Questões de Concursos Engenharia Naval Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 821Q1052420 | Engenharia Naval, Logística e Transporte Marítimo, Logística Farmacêutica 1 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021As opções de utilização no transporte marítimo são os contêineres de 20” e 40” (pés). Corresponde ao contêiner utilizado principalmente em animais vivos: ✂️ a) Seco. ✂️ b) Tanque. ✂️ c) Térmico. ✂️ d) Ventilado. ✂️ e) De Teto Aberto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 822Q970094 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022A estabilidade intacta estuda o equilíbrio das estruturas flutuantes íntegras, sem avarias, ao passo que a estabilidade com avaria analisa como poderá ser alcançada a estabilidade da estrutura avariada, com embarque de água. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir. A avaria no chapeamento entre anteparas estanques centrais da embarcação produz alteração no calado, de forma que o volume inicial entre as anteparas inundadas seja compensado por igual volume distribuído entre os demais pares de anteparas não inundadas, fazendo prevalecer um novo calado, mas sem variação do deslocamento da embarcação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 823Q970137 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022A potência do motor depende da velocidade de cruzeiro planejada para o navio. Quanto maior for a velocidade da embarcação, mais potência será requerida do motor. A rotação do hélice depende do seu diâmetro. Em navios de maior calado, podem ser instalados hélices de maior diâmetro que podem girar com menor rotação. Essas variáveis são interdependentes. Acerca do arranjo de praça de máquinas, julgue o próximo item.Os motores de baixa rotação giram entre 70 rpm e 250 rpm e, por essa razão, podem ser ligados diretamente ao hélice. Os motores de média e alta rotação requerem engrenagens redutoras para serem ligados aos hélices. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 824Q969218 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Julgue o item a seguir, acerca do contrato de afretamento VCP (voyage charter party).Nessa modalidade de contrato, o fretador é remunerado pelo pagamento de frete, que pode ser estabelecido por unidade de mercadoria transportada ou pelo uso total do navio, com quantidade de carga a ser transportada estabelecida no contrato. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 825Q970138 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Na fase preliminar do projeto de um navio, é importante determinar uma estimativa para o seu peso leve. Essa estimativa deve incluir a massa do casco do navio, da superestrutura, de outfits, da praça de máquinas, além de uma margem possível de variação. Julgue o item seguinte, referente à determinação do peso leve.A massa estrutural pode ser definida como a soma de todo o aço processado para a construção do navio, englobando o casco e a superestrutura. Nos modelos de estimativa, não são consideradas, na estimativa do peso do aço, as variáveis calado e dimensões das casas de máquinas, por elas já estarem contempladas nas dimensões do pontal e do comprimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 826Q955299 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025O correto uso dos equipamentos obrigatórios de segurança é fundamental para a integridade da tripulação e dos passageiros a bordo de uma embarcação fluvial. Com base nas normas vigentes, a conduta mais adequada para garantir a eficácia dos coletes salva-vidas durante uma operação de resgate é: ✂️ a) Distribuir os coletes apenas para os tripulantes, pois passageiros não treinados podem ter dificuldades em utilizá-los corretamente. ✂️ b) Certificar-se de que todos os ocupantes vestiram corretamente os coletes, ajustando firmemente as tiras e verificando sua flutuabilidade antes da evacuação. ✂️ c) Amarrar os coletes a cordas e lançá-los na água para serem utilizados posteriormente, reduzindo a necessidade de supervisão no momento da evacuação. ✂️ d) Orientar os passageiros a utilizarem os coletes apenas no momento de abandono da embarcação, evitando desconforto durante a espera. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 827Q969203 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022As embarcações são planejadas e construídas para transportar cargas específicas ou dar apoio a determinadas tarefas marítimas. Acerca do navio como equipamento, julgue o item a seguir.Os navios gaseiros de membrana são mais adequados para o transporte de derivados voláteis do petróleo, como etano, benzeno, liquified petrolium gás, que os gaseiros com tanques esféricos, considerando-se o aproveitamento do espaço no interior do casco. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 828Q970091 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Além das causas de geração de banda verificadas durante o embarque e desembarque de carga, junto ao berço, a embarcação pode receber solicitação externa geradora de inclinação pela ação de vento repentino, de través, e de manobras bruscas, em alta velocidade. Julgue o item a seguir acerca de solicitações externas à inclinação. Vento repentino de través pode atuar sobre a borda livre e a superestrutura da embarcação que navega em mar aberto e alterar sua estabilidade dinâmica. A força resultante da pressão do vento tende a deslocar a embarcação em movimento de deriva. Em oposição a essa força, age a resultante da pressão hidrostática desenvolvida na obra viva do bordo oposto da embarcação. Dessa forma, é gerado um momento que passa a inclinar a embarcação para o lado oposto à ação do vento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 829Q969232 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Com referência à responsabilidade civil no âmbito do transporte marítimo, julgue o seguinte item.A despesa decorrente de avaria simples na embarcação é suportada pelo proprietário da embarcação e, caso seja exclusivamente sobre a carga, é de responsabilidade do proprietário da carga afetada, ao passo que a despesa referente à avaria grossa é repartida, proporcionalmente, entre o proprietário da embarcação, o fretador e o proprietário da carga. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 830Q969235 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022No que se refere a compra e venda de navios, julgue o item subsecutivo.A aquisição da embarcação é precedida de inspeção documental — realizada por perito na sede da Sociedade de Classificação, onde constam registros que permitem inferências acerca da sanidade do casco e das máquinas — e física, com o fim de verificar os espaços internos da embarcação, que permanece em flutuação em porto designado pelas partes. Findas essas inspeções, pode ser necessária inspeção em doca seca para a verificação das condições do eixo propulsor e de outros acessórios habitualmente imersos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 831Q970085 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Julgue o item seguinte relativos a conjuntos de dimensões principais e coeficientes de forma usados na definição da geometria da embarcação.O comprimento entre os perpendiculares da embarcação corresponde à extensão, seguindo a direção do eixo longitudinal, desde o ponto extremo da proa ao ponto extremo da popa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 832Q970096 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022A respeito do conceito de camada limite de velocidade, que é importante no entendimento e na quantificação do escoamento de fluido sobre superfície plana, como ocorre no leme da embarcação, julgue o item subsecutivo. A velocidade do fluxo na camada limite, que se desenvolve sobre uma superfície plana, decresce à proporção que o ponto de verificação da velocidade se desloca da fronteira exterior dessa camada e se aproxima da superfície da placa, onde a velocidade será nula. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 833Q970097 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022As formulações teóricas usadas no projeto de quebra-mar precisam ser testadas, em modelo em escala reduzida, para confirmar a aplicabilidade dos conceitos propostos. Nesse contexto, em que a análise dimensional tem relevância no estabelecimento da semelhança entre o mundo real e o modelo reduzido, julgue o item subsequente. Como a altura da onda é variável importante na verificação da estabilidade dos blocos situados no escudo do quebra-mar, para a onda real incidente sobre o quebra-mar de três metros de altura ser representada, em modelo reduzido, por onda de cinco centímetros de altura, a escala do modelo deve ser 1:60. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 834Q970133 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Julgue o item seguinte, com relação a equipamento de convés, amarração e fundeio, movimentação de carga, sistema de carga e sistema de lastro,heade NPSH bombas.Numa embarcação, os mastros servem de suporte às adriças e vergas de sinais, aos ninhos de pega e aos paus de carga — estes últimos servem para movimentar mercadorias em berços desprovidos de equipamentos ou para movimentar cargas especiais como pás de turbinas eólicas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 835Q955293 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A manutenção preventiva de embarcações fluviais é essencial para evitar falhas mecânicas e garantir a segurança da operação. Considerando os procedimentos adequados de inspeção e conservação, a prática mais recomendada para prolongar a vida útil do motor de uma embarcação é: ✂️ a) Substituir o óleo lubrificante somente quando houver sinais visíveis de contaminação ou degradação. ✂️ b) Realizar inspeções periódicas dos filtros de combustível e do sistema de arrefecimento, garantindo o funcionamento eficiente do motor. ✂️ c) Desligar o motor imediatamente após longos períodos de funcionamento, evitando superaquecimento e desgastes prematuros. ✂️ d) Manter o tanque de combustível sempre cheio para minimizar a presença de ar e reduzir o risco de contaminação por umidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 836Q955298 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025Em uma emergência envolvendo falha total do motor durante a travessia de um rio de correnteza moderada, a decisão correta para manter a segurança da embarcação e da tripulação é: ✂️ a) Lançar âncora imediatamente para interromper a deriva e manter a embarcação em posição fixa até a chegada de auxílio. ✂️ b) Posicionar a embarcação de modo que sua proa fique voltada contra a correnteza, reduzindo a velocidade da deriva. ✂️ c) Permitir que a correnteza conduza a embarcação até uma área de menor fluxo, evitando esforços desnecessários. ✂️ d) Abandonar a embarcação e nadar até a margem mais próxima, garantindo a segurança da tripulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 837Q969200 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022As embarcações são planejadas e construídas para transportar cargas específicas ou dar apoio a determinadas tarefas marítimas. Acerca do navio como equipamento, julgue o item a seguir.A AHTS (Anchor Handling and Tug Supply) é uma embarcação desenhada para lançar e movimentar âncoras de plataformas flutuantes em coordenadas geográficas especificadas e não tem amurada na popa (popa aberta), sendo provida de bollard pull. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 838Q969245 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022No que tange à avaliação econômica do navio, julgue o item subsequente.A avaliação da embarcação deve considerar alguns elementos que facilitam a venda a preço justo, como o contexto econômico, a liquidez da embarcação no mercado e a atualização legislativa, que pode tornar obsoleta a embarcação construída com tecnologia considerada superada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 839Q970110 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Texto associado. Em regra, a embarcação, em flutuação, tem seis possíveis movimentos: três deslocamentos e três rotações em relação aos três eixos que permitem a determinação de um ponto no espaço. Por ordem decrescente de interferência sobre a estabilidade e a manobrabilidade da embarcação, citam-se: o balanço (roll), caracterizado pelo giro da embarcação em torno do seu eixo longitudinal, o caturro (pitch), caracterizado pelo giro em torno do eixo transversal, e o cabeceio (yaw), caracterizado pelo giro em torno do eixo perpendicular ao plano de flutuação. Para o estudo dos esforços que ocorrem sobre o casco das embarcações, é estabelecida uma correlação entre essa estrutura flutuante e a viga estrutural submetida a esforços típicos da estabilidade de obras civis. A partir dessas informações, julgue o próximo item acerca de flexão pura em vigas, tensão de cisalhamento e deflexão de viga.Quando a embarcação navega em mar e recebe ondas altas cujas ortogonais às cristas fazem ângulo com seu eixo longitudinal, o esforço cortante que se manifesta a 1/3 do comprimento do casco, a contar da proa, será determinado por valor proporcional a qL/3, desde que haja uma crista a 1/3 do comprimento da embarcação, próximo à proa, e outra crista à popa, ficando o casco apoiado majoritariamente sobre essas duas cristas, o carregamento da embarcação possa ser representado por carga (q) uniformemente distribuída ao longo do casco e o comprimento da onda seja de (2L/3) metros, com o terço frontal do casco funcionando como balanço, já que esse comprimento se projeta sobre a cava entre cristas a barlamar. Com essa abordagem, admite-se que os movimentos predominantes da embarcação sejam o caturro e o balanço, e que o casco, nessas condições, esteja submetido a forças cisalhantes que podem ser combatidas por anteparas e cavername. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 840Q955291 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A sinalização náutica tem um papel essencial na segurança da navegação fluvial, orientando condutores sobre perigos, restrições e rotas recomendadas. Ao aproximar-se de uma região onde há boias cardinais indicando um perigo isolado, a conduta correta do condutor fluvial deve ser: ✂️ a) Reduzir a velocidade e passar pelo lado oeste da boia, garantindo uma distância segura em relação ao perigo. ✂️ b) Identificar a posição da boia e manobrar para permanecer na área indicada como segura, conforme a orientação das cores e topos da sinalização. ✂️ c) Manter a proa voltada para a correnteza e navegar perpendicularmente à sinalização para evitar ser arrastado para a área de risco. ✂️ d) Aumentar a velocidade para atravessar rapidamente a área sinalizada, reduzindo a exposição ao risco potencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
821Q1052420 | Engenharia Naval, Logística e Transporte Marítimo, Logística Farmacêutica 1 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021As opções de utilização no transporte marítimo são os contêineres de 20” e 40” (pés). Corresponde ao contêiner utilizado principalmente em animais vivos: ✂️ a) Seco. ✂️ b) Tanque. ✂️ c) Térmico. ✂️ d) Ventilado. ✂️ e) De Teto Aberto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
822Q970094 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022A estabilidade intacta estuda o equilíbrio das estruturas flutuantes íntegras, sem avarias, ao passo que a estabilidade com avaria analisa como poderá ser alcançada a estabilidade da estrutura avariada, com embarque de água. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir. A avaria no chapeamento entre anteparas estanques centrais da embarcação produz alteração no calado, de forma que o volume inicial entre as anteparas inundadas seja compensado por igual volume distribuído entre os demais pares de anteparas não inundadas, fazendo prevalecer um novo calado, mas sem variação do deslocamento da embarcação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
823Q970137 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022A potência do motor depende da velocidade de cruzeiro planejada para o navio. Quanto maior for a velocidade da embarcação, mais potência será requerida do motor. A rotação do hélice depende do seu diâmetro. Em navios de maior calado, podem ser instalados hélices de maior diâmetro que podem girar com menor rotação. Essas variáveis são interdependentes. Acerca do arranjo de praça de máquinas, julgue o próximo item.Os motores de baixa rotação giram entre 70 rpm e 250 rpm e, por essa razão, podem ser ligados diretamente ao hélice. Os motores de média e alta rotação requerem engrenagens redutoras para serem ligados aos hélices. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
824Q969218 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Julgue o item a seguir, acerca do contrato de afretamento VCP (voyage charter party).Nessa modalidade de contrato, o fretador é remunerado pelo pagamento de frete, que pode ser estabelecido por unidade de mercadoria transportada ou pelo uso total do navio, com quantidade de carga a ser transportada estabelecida no contrato. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
825Q970138 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Na fase preliminar do projeto de um navio, é importante determinar uma estimativa para o seu peso leve. Essa estimativa deve incluir a massa do casco do navio, da superestrutura, de outfits, da praça de máquinas, além de uma margem possível de variação. Julgue o item seguinte, referente à determinação do peso leve.A massa estrutural pode ser definida como a soma de todo o aço processado para a construção do navio, englobando o casco e a superestrutura. Nos modelos de estimativa, não são consideradas, na estimativa do peso do aço, as variáveis calado e dimensões das casas de máquinas, por elas já estarem contempladas nas dimensões do pontal e do comprimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
826Q955299 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025O correto uso dos equipamentos obrigatórios de segurança é fundamental para a integridade da tripulação e dos passageiros a bordo de uma embarcação fluvial. Com base nas normas vigentes, a conduta mais adequada para garantir a eficácia dos coletes salva-vidas durante uma operação de resgate é: ✂️ a) Distribuir os coletes apenas para os tripulantes, pois passageiros não treinados podem ter dificuldades em utilizá-los corretamente. ✂️ b) Certificar-se de que todos os ocupantes vestiram corretamente os coletes, ajustando firmemente as tiras e verificando sua flutuabilidade antes da evacuação. ✂️ c) Amarrar os coletes a cordas e lançá-los na água para serem utilizados posteriormente, reduzindo a necessidade de supervisão no momento da evacuação. ✂️ d) Orientar os passageiros a utilizarem os coletes apenas no momento de abandono da embarcação, evitando desconforto durante a espera. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
827Q969203 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022As embarcações são planejadas e construídas para transportar cargas específicas ou dar apoio a determinadas tarefas marítimas. Acerca do navio como equipamento, julgue o item a seguir.Os navios gaseiros de membrana são mais adequados para o transporte de derivados voláteis do petróleo, como etano, benzeno, liquified petrolium gás, que os gaseiros com tanques esféricos, considerando-se o aproveitamento do espaço no interior do casco. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
828Q970091 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Além das causas de geração de banda verificadas durante o embarque e desembarque de carga, junto ao berço, a embarcação pode receber solicitação externa geradora de inclinação pela ação de vento repentino, de través, e de manobras bruscas, em alta velocidade. Julgue o item a seguir acerca de solicitações externas à inclinação. Vento repentino de través pode atuar sobre a borda livre e a superestrutura da embarcação que navega em mar aberto e alterar sua estabilidade dinâmica. A força resultante da pressão do vento tende a deslocar a embarcação em movimento de deriva. Em oposição a essa força, age a resultante da pressão hidrostática desenvolvida na obra viva do bordo oposto da embarcação. Dessa forma, é gerado um momento que passa a inclinar a embarcação para o lado oposto à ação do vento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
829Q969232 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Com referência à responsabilidade civil no âmbito do transporte marítimo, julgue o seguinte item.A despesa decorrente de avaria simples na embarcação é suportada pelo proprietário da embarcação e, caso seja exclusivamente sobre a carga, é de responsabilidade do proprietário da carga afetada, ao passo que a despesa referente à avaria grossa é repartida, proporcionalmente, entre o proprietário da embarcação, o fretador e o proprietário da carga. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
830Q969235 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022No que se refere a compra e venda de navios, julgue o item subsecutivo.A aquisição da embarcação é precedida de inspeção documental — realizada por perito na sede da Sociedade de Classificação, onde constam registros que permitem inferências acerca da sanidade do casco e das máquinas — e física, com o fim de verificar os espaços internos da embarcação, que permanece em flutuação em porto designado pelas partes. Findas essas inspeções, pode ser necessária inspeção em doca seca para a verificação das condições do eixo propulsor e de outros acessórios habitualmente imersos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
831Q970085 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Julgue o item seguinte relativos a conjuntos de dimensões principais e coeficientes de forma usados na definição da geometria da embarcação.O comprimento entre os perpendiculares da embarcação corresponde à extensão, seguindo a direção do eixo longitudinal, desde o ponto extremo da proa ao ponto extremo da popa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
832Q970096 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022A respeito do conceito de camada limite de velocidade, que é importante no entendimento e na quantificação do escoamento de fluido sobre superfície plana, como ocorre no leme da embarcação, julgue o item subsecutivo. A velocidade do fluxo na camada limite, que se desenvolve sobre uma superfície plana, decresce à proporção que o ponto de verificação da velocidade se desloca da fronteira exterior dessa camada e se aproxima da superfície da placa, onde a velocidade será nula. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
833Q970097 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022As formulações teóricas usadas no projeto de quebra-mar precisam ser testadas, em modelo em escala reduzida, para confirmar a aplicabilidade dos conceitos propostos. Nesse contexto, em que a análise dimensional tem relevância no estabelecimento da semelhança entre o mundo real e o modelo reduzido, julgue o item subsequente. Como a altura da onda é variável importante na verificação da estabilidade dos blocos situados no escudo do quebra-mar, para a onda real incidente sobre o quebra-mar de três metros de altura ser representada, em modelo reduzido, por onda de cinco centímetros de altura, a escala do modelo deve ser 1:60. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
834Q970133 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Julgue o item seguinte, com relação a equipamento de convés, amarração e fundeio, movimentação de carga, sistema de carga e sistema de lastro,heade NPSH bombas.Numa embarcação, os mastros servem de suporte às adriças e vergas de sinais, aos ninhos de pega e aos paus de carga — estes últimos servem para movimentar mercadorias em berços desprovidos de equipamentos ou para movimentar cargas especiais como pás de turbinas eólicas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
835Q955293 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A manutenção preventiva de embarcações fluviais é essencial para evitar falhas mecânicas e garantir a segurança da operação. Considerando os procedimentos adequados de inspeção e conservação, a prática mais recomendada para prolongar a vida útil do motor de uma embarcação é: ✂️ a) Substituir o óleo lubrificante somente quando houver sinais visíveis de contaminação ou degradação. ✂️ b) Realizar inspeções periódicas dos filtros de combustível e do sistema de arrefecimento, garantindo o funcionamento eficiente do motor. ✂️ c) Desligar o motor imediatamente após longos períodos de funcionamento, evitando superaquecimento e desgastes prematuros. ✂️ d) Manter o tanque de combustível sempre cheio para minimizar a presença de ar e reduzir o risco de contaminação por umidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
836Q955298 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025Em uma emergência envolvendo falha total do motor durante a travessia de um rio de correnteza moderada, a decisão correta para manter a segurança da embarcação e da tripulação é: ✂️ a) Lançar âncora imediatamente para interromper a deriva e manter a embarcação em posição fixa até a chegada de auxílio. ✂️ b) Posicionar a embarcação de modo que sua proa fique voltada contra a correnteza, reduzindo a velocidade da deriva. ✂️ c) Permitir que a correnteza conduza a embarcação até uma área de menor fluxo, evitando esforços desnecessários. ✂️ d) Abandonar a embarcação e nadar até a margem mais próxima, garantindo a segurança da tripulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
837Q969200 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022As embarcações são planejadas e construídas para transportar cargas específicas ou dar apoio a determinadas tarefas marítimas. Acerca do navio como equipamento, julgue o item a seguir.A AHTS (Anchor Handling and Tug Supply) é uma embarcação desenhada para lançar e movimentar âncoras de plataformas flutuantes em coordenadas geográficas especificadas e não tem amurada na popa (popa aberta), sendo provida de bollard pull. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
838Q969245 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022No que tange à avaliação econômica do navio, julgue o item subsequente.A avaliação da embarcação deve considerar alguns elementos que facilitam a venda a preço justo, como o contexto econômico, a liquidez da embarcação no mercado e a atualização legislativa, que pode tornar obsoleta a embarcação construída com tecnologia considerada superada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
839Q970110 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022Texto associado. Em regra, a embarcação, em flutuação, tem seis possíveis movimentos: três deslocamentos e três rotações em relação aos três eixos que permitem a determinação de um ponto no espaço. Por ordem decrescente de interferência sobre a estabilidade e a manobrabilidade da embarcação, citam-se: o balanço (roll), caracterizado pelo giro da embarcação em torno do seu eixo longitudinal, o caturro (pitch), caracterizado pelo giro em torno do eixo transversal, e o cabeceio (yaw), caracterizado pelo giro em torno do eixo perpendicular ao plano de flutuação. Para o estudo dos esforços que ocorrem sobre o casco das embarcações, é estabelecida uma correlação entre essa estrutura flutuante e a viga estrutural submetida a esforços típicos da estabilidade de obras civis. A partir dessas informações, julgue o próximo item acerca de flexão pura em vigas, tensão de cisalhamento e deflexão de viga.Quando a embarcação navega em mar e recebe ondas altas cujas ortogonais às cristas fazem ângulo com seu eixo longitudinal, o esforço cortante que se manifesta a 1/3 do comprimento do casco, a contar da proa, será determinado por valor proporcional a qL/3, desde que haja uma crista a 1/3 do comprimento da embarcação, próximo à proa, e outra crista à popa, ficando o casco apoiado majoritariamente sobre essas duas cristas, o carregamento da embarcação possa ser representado por carga (q) uniformemente distribuída ao longo do casco e o comprimento da onda seja de (2L/3) metros, com o terço frontal do casco funcionando como balanço, já que esse comprimento se projeta sobre a cava entre cristas a barlamar. Com essa abordagem, admite-se que os movimentos predominantes da embarcação sejam o caturro e o balanço, e que o casco, nessas condições, esteja submetido a forças cisalhantes que podem ser combatidas por anteparas e cavername. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
840Q955291 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A sinalização náutica tem um papel essencial na segurança da navegação fluvial, orientando condutores sobre perigos, restrições e rotas recomendadas. Ao aproximar-se de uma região onde há boias cardinais indicando um perigo isolado, a conduta correta do condutor fluvial deve ser: ✂️ a) Reduzir a velocidade e passar pelo lado oeste da boia, garantindo uma distância segura em relação ao perigo. ✂️ b) Identificar a posição da boia e manobrar para permanecer na área indicada como segura, conforme a orientação das cores e topos da sinalização. ✂️ c) Manter a proa voltada para a correnteza e navegar perpendicularmente à sinalização para evitar ser arrastado para a área de risco. ✂️ d) Aumentar a velocidade para atravessar rapidamente a área sinalizada, reduzindo a exposição ao risco potencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro