Questões de Concursos Engenharia Naval

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781Q790887 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação ao sistema de distribuição de combustível em navios (óleo pesado e óleo diesel), considerando o fluxo de combustível desde os tanques de armazenamento até a injeção no motor, analise as afirmativas a seguir.

I – Os purificadores situam-se entre os tanques de sedimentação e serviço e separam água e sólidos (borra) do óleo, tornando-o limpo.

II – O tempo de sedimentação para o óleo pesado é calculado em função do consumo específico do motor, potência do motor e autonomia do navio.

III – Em sistemas que usam óleo pesado, é necessário o aquecimento dos tanques de armazenamento, sedimentação e serviço, ao passo que, para sistemas que usam óleo diesel, somente o tanque de sedimentação pode ser aquecido.

Está correto o que se afirma em

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782Q790707 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Caso a pressão do óleo do motor de uma motocicleta esteja muito elevada, esse problema pode ser decorrência de

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783Q790768 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção e montagem de navios, é correto considerar que:

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784Q790770 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As vigas engastadas de proa a popa, perpendicularmente às cavernas do navio, são denominadas

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785Q790570 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Com relação a transmissão de calor, julgue os itens subseqüentes. A resistência térmica de contato é um fator importante nas aplicações de engenharia que envolvem a transferência de calor em junções mecânicas de dois materiais. A transferência de calor através de uma junção se processa por meio das conduções sólido-sólido, nos pontos de contato, e dos gases aprisionados entre as rugosidades das superfícies de contato. Sendo assim, a resistência de contato diminui com o aumento da pressão aplicada na junção, uma vez que a deformação das rugosidades aumenta a área de contato entre os materiais.
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786Q790582 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir. Navios petroleiros modernos, empregados no transporte de óleo cru, apresentam, usualmente, formas cheias, casco duplo, arranjo com máquinas e superestrutura localizadas a ré e baixas velocidades, normalmente entre 14 e 16 nós.
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787Q790614 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

O metacentro transversal é o centro de curvatura do lugar geométrico dos centros de carena para pequenos ângulos de banda. Assim, a altura metacêntrica é a distância vertical entre o centro de carena e o metacentro transversal.

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788Q790617 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

No terminal de contêineres (TECON) do porto de SUAPE, operam dois portêineres com capacidade de 40 t (25 movimentos por hora), dois transtêineres com capacidade de 35 t, 5 reach stackers para 45 t, 4 top loaders ( dois de 35 t e dois de 40 t), 3 side-lifters e 3 fork lifters com capacidade de até 7,5 t. Com base nessa lista de equipamentos, apresentada na Internet, julgue os itens a seguir.

O transtêiner é utilizado para carregar caminhão ou vagão ferroviário quando o contêiner está posicionado na base de pilha.

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789Q790665 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas.

Vários fenômenos são responsáveis pela vibração de condutores flexíveis que ligam plataformas ao leito do oceano. A vibração, por submeter o conduto à fadiga, abrevia sua vida útil.

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790Q206488 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade
da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Casco é o corpo da embarcação sem mastreação ou equipamentos acessórios. A principal característica da forma de um casco é a existência de um plano de simetria que passa pelo eixo da quilha.

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791Q790777 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Para o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.

Em certos pontos do litoral, as cristas das ondas se empolam e se aproximam da altura de arrebentação, contrastando com outros trechos da crista que mantêm uma altura coerente com a profundidade percorrida. Nessa situação, os dados indicam a existência de fossas submarinas nos locais de empolamento.
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792Q790731 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao transporte aquaviário, julgue os itens que se seguem.

O transporte marítimo de minério de ferro e grãos usualmente envolve o afretamento de navios de armadores independentes.

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793Q790522 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

De modo geral, um porto pode apresentar, como partes constituintes, acessos marítimos e terrestres, instalações de acostagem e de armazenagem e, quando necessário, pátios de estocagem. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os acessos terrestres a portos situados em zonas urbanas podem representar pontos de conflito com o trânsito da cidade em que estão inseridos.

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794Q790554 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere a hidrodinâmica, julgue os itens a seguir. Segundo a teoria da quantidade de movimento, o propulsor (visto como um disco propulsor) mais eficiente é aquele que provoca o menor aumento nas velocidades das partículas fluidas que o atravessam.
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795Q790624 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma situação de estabilidade, na qual K=quilha, G=centro de gravidade, B=centro de empuxo e M=metacentro, é indicada por

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796Q790926 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens. A redução do risco de cavitação representa um aspecto de grande importância no projeto e na operação de sistemas de bombeamento. A avaliação dos valores de NPSH (net positive suction head), disponível no sistema e requerido pela bomba, permite determinar, por exemplo, a vazão máxima para a operação sem cavitação. Sendo assim, para um dado sistema, caso seja observada a ocorrência de cavitação, a condição de operação sem cavitação pode ser restabelecida por meio da redução do valor de vazão. O controle da vazão em tal situação pode ser realizado por meio do estrangulamento de uma válvula localizada, obrigatoriamente, na linha de sucção da bomba.
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797Q790496 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. Em geral, podem ser encontrados diferentes tipos de leiaute. Assim, na seção de corte de chapas e montagem de painéis, usa-se o leiaute por processo ou funcional, ao passo que, na seção de shot-blasting, utiliza-se o leiaute por produto.
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798Q790672 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Ensaios destrutivos são utilizados para determinação de propriedades mecânicas de corpos, o que envolve a compreensão de que

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799Q790692 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação aos cuidados que o piloto de uma embarcação, navegando após o pôr do Sol, deve tomar, julgue os itens seguintes.

Em embarcação automotora isolada com comprimento menor do que 200 m, deve-se manter acesa uma luz vermelha a boreste, uma luz verde a bombordo, uma luz branca no extremo do mastro e uma luz branca na popa.

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800Q790702 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

O projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes.

As embarcações que transportam cargas perigosas devem ser providas com casco duplo; além disso, deve ser previsto o tratamento da sua água de lastro e das incrustações do seu casco.

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