pés-de-carneiro suportam cargas concentradas sobre os conveses.
IV - Os pés-de-carneiro suportam cargas dinâmicas causadas por motores propulsores.

Está correto o que se afirma em

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