Questões de Concursos Engenharia Naval

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641Q790550 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As deformações de alquebramento, às quais estão sujeitas a viga-navio, geram, no convés das anteparas e no fundo, respectivamente, tensões

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642Q790647 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, pertinentes a elementos de elasticidade aplicada e ciência dos materiais. A força mínima necessária para perfurar uma chapa é calculada por meio do produto da área do furo pela tensão de cisalhamento máxima do material.
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643Q250496 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O procedimento para pintura de tubulações requer cuidados para minimizar a ocorrência de corrosão, dentre os quais estar ciente de que

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644Q790924 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. Seções de vigas primárias podem ser soldadas, principalmente no caso de módulos pequenos.
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645Q250544 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Existe um desenho chave para a determinação do perfil das seções estruturais transversais do navio. Esse desenho corresponde ao plano de

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646Q257758 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

Nos canais de acesso aos portos, a prática marítima aconselha a adoção de uma altura de segurança sob a quilha da embarcação tipo denominada pé de piloto. Essa medida engloba as influências da variação de densidade da água do mar, o squat e o efeito da onda.

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647Q790764 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito de arquitetura naval.

A avaliação da estabilidade estática de uma embarcação depende fundamentalmente de sua condição de carregamento (deslocamento, trim, banda e posição de centro de gravidade) e dos critérios de estabilidade específicos existentes nas normas e regulamentos nacionais e internacionais.

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648Q790773 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação às características do incêndio e aos sistemas de combate, analise as afirmativas a seguir.

I – Incêndios classe A são os que incluem líquidos inflamáveis.

II – Aspersão térmica é uma técnica recomendada para combate a incêndio de grandes proporções.

III – Somente gases queimam, o que significa que a combustão de sólidos ou líquidos requer sua conversão para vapor através de aquecimento.

Está correto APENAS o que se afirma em

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649Q790781 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos sistemas de proteção catódica, analise as afirmações a seguir.

I - O sistema por corrente impressa pode ser aplicado a estruturas em contatos com eletrólitos de baixa, média e alta resistividade elétrica.

II - O sistema de proteção catódica galvânica caracteriza- se pelo fluxo de corrente entre o metal a proteger e outro de potencial mais negativo, que atua como anodo.

III - A escolha do sistema para a proteção catódica é função tanto dos aspectos técnicos (características da estrutura a proteger e do meio onde for construída) quanto dos econômicos.

Está correto o que se afirma em

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650Q790808 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre a fabricação do casco, em estruturas navais, assinale a afirmação INCORRETA.

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651Q790821 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Numa barcaça de seção transversal constante e com 5 tanques de mesmas dimensões, carregam-se plenamente os tanques 1 (proa), 3 (meia-nau) e 5 (popa), mantendo-se os demais vazios. O tipo de ação que representa melhoria sob o ponto de vista de resistência da estrutura do navio a esse carregamento é:

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652Q202278 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um engenheiro substituiu o perfil utilizado na fabricação de uma viga elástica biapoiada sob flexão por outro, com momento de inércia de área da seção transversal quatro vezes maior e com todos os demais parâmetros idênticos. Com essa substituição, as frequências naturais não amortecidas do novo perfil, relativamente ao perfil original, foram

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653Q790567 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um dos tratamentos térmicos mais importantes, utilizados em ligas de aço, é a têmpera. Esse tratamento tem como inconveniente a geração de tensões internas no material, em grande intensidade, que exigem um outro tratamento térmico corretivo posterior, que é a(o)

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654Q790848 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação aos sistemas de carga e lastro de navios, analise as afirmações a seguir.

I – Tanques na região de proa do navio representam o caso crítico para dimensionamento do sistema de lastro, já que estão associados à maior perda de carga na sucção.

II – Na operação de bombas de carga e lastro em paralelo, as cargas devem ser somadas enquanto as vazões são mantidas constantes.

III – O aumento do diâmetro das redes de carga e lastro tem a vantagem de diminuir a velocidade do escoamento, a perda de carga e, consequentemente, a potência requerida das bombas.

Está correto o que se afirma em

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655Q790689 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Relativamente aos processos de tratamento térmico do aço, analise as afirmações a seguir.

I - A Têmpera é um tratamento térmico no aço cuja finalidade é torná-lo próprio para usinagem, com resfriamento lento.

II - O Recozimento é um tratamento térmico para obtenção de aços mais duros, com resfriamento brusco.

III - O Revenido é um tratamento que visa a reduzir as tensões martensíticas de aços submetidos à têmpera.

Está correto o que se afirma em

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656Q201658 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Comparando a tensão crítica de flambagem (Scr) de três painéis com as mesmas dimensões, uma de aço de alta resistência (AR), uma de aço comum (AC) e uma de alumínio (AL), tem-se

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657Q790467 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

As cartas sinóticas são utilizadas para a previsão da altura e do período de ondas geradas pelos ventos. Acerca das cartas sinóticas, julgue os itens a seguir.

A intensidade do vento em determinado ponto da carta sinótica é indicada por um segmento de reta cuja posição indica a direção do vento.

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658Q203976 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A partir das dimensões moldadas de um navio, para diversos calados e inclinações, são obtidas suas curvas hidrostáticas, que NÃO são suficientes, entretanto, para prever

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659Q249800 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em atmosferas marinhas de elevada agressividade, recomenda-se a utilização de tintas que exerçam um mecanismo de proteção anticorrosiva.

Nesse contexto, esse mecanismo deve estar presente na tinta

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660Q250402 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

No sistema de construção em blocos de um navio, o método de construção por pirâmide caracteriza-se por posicionar, primeiramente, no dique ou na carreira, os blocos

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