Questões de Concursos Engenharia Naval

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661Q249656 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

A pré-equipagem de um bloco estrutural tem como resultado a(o)

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662Q790845 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Um sistema termodinâmico fechado é submetido a um ciclo composto de uma série de três processos, nos quais Q1 = +20 kJ, Q2 = +60 kJ e Q3 = -10 kJ. No primeiro processo, a variação da energia interna é igual a +40 kJ e no terceiro processo, a variação da energia interna é igual a -40 kJ. Acerca desse sistema, julgue os itens seguintes.

O trabalho total realizado durante o ciclo é igual a -70 kJ.

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663Q790864 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

O projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes.

Para ser considerada confiável, a via hidroviária deve ser conhecida em toda a sua extensão navegável por meio de cartas náuticas, ter balizamento e sinalização e possuir bóias de amarração e de fundeio.

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664Q790940 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

A inspeção regular de soldas é requisito necessário para as estruturas de grande responsabilidade. O processo de inspeção baseado em teste não destrutivo por emissão de vibrações de alta freqüência através de peça soldada é:

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665Q790460 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Qual elemento estrutural transversal trabalha conjuntamente com as cavernas no sentido de resistir aos esforços transversais aos quais está submetido o casco de um navio?
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666Q790733 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Acerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens. As redes de esgoto e lastro, o sistema de limpeza de tanques e a rede de baldeação e incêndio constituem exemplos de redes de bordo, referentes ao convés.
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667Q790746 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

O casco de um navio mercante está sendo construído por soldagem, utilizando-se o processo arco elétrico eletrodo revestido, identificado pela sigla SMAW segundo a norma americana da AWS. As chapas do casco têm 6,4 mm de espessura do material ASTM A 36, equivalente ao ABNT 1025. Depois de soldado, o casco vai ser ensaiado por processos não-destrutivos do tipo líquido penetrante e por gamagrafia. A respeito dessa fabricação, julgue os itens a seguir.

Antes da soldagem, as chapas devem ser obrigatoriamente aquecidas para afastar o risco do aparecimento de trincas pós-soldagem.

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668Q790516 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No que diz respeito à corrosão e a seus mecanismos de controle, são concepções corretas, EXCETO que

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669Q790535 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. Uma das principais desvantagens do uso de duplo fundo em navios petroleiros é o fato de ele não oferecer espaço para tanques de lastro e de combustível.
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670Q790542 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando que uma massa de 5.000 t a bordo de um navio é movimentada na vertical para cima de 2 metros, analise as afirmativas a seguir.

I - A faixa de estabilidade do navio diminui.

II - A área abaixo da curva de estabilidade do navio aumenta.

III - A distância vertical do centro de gravidade G ao metacentro M diminui.

Está correto o que se afirma em

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671Q790803 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No referente a mecânica aplicada, julgue os itens a seguir. O atrito em mancais de escora de eixos propulsores de navios é direta e predominantemente proporcional à reação vertical ao peso imposta ao mancal.
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672Q790831 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

As válvulas de retenção são classificadas como válvulas:

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673Q251039 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Há um desenho chave para a determinação da quantidade de chapeamento (peso em chapas) a ser utilizado na construção do navio. Esse desenho diz respeito ao plano de

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674Q250537 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre os métodos de construção de painéis planos, está o método denominado casca do ovo (egg-box system). A sequência que corresponde a esse método está em

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675Q790714 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

O funcionamento dos motores de combustão interna se realiza em ciclos onde se distinguem quatro fases (tempos), admissão, compressão, explosão (expansão) e escape. Abaixo são apresentadas características operacionais.

I. Ponto Morto Superior (PMS): Posição no qual o motor não está engrenado.

II. Curso: Espaço linear percorrido pelo êmbolo do PMI (Ponto Morto Inferior) ao PMS (Ponto Morto Superior) e viceversa.

Das afirmações acima:

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676Q790748 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em um navio na condição de alquebramento, quais componentes estruturais, localizados a meio navio, encontram- se sobre tração e compressão, respectivamente?
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677Q790756 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. Na condição de alagamento, o ângulo de banda máximo para uma unidade do tipo semi-submersível é de 25º e a penetração horizontal de uma avaria, segundo o código IMO MODU CODE, deve ser considerada de 1,5 m.
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678Q790761 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na aplicação do conceito da espiral de projeto, as três verificações exclusivas para navios mercantes são a(o)

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679Q790842 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre os métodos de construção de painéis planos, está o método denominado casca do ovo (egg-box system). A sequência que corresponde a esse método está em

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680Q790639 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a projeto de navio, julgue os itens subseqüentes. No projeto de navios mercantes, o peso leve merece atenção especial, já que pode afetar diretamente a capacidade de carga da embarcação, o que influencia diretamente o retorno do capital investido.
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