Início

Questões de Concursos Engenharia Naval

Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q790883 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

O projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes.

O back port concentra as instalações necessárias ao armazenamento das cargas, faculta a operação dos equipamentos de movimentação horizontal de carga, abriga oficinas, prédios administrativos, pátios a céu aberto e todas as facilidades necessárias aos modais que transportarão, por terra, a carga movimentada no porto.

  1. ✂️
  2. ✂️

602Q201616 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A maior resistência à propulsão é indicada pelo coeficiente de forma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q790944 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considerando que o tipo de estrutura cristalina determina algumas das características de um metal, julgue os itens a seguir.

A transição da fratura dúctil para a fratura frágil a baixas temperaturas, apresentada por vários tipos de aços, é uma característica dos metais de estrutura cúbica de face centrada, como o ferro, um dos componentes dos aços.

  1. ✂️
  2. ✂️

604Q790951 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção da estrutura de embarcações, é comum empregar ligas de alumínio em substituição às ligas de aço. Esse fato ocorre, principalmente, porque as ligas de alumínio, em relação às ligas de aço, possuem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q790704 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE

Um técnico está planejando sua navegação do porto de Acaraú (CE) ao porto de Luís Correia (PI). Antes de desatracar, ele consulta, na página da DHN, informações sobre as condições do tempo na área da sua derrota. A área marítima, em que ele deverá procurar essas informações, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q790449 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Quanto às propriedades físicas dos materiais estruturais, julgue os seguintes itens.

O diagrama tensão-deformação varia muito de material para material, e, para um mesmo material, são sempre iguais, independente da temperatura e velocidade de crescimento da carga.

  1. ✂️
  2. ✂️

607Q204977 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere uma potência entregue ao propulsor (DHP) igual a 8.000 kW à rotação de 90 rpm. Suponha que o coeficiente de torque (Kq) tenha pouca variação com a rotação e que possa ser considerado constante. Admita, ainda, que as margens de mar, rotação e operacional são, respectivamente, 15%, 5% e 10%. Para a escolha do motor, os valores de potência e rotação devem ser, respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q250035 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção do cavername do navio, são usados gabaritos para orientar e servir de guias às cavernas a serem construídas. O termo utilizado na construção naval para esses gabaritos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

609Q251069 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O bronze é uma importante liga metálica, com aplicações especiais na construção naval, que tem como base a mistura de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q790480 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens.

A operação em baixas rotações constitui um aspecto favorável para o aumento da eficiência térmica em motores dísel. Em baixas velocidades de rotação, o tempo disponível para a realização do processo de combustão é maior. Essa característica favorece a queima de combustíveis de menor atraso à ignição, caso típico dos óleos residuais consumidos em motores dísel de baixa rotação.
  1. ✂️
  2. ✂️

611Q790746 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

O casco de um navio mercante está sendo construído por soldagem, utilizando-se o processo arco elétrico eletrodo revestido, identificado pela sigla SMAW segundo a norma americana da AWS. As chapas do casco têm 6,4 mm de espessura do material ASTM A 36, equivalente ao ABNT 1025. Depois de soldado, o casco vai ser ensaiado por processos não-destrutivos do tipo líquido penetrante e por gamagrafia. A respeito dessa fabricação, julgue os itens a seguir.

Antes da soldagem, as chapas devem ser obrigatoriamente aquecidas para afastar o risco do aparecimento de trincas pós-soldagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

612Q250358 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Resultam do processo de soldagem por fusão, normalmente, as seguintes zonas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q201285 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à mecânica estrutural de plataformas oceânicas, analise as afirmações a seguir.

I A resistência à torção em unidades do tipo FPSO é geralmente menor que a de uma plataforma do tipo semissubmersível.
II A análise de fadiga é necessária quando uma estrutura está submetida a esforços cíclicos.
III A máxima distância do eixo neutro ao convés ou ao fundo influencia o valor da resistência à flexão de um sistema flutuante.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q790607 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a logística e transporte marítimo.

Nos portos convivem, normalmente, inúmeros agentes que viabilizam o conjunto de operações portuárias. O armador tem como missão transportar cargas e passageiros entre portos. O transitário é o responsável por levar a carga desde o fornecedor até o cliente, passando por dois ou mais portos. O operador portuário efetua as operações portuárias de carga e descarga. Shiphandler é a entidade que abastece os navios com alimentos e outros itens de consumo a bordo. O prático assegura a boa navegação no perímetro portuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

615Q790693 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção naval em um estaleiro, o porte (peso) das seções e dos anéis é limitado, pois há uma característica determinante do porte máximo com que a seção deve ser construída. Tal característica é a que destaca a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q790950 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A metodologia da espiral de projeto é caracterizada pela sequência de tarefas que incorpora os requisitos iniciais de projeto, os parâmetros geométricos do navio e os itens para análise desses parâmetros, repetindo o processo o quanto for necessário até atingir a convergência de valores desejada. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q251087 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

As medidas do navio que indicam reserva de flutuabilidade e borda livre são, no Sistema Internacional de Unidades, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q249811 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Os aços inoxidáveis caracterizam-se, fundamentalmente, por resistirem à corrosão atmosférica. Quando empregado em teores acima de 10%, o elemento de liga desse material mais importante e responsável por tal característica é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q790487 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

No desenho de arranjo geral de um navio, encontram-se algumas informações importantes em relação às suas características, EXCETO a indicação da(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q790499 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

De modo geral, um porto pode apresentar, como partes constituintes, acessos marítimos e terrestres, instalações de acostagem e de armazenagem e, quando necessário, pátios de estocagem. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A quantidade de trabalhadores portuários envolvidos em uma operação de carga ou de descarga de um navio depende do tipo de carga movimentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.