Questões de Concursos Engenharia Naval

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761Q790655 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. No projeto e na construção de conveses, podem ser usados os sistemas transversal e longitudinal. O sistema longitudinal é adequado para conveses resistentes de navios de carga seca com comprimento superior a 120 m.
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762Q790928 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um engenheiro substituiu o perfil utilizado na fabricação de uma viga elástica biapoiada sob flexão por outro, com momento de inércia de área da seção transversal quatro vezes maior e com todos os demais parâmetros idênticos. Com essa substituição, as frequências naturais não amortecidas do novo perfil, relativamente ao perfil original, foram

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763Q250024 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

São acessórios do casco, localizados APENAS no convés de um navio,

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764Q790701 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

No que se refere a resistência estrutural, julgue os itens a seguir. Considere que, em uma barcaça em forma de paralelepípedo dividido por anteparas transversais em cinco tanques de comprimentos iguais, foram carregados os dois tanques da extremidade e mantidos vazios os três centrais. Essa situação é caracterizada como tosamento e o momento flector máximo ocorrerá nas extremidades.
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765Q790840 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

O casco de um navio mercante está sendo construído por soldagem, utilizando-se o processo arco elétrico eletrodo revestido, identificado pela sigla SMAW segundo a norma americana da AWS. As chapas do casco têm 6,4 mm de espessura do material ASTM A 36, equivalente ao ABNT 1025. Depois de soldado, o casco vai ser ensaiado por processos não-destrutivos do tipo líquido penetrante e por gamagrafia. A respeito dessa fabricação, julgue os itens a seguir.

O ensaio por líquido penetrante detectará todos os defeitos superficiais e subsuperficiais que forem deixados pela soldagem.

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766Q790847 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito de arquitetura naval.

Somente um método pode ser utilizado para a avaliação da condição de equilíbrio de uma embarcação em condição de avaria. O método dos pesos adicionados permite tratar tanto avarias restritas quanto avarias irrestritas para determinação da condição de equilíbrio. Para o caso de avaria irrestrita, deve ser empregado um processo iterativo de busca da condição de equilíbrio.

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767Q259426 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os
itens seguintes.

Cabe ao órgão de gestão de mão-de-obra do porto (OGMO) organizar e manter os cadastros de trabalhadores habilitados e o registro dos trabalhadores avulsos. Trabalhador habilitado é o que apenas preenche o tempo de experiência estabelecido pela OGMO

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768Q249711 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Ao estudar o sistema de construção longitudinal de uma embarcação, um técnico concluiu que

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769Q790641 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

No terminal de contêineres (TECON) do porto de SUAPE, operam dois portêineres com capacidade de 40 t (25 movimentos por hora), dois transtêineres com capacidade de 35 t, 5 reach stackers para 45 t, 4 top loaders ( dois de 35 t e dois de 40 t), 3 side-lifters e 3 fork lifters com capacidade de até 7,5 t. Com base nessa lista de equipamentos, apresentada na Internet, julgue os itens a seguir.

Side-lifter é um nome genérico que designa um grande número de equipamentos, podendo ser aplicado a caminhão provido com muck.

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770Q790654 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre edificação de estruturas navais em carreiras e diques, analise as afirmativas a seguir.

I - O método de construção por seções, quando comparado aos demais métodos, minimiza o tempo de utilização da carreira ou do dique.

II - Os diques são amplamente utilizados na construção de grandes embarcações e plataformas de petróleo, dada a facilidade do seu terreno plano.

III - A carreira deve ter uma inclinação acentuada a fim de fazer o navio deslizar com velocidade suficiente para vencer a resistência imposta pela água.

Está correto o que se afirma em

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771Q790719 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação a plataformas de exploração e produção de petróleo e gás, analise as afirmações a seguir.

I - O sistema de posicionamento dinâmico está relacionado ao sistema de ancoragem em plataformas semissubmersíveis, a fim de impedir maiores movimentos da unidade.

II - Navios aliviadores são responsáveis pelo suprimento de consumíveis da plataforma e pelo armazenamento do petróleo.

III - O tensionamento do sistema de ancoragem de plataformas tipo TLP (Tension Leg Platforms) se deve a aspectos de flutuação do casco.

Está correto o que se afirma em

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772Q790759 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito de arquitetura naval.

O teste de inclinação determina a posição vertical do centro de gravidade para uma embarcação carregada. Esse teste deve ser realizado em águas abrigadas e devem ser tomados cuidados adicionais relativos às condições de vento e correnteza.

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773Q790769 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação aos cuidados que o piloto de uma embarcação, navegando após o pôr do Sol, deve tomar, julgue os itens seguintes.

Em comboio impulsionado por empurrador, haverá uma luz verde a boreste, na chata e no empurrador, luz vermelha a bombordo, na chata e no empurrador, duas luzes brancas no mastro, luz branca na popa e duas luzes vermelhas na linha horizontal com a mais alta das luzes do mastro, uma em cada bordo, na distância de 1,5 m.

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774Q790828 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Para suprimento de água doce para consumo em navios, utiliza-se o tanque hidrofor porque :

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775Q790603 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No que diz respeito à classificação e às atividades de embarcações, reconhece-se que os

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776Q790931 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Um outro tipo de giroscópio, conhecido como giroscópio de fibra óptica, funciona com base em dois feixes de luz que percorrem um circuito fechado por dentro de uma fibra óptica. Os dois feixes percorrem a fibra em direções opostas e se interferem na saída. Em relação ao referencial onde a fibra está montada, uma rotação nesse referencial produz um atraso do feixe que circula no mesmo sentido da rotação em relação ao feixe que circula no sentido contrário, o que resulta em uma alteração no padrão de interferência. Essa alteração é quantificada e traduzida em velocidade de rotação do referencial. Valores da ordem de 0,1o por hora podem ser detectados com essa técnica.

Em relação aos princípios físicos envolvidos no giroscópio de fibra óptica abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.

Não havendo rotação do giroscópio, os dois feixes devem sofrer uma interferência destrutiva na saída da fibra.

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777Q790937 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Acerca da hidrodinâmica, julgue os itens que se sucedem.

Um cilindro circular é colocado verticalmente em ondas longitudinais. A partir da formulação de Morison, pode-se mostrar que o predomínio das forças inerciais sobre as forças viscosas depende do número de Keulegan-Carpenter. Pode-se concluir, a partir dessa análise, que o aumento do número de Keulegan-Carpenter implica em predomínio das forças inerciais.

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778Q790685 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre a estabilidade transversal de navios, analise as afirmações a seguir.

I - Ângulo de emborcamento é o ângulo onde termina a faixa de estabilidade.

II - Um navio com o centro de gravidade localizado acima de seu metacentro possui estabilidade.

III - A declividade na origem da curva de estabilidade estática (braço de endireitamento em metros x ângulo de inclinação em radianos) de uma embarcação é equivalente à distância em metros de seu centro de gravidade G ao seu metacentro M transversal.

Está correto o que se afirma em

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779Q790455 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

O casco de um navio mercante está sendo construído por soldagem, utilizando-se o processo arco elétrico eletrodo revestido, identificado pela sigla SMAW segundo a norma americana da AWS. As chapas do casco têm 6,4 mm de espessura do material ASTM A 36, equivalente ao ABNT 1025. Depois de soldado, o casco vai ser ensaiado por processos não-destrutivos do tipo líquido penetrante e por gamagrafia. A respeito dessa fabricação, julgue os itens a seguir.

Se para a soldagem for selecionado um eletrodo rutílico da classe AWS EXX13, este poderá ser conectado em qualquer polaridade, ou seja CC +, CC - ou CA.

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780Q790857 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens.

No ciclo Rankine com regeneração, uma parte do vapor parcialmente expandido na turbina é utilizada para o preaquecimento da água de alimentação da caldeira. Em geral, são adotados vários estágios de extração com a finalidade de se aumentar a eficiência do ciclo. Porém, em termos práticos, a quantidade de estágios de extração é limitada por razões de ordem econômica, já que o aumento de rendimento do ciclo, geralmente, não compensa o custo dos equipamentos adicionais.
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