Questões de Concursos Engenharia Química e Química Industrial

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q957935 | Engenharia Química e Química Industrial, Técnico Industrial e de Gestão Corporativa – Fracionamento do Plasma, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

As instalações laboratoriais devem ser adequadamente projetadas para oferecer condições seguras de trabalho. Embora as exigências de cada setor sejam diversas, existem certos aspectos que, em geral, são válidos para todos os tipos de laboratórios. NÃO se referem a pré-requisito ou requisito para um laboratório seguro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42 Q971411 | Engenharia Química e Química Industrial, Ênfase Operação, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Com base em conceitos de termodinâmica e noções de instrumentação, julgue o próximo item.

O tubo de Bourdon consiste em instrumento de medição de temperatura por dilatação de líquido que preenche o referido tubo, o qual, por sua vez, é normalmente fabricado em vidro com propriedades térmicas adequadas às variações de temperatura cobertas pelo medidor.

  1. ✂️
  2. ✂️

44 Q988840 | Engenharia Química e Química Industrial, ETAE, SAAE de Linhares ES, IBADE, 2024

Na operação de uma estação de tratamento de água, é fundamental compreender os diferentes tipos de unidades de tratamento e como elas contribuem para o controle da qualidade da água. Considere as etapas e os processos envolvidos em uma estação de tratamento típica. Qual das seguintes combinações de unidades de tratamento e seus respectivos objetivos está correta e reflete a função crítica dessas unidades no processo de garantir a qualidade da água tratada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45 Q969682 | Engenharia Química e Química Industrial, Engenharia de Equipamentos – Terminais e Dutos, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Com relação a princípios e conceitos da termodinâmica, julgue o item a seguir.

Considere que uma máquina térmica recebe 520 kJ de calor por ciclo de uma fonte a 281 °C e rejeita calor para um dissipador a 4 °C nas seguintes quantidades hipotéticas: 390 kJ; 260kJ; e 156 kJ. Nessas condições, o processo, em cada caso, é respectivamente: ciclo irreversível; ciclo reversível; e ciclo impossível.
  1. ✂️
  2. ✂️

46 Q1016855 | Engenharia Química e Química Industrial, Bioquímica em Engenharia Química e Química Industrial, Pesquisador Área Nanotecnologia Subárea Nanotecnologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de nanotecnologia em engenharia de materiais, julgue o próximo item.

A dificuldade na obtenção de filmes muito finos, com espessura menor que 1 μm, e a necessidade de utilização de tintas com alta viscosidade são algumas limitações da serigrafia rotativa em escala industrial.

  1. ✂️
  2. ✂️

47 Q1016856 | Engenharia Química e Química Industrial, Bioquímica em Engenharia Química e Química Industrial, Pesquisador Área Nanotecnologia Subárea Nanotecnologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à nanotecnologia de materiais, julgue o seguinte item.

Nanomateriais apresentam maior estabilidade química e, por isso, são mais facilmente degradados ou oxidados.

  1. ✂️
  2. ✂️

48 Q995464 | Engenharia Química e Química Industrial, Engenheiro Químico, IMBEL, IBFC, 2024

Embora a oxidação do monóxido de carbono tenha importância por si só́ , ela é fundamental na oxidação de hidrocarbonetos. A combustão de hidrocarbonetos pode ser caracterizada simplisticamente como um processo em duas etapas globais: a primeira etapa envolve a quebra do combustível para monóxido de carbono, enquanto a segunda- da etapa é a oxidação final do monóxido de carbono para dióxido de carbono. (Turns, 2013.) Assinale a alternativa que apresenta a principal justificativa dessa ocorrência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50 Q999128 | Engenharia Química e Química Industrial, Engenheiro Químico, IMBEL, IBFC, 2024

Segundo Araújo e Iris (2021, o fenômeno da absorção atômica foi descrito nas observações de Fraunhofer, em 1814, em seu estudo sobre o espectro do sol. Fraunhofer observou que não havia registro de emissão de radiação eletromagnética pela luz solar em comprimentos de onda bem definidos. Este fenômeno foi creditado à absorção desta radiação pelos elementos químicos que compunham a estratosfera solar. Posteriormente, Bunsen e Kirchhoff, em 1860, propuseram a identificação de diversos elementos químicos apenas pela observação de sua emissão em uma chama. Entretanto, a espectrometria de absorção atômica (AAS, do inglês Atomic Absorption Spectrometry) só foi admitida como técnica analítica em 1955, com as publicações de Walsh, que, junto a seus colaboradores, na Austrália, desenvolveu a técnica inovadora de utilizar o espectro de absorção atômica no lugar de emissão atômica e absorção molecular. Pode-se dizer que a importância das técnicas analíticas baseadas na absorção, emissão ou fluorescência atômicas são justificadas porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.