Questões de Concursos Engenharia Naval Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 661Q249656 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOA pré-equipagem de um bloco estrutural tem como resultado a(o) ✂️ a) diminuição do seu peso, somente. ✂️ b) diminuição dos seus peso e grau de acabamento. ✂️ c) diminuição do seu peso e aumento do seu grau de acabamento. ✂️ d) aumento do seu peso, somente. ✂️ e) aumento dos seus peso e grau de acabamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 662Q790845 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEUm sistema termodinâmico fechado é submetido a um ciclo composto de uma série de três processos, nos quais Q1 = +20 kJ, Q2 = +60 kJ e Q3 = -10 kJ. No primeiro processo, a variação da energia interna é igual a +40 kJ e no terceiro processo, a variação da energia interna é igual a -40 kJ. Acerca desse sistema, julgue os itens seguintes. O trabalho total realizado durante o ciclo é igual a -70 kJ. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 663Q790864 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPEO projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes. Para ser considerada confiável, a via hidroviária deve ser conhecida em toda a sua extensão navegável por meio de cartas náuticas, ter balizamento e sinalização e possuir bóias de amarração e de fundeio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 664Q790940 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOA inspeção regular de soldas é requisito necessário para as estruturas de grande responsabilidade. O processo de inspeção baseado em teste não destrutivo por emissão de vibrações de alta freqüência através de peça soldada é: ✂️ a) ultra-som. ✂️ b) campo magnético. ✂️ c) radiografia. ✂️ d) inspeção de dimensões por gabaritos. ✂️ e) ensaio de tração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 665Q790460 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOQual elemento estrutural transversal trabalha conjuntamente com as cavernas no sentido de resistir aos esforços transversais aos quais está submetido o casco de um navio? ✂️ a) Vau ✂️ b) Escoa ✂️ c) Quilha ✂️ d) Prumo ✂️ e) Pé de carneiro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 666Q790733 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEAcerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens. As redes de esgoto e lastro, o sistema de limpeza de tanques e a rede de baldeação e incêndio constituem exemplos de redes de bordo, referentes ao convés. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 667Q790746 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEO casco de um navio mercante está sendo construído por soldagem, utilizando-se o processo arco elétrico eletrodo revestido, identificado pela sigla SMAW segundo a norma americana da AWS. As chapas do casco têm 6,4 mm de espessura do material ASTM A 36, equivalente ao ABNT 1025. Depois de soldado, o casco vai ser ensaiado por processos não-destrutivos do tipo líquido penetrante e por gamagrafia. A respeito dessa fabricação, julgue os itens a seguir. Antes da soldagem, as chapas devem ser obrigatoriamente aquecidas para afastar o risco do aparecimento de trincas pós-soldagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 668Q790516 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIONo que diz respeito à corrosão e a seus mecanismos de controle, são concepções corretas, EXCETO que ✂️ a) o anodo de sacrifício é uma das técnicas de proteção catódica utilizada em cascos de navios. ✂️ b) a cavitação é um fenômeno de natureza física e sua classificação como um tipo de corrosão está excluída. ✂️ c) a intensidade da corrosão galvânica depende da diferença entre os potenciais eletroquímicos dos materiais envolvidos. ✂️ d) a utilização de juntas coladas deve ser evitada para prevenção da corrosão galvânica. ✂️ e) os materiais absorventes de água devem ser evitados em todas as situações em que a umidade relativa do ambiente exceda 60%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 669Q790535 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. Uma das principais desvantagens do uso de duplo fundo em navios petroleiros é o fato de ele não oferecer espaço para tanques de lastro e de combustível. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 670Q790542 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOConsiderando que uma massa de 5.000 t a bordo de um navio é movimentada na vertical para cima de 2 metros, analise as afirmativas a seguir. I - A faixa de estabilidade do navio diminui. II - A área abaixo da curva de estabilidade do navio aumenta. III - A distância vertical do centro de gravidade G ao metacentro M diminui. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 671Q790803 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPENo referente a mecânica aplicada, julgue os itens a seguir. O atrito em mancais de escora de eixos propulsores de navios é direta e predominantemente proporcional à reação vertical ao peso imposta ao mancal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 672Q790831 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOAs válvulas de retenção são classificadas como válvulas: ✂️ a) de bloqueio de fluxo. ✂️ b) de regulagem de fluxo. ✂️ c) que permitem o fluxo em um só sentido. ✂️ d) que controlam a pressão de montante. ✂️ e) que controlam a pressão de jusante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 673Q251039 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOHá um desenho chave para a determinação da quantidade de chapeamento (peso em chapas) a ser utilizado na construção do navio. Esse desenho diz respeito ao plano de ✂️ a) quilhas. ✂️ b) balizas. ✂️ c) travessas. ✂️ d) linhas do alto. ✂️ e) expansão do chapeamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 674Q250537 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIODentre os métodos de construção de painéis planos, está o método denominado casca do ovo (egg-box system). A sequência que corresponde a esse método está em ✂️ a) soldagem das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais entre si; e soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ao chapeamento já soldado. ✂️ b) soldagem das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais ao chapeamento; e soldagem dos longitudinais e transversais entre si. ✂️ c) soldagem das chapas entre si; ponteamento dos longitudinais e transversais entre si; soldagem dos longitudinais e transversais ao chapeamento e soldagem dos longitudinais e transversais entre si, já ponteados. ✂️ d) ponteamento das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais entre si; soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ao chapeamento ainda ponteado; e soldagem final das chapas. ✂️ e) ponteamento das chapas entre si; ponteamento dos longitudinais e transversais entre si; soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ponteados ao chapeamento ainda ponteado; soldagem final das chapas já ponteadas; e soldagem dos longitudinais e transversais já ponteados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 675Q790714 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosO funcionamento dos motores de combustão interna se realiza em ciclos onde se distinguem quatro fases (tempos), admissão, compressão, explosão (expansão) e escape. Abaixo são apresentadas características operacionais. I. Ponto Morto Superior (PMS): Posição no qual o motor não está engrenado. II. Curso: Espaço linear percorrido pelo êmbolo do PMI (Ponto Morto Inferior) ao PMS (Ponto Morto Superior) e viceversa. Das afirmações acima: ✂️ a) Somente a I está correta. ✂️ b) Ambas estão incorretas. ✂️ c) Ambas estão corretas. ✂️ d) Somente a II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 676Q790748 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm um navio na condição de alquebramento, quais componentes estruturais, localizados a meio navio, encontram- se sobre tração e compressão, respectivamente? ✂️ a) Quilha e longarina. ✂️ b) Sicorda e quilha. ✂️ c) Longarina e sicorda. ✂️ d) Hastilha e sicorda. ✂️ e) Hastilha e vau. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 677Q790756 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEAcerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. Na condição de alagamento, o ângulo de banda máximo para uma unidade do tipo semi-submersível é de 25º e a penetração horizontal de uma avaria, segundo o código IMO MODU CODE, deve ser considerada de 1,5 m. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 678Q790761 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIONa aplicação do conceito da espiral de projeto, as três verificações exclusivas para navios mercantes são a(o) ✂️ a) definição dos aparelhos de carga, a estima do deadweight total e a estima do valor da arqueação (bruta e líquida). ✂️ b) definição da capacidade dos aparelhos de carga, a definição do arranjo geral e o cálculo de estabilidade e compasso (trim). ✂️ c) definição do arranjo geral, a análise de tripulação e a seleção da planta propulsiva. ✂️ d) definição de dimensões principais e os coeficientes de forma, a avaliação de comportamento no mar (seakeeping) e a estimativa de custos. ✂️ e) cálculo de estabilidade e trim, o cálculo estrutural e a estimativa de custos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 679Q790842 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIODentre os métodos de construção de painéis planos, está o método denominado casca do ovo (egg-box system). A sequência que corresponde a esse método está em ✂️ a) soldagem das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais entre si; e soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ao chapeamento já soldado. ✂️ b) soldagem das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais ao chapeamento; e soldagem dos longitudinais e transversais entre si. ✂️ c) soldagem das chapas entre si; ponteamento dos longitudinais e transversais entre si; soldagem dos longitudinais e transversais ao chapeamento e soldagem dos longitudinais e transversais entre si, já ponteados. ✂️ d) ponteamento das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais entre si; soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ao chapeamento ainda ponteado; e soldagem final das chapas. ✂️ e) ponteamento das chapas entre si; ponteamento dos longitudinais e transversais entre si; soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ponteados ao chapeamento ainda ponteado; soldagem final das chapas já ponteadas; e soldagem dos longitudinais e transversais já ponteados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 680Q790639 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPECom relação a projeto de navio, julgue os itens subseqüentes. No projeto de navios mercantes, o peso leve merece atenção especial, já que pode afetar diretamente a capacidade de carga da embarcação, o que influencia diretamente o retorno do capital investido. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
661Q249656 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOA pré-equipagem de um bloco estrutural tem como resultado a(o) ✂️ a) diminuição do seu peso, somente. ✂️ b) diminuição dos seus peso e grau de acabamento. ✂️ c) diminuição do seu peso e aumento do seu grau de acabamento. ✂️ d) aumento do seu peso, somente. ✂️ e) aumento dos seus peso e grau de acabamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
662Q790845 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEUm sistema termodinâmico fechado é submetido a um ciclo composto de uma série de três processos, nos quais Q1 = +20 kJ, Q2 = +60 kJ e Q3 = -10 kJ. No primeiro processo, a variação da energia interna é igual a +40 kJ e no terceiro processo, a variação da energia interna é igual a -40 kJ. Acerca desse sistema, julgue os itens seguintes. O trabalho total realizado durante o ciclo é igual a -70 kJ. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
663Q790864 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPEO projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes. Para ser considerada confiável, a via hidroviária deve ser conhecida em toda a sua extensão navegável por meio de cartas náuticas, ter balizamento e sinalização e possuir bóias de amarração e de fundeio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
664Q790940 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOA inspeção regular de soldas é requisito necessário para as estruturas de grande responsabilidade. O processo de inspeção baseado em teste não destrutivo por emissão de vibrações de alta freqüência através de peça soldada é: ✂️ a) ultra-som. ✂️ b) campo magnético. ✂️ c) radiografia. ✂️ d) inspeção de dimensões por gabaritos. ✂️ e) ensaio de tração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
665Q790460 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOQual elemento estrutural transversal trabalha conjuntamente com as cavernas no sentido de resistir aos esforços transversais aos quais está submetido o casco de um navio? ✂️ a) Vau ✂️ b) Escoa ✂️ c) Quilha ✂️ d) Prumo ✂️ e) Pé de carneiro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
666Q790733 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEAcerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens. As redes de esgoto e lastro, o sistema de limpeza de tanques e a rede de baldeação e incêndio constituem exemplos de redes de bordo, referentes ao convés. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
667Q790746 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEO casco de um navio mercante está sendo construído por soldagem, utilizando-se o processo arco elétrico eletrodo revestido, identificado pela sigla SMAW segundo a norma americana da AWS. As chapas do casco têm 6,4 mm de espessura do material ASTM A 36, equivalente ao ABNT 1025. Depois de soldado, o casco vai ser ensaiado por processos não-destrutivos do tipo líquido penetrante e por gamagrafia. A respeito dessa fabricação, julgue os itens a seguir. Antes da soldagem, as chapas devem ser obrigatoriamente aquecidas para afastar o risco do aparecimento de trincas pós-soldagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
668Q790516 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIONo que diz respeito à corrosão e a seus mecanismos de controle, são concepções corretas, EXCETO que ✂️ a) o anodo de sacrifício é uma das técnicas de proteção catódica utilizada em cascos de navios. ✂️ b) a cavitação é um fenômeno de natureza física e sua classificação como um tipo de corrosão está excluída. ✂️ c) a intensidade da corrosão galvânica depende da diferença entre os potenciais eletroquímicos dos materiais envolvidos. ✂️ d) a utilização de juntas coladas deve ser evitada para prevenção da corrosão galvânica. ✂️ e) os materiais absorventes de água devem ser evitados em todas as situações em que a umidade relativa do ambiente exceda 60%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
669Q790535 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. Uma das principais desvantagens do uso de duplo fundo em navios petroleiros é o fato de ele não oferecer espaço para tanques de lastro e de combustível. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
670Q790542 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOConsiderando que uma massa de 5.000 t a bordo de um navio é movimentada na vertical para cima de 2 metros, analise as afirmativas a seguir. I - A faixa de estabilidade do navio diminui. II - A área abaixo da curva de estabilidade do navio aumenta. III - A distância vertical do centro de gravidade G ao metacentro M diminui. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
671Q790803 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPENo referente a mecânica aplicada, julgue os itens a seguir. O atrito em mancais de escora de eixos propulsores de navios é direta e predominantemente proporcional à reação vertical ao peso imposta ao mancal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
672Q790831 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOAs válvulas de retenção são classificadas como válvulas: ✂️ a) de bloqueio de fluxo. ✂️ b) de regulagem de fluxo. ✂️ c) que permitem o fluxo em um só sentido. ✂️ d) que controlam a pressão de montante. ✂️ e) que controlam a pressão de jusante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
673Q251039 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOHá um desenho chave para a determinação da quantidade de chapeamento (peso em chapas) a ser utilizado na construção do navio. Esse desenho diz respeito ao plano de ✂️ a) quilhas. ✂️ b) balizas. ✂️ c) travessas. ✂️ d) linhas do alto. ✂️ e) expansão do chapeamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
674Q250537 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIODentre os métodos de construção de painéis planos, está o método denominado casca do ovo (egg-box system). A sequência que corresponde a esse método está em ✂️ a) soldagem das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais entre si; e soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ao chapeamento já soldado. ✂️ b) soldagem das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais ao chapeamento; e soldagem dos longitudinais e transversais entre si. ✂️ c) soldagem das chapas entre si; ponteamento dos longitudinais e transversais entre si; soldagem dos longitudinais e transversais ao chapeamento e soldagem dos longitudinais e transversais entre si, já ponteados. ✂️ d) ponteamento das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais entre si; soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ao chapeamento ainda ponteado; e soldagem final das chapas. ✂️ e) ponteamento das chapas entre si; ponteamento dos longitudinais e transversais entre si; soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ponteados ao chapeamento ainda ponteado; soldagem final das chapas já ponteadas; e soldagem dos longitudinais e transversais já ponteados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
675Q790714 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosO funcionamento dos motores de combustão interna se realiza em ciclos onde se distinguem quatro fases (tempos), admissão, compressão, explosão (expansão) e escape. Abaixo são apresentadas características operacionais. I. Ponto Morto Superior (PMS): Posição no qual o motor não está engrenado. II. Curso: Espaço linear percorrido pelo êmbolo do PMI (Ponto Morto Inferior) ao PMS (Ponto Morto Superior) e viceversa. Das afirmações acima: ✂️ a) Somente a I está correta. ✂️ b) Ambas estão incorretas. ✂️ c) Ambas estão corretas. ✂️ d) Somente a II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
676Q790748 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm um navio na condição de alquebramento, quais componentes estruturais, localizados a meio navio, encontram- se sobre tração e compressão, respectivamente? ✂️ a) Quilha e longarina. ✂️ b) Sicorda e quilha. ✂️ c) Longarina e sicorda. ✂️ d) Hastilha e sicorda. ✂️ e) Hastilha e vau. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
677Q790756 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEAcerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. Na condição de alagamento, o ângulo de banda máximo para uma unidade do tipo semi-submersível é de 25º e a penetração horizontal de uma avaria, segundo o código IMO MODU CODE, deve ser considerada de 1,5 m. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
678Q790761 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIONa aplicação do conceito da espiral de projeto, as três verificações exclusivas para navios mercantes são a(o) ✂️ a) definição dos aparelhos de carga, a estima do deadweight total e a estima do valor da arqueação (bruta e líquida). ✂️ b) definição da capacidade dos aparelhos de carga, a definição do arranjo geral e o cálculo de estabilidade e compasso (trim). ✂️ c) definição do arranjo geral, a análise de tripulação e a seleção da planta propulsiva. ✂️ d) definição de dimensões principais e os coeficientes de forma, a avaliação de comportamento no mar (seakeeping) e a estimativa de custos. ✂️ e) cálculo de estabilidade e trim, o cálculo estrutural e a estimativa de custos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
679Q790842 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIODentre os métodos de construção de painéis planos, está o método denominado casca do ovo (egg-box system). A sequência que corresponde a esse método está em ✂️ a) soldagem das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais entre si; e soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ao chapeamento já soldado. ✂️ b) soldagem das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais ao chapeamento; e soldagem dos longitudinais e transversais entre si. ✂️ c) soldagem das chapas entre si; ponteamento dos longitudinais e transversais entre si; soldagem dos longitudinais e transversais ao chapeamento e soldagem dos longitudinais e transversais entre si, já ponteados. ✂️ d) ponteamento das chapas entre si; soldagem dos longitudinais e transversais entre si; soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ao chapeamento ainda ponteado; e soldagem final das chapas. ✂️ e) ponteamento das chapas entre si; ponteamento dos longitudinais e transversais entre si; soldagem da estrutura formada pelos longitudinais e transversais ponteados ao chapeamento ainda ponteado; soldagem final das chapas já ponteadas; e soldagem dos longitudinais e transversais já ponteados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
680Q790639 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPECom relação a projeto de navio, julgue os itens subseqüentes. No projeto de navios mercantes, o peso leve merece atenção especial, já que pode afetar diretamente a capacidade de carga da embarcação, o que influencia diretamente o retorno do capital investido. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro