Questões de Concursos Engenharia Sanitária

Resolva questões de Engenharia Sanitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q792261 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, Companhia de Saneamento do Paraná SANEPAR PR, UFPR

Qual o volume necessário para um reservatório que atende uma população de 15.000 habitantes, com consumo per capita de 200 l/(hab.dia), com coeficiente do dia de maior consumo K1 = 1,25 e coeficiente da hora de maior consumo K2 = 1,5. (Considere que o volume de reservação é igual a 1/3 do volume consumido no dia de maior consumo.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q793076 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, SES PR, IBFC

Dentre as doenças de veiculação hídrica listadas abaixo, as ocasionadas por bactérias são, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q792838 | Engenharia Sanitária

O método "Racional" tem sido indicado para o cálculo de deflúvio nos projetos de drenagem e é representado pela seguinte fórmula: Q = C x I x A, onde Q é a descarga em l/s, C é o coeficiente de deflúvio, I é a intensidade de precipitação em mm/h e A é a área de contribuição em m2. Para cálculo da intensidade de precipitação em pequenas áreas urbanas, recomendase adotar o tempo de duração da chuva igual ao tempo de concentração. A definição que melhor se aplica à expressão tempo de concentração é o intervalo de tempo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q793113 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Estações de tratamento de esgotos sanitários (ETEs) são compostas por uma série de processos e operações que visam à remoção dos diferentes poluentes presentes no esgoto. Acerca dessas estações, julgue os itens que se seguem.

Nas operações físicas unitárias, ocorre a predominância de reações químicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q792881 | Engenharia Sanitária, Tecnológo I, SABESP SP, FCC

Em um estudo realizado por Agujaro & Isaac (2002), realizou-se levantamento quantitativo das cianobactérias nos mananciais das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, destinadas ao abastecimento público, industrial e irrigação. O estudo relata que, em períodos de estiagem, ocorre aumento da incidência de florações, especialmente pela necessidade de se fazer pequenos barramentos para garantir nível mínimo nas captações. Segundo os autores, o monitoramento realizado pela CETESB em 2001 apresentou, em todos os pontos, desacordo com relação ao parâmetro fósforo total para rios de Classe 2 de acordo com a Resolução CONAMA no 20 de 1986 (BRASIL, 1986). Em quase todos os locais amostrados, os valores médios anuais de coliformes fecais (em 17 pontos) e nitrogênio amoniacal (em 16 pontos) também se encontraram em desacordo com os limites estabelecidos em lei.

A partir da situação-problema descrita pode-se inferir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q792645 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Com referência aos preceitos e regras em que o projeto de sistemas de esgotos sanitários devem basear-se, julgue os itens a seguir.

A norma brasileira ABNT NBR-12207/1989 prescreve que, após o dimensionamento dos trechos, deve-se proceder à verificação do comportamento hidráulico do interceptor e de seus órgãos complementares, para as condições de vazão final acrescida da vazão de contribuição pluvial parasitária.

  1. ✂️
  2. ✂️

167Q792069 | Engenharia Sanitária, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

Os sistemas clássicos de drenagem de águas pluviais são compostos por dispositivos de microdrenagem e de macrodrenagem. Acerca desses dispositivos, julgue os itens que se seguem.

Para a realização da microdrenagem, estão previstos dispositivos para efetuar o transporte das águas superficiais nas ruas (sarjetas).

  1. ✂️
  2. ✂️

168Q792137 | Engenharia Sanitária, Analista, MPU, FCC

A coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares nos centros urbanos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q792695 | Engenharia Sanitária, Analista, MPU, FCC

O material particulado fino das emissões industriais pode ser removido por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q792996 | Engenharia Sanitária, Analista, MPU, FCC

Pode-se controlar o smog fotoquímico

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q202164 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, MPE SC, ACAFE

A etapa de clarificação em um processo convencional de tratamento da água tem finalidade de remover, principalmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q792328 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

A respeito da teoria e do funcionamento de alguns processos de tratamento de água para abastecimento público, julgue os itens seguintes.

Quando se utiliza a ozonização no tratamento de água, alguns pesticidas eventualmente presentes nessa água, como o heptacloro, são oxidados para formar outros produtos muito tóxicos e estáveis na água.

  1. ✂️
  2. ✂️

173Q792101 | Engenharia Sanitária, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

A eutrofização, processo de enriquecimento dos corpos de água superficiais, natural ou induzido pelas atividades humanas, acarreta o crescimento excessivo de plantas aquáticas em níveis tais que sejam consideradas como causadoras de interferências com os usos desejáveis da água. O principal fator de estímulo é um nível excessivo de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo. As estratégias de controle de poluição que podem ser adotadas para se evitar um processo de eutrofização são classificadas como medidas preventivas (atuação na bacia hidrográfica) e medidas corretivas (atuação no lago ou represa). Em relação a essas medidas de controle da poluição, julgue os itens que se seguem.

Com relação à drenagem pluvial, as medidas preventivas requerem estratégias de controle de uso e ocupação do solo, faixa verde ao longo da represa e dos tributários e construção de barragens de contenção.

  1. ✂️
  2. ✂️

174Q792165 | Engenharia Sanitária, Analista, MPE MS, FGV

De acordo com o método racional, ao se dobrar a área de contribuição a ser considerada no projeto de um dispositivo de drenagem, incorporando uma área adicional em que a intensidade da chuva e o coeficiente de escoamento superficial são a metade da existente na área original, a vazão de projeto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q792074 | Engenharia Sanitária, Analista de Engenharia Sanitária, MPU, CESPE CEBRASPE

Considere uma Estação de Tratamento de Água (ETA) que receba águas de características distintas, contendo metais insolúveis como cromo e chumbo, águas contaminadas por coliformes e águas de lavagem dos filtros da própria ETA. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

A água de lavagem dos filtros pode ser conduzida até um tanque de recepção com agitação para homogeneizar a água e manter os sólidos em suspensão antes de retornar para o início da ETA.

  1. ✂️
  2. ✂️

176Q792848 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, SES PR, IBFC

Dentre as doenças que podem estar relacionadas a epidemias de fonte comum estão, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q793112 | Engenharia Sanitária, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Uma indústria deseja implantar um sistema de tratamento para seus efluentes. A vazão média diária de efluentes gerados nessa indústria é de 80 m3/dia. Trata-se de efluentes com elevado teor de matéria orgânica e nutrientes, baixíssimo nível de sólidos em suspensão e desprezível presença de organismos patogênicos. Os efluentes pós-tratamento serão lançados em um lago com elevada vulnerabilidade à eutrofização.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, a respeito das soluções de sistemas de tratamento de efluentes.

Considerando o porte da unidade de tratamento, a instalação de um sistema de tratamento de efluentes na situação em questão requer licenciamento ambiental simplificado.

  1. ✂️
  2. ✂️

178Q793197 | Engenharia Sanitária, Analista, MPU, FCC

O primeiro parâmetro operacional utilizado para detectar um desequilíbrio num digestor anaeróbio que trata lodo de estação de tratamento de esgoto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q792491 | Engenharia Sanitária, Analista de Engenharia Sanitária, MPU, CESPE CEBRASPE

Considerando a carência de água em muitas regiões do Brasil e o impacto dos resíduos gerados nas estações de tratamento de água (ETA), quando dispostos indiscriminadamente, julgue os itens seguintes.

Por razões técnicas e ambientais, todos os resíduos gerados nas ETA devem ser completamente tratados, sendo necessário o conhecimento de sua composição.

  1. ✂️
  2. ✂️

180Q200428 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, MPE SC, ACAFE

A Lei nº 9433/97 instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos no Brasil e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. A competência para legislar sobre águas é conferida pela Constituição Federal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.