Questões de Concursos Engenharia Naval

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621Q790805 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Com relação a mecânica de corpos rígidos, julgue os itens subseqüentes. O centro de massa de um corpo composto por um material homogêneo está localizado no mesmo ponto representado pelo seu centróide de volume.
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622Q790607 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a logística e transporte marítimo.

Nos portos convivem, normalmente, inúmeros agentes que viabilizam o conjunto de operações portuárias. O armador tem como missão transportar cargas e passageiros entre portos. O transitário é o responsável por levar a carga desde o fornecedor até o cliente, passando por dois ou mais portos. O operador portuário efetua as operações portuárias de carga e descarga. Shiphandler é a entidade que abastece os navios com alimentos e outros itens de consumo a bordo. O prático assegura a boa navegação no perímetro portuário.

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623Q790610 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação à forma como o piloto de uma embarcação, subindo uma hidrovia, da foz para a nascente, deve manobrá-la para atender à sinalização de margem e calha, julgue os itens que se seguem.

A bóia de demarcação de rota verde deve ser deixada por bombordo, subindo-se o rio

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624Q790616 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um navio graneleiro de 25.000 tpb dispõe de porões de carga com capacidade de 32.000 m3 e encontra-se com 880 ton de combustível e 400 ton de outros pesos, abrangendo água doce, lubrificantes, sobressalentes, consumíveis e tripulação. O navio apresenta um consumo de combustível de 30 ton/dia a uma velocidade de 14 nós, e partiu, com lastro, do porto onde se encontrava para o porto de carregamento, distante 672 milhas náuticas.

Nessa situação, considerando que não haverá reabastecimento e desprezando as variações em outros itens operacionais, inclusive consumo de óleo nos motores auxiliares, é correto concluir que poderão ser colocadas, nos porões do navio graneleiro, até 23.780 ton de uma carga a granel com fator de estiva de 1,6 m3/ton.

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625Q790879 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No sistema de construção longitudinal, diversos elementos estruturais são responsáveis por proporcionarem resistência longitudinal da viga navio. Um elemento que contribui para essa resistência é a(o)

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626Q790637 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

O ensaio de partículas magnéticas (magnaflux) é adequado para a detecção de descontinuidades superficiais e subsuperficiais em peças fabricadas com

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627Q790677 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação à análise das estruturas oceânicas, julgue os itens subseqüentes.

Comparando a resistência à flambagem de uma mesma unidade de chapeamento, simplesmente apoiada, quando a carga de compressão atua nos seus lados mais longos ou nos seus lados mais curtos, a tensão crítica de flambagem é maior quando a carga de compressão atua nos lados mais longos da unidade de chapeamento.

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628Q790941 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A respeito dos balanços térmico e elétrico de navios, afirma- se que

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629Q790687 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos vários tipos de bombas hidráulicas existentes no mercado, assinale a opção correta.

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630Q790474 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito de arquitetura naval.

A borda livre de uma embarcação estabelece o limite legal de carregamento de uma embarcação. Sua origem teve como motivação o carregamento excessivo das embarcações no passado. A segurança dos passageiros, da tripulação, da embarcação e da carga foram as principais razões para o estabelecimento de regras internacionais para limitar o carregamento das embarcações.

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631Q790741 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O mastro de um navio, fabricado em aço comum, apresenta vibração com excessiva amplitude, causando danos à sua estrutura e aos equipamentos suportados. Ao se desenvolver um estudo para serem identificadas as causas do problema, constatou-se que o navio possuía em sua operação forças de excitação atuando fortemente entre as frequências de 2 e 20 Hz. Foram calculados os 3 primeiros modos de vibração do mastro, obtendo-se como resultado as frequências naturais de 15, 25 e 45 Hz, respectivamente. As medidas abaixo foram tomadas para se reduzir a amplitude de vibração, através do aumento do valor das frequências naturais de vibração do mastro, evitando-se a faixa das frequências de excitação. I – Uso de aço especial no mastro com tensão de escoamento 50% superior à do aço comum. II – Aumento da rigidez da estrutura através de reforços e alteração de sua geometria. III – Redução do peso dos equipamentos e da estrutura do mastro. Dentre as medidas tomadas, é(são) efetiva(s) a(s)
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632Q790504 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

No terminal de contêineres (TECON) do porto de SUAPE, operam dois portêineres com capacidade de 40 t (25 movimentos por hora), dois transtêineres com capacidade de 35 t, 5 reach stackers para 45 t, 4 top loaders ( dois de 35 t e dois de 40 t), 3 side-lifters e 3 fork lifters com capacidade de até 7,5 t. Com base nessa lista de equipamentos, apresentada na Internet, julgue os itens a seguir.

No TECON de SUAPE podem ser desembarcados de uma mesma embarcação até 50 contêineres por hora.

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633Q790526 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir. No contrato de afretamento de navio por tempo, o afretador recebe a embarcação armada e fica responsável pelo pagamento do aluguel, dos gastos de combustível, da remuneração dos tripulantes e das despesas portuárias.
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634Q790591 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 21 a 23

 Na tabela de especificações técnicas do manual do proprietário de um automóvel, consta, entre outras características, que o veículo possui motor a gasolina refrigerado a água, com 112 CV, 4 cilindros, 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, taxa de compressão de 11,3:1 e torque máximo de 160 NAm a 2.600 rpm.

Com base nas especificações técnicas do veículo referido no texto, é correto concluir que

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635Q201285 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à mecânica estrutural de plataformas oceânicas, analise as afirmações a seguir.

I A resistência à torção em unidades do tipo FPSO é geralmente menor que a de uma plataforma do tipo semissubmersível.
II A análise de fadiga é necessária quando uma estrutura está submetida a esforços cíclicos.
III A máxima distância do eixo neutro ao convés ou ao fundo influencia o valor da resistência à flexão de um sistema flutuante.

Está correto o que se afirma em

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636Q790676 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Uma balsa com a geometria de um paralelepípedo tem 80 m de comprimento e 25 m de boca moldada. Se ela flutua com calado uniforme igual a 3,5 m, qual o valor do seu coeficiente prismático longitudinal?
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637Q251073 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

A respeito de aspectos relacionados à saúde que interferem na segurança no trabalho, analise as afirmações a seguir.

I - O trabalho de um músculo fadigado prejudica mais o organismo do que um trabalho em condições normais, ainda que maior.
II - A fadiga é considerada aguda quando o organismo submetido a trabalho pesado não consegue eliminar as toxinas, a fim de se recuperar.
III - A fadiga crônica é a que decorre da insuficiência do repouso diário.

Está correto o que se afirma em

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638Q250587 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação às carreiras para construção e lançamento de navios, foram feitas as afirmações a seguir.

I - O lançamento na carreira transversal requer uma avaliação da estabilidade do navio.

II - Uma vantagem da carreira transversal é ocupar menor área de cais.

III - Na carreira longitudinal é mais comum o lançamento em que a proa entra primeiro na água.

Está correto APENAS o que se afirma em

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639Q790499 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

De modo geral, um porto pode apresentar, como partes constituintes, acessos marítimos e terrestres, instalações de acostagem e de armazenagem e, quando necessário, pátios de estocagem. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A quantidade de trabalhadores portuários envolvidos em uma operação de carga ou de descarga de um navio depende do tipo de carga movimentada.

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640Q790763 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação à forma como o piloto de uma embarcação, subindo uma hidrovia, da foz para a nascente, deve manobrá-la para atender à sinalização de margem e calha, julgue os itens que se seguem.

Na hidrovia Paraguai-Paraná, diante do sinal de margem contendo a letra H, o piloto deve manobrar a embarcação para a faixa central da hidrovia, onde está o canal navegável.

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