Questões de Concursos Engenharia Naval

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721Q790819 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

A eficiência de um propulsor aumenta quando se aumenta o valor da(o):

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722Q790580 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Há um desenho chave para a determinação da quantidade de chapeamento (peso em chapas) a ser utilizado na construção do navio. Esse desenho diz respeito ao plano de

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723Q790584 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Realizando uma navegação costeira na região de Acaraú, uma embarcação sofre ação dos ventos alísios, que sopram em direção às regiões equatoriais da terra. Sobre os ventos alísios, é correto afirmar-se que são ventos permanentes que sopram
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724Q208195 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade
da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Em navios graneleiros, a carga de grãos pode se deslocar, produzindo banda permanente. A embarcação que transporta essa carga deve incorporar, em sua estrutura, condições para atenuar o possível deslocamento de carga. Complementar o carregamento dos porões com sacos contendo grãos é uma estratégia eficiente para evitar o deslocamento da carga.

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725Q202839 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação ao sistema de distribuição de combustível em navios (óleo pesado e óleo diesel), considerando o fluxo de combustível desde os tanques de armazenamento até a injeção no motor, analise as afirmativas a seguir.

I Os purificadores situam-se entre os tanques de sedimentação e serviço e separam água e sólidos (borra) do óleo, tornando-o limpo.
II O tempo de sedimentação para o óleo pesado é calculado em função do consumo específico do motor, potência do motor e autonomia do navio.
III Em sistemas que usam óleo pesado, é necessário o aquecimento dos tanques de armazenamento, sedimentação e serviço, ao passo que, para sistemas que usam óleo diesel, somente o tanque de sedimentação pode ser aquecido.

Está correto o que se afirma em

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726Q790902 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Um navio com 20.000 toneladas de deslocamento tem posição vertical do centro de gravidade (KG) e altura metacêntrica transversal (KM), respectivamente, iguais a 7 e 9 metros. O momento de estabilidade estática, em t.m, para um ângulo de inclinação transversal de 3 graus vale

Dados:

sen 3º = 0,0523

cos 3º = 0,9986

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727Q790700 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O componente das tintas, responsável direto pela continuidade e formação da película, é denominado
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728Q790475 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

São atividades específicas da fase de projeto de detalhamento de um navio a elaboração de desenhos de

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729Q790490 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao transporte aquaviário, julgue os itens que se seguem.

Considerando-se que o transporte de minério de ferro entre dois portos é realizado por navio graneleiro a uma velocidade constante e que o custo por tonelada de carga transportada correspondente à soma dos custos anuais de capital operacional e de viagem da embarcação, dividida pela quantidade de carga transportada por ano, verifica-se que navios graneleiros de menor capacidade tendem a apresentar menores custos por tonelada à medida que a distância entre os portos aumenta.

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730Q790515 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Para que o óleo pesado seja corretamente utilizado como combustível em um motor diesel, deve-se:

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731Q790615 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Do ponto de vista da estimativa da resistência ao avanço de navios, a partir de ensaios com os seus respectivos modelos, a similaridade dinâmica entre um navio e seu modelo NÃO é exata, pois os(as) seus(suas)
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732Q790636 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O peso leve de um navio pode ser obtido experimentalmente através da realização de um teste de inclinação. Esse teste fornecerá um valor de peso ao qual, para se obter o peso leve da embarcação, é acrescido o peso

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733Q790699 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

O projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes.

As bóias de amarração servem para o estacionamento da embarcação, enquanto as bóias de fundeio servem para o desmembramento dos comboios.

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734Q790735 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um problema encontrado no projeto de um navio é a estimativa do seu peso leve, cujo valor é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Para que o peso leve não seja subestimado durante o projeto, analise as medidas a serem tomadas. I – Inclusão de margem de peso para a solda. II – Inclusão de margem de peso para espessura de chapas usadas na construção. III – Inclusão de margem para o volume dos porões de carga. É(São) válida(s) APENAS a(s) medida(s)
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735Q790482 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a projeto de navio, julgue os itens subseqüentes. A espiral de projeto é uma forma de se conduzir o projeto de sistemas flutuantes. Durante as fases do projeto preliminar de um navio, aumenta-se o conhecimento do projeto à medida que se evolui na espiral.
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736Q790503 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Na comparação entre as principais características dos mancais de rolamento e deslizamento, os tipos que apresentam menor coeficiente de atrito, construção mais simplificada e maior área de lubrificação, respectivamente, são:

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737Q790868 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre Teste de Inclinação de navios, analise as afirmações a seguir.

I - Lanças de guindastes, baleeiras, aparelhos ou paus de carga devem estar fixos e em posição de viagem no momento de cada leitura, e tampas de escotilhas devem, sempre que possível, estar fechadas.

II - Líquidos pertencentes a caldeiras, equipamentos e tubulações devem ser mantidos, tanto quanto possível, nos seus níveis normais de operação.

III - Seu objetivo é a determinação da distância KG da quilha ao seu centro de gravidade na condição leve, logo após o término de sua construção e/ou após obras e alterações de construção que levem a uma suposta alteração na posição do centro de gravidade.

Está correto o que se afirma em

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738Q790878 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens. A operação em baixas rotações constitui um aspecto favorável para o aumento da eficiência térmica em motores dísel. Em baixas velocidades de rotação, o tempo disponível para a realização do processo de combustão é maior. Essa característica favorece a queima de combustíveis de menor atraso à ignição, caso típico dos óleos residuais consumidos em motores dísel de baixa rotação.
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739Q790623 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Acerca de máquinas elétricas, julgue os itens que se seguem. Em um conversor eletromecânico girante, conjugados e velocidades podem ser constantes em vez de pulsantes, e altas velocidades são possíveis sem haver necessidade de serem superelevadas as forças de aceleração nos dispositivos de translação. Altas velocidades permitem altas tensões e, portanto, potência elétrica mais elevada para uma mesma massa.
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740Q790663 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens.

A redução do risco de cavitação representa um aspecto de grande importância no projeto e na operação de sistemas de bombeamento. A avaliação dos valores de NPSH (net positive suction head), disponível no sistema e requerido pela bomba, permite determinar, por exemplo, a vazão máxima para a operação sem cavitação. Sendo assim, para um dado sistema, caso seja observada a ocorrência de cavitação, a condição de operação sem cavitação pode ser restabelecida por meio da redução do valor de vazão. O controle da vazão em tal situação pode ser realizado por meio do estrangulamento de uma válvula localizada, obrigatoriamente, na linha de sucção da bomba.
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