Questões de Concursos Engenharia Naval Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 761Q790655 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. No projeto e na construção de conveses, podem ser usados os sistemas transversal e longitudinal. O sistema longitudinal é adequado para conveses resistentes de navios de carga seca com comprimento superior a 120 m. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 762Q790928 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUm engenheiro substituiu o perfil utilizado na fabricação de uma viga elástica biapoiada sob flexão por outro, com momento de inércia de área da seção transversal quatro vezes maior e com todos os demais parâmetros idênticos. Com essa substituição, as frequências naturais não amortecidas do novo perfil, relativamente ao perfil original, foram ✂️ a) duplicadas. ✂️ b) triplicadas. ✂️ c) quadruplicadas. ✂️ d) reduzidas à metade. ✂️ e) reduzidas a um quarto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 763Q250024 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOSão acessórios do casco, localizados APENAS no convés de um navio, ✂️ a) cabeço, cunho, leme. ✂️ b) cabeço, cunho, abita. ✂️ c) cunho, abita, bolina. ✂️ d) leme, bolina, pé de galinha. ✂️ e) abita, leme, pé de galinha. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 764Q790701 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPENo que se refere a resistência estrutural, julgue os itens a seguir. Considere que, em uma barcaça em forma de paralelepípedo dividido por anteparas transversais em cinco tanques de comprimentos iguais, foram carregados os dois tanques da extremidade e mantidos vazios os três centrais. Essa situação é caracterizada como tosamento e o momento flector máximo ocorrerá nas extremidades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 765Q790840 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEO casco de um navio mercante está sendo construído por soldagem, utilizando-se o processo arco elétrico eletrodo revestido, identificado pela sigla SMAW segundo a norma americana da AWS. As chapas do casco têm 6,4 mm de espessura do material ASTM A 36, equivalente ao ABNT 1025. Depois de soldado, o casco vai ser ensaiado por processos não-destrutivos do tipo líquido penetrante e por gamagrafia. A respeito dessa fabricação, julgue os itens a seguir. O ensaio por líquido penetrante detectará todos os defeitos superficiais e subsuperficiais que forem deixados pela soldagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 766Q790847 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, a respeito de arquitetura naval. Somente um método pode ser utilizado para a avaliação da condição de equilíbrio de uma embarcação em condição de avaria. O método dos pesos adicionados permite tratar tanto avarias restritas quanto avarias irrestritas para determinação da condição de equilíbrio. Para o caso de avaria irrestrita, deve ser empregado um processo iterativo de busca da condição de equilíbrio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 767Q259426 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue ositens seguintes.Cabe ao órgão de gestão de mão-de-obra do porto (OGMO) organizar e manter os cadastros de trabalhadores habilitados e o registro dos trabalhadores avulsos. Trabalhador habilitado é o que apenas preenche o tempo de experiência estabelecido pela OGMO ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 768Q249711 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOAo estudar o sistema de construção longitudinal de uma embarcação, um técnico concluiu que ✂️ a) a continuidade das vigas longitudinais não é mantida, e a rigidez transversal é obtida por meio de cavernas colocadas a pequenos intervalos. ✂️ b) as cavernas e os vaus formam anéis transversais, que são rasgados para dar passagem aos longitudinais e a sicordas. ✂️ c) esse sistema consiste em um pequeno número de longitudinais e sicordas, com grande espaçamento. ✂️ d) esse sistema não é conveniente para a subdivisão de navios como os petroleiros e cargueiros, os quais necessitam de porões grandes e livres para a movimentação da carga. ✂️ e) esse sistema apresenta a desvantagem de usar mais peças curvas (cavernas) que o sistema transversal, o que dificulta a construção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 769Q790641 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPENo terminal de contêineres (TECON) do porto de SUAPE, operam dois portêineres com capacidade de 40 t (25 movimentos por hora), dois transtêineres com capacidade de 35 t, 5 reach stackers para 45 t, 4 top loaders ( dois de 35 t e dois de 40 t), 3 side-lifters e 3 fork lifters com capacidade de até 7,5 t. Com base nessa lista de equipamentos, apresentada na Internet, julgue os itens a seguir. Side-lifter é um nome genérico que designa um grande número de equipamentos, podendo ser aplicado a caminhão provido com muck. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 770Q790654 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOSobre edificação de estruturas navais em carreiras e diques, analise as afirmativas a seguir. I - O método de construção por seções, quando comparado aos demais métodos, minimiza o tempo de utilização da carreira ou do dique. II - Os diques são amplamente utilizados na construção de grandes embarcações e plataformas de petróleo, dada a facilidade do seu terreno plano. III - A carreira deve ter uma inclinação acentuada a fim de fazer o navio deslizar com velocidade suficiente para vencer a resistência imposta pela água. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 771Q790719 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm relação a plataformas de exploração e produção de petróleo e gás, analise as afirmações a seguir. I - O sistema de posicionamento dinâmico está relacionado ao sistema de ancoragem em plataformas semissubmersíveis, a fim de impedir maiores movimentos da unidade. II - Navios aliviadores são responsáveis pelo suprimento de consumíveis da plataforma e pelo armazenamento do petróleo. III - O tensionamento do sistema de ancoragem de plataformas tipo TLP (Tension Leg Platforms) se deve a aspectos de flutuação do casco. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 772Q790759 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, a respeito de arquitetura naval. O teste de inclinação determina a posição vertical do centro de gravidade para uma embarcação carregada. Esse teste deve ser realizado em águas abrigadas e devem ser tomados cuidados adicionais relativos às condições de vento e correnteza. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 773Q790769 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPECom relação aos cuidados que o piloto de uma embarcação, navegando após o pôr do Sol, deve tomar, julgue os itens seguintes. Em comboio impulsionado por empurrador, haverá uma luz verde a boreste, na chata e no empurrador, luz vermelha a bombordo, na chata e no empurrador, duas luzes brancas no mastro, luz branca na popa e duas luzes vermelhas na linha horizontal com a mais alta das luzes do mastro, uma em cada bordo, na distância de 1,5 m. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 774Q790828 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOPara suprimento de água doce para consumo em navios, utiliza-se o tanque hidrofor porque : ✂️ a) é um tanque que garante maior abastecimento de água. ✂️ b) permite o suprimento de água quente e água fria. ✂️ c) consiste numa instalação mais compacta. ✂️ d) existem pontos de consumo em altura superior à do tanque. ✂️ e) aproveita energia de outros processos da Praça de Máquinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 775Q790603 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIONo que diz respeito à classificação e às atividades de embarcações, reconhece-se que os ✂️ a) navios-tanques são os que transportam granéis sólidos, líquidos e gases liquefeitos. ✂️ b) navios-petroleiros possuem alto coeficiente de bloco e, em geral, navegam em alta velocidade (acima de 20 nós). ✂️ c) navios de Apoio a Plataformas (PSV) são destinados ao envio de suprimentos, atividades de manuseio de âncoras e reboque de navios aliviadores. ✂️ d) navios de cabotagem são os que operam em rios e lagoas (navegação interior). ✂️ e) navios porta-contentores (baixo coeficiente de bloco) possuem algumas superestruturas localizadas mais à vante, permitindo o uso de motores maiores na praça de máquinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 776Q790931 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEUm outro tipo de giroscópio, conhecido como giroscópio de fibra óptica, funciona com base em dois feixes de luz que percorrem um circuito fechado por dentro de uma fibra óptica. Os dois feixes percorrem a fibra em direções opostas e se interferem na saída. Em relação ao referencial onde a fibra está montada, uma rotação nesse referencial produz um atraso do feixe que circula no mesmo sentido da rotação em relação ao feixe que circula no sentido contrário, o que resulta em uma alteração no padrão de interferência. Essa alteração é quantificada e traduzida em velocidade de rotação do referencial. Valores da ordem de 0,1o por hora podem ser detectados com essa técnica. Em relação aos princípios físicos envolvidos no giroscópio de fibra óptica abordado no texto acima, julgue os itens a seguir. Não havendo rotação do giroscópio, os dois feixes devem sofrer uma interferência destrutiva na saída da fibra. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 777Q790937 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEAcerca da hidrodinâmica, julgue os itens que se sucedem. Um cilindro circular é colocado verticalmente em ondas longitudinais. A partir da formulação de Morison, pode-se mostrar que o predomínio das forças inerciais sobre as forças viscosas depende do número de Keulegan-Carpenter. Pode-se concluir, a partir dessa análise, que o aumento do número de Keulegan-Carpenter implica em predomínio das forças inerciais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 778Q790685 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOSobre a estabilidade transversal de navios, analise as afirmações a seguir. I - Ângulo de emborcamento é o ângulo onde termina a faixa de estabilidade. II - Um navio com o centro de gravidade localizado acima de seu metacentro possui estabilidade. III - A declividade na origem da curva de estabilidade estática (braço de endireitamento em metros x ângulo de inclinação em radianos) de uma embarcação é equivalente à distância em metros de seu centro de gravidade G ao seu metacentro M transversal. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 779Q790455 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEO casco de um navio mercante está sendo construído por soldagem, utilizando-se o processo arco elétrico eletrodo revestido, identificado pela sigla SMAW segundo a norma americana da AWS. As chapas do casco têm 6,4 mm de espessura do material ASTM A 36, equivalente ao ABNT 1025. Depois de soldado, o casco vai ser ensaiado por processos não-destrutivos do tipo líquido penetrante e por gamagrafia. A respeito dessa fabricação, julgue os itens a seguir. Se para a soldagem for selecionado um eletrodo rutílico da classe AWS EXX13, este poderá ser conectado em qualquer polaridade, ou seja CC +, CC - ou CA. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 780Q790857 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPENo que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens. No ciclo Rankine com regeneração, uma parte do vapor parcialmente expandido na turbina é utilizada para o preaquecimento da água de alimentação da caldeira. Em geral, são adotados vários estágios de extração com a finalidade de se aumentar a eficiência do ciclo. Porém, em termos práticos, a quantidade de estágios de extração é limitada por razões de ordem econômica, já que o aumento de rendimento do ciclo, geralmente, não compensa o custo dos equipamentos adicionais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
761Q790655 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. No projeto e na construção de conveses, podem ser usados os sistemas transversal e longitudinal. O sistema longitudinal é adequado para conveses resistentes de navios de carga seca com comprimento superior a 120 m. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
762Q790928 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUm engenheiro substituiu o perfil utilizado na fabricação de uma viga elástica biapoiada sob flexão por outro, com momento de inércia de área da seção transversal quatro vezes maior e com todos os demais parâmetros idênticos. Com essa substituição, as frequências naturais não amortecidas do novo perfil, relativamente ao perfil original, foram ✂️ a) duplicadas. ✂️ b) triplicadas. ✂️ c) quadruplicadas. ✂️ d) reduzidas à metade. ✂️ e) reduzidas a um quarto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
763Q250024 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOSão acessórios do casco, localizados APENAS no convés de um navio, ✂️ a) cabeço, cunho, leme. ✂️ b) cabeço, cunho, abita. ✂️ c) cunho, abita, bolina. ✂️ d) leme, bolina, pé de galinha. ✂️ e) abita, leme, pé de galinha. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
764Q790701 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPENo que se refere a resistência estrutural, julgue os itens a seguir. Considere que, em uma barcaça em forma de paralelepípedo dividido por anteparas transversais em cinco tanques de comprimentos iguais, foram carregados os dois tanques da extremidade e mantidos vazios os três centrais. Essa situação é caracterizada como tosamento e o momento flector máximo ocorrerá nas extremidades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
765Q790840 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEO casco de um navio mercante está sendo construído por soldagem, utilizando-se o processo arco elétrico eletrodo revestido, identificado pela sigla SMAW segundo a norma americana da AWS. As chapas do casco têm 6,4 mm de espessura do material ASTM A 36, equivalente ao ABNT 1025. Depois de soldado, o casco vai ser ensaiado por processos não-destrutivos do tipo líquido penetrante e por gamagrafia. A respeito dessa fabricação, julgue os itens a seguir. O ensaio por líquido penetrante detectará todos os defeitos superficiais e subsuperficiais que forem deixados pela soldagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
766Q790847 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, a respeito de arquitetura naval. Somente um método pode ser utilizado para a avaliação da condição de equilíbrio de uma embarcação em condição de avaria. O método dos pesos adicionados permite tratar tanto avarias restritas quanto avarias irrestritas para determinação da condição de equilíbrio. Para o caso de avaria irrestrita, deve ser empregado um processo iterativo de busca da condição de equilíbrio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
767Q259426 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue ositens seguintes.Cabe ao órgão de gestão de mão-de-obra do porto (OGMO) organizar e manter os cadastros de trabalhadores habilitados e o registro dos trabalhadores avulsos. Trabalhador habilitado é o que apenas preenche o tempo de experiência estabelecido pela OGMO ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
768Q249711 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOAo estudar o sistema de construção longitudinal de uma embarcação, um técnico concluiu que ✂️ a) a continuidade das vigas longitudinais não é mantida, e a rigidez transversal é obtida por meio de cavernas colocadas a pequenos intervalos. ✂️ b) as cavernas e os vaus formam anéis transversais, que são rasgados para dar passagem aos longitudinais e a sicordas. ✂️ c) esse sistema consiste em um pequeno número de longitudinais e sicordas, com grande espaçamento. ✂️ d) esse sistema não é conveniente para a subdivisão de navios como os petroleiros e cargueiros, os quais necessitam de porões grandes e livres para a movimentação da carga. ✂️ e) esse sistema apresenta a desvantagem de usar mais peças curvas (cavernas) que o sistema transversal, o que dificulta a construção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
769Q790641 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPENo terminal de contêineres (TECON) do porto de SUAPE, operam dois portêineres com capacidade de 40 t (25 movimentos por hora), dois transtêineres com capacidade de 35 t, 5 reach stackers para 45 t, 4 top loaders ( dois de 35 t e dois de 40 t), 3 side-lifters e 3 fork lifters com capacidade de até 7,5 t. Com base nessa lista de equipamentos, apresentada na Internet, julgue os itens a seguir. Side-lifter é um nome genérico que designa um grande número de equipamentos, podendo ser aplicado a caminhão provido com muck. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
770Q790654 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOSobre edificação de estruturas navais em carreiras e diques, analise as afirmativas a seguir. I - O método de construção por seções, quando comparado aos demais métodos, minimiza o tempo de utilização da carreira ou do dique. II - Os diques são amplamente utilizados na construção de grandes embarcações e plataformas de petróleo, dada a facilidade do seu terreno plano. III - A carreira deve ter uma inclinação acentuada a fim de fazer o navio deslizar com velocidade suficiente para vencer a resistência imposta pela água. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
771Q790719 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm relação a plataformas de exploração e produção de petróleo e gás, analise as afirmações a seguir. I - O sistema de posicionamento dinâmico está relacionado ao sistema de ancoragem em plataformas semissubmersíveis, a fim de impedir maiores movimentos da unidade. II - Navios aliviadores são responsáveis pelo suprimento de consumíveis da plataforma e pelo armazenamento do petróleo. III - O tensionamento do sistema de ancoragem de plataformas tipo TLP (Tension Leg Platforms) se deve a aspectos de flutuação do casco. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
772Q790759 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, a respeito de arquitetura naval. O teste de inclinação determina a posição vertical do centro de gravidade para uma embarcação carregada. Esse teste deve ser realizado em águas abrigadas e devem ser tomados cuidados adicionais relativos às condições de vento e correnteza. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
773Q790769 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPECom relação aos cuidados que o piloto de uma embarcação, navegando após o pôr do Sol, deve tomar, julgue os itens seguintes. Em comboio impulsionado por empurrador, haverá uma luz verde a boreste, na chata e no empurrador, luz vermelha a bombordo, na chata e no empurrador, duas luzes brancas no mastro, luz branca na popa e duas luzes vermelhas na linha horizontal com a mais alta das luzes do mastro, uma em cada bordo, na distância de 1,5 m. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
774Q790828 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOPara suprimento de água doce para consumo em navios, utiliza-se o tanque hidrofor porque : ✂️ a) é um tanque que garante maior abastecimento de água. ✂️ b) permite o suprimento de água quente e água fria. ✂️ c) consiste numa instalação mais compacta. ✂️ d) existem pontos de consumo em altura superior à do tanque. ✂️ e) aproveita energia de outros processos da Praça de Máquinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
775Q790603 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIONo que diz respeito à classificação e às atividades de embarcações, reconhece-se que os ✂️ a) navios-tanques são os que transportam granéis sólidos, líquidos e gases liquefeitos. ✂️ b) navios-petroleiros possuem alto coeficiente de bloco e, em geral, navegam em alta velocidade (acima de 20 nós). ✂️ c) navios de Apoio a Plataformas (PSV) são destinados ao envio de suprimentos, atividades de manuseio de âncoras e reboque de navios aliviadores. ✂️ d) navios de cabotagem são os que operam em rios e lagoas (navegação interior). ✂️ e) navios porta-contentores (baixo coeficiente de bloco) possuem algumas superestruturas localizadas mais à vante, permitindo o uso de motores maiores na praça de máquinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
776Q790931 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEUm outro tipo de giroscópio, conhecido como giroscópio de fibra óptica, funciona com base em dois feixes de luz que percorrem um circuito fechado por dentro de uma fibra óptica. Os dois feixes percorrem a fibra em direções opostas e se interferem na saída. Em relação ao referencial onde a fibra está montada, uma rotação nesse referencial produz um atraso do feixe que circula no mesmo sentido da rotação em relação ao feixe que circula no sentido contrário, o que resulta em uma alteração no padrão de interferência. Essa alteração é quantificada e traduzida em velocidade de rotação do referencial. Valores da ordem de 0,1o por hora podem ser detectados com essa técnica. Em relação aos princípios físicos envolvidos no giroscópio de fibra óptica abordado no texto acima, julgue os itens a seguir. Não havendo rotação do giroscópio, os dois feixes devem sofrer uma interferência destrutiva na saída da fibra. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
777Q790937 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEAcerca da hidrodinâmica, julgue os itens que se sucedem. Um cilindro circular é colocado verticalmente em ondas longitudinais. A partir da formulação de Morison, pode-se mostrar que o predomínio das forças inerciais sobre as forças viscosas depende do número de Keulegan-Carpenter. Pode-se concluir, a partir dessa análise, que o aumento do número de Keulegan-Carpenter implica em predomínio das forças inerciais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
778Q790685 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOSobre a estabilidade transversal de navios, analise as afirmações a seguir. I - Ângulo de emborcamento é o ângulo onde termina a faixa de estabilidade. II - Um navio com o centro de gravidade localizado acima de seu metacentro possui estabilidade. III - A declividade na origem da curva de estabilidade estática (braço de endireitamento em metros x ângulo de inclinação em radianos) de uma embarcação é equivalente à distância em metros de seu centro de gravidade G ao seu metacentro M transversal. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
779Q790455 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPEO casco de um navio mercante está sendo construído por soldagem, utilizando-se o processo arco elétrico eletrodo revestido, identificado pela sigla SMAW segundo a norma americana da AWS. As chapas do casco têm 6,4 mm de espessura do material ASTM A 36, equivalente ao ABNT 1025. Depois de soldado, o casco vai ser ensaiado por processos não-destrutivos do tipo líquido penetrante e por gamagrafia. A respeito dessa fabricação, julgue os itens a seguir. Se para a soldagem for selecionado um eletrodo rutílico da classe AWS EXX13, este poderá ser conectado em qualquer polaridade, ou seja CC +, CC - ou CA. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
780Q790857 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPENo que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens. No ciclo Rankine com regeneração, uma parte do vapor parcialmente expandido na turbina é utilizada para o preaquecimento da água de alimentação da caldeira. Em geral, são adotados vários estágios de extração com a finalidade de se aumentar a eficiência do ciclo. Porém, em termos práticos, a quantidade de estágios de extração é limitada por razões de ordem econômica, já que o aumento de rendimento do ciclo, geralmente, não compensa o custo dos equipamentos adicionais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro