Questões de Concursos Engenharia Naval

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561Q790834 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere uma potência entregue ao propulsor (DHP) igual a 8.000 kW à rotação de 90 rpm. Suponha que o coeficiente de torque (Kq) tenha pouca variação com a rotação e que possa ser considerado constante. Admita, ainda, que as margens de mar, rotação e operacional são, respectivamente, 15%, 5% e 10%. Para a escolha do motor, os valores de potência e rotação devem ser, respectivamente, de

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562Q790849 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

No que se refere a hidrodinâmica, julgue os itens a seguir. Para se acelerar um corpo em um meio fluido infinito, deve-se aplicar sobre ele uma força para vencer a resistência do fluido. Essa resistência é composta de duas contribuições: uma força proporcional e contrária à aceleração do corpo e outra que é função da velocidade.
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563Q206159 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a logística e transporte
marítimo.

Nos portos convivem, normalmente, inúmeros agentes que viabilizam o conjunto de operações portuárias. O armador tem como missão transportar cargas e passageiros entre portos. O transitário é o responsável por levar a carga desde o fornecedor até o cliente, passando por dois ou mais portos. O operador portuário efetua as operações portuárias de carga e descarga. Shiphandler é a entidade que abastece os navios com alimentos e outros itens de consumo a bordo. O prático assegura a boa navegação no perímetro portuário.

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564Q258390 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

O hinterland pode ser definido segundo vários parâmetros. O cliente escolhe um porto avaliando a proximidade física, as tarifas portuárias, a competitividade dos serviços de transporte terrestre, o tipo de embarcação que frequenta o porto ou uma combinação desses fatores.

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565Q790674 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma estrutura elástica, sujeita a vibrações, é modelada como um sistema de 10 graus de liberdade. Desse modelo são obtidas 10 frequências naturais não amortecidas, sendo cada uma dessas frequências correspondente a um(a)

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566Q790944 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considerando que o tipo de estrutura cristalina determina algumas das características de um metal, julgue os itens a seguir.

A transição da fratura dúctil para a fratura frágil a baixas temperaturas, apresentada por vários tipos de aços, é uma característica dos metais de estrutura cúbica de face centrada, como o ferro, um dos componentes dos aços.

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567Q790453 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Navios destinados a serem classificados para serviço oceânico irrestrito deverão obedecer, em relação a sua resistência longitudinal de viga-navio, ao critério de:

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568Q251069 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O bronze é uma importante liga metálica, com aplicações especiais na construção naval, que tem como base a mistura de

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569Q790730 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Quanto ao tipo de carga que transportam, é correto afirmar que os navios:

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570Q250063 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo a NR-6, quanto ao Equipamento de Proteção Individual (EPI), cabe ao empregado responsabilizar-se pela

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571Q790486 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os fatores abaixo são importantes na resistência estrutural de sistemas flutuantes à flexão, EXCETO o(a)

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572Q790742 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Sabendo-se que o pontal da embarcação mede 5 metros, qual o valor, aproximado, do módulo de resistência (Z), em m3, no convés da embarcação?

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573Q790774 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens. As redes de bordo podem ser divididas em redes de praça de máquinas e redes de convés. As bombas ficam situadas na praça de máquinas ou na praça de bombas, dependendo do tipo de navio. Em petroleiros, é obrigatória a existência de praça de bombas separada da praça de máquinas.
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574Q790801 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. No projeto da praça de máquinas, devem ser consideradas todas as solicitações previstas para a sua estrutura, como, por exemplo, a de que a base do motor principal é solicitada por cargas de peso, empuxo e torque de eixo, por momentos de desbalanceamento e por forças de explosão.
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575Q790559 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O procedimento que especifica todos os detalhes técnicos envolvidos na aplicação de um revestimento à base de tintas nas obras vivas de um navio constitui um(a)

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576Q204091 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O cronograma de atividades, na construção de um meio naval, fixa datas para três eventos chaves, que são,

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577Q790884 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação a corrosão, julgue os itens que se seguem.

No processo de galvanoplastia ou eletrodeposição metálica, no qual a reação de corrosão é invertida, a peça na qual vai haver a deposição é usada como anodo. Uma fonte externa força os elétrons a irem para o anodo, promovendo a deposição de íons do metal nesse local.

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578Q790690 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação ao projeto e à construção de navios, foram feitas as afirmações a seguir. I – Na construção modular, a parte estrutural, as máquinas, as redes entre outros, são construídos e instalados na carreira ou no dique, após a montagem de grandes blocos. II – No layout de um estaleiro moderno, o pátio de chapas deve estar localizado próximo da carreira ou do dique, para facilitar o transporte de chapas para a construção. III – Na metodologia conhecida como Espiral de Projeto, o projeto do navio é feito em várias fases, havendo um refinamento sucessivo dos cálculos visando o alcance dos seus objetivos. Está correto APENAS o que se afirma em
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579Q790448 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Os gestores do porto de SUAPE/PE o apresentam, em seu sítio na Internet, como o mais completo pólo para a localização de negócios industriais e portuários da região Nordeste, dispondo de infra-estrutura completa para atender às necessidades dos mais diversos empreendimentos, atraindo um número cada vez maior de empresas interessadas em colocar seus produtos no mercado regional ou exportá-los para outros países. O sítio, complementando a informação acima, acrescenta que mais de 70 empresas estão ali instaladas ou em fase de instalação, construindo em SUAPE um complexo portuário industrial. Acerca dessas informações, julgue os itens a seguir.

O porto de SUAPE é um instrumento facilitador na importação de matérias-primas e partes de equipamentos, ao mesmo tempo que faculta espaço e condições para a agregação de valor aos insumos importados que podem ser exportados, via porto, como manufaturados, para outros mercados da América Latina e do Sudeste/Sul do país.

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580Q790704 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Um técnico está planejando sua navegação do porto de Acaraú (CE) ao porto de Luís Correia (PI). Antes de desatracar, ele consulta, na página da DHN, informações sobre as condições do tempo na área da sua derrota. A área marítima, em que ele deverá procurar essas informações, é a
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