Questões de Concursos Engenharia Naval

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821Q1052420 | Engenharia Naval, Logística e Transporte Marítimo, Logística Farmacêutica 1 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

As opções de utilização no transporte marítimo são os contêineres de 20” e 40” (pés). Corresponde ao contêiner utilizado principalmente em animais vivos:
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822Q970094 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

A estabilidade intacta estuda o equilíbrio das estruturas flutuantes íntegras, sem avarias, ao passo que a estabilidade com avaria analisa como poderá ser alcançada a estabilidade da estrutura avariada, com embarque de água. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A avaria no chapeamento entre anteparas estanques centrais da embarcação produz alteração no calado, de forma que o volume inicial entre as anteparas inundadas seja compensado por igual volume distribuído entre os demais pares de anteparas não inundadas, fazendo prevalecer um novo calado, mas sem variação do deslocamento da embarcação.
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823Q970137 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

A potência do motor depende da velocidade de cruzeiro planejada para o navio. Quanto maior for a velocidade da embarcação, mais potência será requerida do motor. A rotação do hélice depende do seu diâmetro. Em navios de maior calado, podem ser instalados hélices de maior diâmetro que podem girar com menor rotação. Essas variáveis são interdependentes. Acerca do arranjo de praça de máquinas, julgue o próximo item.

Os motores de baixa rotação giram entre 70 rpm e 250 rpm e, por essa razão, podem ser ligados diretamente ao hélice. Os motores de média e alta rotação requerem engrenagens redutoras para serem ligados aos hélices.

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824Q969218 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o item a seguir, acerca do contrato de afretamento VCP (voyage charter party).

Nessa modalidade de contrato, o fretador é remunerado pelo pagamento de frete, que pode ser estabelecido por unidade de mercadoria transportada ou pelo uso total do navio, com quantidade de carga a ser transportada estabelecida no contrato.

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825Q970138 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Na fase preliminar do projeto de um navio, é importante determinar uma estimativa para o seu peso leve. Essa estimativa deve incluir a massa do casco do navio, da superestrutura, de outfits, da praça de máquinas, além de uma margem possível de variação. Julgue o item seguinte, referente à determinação do peso leve.

A massa estrutural pode ser definida como a soma de todo o aço processado para a construção do navio, englobando o casco e a superestrutura. Nos modelos de estimativa, não são consideradas, na estimativa do peso do aço, as variáveis calado e dimensões das casas de máquinas, por elas já estarem contempladas nas dimensões do pontal e do comprimento.

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826Q955299 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

O correto uso dos equipamentos obrigatórios de segurança é fundamental para a integridade da tripulação e dos passageiros a bordo de uma embarcação fluvial. Com base nas normas vigentes, a conduta mais adequada para garantir a eficácia dos coletes salva-vidas durante uma operação de resgate é:
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827Q969203 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

As embarcações são planejadas e construídas para transportar cargas específicas ou dar apoio a determinadas tarefas marítimas. Acerca do navio como equipamento, julgue o item a seguir.

Os navios gaseiros de membrana são mais adequados para o transporte de derivados voláteis do petróleo, como etano, benzeno, liquified petrolium gás, que os gaseiros com tanques esféricos, considerando-se o aproveitamento do espaço no interior do casco.

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828Q970091 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Além das causas de geração de banda verificadas durante o embarque e desembarque de carga, junto ao berço, a embarcação pode receber solicitação externa geradora de inclinação pela ação de vento repentino, de través, e de manobras bruscas, em alta velocidade. Julgue o item a seguir acerca de solicitações externas à inclinação.

Vento repentino de través pode atuar sobre a borda livre e a superestrutura da embarcação que navega em mar aberto e alterar sua estabilidade dinâmica. A força resultante da pressão do vento tende a deslocar a embarcação em movimento de deriva. Em oposição a essa força, age a resultante da pressão hidrostática desenvolvida na obra viva do bordo oposto da embarcação. Dessa forma, é gerado um momento que passa a inclinar a embarcação para o lado oposto à ação do vento.
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829Q969232 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Com referência à responsabilidade civil no âmbito do transporte marítimo, julgue o seguinte item.

A despesa decorrente de avaria simples na embarcação é suportada pelo proprietário da embarcação e, caso seja exclusivamente sobre a carga, é de responsabilidade do proprietário da carga afetada, ao passo que a despesa referente à avaria grossa é repartida, proporcionalmente, entre o proprietário da embarcação, o fretador e o proprietário da carga.

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830Q969235 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

No que se refere a compra e venda de navios, julgue o item subsecutivo.

A aquisição da embarcação é precedida de inspeção documental — realizada por perito na sede da Sociedade de Classificação, onde constam registros que permitem inferências acerca da sanidade do casco e das máquinas — e física, com o fim de verificar os espaços internos da embarcação, que permanece em flutuação em porto designado pelas partes. Findas essas inspeções, pode ser necessária inspeção em doca seca para a verificação das condições do eixo propulsor e de outros acessórios habitualmente imersos.

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831Q970085 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o item seguinte relativos a conjuntos de dimensões principais e coeficientes de forma usados na definição da geometria da embarcação.

O comprimento entre os perpendiculares da embarcação corresponde à extensão, seguindo a direção do eixo longitudinal, desde o ponto extremo da proa ao ponto extremo da popa.

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832Q970096 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

A respeito do conceito de camada limite de velocidade, que é importante no entendimento e na quantificação do escoamento de fluido sobre superfície plana, como ocorre no leme da embarcação, julgue o item subsecutivo.

A velocidade do fluxo na camada limite, que se desenvolve sobre uma superfície plana, decresce à proporção que o ponto de verificação da velocidade se desloca da fronteira exterior dessa camada e se aproxima da superfície da placa, onde a velocidade será nula.
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833Q970097 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

As formulações teóricas usadas no projeto de quebra-mar precisam ser testadas, em modelo em escala reduzida, para confirmar a aplicabilidade dos conceitos propostos. Nesse contexto, em que a análise dimensional tem relevância no estabelecimento da semelhança entre o mundo real e o modelo reduzido, julgue o item subsequente.

Como a altura da onda é variável importante na verificação da estabilidade dos blocos situados no escudo do quebra-mar, para a onda real incidente sobre o quebra-mar de três metros de altura ser representada, em modelo reduzido, por onda de cinco centímetros de altura, a escala do modelo deve ser 1:60.
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834Q970133 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o item seguinte, com relação a equipamento de convés, amarração e fundeio, movimentação de carga, sistema de carga e sistema de lastro,heade NPSH bombas.

Numa embarcação, os mastros servem de suporte às adriças e vergas de sinais, aos ninhos de pega e aos paus de carga — estes últimos servem para movimentar mercadorias em berços desprovidos de equipamentos ou para movimentar cargas especiais como pás de turbinas eólicas.

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835Q955293 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A manutenção preventiva de embarcações fluviais é essencial para evitar falhas mecânicas e garantir a segurança da operação. Considerando os procedimentos adequados de inspeção e conservação, a prática mais recomendada para prolongar a vida útil do motor de uma embarcação é:
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836Q955298 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Em uma emergência envolvendo falha total do motor durante a travessia de um rio de correnteza moderada, a decisão correta para manter a segurança da embarcação e da tripulação é:
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837Q969200 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

As embarcações são planejadas e construídas para transportar cargas específicas ou dar apoio a determinadas tarefas marítimas. Acerca do navio como equipamento, julgue o item a seguir.

A AHTS (Anchor Handling and Tug Supply) é uma embarcação desenhada para lançar e movimentar âncoras de plataformas flutuantes em coordenadas geográficas especificadas e não tem amurada na popa (popa aberta), sendo provida de bollard pull.

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838Q969245 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

No que tange à avaliação econômica do navio, julgue o item subsequente.

A avaliação da embarcação deve considerar alguns elementos que facilitam a venda a preço justo, como o contexto econômico, a liquidez da embarcação no mercado e a atualização legislativa, que pode tornar obsoleta a embarcação construída com tecnologia considerada superada.

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839Q970110 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Em regra, a embarcação, em flutuação, tem seis possíveis movimentos: três deslocamentos e três rotações em relação aos três eixos que permitem a determinação de um ponto no espaço. Por ordem decrescente de interferência sobre a estabilidade e a manobrabilidade da embarcação, citam-se: o balanço (roll), caracterizado pelo giro da embarcação em torno do seu eixo longitudinal, o caturro (pitch), caracterizado pelo giro em torno do eixo transversal, e o cabeceio (yaw), caracterizado pelo giro em torno do eixo perpendicular ao plano de flutuação. Para o estudo dos esforços que ocorrem sobre o casco das embarcações, é estabelecida uma correlação entre essa estrutura flutuante e a viga estrutural submetida a esforços típicos da estabilidade de obras civis.

A partir dessas informações, julgue o próximo item acerca de flexão pura em vigas, tensão de cisalhamento e deflexão de viga.

Quando a embarcação navega em mar e recebe ondas altas cujas ortogonais às cristas fazem ângulo com seu eixo longitudinal, o esforço cortante que se manifesta a 1/3 do comprimento do casco, a contar da proa, será determinado por valor proporcional a qL/3, desde que haja uma crista a 1/3 do comprimento da embarcação, próximo à proa, e outra crista à popa, ficando o casco apoiado majoritariamente sobre essas duas cristas, o carregamento da embarcação possa ser representado por carga (q) uniformemente distribuída ao longo do casco e o comprimento da onda seja de (2L/3) metros, com o terço frontal do casco funcionando como balanço, já que esse comprimento se projeta sobre a cava entre cristas a barlamar. Com essa abordagem, admite-se que os movimentos predominantes da embarcação sejam o caturro e o balanço, e que o casco, nessas condições, esteja submetido a forças cisalhantes que podem ser combatidas por anteparas e cavername.

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840Q955291 | Engenharia Naval, Motorista Fluvial, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A sinalização náutica tem um papel essencial na segurança da navegação fluvial, orientando condutores sobre perigos, restrições e rotas recomendadas. Ao aproximar-se de uma região onde há boias cardinais indicando um perigo isolado, a conduta correta do condutor fluvial deve ser:
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