Questões de Concursos Engenharia Naval

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901Q970112 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

O momento de inércia mede a resistência à flexão da seção de viga em relação a eixo que passa pelo seu centro de gravidade. Quanto maior for o valor do momento de inércia da seção, mais resistente será a viga para suportar as forças externas. O módulo de resistência à flexão é a relação entre o momento de inércia da seção em relação a um eixo e a distância do ponto mais afastado da seção àquele eixo. A respeito dessa temática, julgue o item subsequente.

O módulo de resistência — definido, para a seção caixão (ou retangular oca), pela relação W = I/(p/2) = (bp3- bmpm 3 )/6p, em que b é a boca, p é o pontal, bm é a boca moldada e pm é o pontal moldado — é útil em pré-dimensionamentos de seções simples por representar a capacidade de resistência da viga e requerer cálculos mais simples, mas, para a seção caixão, essa vantagem aparentemente inexiste.

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902Q969202 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

As embarcações são planejadas e construídas para transportar cargas específicas ou dar apoio a determinadas tarefas marítimas. Acerca do navio como equipamento, julgue o item a seguir.

A FSO (Floating Storage and Offloading) é uma unidade flutuante de armazenamento, separação e transferência de petróleo; a FPSO (Floating Production Storage and Offloading) é uma FSO com capacidade de perfuração.

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903Q969247 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Quanto às normas de regulamentação internacional estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (International Maritime Organization– IMO), concernentes à descarbonização do transporte marítimo, julgue o item subsecutivo.

Utilizado para propelir embarcações que navegam em rotas de longo curso e cabotagem, o bunker oil (tipos OCM120, OCM180 e OCM380) é constituído de uma mistura de óleo combustível e óleo diesel, com alto teor de enxofre, com consistência de graxa, pois precisa trabalhar sob alta pressão sem que sua estrutura molecular seja afetada, e é tão viscoso que precisa ser aquecido para ser usado como combustível.

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904Q970109 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Em regra, a embarcação, em flutuação, tem seis possíveis movimentos: três deslocamentos e três rotações em relação aos três eixos que permitem a determinação de um ponto no espaço. Por ordem decrescente de interferência sobre a estabilidade e a manobrabilidade da embarcação, citam-se: o balanço (roll), caracterizado pelo giro da embarcação em torno do seu eixo longitudinal, o caturro (pitch), caracterizado pelo giro em torno do eixo transversal, e o cabeceio (yaw), caracterizado pelo giro em torno do eixo perpendicular ao plano de flutuação. Para o estudo dos esforços que ocorrem sobre o casco das embarcações, é estabelecida uma correlação entre essa estrutura flutuante e a viga estrutural submetida a esforços típicos da estabilidade de obras civis.

A partir dessas informações, julgue o próximo item acerca de flexão pura em vigas, tensão de cisalhamento e deflexão de viga.

Quando a embarcação navega em mar e recebe ondas cujas ortogonais às cristas estão alinhadas com o seu eixo longitudinal, o momento fletor a meio navio será determinado por valor proporcional a qL2 /8, desde que haja uma crista à proa e outra crista à popa e o casco fique apoiado majoritariamente sobre essas duas cristas, o carregamento da embarcação possa ser representado por carga (q) uniformemente distribuída ao longo do casco e o comprimento da onda seja de (L) metros e igual ao comprimento da embarcação. Com essa abordagem, admite-se que o movimento predominante dessa embarcação seja o caturro, e que o casco esteja submetido a flexão composta reta.

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905Q970113 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

O momento de inércia mede a resistência à flexão da seção de viga em relação a eixo que passa pelo seu centro de gravidade. Quanto maior for o valor do momento de inércia da seção, mais resistente será a viga para suportar as forças externas. O módulo de resistência à flexão é a relação entre o momento de inércia da seção em relação a um eixo e a distância do ponto mais afastado da seção àquele eixo. A respeito dessa temática, julgue o item subsequente.

Se a seção caixão (ou retangular oca) representa adequadamente o casco da embarcação, quanto maior for a altura da seção (equivalente ao pontal), mais resistente será o casco, e quanto maior for a boca da embarcação, mais estável ela será em relação ao emborcamento. Assim, para conferir maior estabilidade, as embarcações que transportam granéis e contenedores devem ser construídas mantendo-se a relação entre boca e calado igual a sete.

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906Q969207 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

A gestão náutica abrange manutenção, conservação, aprovisionamento e alocação de tripulação na embarcação, já a gestão comercial engloba a gestão da carga e do frete no que concerne a contrato, recebimento e entrega, relacionamento com corretores e assuntos correlatos. Considerando aspectos relacionados a esses dois tipos de gestão no transporte marítimo, julgue o item que se segue.

Quando, no contrato celebrado entre comprador e vendedor de uma carga, o vendedor (exportador) entrega a carga, descarregada, no local de destino, sem pagamento do frete e das taxas de importação, considera-se que a tratativa foi realizada na modalidade DDU (Delivery Duty Unpaid).

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907Q969210 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Acerca do Contrato de afretamento TCP (Time Charter Party), julgue o item a seguir.

Contratar afretamentos, pagar taxas e ônus gerado pelo uso comercial do navio, abastecê-lo com víveres e combustível e pagar despesas portuárias são encargos do afretador, responsável pela gestão comercial.

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909Q969212 | Engenharia Naval, Análise – Transporte Marítimo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Acerca do Contrato de afretamento TCP (Time Charter Party), julgue o item a seguir.

Essa modalidade de contrato é utilizada quando existe, por parte daquele que afreta, certeza da necessidade de transporte por determinado período de tempo.

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910Q970086 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Considerando-se que a segurança de uma embarcação é relacionada a fatores como a estabilidade, que a torna apta a flutuar nas mais diversas condições operacionais, julgue o seguinte item quanto a linhas de carga e arqueação.

As linhas de carga e o disco de Plimsoll são pintados no costado da embarcação, de modo que um navio britânico que inicie a viagem em águas do Atlântico Norte, no inverno, com o nível da água do oceano próximo à linha WNA (Winter North Atlantic), aportará em terminal brasileiro, situado à margem direita do rio Amazonas, com o nível da água próximo à linha de carga identificada pela letra S (Summer).

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911Q970106 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Na construção da embarcação, a flutuabilidade depende da estanqueidade do casco, o qual é construído com vários formatos, a depender da carga a ser transportada. Em geral, o casco é constituído de fundo, que é a parte mais baixa, de costado, que é a parte lateral, e de encolamento, que faz a ligação entre o fundo e o costado. O casco completo tem, portanto, duas laterais e dois encolamentos. O pavimento que fecha a parte superior do casco é denominado de convés, o qual pode contribuir para o fechamento completo do casco, como nos navios petroleiros, ou pode ter aberturas para a admissão de carga, como nos navios graneleiros e porta-contenedores.

Julgue o item subsecutivo acerca da nomenclatura e da função dos elementos estruturais de uma embarcação.

O pontal é a dimensão vertical entre a face externa do fundo do casco e a face superior do convés, ao passo que a boca é a dimensão horizontal entre as faces externas das laterais do casco, cuja medida é importante na decisão sobre a passagem da embarcação em eclusa marítima ou canal marítimo navegável; já o comprimento entre perpendiculares é a distância horizontal, medida entre pontos, entre a proa e a popa, as quais entram em contato com a linha de flutuação.

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912Q970125 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Para atender a demanda por motores para novos navios, tem sido adotada a solução tradicional que recomenda a instalação de motor a diesel, de dois tempos, de baixa rotação, movendo um hélice (single skeg). Acerca de instalações propulsoras de navios, julgue o item a seguir.

Atualmente, o motor principal de um grande navio é de dois tempos e de baixa rotação, pode ter até quatorze cilindros, move hélice de passo fixo, com 10 ou mais metros de diâmetro, e consome combustível do tipo bunker oil, uma mistura de óleo diesel e óleos residuais de alta viscosidade. Para atender resolução da MARPOL, esse combustível deve ser alterado com vistas à redução da emissão de enxofre.

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913Q970083 | Engenharia Naval, Engenharia Naval, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

As curvas hidrostáticas representam várias características da carena de uma embarcação em repouso, em águas em equilíbrio estático. Quando apresentadas em gráfico, as curvas têm no eixo das abscissas o deslocamento e no eixo das ordenadas o calado moldado. Julgue o próximo item acerca das características hidrostáticas da embarcação.

A curva KM reflete a posição estável do metacentro que passa por pequena variação com o crescimento do deslocamento da embarcação (aumento da carga).

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