Questões de Concursos Engenharia Naval

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541Q790472 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPE

A eclusa de navegação é uma obra de transposição de desníveis que consiste em uma câmara delimitada por duas portas (uma a montante e outra a jusante) que dão acesso às embarcações, na qual, por meio de circuito hidráulico específico, o nível da água varia entre os níveis extremos de montante e jusante. A respeito dos critérios de projeto, dos tipos e do funcionamento de eclusas, julgue os itens seguintes.

Muros de ala de câmaras de eclusas devem ser verticais, retilíneos e paralelos.

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542Q790568 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

O coeficiente de bloco pode ser obtido pela relação entre o volume de deslocamento da embarcação e o produto do comprimento entre perpendiculares, boca e calado a meio navio. O coeficiente de bloco de navios-tanque (tankers) está distante da unidade, enquanto o coeficiente de bloco de veleiros se aproxima da unidade.

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543Q256051 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação
e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

Boca da embarcação é a distância entre extremos do costado, medida transversalmente. A boca pode ser medida em qualquer seção da embarcação. A boca mais importante é a situada a meia-nau.

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544Q203873 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No que se refere à resistência primária de estruturas oceânicas, analise as afirmações a seguir.

I O módulo de seção utilizado para verificar o dimensionamento da estrutura de sua seção mestra é equivalente à razão entre o momento fletor máximo e a tensão admissível do material.
II Numa barcaça em forma de um paralelepípedo, dividido por anteparas transversais em cinco tanques de comprimentos iguais, foram carregados os dois tanques da extremidade, mantidos vazios os três centrais, situação essa caracterizada como tosamento, na qual o momento fletor máximo ocorrerá nas extremidades.
III O eixo neutro da seção mestra de um navio está localizado no fundo, onde as tensões normais de flexão pura da seção são nulas.

Está correto o que se afirma em

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545Q790657 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere a resistência estrutural, julgue os itens a seguir. O módulo de seção, utilizado para se verificar o dimensionamento da estrutura de sua seção mestra, é equivalente à razão entre o momento flector máximo e a tensão admissível do material.
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546Q201616 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A maior resistência à propulsão é indicada pelo coeficiente de forma

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547Q790498 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Em navios graneleiros, a carga de grãos pode se deslocar, produzindo banda permanente. A embarcação que transporta essa carga deve incorporar, em sua estrutura, condições para atenuar o possível deslocamento de carga. Complementar o carregamento dos porões com sacos contendo grãos é uma estratégia eficiente para evitar o deslocamento da carga.

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548Q204533 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A respeito de equipamentos de segurança e salvatagem, analise as afirmações a seguir.

I As rotas de fuga em plataformas offshore permitem que as pessoas atinjam pontos de reunião, postos de abandono, heliponto e escadas de acesso ao mar.
II O plano de contingência consiste em procedimentos para identificar, descrever e responder a situações de emergência e inclui programas de treinamento para tripulação.
III A localização de pontos de reunião e de pontos de abandono são informações prestadas no briefing de uma plataforma.

Está correto o que se afirma em

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549Q250905 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação ao método de proteção catódica galvânica empregado em navios de aço, verifica-se que o(a)

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550Q250690 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em visita a um estaleiro, um técnico acompanhou a edificação de estruturas navais, constatando que

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551Q790608 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Camada limite é a região
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552Q790632 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A área sob a curva de um espectro de mar é dada pelo momento espectral de ordem zero m0 = 0,09 m2. Nesse contexto, qual o valor, em metros, da amplitude significativa (A1/3)?

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553Q250777 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Qual a utilização de fluxo no material do enchimento em uma solda por oxiacetileno?

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554Q790684 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Das afirmações a seguir:

I. São propriedades hidrostáticas aquelas que dependem exclusivamente da forma da parte submersa do casco e da geometria da área do plano de flutuação.

II. As curvas hidrostáticas mostram a evolução das propriedades que dependem do calado, da hélice e da proa da embarcação.

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555Q204977 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere uma potência entregue ao propulsor (DHP) igual a 8.000 kW à rotação de 90 rpm. Suponha que o coeficiente de torque (Kq) tenha pouca variação com a rotação e que possa ser considerado constante. Admita, ainda, que as margens de mar, rotação e operacional são, respectivamente, 15%, 5% e 10%. Para a escolha do motor, os valores de potência e rotação devem ser, respectivamente, de

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556Q250035 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção do cavername do navio, são usados gabaritos para orientar e servir de guias às cavernas a serem construídas. O termo utilizado na construção naval para esses gabaritos é

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557Q790720 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos desenhos assistidos por computador, analise as afirmativas a seguir.

I - A modelagem de desenhos tridimensionais é um recurso que possibilita o aumento da produtividade do projetista, melhora a qualidade do projeto e a qualidade de comunicação.

II - Os objetos de mesmas características podem ser dispostos numa mesma camada (layer), pois assim é possível modificá-los de uma só vez, em vez de alterar cada objeto individualmente.

III - Em modelos paramétricos, alterando-se o valor de um parâmetro, as demais dimensões correspondentes do modelo se ajustam.

Está correto o que se afirma em

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558Q249794 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Durante a execução de um projeto, utilizando-se ferramentas de desenho assistido por computador, pode ser necessário repetir por muitas vezes o mesmo desenho. A repetição pode fazer parte de uma biblioteca de desenhos padrões através da criação de

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559Q790508 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em Metrologia, são consideradas unidades de base do Sistema Internacional de Medidas:
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560Q254972 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação
e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

A navegação de cabotagem é a realizada entre portos brasileiros. A navegação de longo curso é a realizada entre portos brasileiros e portos estrangeiros. A navegação de uma embarcação na rota Rio Grande (RS) / Antuérpia ou na rota Rio Grande (RS) / Buenos Aires é considerada de longo curso. Não se trata, necessariamente, de uma classificação com base nas milhas marítimas percorridas.

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