Questões de Concursos Engenharia Naval

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581Q790449 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Quanto às propriedades físicas dos materiais estruturais, julgue os seguintes itens.

O diagrama tensão-deformação varia muito de material para material, e, para um mesmo material, são sempre iguais, independente da temperatura e velocidade de crescimento da carga.

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582Q201149 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma estrutura elástica, sujeita a vibrações, é modelada como um sistema de 10 graus de liberdade. Desse modelo são obtidas 10 frequências naturais não amortecidas, sendo cada uma dessas frequências correspondente a um(a)

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583Q790718 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação à análise das estruturas oceânicas, julgue os itens subseqüentes.

Um navio é constituído por painéis do casco, que são unidades formadas de chapeamento, perfis com pequenas inércias e perfis com grandes inércias, e são limitados por outros painéis (por exemplo, um painel do fundo pode ser limitado por painéis dos costados e anteparas). Quanto aos componentes de um painel do fundo como membros resistentes, os reforçadores com maiores inércias servem como apoio para os reforçadores com menores inércias e, ao mesmo tempo, colaboram com estes servindo também de apoio para o chapeamento.

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584Q790485 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

No que se refere a hidrodinâmica, julgue os itens a seguir. A linha do ITTC é considerada uma linha de extrapolação de resultados de testes da escala do modelo de um navio para a escala do navio. Ela também é vista como a curva de resistência friccional do navio. Conseqüentemente, ela varia com o número de Reynolds, de tal forma que o coeficiente de resistência friccional aumenta com a velocidade.
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585Q790487 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

No desenho de arranjo geral de um navio, encontram-se algumas informações importantes em relação às suas características, EXCETO a indicação da(s)

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586Q790744 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPE

A regularização de um rio consiste basicamente na construção, em seu leito, de obras para dirigir e guiar as correntes, de forma a se obter um leito estável, segundo um traçado e um perfil transversal determinados, para se corrigirem e regularizarem as imperfeições naturais e se elevar o nível de água. Com relação às diversas medidas que podem ser adotadas para se regularizar um rio, julgue os itens a seguir.

A regularização por correntes helicoidais é obtida por meio do uso de estruturas temporárias que produzem alterações nas condições de escoamento, de forma a erodir um trecho do rio e, assim, escavar o seu leito, aumentando sua profundidade.

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587Q790500 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Com relação a transmissão de calor, julgue os itens subseqüentes. É intuitivo pensar que, quanto maior for a espessura do isolamento térmico, menor será a transferência de calor. Essa afirmação é sempre válida para isolamentos sobre superfícies planas, porém, no caso de isolamentos sobre superfícies curvas, tais como as paredes externas de tubos, a máxima transferência de calor ocorre quando o raio crítico equivale à razão entre a condutividade térmica do material isolante e o coeficiente de transferência de calor por convecção. Sendo assim, é desejável que o raio crítico seja o menor possível, de tal forma que o uso do isolamento resulte na redução e não, no aumento da transferência de calor.
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588Q790511 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, pertinentes a elementos de elasticidade aplicada e ciência dos materiais. Quando ocorrem simultaneamente tensões normais e cisalhantes na seção transversal de uma viga, a tensão combinada é obtida pela soma direta dos valores das primeiras.
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589Q790767 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A construção de navios pode ser feita tanto em dique seco como em carreira. A respeito dessas formas de construção, afirma-se que

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590Q790519 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

O deslocamento em água salgada (? = 1,025 t/m3) de uma embarcação, obtido através de suas curvas hidrostáticas, utilizando-se como dado de entrada o calado correspondente, vale 8.200 toneladas. Com um densímetro, observa-se que a densidade real da água, onde flutua a embarcação, é 1,020 t/m3. Qual é, em toneladas, o deslocamento real da embarcação?

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591Q790839 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A seção mestra de uma balsa possui área igual a 0,5 m2. O momento de inércia calculado em relação à linha de base da embarcação mede 6 m4, sendo a posição vertical do eixo neutro igual a 2 m acima da linha de base. Sabendo-se que o pontal da balsa mede 5 m, qual o valor aproximado do módulo de resistência, em m3, no convés?

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592Q790594 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. 86 Quanto ao projeto e à construção da seção mestra de navios porta-contêineres, as formas quadrada, dobrada e do tipo degrau podem ser usadas para o costado. O tipo quadrado é adequado para navios com raio de bojo relativamente pequeno e altura do fundo duplo e largura de casco duplo grandes.
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593Q790850 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Nos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Otto, há transmissão de força motriz favorável à rotação do eixo virabrequim do motor, somente, no(s)

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594Q790855 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao trabalho nas oficinas de fabricação de estruturas navais, é correto considerar que o(as):

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595Q790873 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As informações da planta dos compartimentos, usadas para representar aparelhos de governo, aparelhos de suspender e fundear, armamento, compartimentagem e acesso, convés, e superestruturas, guindastes e pau de carga, cabrestantes, máquinas propulsoras, caldeiras e máquinas auxiliares, sem serventia para confecção de peças ou partes neles representadas, estão contidas no desenho denominado
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596Q790877 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção naval, a estrutura mais elementar, composta apenas de chapas soldadas a topo, com reforços soldados ao chapeamento e entre si, é denominada

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597Q790669 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Acerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. A curva de estabilidade estática (CEE), que relaciona o braço de endireitamento com o ângulo de inclinação da unidade flutuante, depende da condição de carregamento, ou seja, do deslocamento e da posição do centro de gravidade da unidade na condição analisada.
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598Q250254 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

A construção de navios pode ser feita tanto em dique seco como em carreira. A respeito dessas formas de construção, afirma-se que

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599Q790693 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção naval em um estaleiro, o porte (peso) das seções e dos anéis é limitado, pois há uma característica determinante do porte máximo com que a seção deve ser construída. Tal característica é a que destaca a

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600Q790950 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A metodologia da espiral de projeto é caracterizada pela sequência de tarefas que incorpora os requisitos iniciais de projeto, os parâmetros geométricos do navio e os itens para análise desses parâmetros, repetindo o processo o quanto for necessário até atingir a convergência de valores desejada. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar-se que

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