Início

Questões de Concursos Engenharia Química

Resolva questões de Engenharia Química comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q688251 | Engenharia Química, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Engenharia Química, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
A respeito do processo de classificação de sólidos no qual se utiliza uma sequência de peneiras, com malhas diferentes, dispostas sobre uma mesa vibratória, julgue o item que se segue.
As peneiras devem ser empilhadas de forma ordenada: a peneira com maior mash deve ser colocada na base da pilha, e a com menor mash, na parte superior da pilha.
  1. ✂️
  2. ✂️

402Q688027 | Engenharia Química, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Engenharia Química, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
Um sistema de controle em planta química visa eliminar os distúrbios e minimizar impactos negativos de perturbações decorrentes de influências externas que não podem ser controladas pelo operador humano. Acerca de controladores, julgue os itens que se seguem, considerando Kc como o ganho do controlador proporcional e PI como o controlador proporcional integral.
O controle de um processo em um sistema exige um controlador feedback proporcional sensível aos desvios entre a variável medida e o set point desejado. Para isso, o responsável pelo processo deve ajustar o valor Kc para o menor valor possível.
  1. ✂️
  2. ✂️

403Q792016 | Engenharia Química, Petróleo, EPE, CESGRANRIO

Quanto à sua origem, entre os três tipos conhecidos de querogênios, o tipo mais adequado à geração de grandes quantidades de gás e pouco ou nenhum petróleo, correspondente ao de menor razão atômica H/C (razão H/C < 0,84), denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q791009 | Engenharia Química, Engenharia Química, Analista de Saneamento, Companhia Pernambucana de Saneamento PE, FGV, 2018

Em uma pesquisa que visava avaliar a qualidade da água no processo de enchimento de um lago de mineração, procedeu-se a análise hidrobiológica com a determinação de espécies do grupo plâncton. Este grupo é constituído por organismos que vivem em suspensão na água, podendo ser agrupados em fitoplâncton, bacterioplâncton e zooplâncton. O fitoplâncton, por sua vez, é um grupo onde se inclui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q791930 | Engenharia Química, Especialista em Produção de Hemoderivados, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

A energia necessária para processos industriais muitas vezes é fornecida por correntes de vapor de água geradas em caldeiras.Um dos combustíveis largamente utilizados na indústria brasileira é o metano (CH 4 ). Na caldeira, o metano é misturado com ar, e essa mistura é aquecida até entrar em combustão, produzindo o calor necessário para a geração de vapor a partir de água. A respeito desse processo, julgue os itens a seguir.

A transferência de calor por condução ocorre pelo movimento entre as moléculas do gás aquecido e as paredes da caldeira.

  1. ✂️
  2. ✂️

406Q791935 | Engenharia Química, Professor, IFTO

O Oxigênio é o elemento químico mais abundante na Terra com aproximadamente 44,8% da sua massa; Por isso, o gás oxigênio é fundamental para a manutenção da vida dos seres humanos, animais e plantas. O silício é o segundo elemento químico mais abundante com aproximadamente 27,7% da massa da Terra. Sabe se que o peso molecular da sílica é 60g/mol e do gás oxigênio é 32g/mol. A quantidade em matéria de oxigênio, é de aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q791939 | Engenharia Química, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Instruções: Utilize o texto a seguir para responder às questões de números 34 e 35.

Um processo industrial de fabricação de 1,5-diaminonaftaleno fornece, num dado estágio de fabricação, uma solução aquosa de 1,5-diaminonaftaleno contendo 3% desta base em massa. A recuperação do produto é feita por extração da solução aquosa em contracorrente com éter etílico (éter isento) contendo 1% de água em massa. O extrato etéreo contém 15% da base e 4% de água em massa. A fase aquosa extraída (refinada) encerra quantidade desprezível da base, mas contém 3% de éter em massa.

A quantidade de éter isento de água por 1 000 kg de base extraída é aproximadamente, em kg:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q791982 | Engenharia Química, Engenheiro Júnior, BAHIAGÁS, CEFETBAHIA

O tipo de ataque, que explora o fator humano das redes de computadores, baseado na interação humana, atuando geralmente através de falseamento de informações e identificações, buscando com isso captar informações importantes dos usuários da rede, é conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q791022 | Engenharia Química, Engenheiro Júnior, BAHIAGÁS, CEFETBAHIA

O desempenho de redes de computadores com fios depende muito das características elétricas do cabo utilizado. A característica que determina a capacidade de um cabo de transportar um sinal sem distorção é conhecido por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q791856 | Engenharia Química, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

O processo químico apresentado recebe uma certa vazão de um reagente A e 1 kmol/h de uma substância inerte I. Para que a fração molar do inerte I na alimentação do reator seja mantida a 0,10, a fração da corrente de saída do separador a ser purgada deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q791391 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A geocronologia é o ramo da geologia que trata da datação absoluta das rochas, portanto fornece a idade da ocorrência de um evento. Para a datação utilizam-se radioisótopos, além de eventos de abrangência global com idades conhecidas. A esse respeito, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q791169 | Engenharia Química, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, considerando que um sistema de troca térmica requeira as seguintes condições: temperaturas de entrada e saída do fluido quente iguais a 100 ºC e 50 ºC, respectivamente; e temperaturas de entrada e saída do fluido frio iguais a 30 ºC e 40 ºC, respectivamente.

Sistema de troca térmica operando no modo contracorrente apresenta maior eficiência que o sistema concorrente.

  1. ✂️
  2. ✂️

414Q791984 | Engenharia Química, Engenheiro de Gás Natural Júnior, Gas Brasiliano SP, IESES

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

Todo hidrocarboneto que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído diretamente a partir de reservatórios petrolíferos ou gaseíferos, cuja composição poderá conter gases úmidos, secos e residuais; recebe a denominação de gás:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

415Q790979 | Engenharia Química, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE

A remoção de metais pesados em efluentes líquidos pode ser realizada por meio da precipitação do metal, empregando-se um ânion adequado. Por exemplo, a concentração de Cd2+ em água pode ser reduzida pela precipitação, em meio alcalino, de Cd(OH)2. Nesse sentido, considerando-se que o produto de solubilidade (Kps) do Cd(OH)2 seja igual a 1,0 × 10-14, é correto concluir que a concentração residual de Cd2+ (aq) em uma solução aquosa com comportamento ideal e pH igual a 10 será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q791525 | Engenharia Química, Engenheiro Júnior, BAHIAGÁS, CEFETBAHIA

Sistemas de tempo real, que o não cumprimento de um deadline pode resultar em conseqüências catastróficas tanto no sentido econômico quanto em vidas humanas, é conhecido como sistemas de tempo real do tipo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q791534 | Engenharia Química, Engenheiro Químico, SESAU RO, FUNRIO

Uma forma de separação de sólidos insolúveis do líquido, em que a corrente de uma suspensão é colocada em uma câmara rotativa com paredes perfuradas alinhadas com o meio filtrante, é um processo de filtração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q791585 | Engenharia Química, Especialista em Regulação do Petróleo e Derivados, ANP, CESGRANRIO

O aumento de 20% para 25% do teor de etanol na gasolina, sem modificação, num motor a gasolina, causa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q791655 | Engenharia Química, Especialista em Regulação do Petróleo e Derivados, ANP, CESGRANRIO

A escala de octanagem da gasolina é definida entre 0 e 100, respectivamente, pelos seguintes componentes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q791417 | Engenharia Química, Engenheiro de Processamento Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A polpa de papel úmida contendo 40,0% em massa de água passa através de um secador a ar até que a polpa contenha 10,0% em massa de água. O percentual de água removido da polpa úmida é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.