Questões de Concursos Engenharia Naval

Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q106777 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Num fretamento por viagem, a indenização paga pelo afretador ao armador-fretador, quando o navio excede o tempo de estadia por fato não imputável ao armador-fretador, é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q790796 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

No processo de soldagem TIG, a união das peças metálicas é produzida por aquecimento e fusão, por meio de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio não consumível e as peças a serem unidas. Sobre este processo, é correto afirmar-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q249910 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

No que se refere às características dos materiais empregados na construção naval, considere as afirmativas a seguir.

I - Embora o alumínio puro apresente baixas dureza e resistência à tração, adições de elementos de liga, tais como Mg, Si e Mn, permitem obter materiais adequados a certas aplicações estruturais.

II - Um indicador de soldabilidade para os aços, frequentemente utilizado, é o carbono equivalente, sendo que quanto maior o valor desse carbono equivalente, maior é a soldabilidade do aço.

III - As ligas de bronze manganês produzem peças de alta resistência, dúcteis e de ótima resistência à ação corrosiva da água do mar e das águas de esgoto, sendo, portanto, utilizadas em bombas marítimas, válvulas e hélices.

Está correto, APENAS, o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q106105 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

O mercado mundial de afretamentos, quando se encontra na fase de pico, tem como característica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q106491 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio graneleiro de 30.000 tpb dispõe de porões de carga com capacidade total de 150.000 m3 (metros cúbicos). Encontra-se carregado com 1.000 toneladas de combustível, 250 toneladas de água doce e mais 150 toneladas, abrangendo lubrificantes, sobressalentes, consumíveis e tripulação. A quantidade máxima, em toneladas, de uma carga a granel, com fator de estiva de 5 m3/t (metros cúbicos por tonelada), que pode ser transportada simultaneamente por uma frota de 3 navios na condição apresentada, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q790551 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Válvulas em que o acionamento é manual ou por meio de dispositivo elétrico, pneumático ou hidráulico, cuja função é promover a abertura e o fechamento total da passagem de fluidos em tubulações industriais, são denominadas válvulas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q790786 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Nos processos de fabricação de estruturas navais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q790800 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere uma barra circular de aço (tensão de ruptura de 150 MPa) sujeita a forças axiais (50 kN) em suas duas extremidades. A área de seção transversal da barra, em cm2, supondo um coeficiente de segurança igual a 3,0, é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q250710 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

No sistema de cavernamento transversal, as cavernas são dispostas em espaçamentos curtos e têm como finalidade suportar o chapeamento do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q105222 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Ocorrem eventos em que há necessidade de se recorrer à arbitragem, sobre a qual é sabido que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q9486 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.
O segurador responde pelos danos ou avaria da embarcação ou da carga no caso de desviação voluntária da rota usual de viagem, pela alteração voluntária na ordem das escalas designadas na apólice e pela falta de estiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

92Q790749 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Conforme o RIPEAM-72, a manobra das embarcações, em situação de Roda a Roda, é assim:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q790543 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O procedimento para pintura de tubulações requer cuidados para minimizar a ocorrência de corrosão, dentre os quais estar ciente de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q206611 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas.

As anteparas têm como função, entre outras, subdividir o espaço interno da embarcação em compartimentos. As anteparas estanques colaboram com a manutenção da forma do casco submetido à pressão da água, sendo, portanto, anteparas estruturais. As anteparas estruturais suportam, ainda, o convés e as cargas concentradas.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q790552 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma função das curvas de expansão empregadas nas redes de navios é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q790589 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos sistemas de combate a incêndios existentes a bordo de navios, afirma-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q790954 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Em alguns tipos de navios, é obrigatória a dotação de EEBD – Emergency Escape Breathing Device. Esses equipamentos são utilizados a bordo para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q790787 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue o item abaixo, relativo a um sistema termodinâmico.

Considere que um cilindro com capacidade para 100 L contém um gás a temperatura de 27 °C e pressão de 30 atm. Ao ser comprimido por um pistão, o volume do gás diminui e a temperatura e à pressão sobem para 35 °C e 44 atm, respectivamente. Nessa situação, assumindo que o gás se comporta como um gás ideal, o volume final do gás será superior a 75 L.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q202095 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

A viga navio de uma embarcação está sujeita a uma flexão do tipo tosamento. Nessa situação, os pontos da seção mestra dessa embarcação, localizados na quilha, no eixo neutro e no convés de borda livre, estão submetidos, respectivamente, a tensões normais de flexão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q790957 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No cálculo de peso do deslocamento leve, ainda é utilizado o conceito do System Work Breakdown Structure (SWBS) que, aplicado ao navio, constitui o Ship Work Breakdown Structure, com a mesma sigla (SWBS). Esse conceito consiste em “quebrar” o sistema navio em seus subsistemas, que incorporam seis grandes grupos: estrutura, propulsão, geração e distribuição de energia, comando e monitoramento, auxiliares e accessórios do casco (outfitting). A esse respeito, afirma-se que o peso do grupo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.