Questões de Concursos Engenharia Naval Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 801Q790462 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, sobre processos de fabricação. Na metalurgia do ferro, dois produtos se destacam pelo volume de utilização: os aços e os ferros fundidos, obtidos, em quase sua totalidade, a partir do ferro-gusa e do ferroesponja. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 802Q790815 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEAcerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens. Entre as desvantagens do CO2 como agente de extinção em sistemas fixos de extinção de incêndio, incluem-se o fato de ele não servir para qualquer tipo de incêndio e o seu custo elevado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 803Q790598 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEAcerca de máquinas elétricas, julgue os itens que se seguem. O torque no motor elétrico é desenvolvido quando os condutores de cobre sobre a armadura são percorridos por uma corrente elétrica, situação em que o conjunto fica submetido a um campo magnético. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 804Q790939 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEAcerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens. Entre as desvantagens do CO2 como agente de extinção em sistemas fixos de extinção de incêndio, incluem-se o fato de ele não servir para qualquer tipo de incêndio e o seu custo elevado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 805Q790506 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, sobre processos de fabricação. Usinagem é o processo de tratamento mecânico de um metal pela passagem forçada entre roletes ou cilindros giratórios, sendo a folga entre esses roletes menor que a espessura da peça a trabalhar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 806Q790461 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEAcerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir. Graneleiros de menor porte, usualmente, são dotados de equipamentos de bordo para movimentação de carga, pois é comum esses navios freqüentarem portos desprovidos de guindastes adequados para efetuar operações de carga e descarga. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 807Q790555 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIONo arranjo de acomodações de um navio, devem ser considerados alguns requisitos mínimos de habitabilidade, EXCETO a(s) ✂️ a) altura entre conveses ✂️ b) largura dos corredores de circulação ✂️ c) posição dos postos de reunião ✂️ d) quantidade de aparelhos sanitários ✂️ e) dimensões dos camarotes Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 808Q790507 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEAcerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens. Não é recomendável a colocação de lastro em tanques de óleo, sejam de carga, sejam de combustível. Em tanques de óleo combustível, a água salgada pode prejudicar a combustão. No caso de tanque de óleo de carga, este deve ser esgotado em alto-mar, pois é proibida a descarga próxima à costa ou a portos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 809Q790466 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPENo que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens. A definição do tipo e do arranjo do sistema propulsivo de uma embarcação é fundamentada no perfil operacional da embarcação, o qual representa a distribuição das condições operacionais em regime contínuo da embarcação. Em embarcações que possuem diferentes condições de operação em regime contínuo, é usual adotar-se uma alternativa de propulsão combinada, como, por exemplo, o sistema CODAG (combined diesel and gas), o sistema CODOG (combined diesel or gas) e o sistema dísel elétrico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 810Q790513 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOQuanto à eficiência do sistema propulsivo de navios, afirma- se que o(a) ✂️ a) /F) aumenta a eficiência em águas abertas. ✂️ b) /F, rotação e diâmetro. ✂️ c) maior diâmetro do propulsor conduz à maior eficiência propulsiva, sendo o peso do propulsor o limite para o aumento do diâmetro. ✂️ d) diminuição da rotação reduz a eficiência do propulsor e é limitada pelo aumento do torque do motor em instalações com acoplamento direto motor-propulsor. ✂️ e) ) sempre leva à escolha do melhor motor, tendo o custo operacional (combustível) como critério de seleção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 811Q790717 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, acerca de mecânica clássica. O trabalho realizado por uma força sobre uma partícula é calculado a partir do produto entre a força e o braço de alavanca perpendicular à direção da força. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 812Q790734 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPENo referente a mecânica aplicada, julgue os itens a seguir. Na escolha entre mancais de rolamento e de deslizamento, dá-se preferência ao segundo quando há necessidade de suporte de uma combinação de esforços radiais e axiais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 813Q955294 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025Em uma situação de resgate aquático durante um naufrágio em um rio de forte correnteza, o condutor fluvial precisa agir rapidamente para garantir a segurança dos sobreviventes e evitar riscos adicionais. Considerando os procedimentos de resgate e salvamento, a conduta mais eficaz e segura é: ✂️ a) Aproximar-se dos náufragos contra a correnteza, reduzindo a velocidade da embarcação para evitar impacto e facilitar a abordagem. ✂️ b) Lançar coletes salva-vidas aos sobreviventes e aguardar que eles nadem até a embarcação, reduzindo o risco de manobras perigosas. ✂️ c) Posicionar a embarcação a favor da correnteza e deixar que a força da água conduza o resgate de forma natural, evitando esforços excessivos. ✂️ d) Priorizar o resgate de quem estiver mais próximo, sem considerar a ordem de salvamento estabelecida nos protocolos de emergência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 814Q955297 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A condução segura de uma embarcação em águas rasas exige um controlerigoroso da profundidade e das condições do leito fluvial. Considerando os desafios técnicosdessa navegação, o procedimento mais adequado para evitar encalhes e danos estruturais é: ✂️ a) Reduzir a velocidade e monitorar constantemente o calado da embarcação, ajustando a rota conforme necessário. ✂️ b) Manter velocidade elevada para minimizar o contato da quilha com o fundo e evitar variações bruscas na manobrabilidade. ✂️ c) Priorizar a navegação pelo centro do canal, independentemente da sinalização, pois é onde geralmente há maior profundidade. ✂️ d) Evitar o uso de sonda ecoica para não interferir no funcionamento de outros equipamentos eletrônicos da embarcação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 815Q969217 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Julgue o item a seguir, acerca do contrato de afretamento VCP (voyage charter party).Nessa modalidade de contrato, o fretador é responsável pelo custo do combustível e pelas despesas portuárias referentes ao navio, de alimentos, seguro e contratação da tripulação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 816Q969216 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Julgue o item a seguir, acerca do contrato de afretamento VCP (voyage charter party).Nessa modalidade de contrato, a gestão náutica e a gestão comercial do navio ficam por conta do fretador. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 817Q958232 | Engenharia Naval, Área 2, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018Os gestores de determinado órgão público decidiram adotar a computação em nuvem como solução para algumas dificuldades de gerenciamento dos recursos de tecnologia da informação. Assim, para cada contexto, análises devem ser realizadas a fim de compatibilizar os recursos de gerenciamento e segurança com os modelos técnicos de contratação. Considerando essas informações, julgue o seguinte item. Um estudo técnico de viabilidade e um projeto de re-hosting em computação em nuvem IaaS é indicado para as aplicações legadas do órgão que tenham sido originalmente desenvolvidas para mainframe. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 818Q970090 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Como o conceito de estabilidade da embarcação tem por fundamento o equilíbrio da embarcação, cujas categorias ocorrem em função da relação entre as posições do metacentro, do centro de gravidade e do centro de carena, julgue o item subsecutivo relativamente à estabilidade estática de corpos flutuantes.Quando o centro de gravidade está acima do centro de carena e esses dois estão abaixo do metacentro, a embarcação é estável para pequenos ângulos de banda. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 819Q955292 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025Durante a navegação em um rio com alta densidade de tráfego de embarcações comerciais, um condutor fluvial deve tomar decisões rápidas para evitar colisões e manter a fluidez do tráfego. Considerando as regras de prioridade de passagem e boas práticas de manobra, a conduta mais segura e correta é: ✂️ a) Reduzir a velocidade e manter a posição até que as embarcações de maior porte tenham cruzado a área de tráfego, evitando interferências na navegação. ✂️ b) Seguir diretamente pelo centro do canal, garantindo maior espaço para manobras e evitando aproximação com as margens do rio. ✂️ c) Posicionar a embarcação sempre a estibordo do canal de navegação, respeitando as regras de preferência e mantendo comunicação ativa com outras embarcações. ✂️ d) Utilizar sinais sonoros apenas em última instância, priorizando comunicação visual para evitar confusão entre condutores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 820Q955300 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A sinalização fluvial tem o objetivo de orientar a navegação e indicar zonas de restrição ou perigo. Ao navegar em um trecho onde há sinalização de "área de restrição de velocidade", o condutor deve adotar a seguinte conduta: ✂️ a) Reduzir a velocidade conforme indicado, garantindo menor impacto ambiental e segurança para embarcações próximas. ✂️ b) Aumentar a velocidade para atravessar rapidamente a área restrita, reduzindo o tempo de exposição à limitação. ✂️ c) Considerar a restrição apenas para embarcações de grande porte, mantendo a velocidade normal se estiver conduzindo uma embarcação pequena. ✂️ d) Desligar o motor e permitir que a correnteza conduza a embarcação pela área restrita, minimizando o impacto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
801Q790462 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, sobre processos de fabricação. Na metalurgia do ferro, dois produtos se destacam pelo volume de utilização: os aços e os ferros fundidos, obtidos, em quase sua totalidade, a partir do ferro-gusa e do ferroesponja. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
802Q790815 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEAcerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens. Entre as desvantagens do CO2 como agente de extinção em sistemas fixos de extinção de incêndio, incluem-se o fato de ele não servir para qualquer tipo de incêndio e o seu custo elevado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
803Q790598 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEAcerca de máquinas elétricas, julgue os itens que se seguem. O torque no motor elétrico é desenvolvido quando os condutores de cobre sobre a armadura são percorridos por uma corrente elétrica, situação em que o conjunto fica submetido a um campo magnético. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
804Q790939 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEAcerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens. Entre as desvantagens do CO2 como agente de extinção em sistemas fixos de extinção de incêndio, incluem-se o fato de ele não servir para qualquer tipo de incêndio e o seu custo elevado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
805Q790506 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, sobre processos de fabricação. Usinagem é o processo de tratamento mecânico de um metal pela passagem forçada entre roletes ou cilindros giratórios, sendo a folga entre esses roletes menor que a espessura da peça a trabalhar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
806Q790461 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEAcerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir. Graneleiros de menor porte, usualmente, são dotados de equipamentos de bordo para movimentação de carga, pois é comum esses navios freqüentarem portos desprovidos de guindastes adequados para efetuar operações de carga e descarga. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
807Q790555 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIONo arranjo de acomodações de um navio, devem ser considerados alguns requisitos mínimos de habitabilidade, EXCETO a(s) ✂️ a) altura entre conveses ✂️ b) largura dos corredores de circulação ✂️ c) posição dos postos de reunião ✂️ d) quantidade de aparelhos sanitários ✂️ e) dimensões dos camarotes Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
808Q790507 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPEAcerca de instalações auxiliares, julgue os próximos itens. Não é recomendável a colocação de lastro em tanques de óleo, sejam de carga, sejam de combustível. Em tanques de óleo combustível, a água salgada pode prejudicar a combustão. No caso de tanque de óleo de carga, este deve ser esgotado em alto-mar, pois é proibida a descarga próxima à costa ou a portos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
809Q790466 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPENo que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens. A definição do tipo e do arranjo do sistema propulsivo de uma embarcação é fundamentada no perfil operacional da embarcação, o qual representa a distribuição das condições operacionais em regime contínuo da embarcação. Em embarcações que possuem diferentes condições de operação em regime contínuo, é usual adotar-se uma alternativa de propulsão combinada, como, por exemplo, o sistema CODAG (combined diesel and gas), o sistema CODOG (combined diesel or gas) e o sistema dísel elétrico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
810Q790513 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOQuanto à eficiência do sistema propulsivo de navios, afirma- se que o(a) ✂️ a) /F) aumenta a eficiência em águas abertas. ✂️ b) /F, rotação e diâmetro. ✂️ c) maior diâmetro do propulsor conduz à maior eficiência propulsiva, sendo o peso do propulsor o limite para o aumento do diâmetro. ✂️ d) diminuição da rotação reduz a eficiência do propulsor e é limitada pelo aumento do torque do motor em instalações com acoplamento direto motor-propulsor. ✂️ e) ) sempre leva à escolha do melhor motor, tendo o custo operacional (combustível) como critério de seleção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
811Q790717 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, acerca de mecânica clássica. O trabalho realizado por uma força sobre uma partícula é calculado a partir do produto entre a força e o braço de alavanca perpendicular à direção da força. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
812Q790734 | Engenharia Naval, CESPE CEBRASPENo referente a mecânica aplicada, julgue os itens a seguir. Na escolha entre mancais de rolamento e de deslizamento, dá-se preferência ao segundo quando há necessidade de suporte de uma combinação de esforços radiais e axiais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
813Q955294 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025Em uma situação de resgate aquático durante um naufrágio em um rio de forte correnteza, o condutor fluvial precisa agir rapidamente para garantir a segurança dos sobreviventes e evitar riscos adicionais. Considerando os procedimentos de resgate e salvamento, a conduta mais eficaz e segura é: ✂️ a) Aproximar-se dos náufragos contra a correnteza, reduzindo a velocidade da embarcação para evitar impacto e facilitar a abordagem. ✂️ b) Lançar coletes salva-vidas aos sobreviventes e aguardar que eles nadem até a embarcação, reduzindo o risco de manobras perigosas. ✂️ c) Posicionar a embarcação a favor da correnteza e deixar que a força da água conduza o resgate de forma natural, evitando esforços excessivos. ✂️ d) Priorizar o resgate de quem estiver mais próximo, sem considerar a ordem de salvamento estabelecida nos protocolos de emergência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
814Q955297 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A condução segura de uma embarcação em águas rasas exige um controlerigoroso da profundidade e das condições do leito fluvial. Considerando os desafios técnicosdessa navegação, o procedimento mais adequado para evitar encalhes e danos estruturais é: ✂️ a) Reduzir a velocidade e monitorar constantemente o calado da embarcação, ajustando a rota conforme necessário. ✂️ b) Manter velocidade elevada para minimizar o contato da quilha com o fundo e evitar variações bruscas na manobrabilidade. ✂️ c) Priorizar a navegação pelo centro do canal, independentemente da sinalização, pois é onde geralmente há maior profundidade. ✂️ d) Evitar o uso de sonda ecoica para não interferir no funcionamento de outros equipamentos eletrônicos da embarcação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
815Q969217 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Julgue o item a seguir, acerca do contrato de afretamento VCP (voyage charter party).Nessa modalidade de contrato, o fretador é responsável pelo custo do combustível e pelas despesas portuárias referentes ao navio, de alimentos, seguro e contratação da tripulação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
816Q969216 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Julgue o item a seguir, acerca do contrato de afretamento VCP (voyage charter party).Nessa modalidade de contrato, a gestão náutica e a gestão comercial do navio ficam por conta do fretador. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
817Q958232 | Engenharia Naval, Área 2, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018Os gestores de determinado órgão público decidiram adotar a computação em nuvem como solução para algumas dificuldades de gerenciamento dos recursos de tecnologia da informação. Assim, para cada contexto, análises devem ser realizadas a fim de compatibilizar os recursos de gerenciamento e segurança com os modelos técnicos de contratação. Considerando essas informações, julgue o seguinte item. Um estudo técnico de viabilidade e um projeto de re-hosting em computação em nuvem IaaS é indicado para as aplicações legadas do órgão que tenham sido originalmente desenvolvidas para mainframe. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
818Q970090 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Como o conceito de estabilidade da embarcação tem por fundamento o equilíbrio da embarcação, cujas categorias ocorrem em função da relação entre as posições do metacentro, do centro de gravidade e do centro de carena, julgue o item subsecutivo relativamente à estabilidade estática de corpos flutuantes.Quando o centro de gravidade está acima do centro de carena e esses dois estão abaixo do metacentro, a embarcação é estável para pequenos ângulos de banda. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
819Q955292 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025Durante a navegação em um rio com alta densidade de tráfego de embarcações comerciais, um condutor fluvial deve tomar decisões rápidas para evitar colisões e manter a fluidez do tráfego. Considerando as regras de prioridade de passagem e boas práticas de manobra, a conduta mais segura e correta é: ✂️ a) Reduzir a velocidade e manter a posição até que as embarcações de maior porte tenham cruzado a área de tráfego, evitando interferências na navegação. ✂️ b) Seguir diretamente pelo centro do canal, garantindo maior espaço para manobras e evitando aproximação com as margens do rio. ✂️ c) Posicionar a embarcação sempre a estibordo do canal de navegação, respeitando as regras de preferência e mantendo comunicação ativa com outras embarcações. ✂️ d) Utilizar sinais sonoros apenas em última instância, priorizando comunicação visual para evitar confusão entre condutores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
820Q955300 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A sinalização fluvial tem o objetivo de orientar a navegação e indicar zonas de restrição ou perigo. Ao navegar em um trecho onde há sinalização de "área de restrição de velocidade", o condutor deve adotar a seguinte conduta: ✂️ a) Reduzir a velocidade conforme indicado, garantindo menor impacto ambiental e segurança para embarcações próximas. ✂️ b) Aumentar a velocidade para atravessar rapidamente a área restrita, reduzindo o tempo de exposição à limitação. ✂️ c) Considerar a restrição apenas para embarcações de grande porte, mantendo a velocidade normal se estiver conduzindo uma embarcação pequena. ✂️ d) Desligar o motor e permitir que a correnteza conduza a embarcação pela área restrita, minimizando o impacto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro