Questões de Concursos Engenharia Naval

Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

881Q970101 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

A atmosfera e as águas oceânicas interagem intensamente e dessa troca de energias entre fluidos resultam as ondas oscilatórias e as correntes marinhas, ao passo que as marés são geradas pela atração da Lua e do Sol sobre o planeta. Julgue o item que se segue acerca de teoria espectral e comportamento em mar irregular.

A energia total acumulada na agitação verificada na área de geração é distribuída sobre uma gama de períodos das ondas sinusoidais que constituem a estrutura da agitação. O modelo que descreve matematicamente a distribuição proporcional aos quadrados das alturas das ondas presentes em função dos respectivos períodos (ou frequências) é denominado espectro do movimento ondulatório.

  1. ✂️
  2. ✂️

882Q970116 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Cada carga requer casco com características adequadas às condições específicas de carregamento e descarregamento e durante o transporte dessa carga. A respeito desse tema e de seções típicas, julgue o seguinte item.

A seção alongada do compartimento de carga do casco do Valemax difere da seção tradicional do bulk carrier, ou graneleiro, já que aquela segue a direção horizontal, para facilitar as operações de carregamento e descarregamento, ao passo que o graneleiro é identificado pela disposição e forma do convés, com tampas deslizantes, ou hatch covers, que dão acesso às câmaras do interior do casco. Já os contenedores são dispostos em camadas e fileiras, para que seja possível conhecer a posição de cada container, individualmente.

  1. ✂️
  2. ✂️

883Q970127 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

O sistema de óleo combustível é integrado pelos seguintes componentes: tanque de armazenamento, bomba de transferência, tanque de sedimentação, trocador de calor, purificador, tanque de serviço e unidade de controle de óleo. Acerca dos sistemas de óleo combustível, óleo lubrificante e de resfriamento, julgue o item a seguir.

No tanque de armazenamento, o combustível fica em repouso, o que possibilita a decantação das impurezas mais pesadas e a separação da água por efeito de densidade. Os produtos contaminantes são retirados por meio de válvula instalada no fundo do tanque.

  1. ✂️
  2. ✂️

884Q969213 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Acerca do Contrato de afretamento TCP (Time Charter Party), julgue o item a seguir.

O afretador pode cumprir novo contrato de transporte que não possa ser atendido com a própria frota, desde que autorizado pela gestão pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

885Q970100 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

A atmosfera e as águas oceânicas interagem intensamente e dessa troca de energias entre fluidos resultam as ondas oscilatórias e as correntes marinhas, ao passo que as marés são geradas pela atração da Lua e do Sol sobre o planeta. Julgue o item que se segue acerca de teoria espectral e comportamento em mar irregular.

A ação do vento de determinada velocidade sobre a superfície do oceano, inicialmente em repouso, produz ondas de oscilação que serão maiores com o crescimento da velocidade do vento e da extensão da ação do vento (pista), até ser atingido o fetch mínimo, e com o aumento da duração desse vento, até ser atingida a duração mínima.

  1. ✂️
  2. ✂️

886Q970103 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Uma viga horizontal com comprimento de 5 metros e seção não definida representa a estrutura de um graneleiro. Essa viga está carregada com forças verticais a cada metro. Forças verticais de 1 Newton são aplicadas nas extremidades da viga e representam as forças correspondentes a estruturas, equipamentos e pavimentos da embarcação reunidos na proa e na popa. Nas seções intermediárias da viga, são aplicadas forças verticais de 2 Newtons a cada metro da viga. Em oposição a essas cargas verticais, aplicadas de cima para baixo, estão duas forças verticais, aplicadas de baixo para cima, afastadas 1 metro de cada extremidade, que representam as reações exercidas por cristas de onda. Segundo essa descrição, o graneleiro está apoiado sobre duas cristas de onda, nesse momento da navegação, com espaço de três metros entre elas.

Com base nessas informações, julgue o item seguinte, que tratam de isostática e diagrama de esforços em viga.

O exame do diagrama de esforços cortantes dessa viga permite observar que, para o carregamento definido, o maior esforço cortante ocorre nas seções onde estão as cristas da onda e que não há esforço cortante, a meio navio, entre proa e popa.

  1. ✂️
  2. ✂️

887Q970123 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Para atender a demanda por motores para novos navios, tem sido adotada a solução tradicional que recomenda a instalação de motor a diesel, de dois tempos, de baixa rotação, movendo um hélice (single skeg). Acerca de instalações propulsoras de navios, julgue o item a seguir.

Em grandes embarcações, os motores auxiliares que movimentam o lastro, acionam a bomba de resfriamento do motor principal, acionam compressores, entre outras aplicações, são, geralmente, motores de quatro tempos movidos a diesel.

  1. ✂️
  2. ✂️

888Q970126 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

O sistema de óleo combustível é integrado pelos seguintes componentes: tanque de armazenamento, bomba de transferência, tanque de sedimentação, trocador de calor, purificador, tanque de serviço e unidade de controle de óleo. Acerca dos sistemas de óleo combustível, óleo lubrificante e de resfriamento, julgue o item a seguir.

O tanque de serviço separa os contaminantes pesados e a água remanescente por meio de centrifugação. O combustível é admitido em rotor que gira a alta velocidade. Os contaminantes mais densos são impelidos para a periferia do rotor, sendo descartados para tanque de borra. Essa limpeza evita a queima de vários elementos que seriam lançados na atmosfera.

  1. ✂️
  2. ✂️

890Q969248 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Quanto às normas de regulamentação internacional estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (International Maritime Organization– IMO), concernentes à descarbonização do transporte marítimo, julgue o item subsecutivo.

Por meio da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL), foi aprovada a Resolução IMO 2020, que propõe a redução da emissão de enxofre por navios do nível atual de 3,5%, em massa, para 0,5%, seguindo o exemplo do limite de emissão de enxofre de 0,1% aplicado no litoral do mar Báltico e do mar do Norte, na costa dos Estados Unidos da América, no Canadá e em regiões do mar do Caribe.

  1. ✂️
  2. ✂️

891Q970084 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o item seguinte relativos a conjuntos de dimensões principais e coeficientes de forma usados na definição da geometria da embarcação.

O coeficiente de esbeltez, que indica em qual medida a embarcação é capaz de navegar gerando menor perturbação no mar, é determinado pelo quociente entre o comprimento entre os perpendiculares da embarcação e a boca.

  1. ✂️
  2. ✂️

892Q970088 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Como o conceito de estabilidade da embarcação tem por fundamento o equilíbrio da embarcação, cujas categorias ocorrem em função da relação entre as posições do metacentro, do centro de gravidade e do centro de carena, julgue o item subsecutivo relativamente à estabilidade estática de corpos flutuantes.

Uma embarcação estará no limite da estabilidade quando o centro de gravidade estiver sobreposto ao metacentro (na mesma posição).

  1. ✂️
  2. ✂️

893Q970089 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Como o conceito de estabilidade da embarcação tem por fundamento o equilíbrio da embarcação, cujas categorias ocorrem em função da relação entre as posições do metacentro, do centro de gravidade e do centro de carena, julgue o item subsecutivo relativamente à estabilidade estática de corpos flutuantes.

O equilíbrio da embarcação é considerado instável quando o metacentro transversal estiver sobreposto ao metacentro longitudinal.

  1. ✂️
  2. ✂️

894Q970107 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Um navio-tanque de 60.000 dwt tem casco que oferece resistência a pressões externas de até 200 kN/m2 . Ao se aproximar do berço, em manobra de atracação, com velocidade regulamentar, essa embarcação pressiona a defensa do tipo SCK Cell Fender, modelo SCK 1000, que consiste em cilindro de borracha natural ou sintética com malha de aço interna, com medidas de 1,1 m de diâmetro e 1,0 m de altura. O eixo longitudinal do cilindro posiciona-se segundo uma perpendicular à face externa do berço. O cilindro está protegido por placa de aço quadrada, com lado de 1,2 m, fixada no seu topo, cujo objetivo é distribuir tensões no momento da atracação. Ao tocar a defensa, o casco do navio-tanque pressiona a placa de aço contra o cilindro de borracha e produz deformação que reduz a sua altura em 10%.

Considerando-se essas informações, julgue o item subsequente quanto à Lei de Hooke.

Caso a constante elástica do cilindro de borracha seja de 3.000 kN/m, o lado da placa quadrada de aço deve ter 1,6 m de comprimento, para que a tensão sobre o casco do naviotanque seja de 200 kN/m2 e a deformação do cilindro atinja 15% de sua altura.

  1. ✂️
  2. ✂️

895Q970117 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Para um navio de grande porte, que pode ter hélice com alcance de 10 m de diâmetro, o comprimento do eixo é o necessário para estabelecer a ligação entre a casa de máquinas e a popa da embarcação. O ângulo de torção do eixo (φ), de comprimento (L), com seção circular uniforme e maciça, com raio (c), sujeito ao momento de torsão (T), é determinado por meio da equação φ = (TL)/(JG), com J = πc4 /2, em que J é o momento de inércia polar de círculo de raio c e G é o módulo de elasticidade transversal, de valor G = 75 GPa (para o aço).
Considerando-se as informações anteriores, julgue o item a seguir acerca de torção de tubos.


Um eixo de seção circular uniforme, construído em aço, com comprimento de 10 m, raio de 10 cm e módulo de elasticidade transversal G = 75 GPa, submetido ao momento T = 106 N.m., tem ângulo de torção igual a 0,63 radianos.
  1. ✂️
  2. ✂️

896Q970118 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

A respeito de resistência primária de navios, julgue o item seguinte.

Diversos modelos de viga caixão, concebidos em material homogêneo, projetados para resistir ao momento fletor longitudinal e às forças cortantes do carregamento solicitante primário, geram resultados diferentes quanto à resistividade e à economia construtiva. Nesse caso, a eficiência estrutural será determinada ao se comparar os diversos arranjos estruturais de resistência compatível para indicar aquele que tiver o menor peso.

  1. ✂️
  2. ✂️

897Q969201 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

As embarcações são planejadas e construídas para transportar cargas específicas ou dar apoio a determinadas tarefas marítimas. Acerca do navio como equipamento, julgue o item a seguir.

O navio-tanque (tanker) transporta granéis líquidos, como petróleo leve e pesado (crude), nafta, óleo dísel; os derivados do petróleo mais densos são classificados como dirty products e são transportados aquecidos para a manutenção da fluidez da carga.

  1. ✂️
  2. ✂️

898Q969204 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

A gestão náutica abrange manutenção, conservação, aprovisionamento e alocação de tripulação na embarcação, já a gestão comercial engloba a gestão da carga e do frete no que concerne a contrato, recebimento e entrega, relacionamento com corretores e assuntos correlatos. Considerando aspectos relacionados a esses dois tipos de gestão no transporte marítimo, julgue o item que se segue.

Segundo a lei que regula a ordenação do transporte aquaviário, o contrato a casco nu dá ao afretador a posse, o uso e o controle da embarcação, por tempo determinado, mas não o direito de designar a tripulação da embarcação; em contraste, no contrato de afretamento por viagem, o fretador coloca o todo ou parte da embarcação, com tripulação, à disposição do afretador para que efetue transporte de carga.

  1. ✂️
  2. ✂️

899Q969221 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o item a seguir, acerca do contrato de afretamento VCP (voyage charter party).

O contrato de afretamento VCP, na modalidade carga total, prevê que o fretador coloque à disposição do afretador todo o espaço disponível para a carga do navio, exceto o espaço reservado para provisões e combustível necessários à viagem. O afretador pode contratar outros interessados para ocupar o espaço que ele não ocupar.

  1. ✂️
  2. ✂️

900Q969243 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Uma cidade dispõe de refinaria de petróleo que produz, por mês, 100 UC (unidades de consumo) de óleo diesel para atender a demanda de empresas ali instaladas, que consomem todas as unidades produzidas. A refinaria recebe petróleo bruto do exterior transportado por navios-tanque que navegam 15 dias, em viagem redonda, entre a refinaria e o país produtor de petróleo, transportando 20 UP (unidades de petróleo) por viagem, as quais geram, após refino, 10 UC de óleo diesel. Espera-se que a demanda mensal por diesel, na cidade, tenha crescimento traduzido pelo seguinte modelo matemático: Dm = 100 + 5 × ano (UC). Desse modo, ao fim de um ano, a demanda crescerá para 105 UC; ao fim do segundo ano, a demanda passará para 110 UC e, assim, sucessivamente.

Considerando essas informações, julgue o item seguinte acerca de planejamento de frota.

Caso haja queda de 50% da demanda prevista para o quarto ano, contado a partir da data atual, em consequência de evento de caráter global, a refinaria deverá encerrar o contrato de afretamento e, ainda, vender três dos navios-tanque que formam a atual frota para se ajustar à demanda reprimida.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.