Início

Questões de Concursos Engenharia Sanitária

Resolva questões de Engenharia Sanitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q793201 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, Prefeitura de Santana AP, NCE

– A fossa séptica é uma unidade de tratamento localizado de esgotos. Nessa unidade, os processos físicos e bioquímicos observados são predominantemente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q793218 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas de esgotos sanitários, julgue os itens subseqüentes.

O sistema de esgotos sanitários conhecido como transporte de esgoto decantado, que emprega fossas sépticas, pode ser uma alternativa viável para a solução do esgotamento de cidades de pequeno porte.

  1. ✂️
  2. ✂️

443Q792454 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, CAEMA MA, IBEG

Sobre rede de distribuição de água julgue os itens:

I - Qualquer que seja o desenho de uma rede de distribuição de água, esta é constituída por condutos que são classificados como condutos principais ou troncos e condutos secundários.

II - A rede é classificada como ramificada quando o abastecimento se faz a partir de uma tubulação tronco, e a distribuição da água é feita diretamente para os condutos secundários.

III - As redes malhadas são constituídas por tubulações tronco que formam anéis ou malhas, nos quais não há possibilidade de reversibilidade no sentido das vazões, em função das solicitações demandada.

IV - Independente do tipo de rede, malhada ou ramificada, o projeto deve satisfazer algumas condições hidráulicas limitantes, como pressões, velocidades e diâmetros.

V - As redes malhadas são projetadas com diâmetro máximo de 4’’ nos condutos principais (anéis), admitindo-se 3’’ para núcleos urbanos com população de projeto inferior a 5000 habitantes.

Estão corretas as seguintes afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q792203 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, UFFS, FEPESE

A rede de distribuição de água é constituída de um conjunto de tubulações interligadas que distribui a água tratada do reservatório ou das adutoras.

Em relação às redes de distribuição, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q792971 | Engenharia Sanitária, Analista, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma estação de tratamento de esgoto (ETE) é parte integrante e essencial de um sistema de esgoto para evitar a poluição da água, julgue os itens a seguir.

Na entrada da ETE, existe um by-pass cuja função é desviar o fluxo de esgoto do tratamento e o conduzir diretamente para o corpo receptor sem nenhum tratamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

446Q792216 | Engenharia Sanitária, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Entre as atividades do sanitarista está a investigação de casos. As informações de natureza epidemiológica são essenciais para o processo de vigilância a agravos à saúde. Com respeito a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

A lista de doenças sujeitas a notificação compulsória é estabelecida pelo Ministério da Saúde, incorporando o Regulamento Sanitário Internacional e incluindo as doenças de relevância para a saúde pública nacional. A lista deve ser respeitada em todo o território nacional pelos serviços públicos e privados de saúde, não podendo ser modificada nas esferas estaduais e municipais.

  1. ✂️
  2. ✂️

447Q793018 | Engenharia Sanitária, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A latência de uma falha específica faz com que a equipe de manutenção não perceba que determinado item está em estado de falha (falha oculta), a menos que outra falha ocorra. São medidas de proteção a serem adotadas no sentido de prevenção contra essas falhas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q792826 | Engenharia Sanitária

Em relação aos usos da água, NÃO é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

449Q793099 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas de drenagem urbana, julgue os itens subseqüentes.

No dimensionamento da rede de drenagem de água pluvial pelo Método Racional, utiliza-se o tempo de concentração na bacia de coleta, que é determinado, para uma determinada seção, pela soma dos tempos de concentração dos diferentes trechos a montante. Quando vários trechos da rede afluem para um determinado trecho, existirão vários e diferentes tempos de concentração, devendo-se tomar o menor deles.

  1. ✂️
  2. ✂️

450Q792854 | Engenharia Sanitária

As condições necessárias para a transmissão de uma doença são:

I.    Um agente causador, um reservatório, um modo de o agente sair do reservatório. 
II.   Um agente etiológico, uma fonte de infecção do agente etiológico e um modo de  transmissão do reservatório até a nova vítima em potencial. 
III.  Um modo de transmissão do reservatório até a nova vítima em potencial, um modo de penetrar em uma nova pessoa e uma pessoa suscetível.

A condição está CORRETA em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

451Q792103 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, CAGECE CE, FUNCAB

A alimentação higiênica é uma das condições essenciais para proteção e manutenção da saúde. Com relação à possibilidade de nocividade dos alimentos, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q792372 | Engenharia Sanitária, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Os estudos de inventário de obras de captação de água para abastecimento têm, como critério básico, a maximização da eficiência econômico-hidráulica do empreendimento, considerando os impactos socioambientais oriundos da implantação da obra na bacia hidrográfica de maneira a minimizar aqueles que são negativos. Conseqüentemente, para sua realização, devem ser estabelecidos critérios técnicos de engenharia, além de critérios econômicos, socioambientais e de usos múltiplos da água. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

Os critérios de usos múltiplos da água referem-se à consideração de outros usos dos recursos hídricos da bacia, buscando minimizar conflitos e racionalizar a sua utilização.
  1. ✂️
  2. ✂️

453Q792178 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, Prefeitura de Guarapari ES, CONSULPLAN

Em relação ao Estudo de Impacto Ambiental e ao Relatório de Impacto Ambiental, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q792196 | Engenharia Sanitária, Engenharia Sanitária, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV

Ao buscar água de lençóis freáticos para abastecimento, deve-se procurar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q792200 | Engenharia Sanitária, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

A eutrofização, processo de enriquecimento dos corpos de água superficiais, natural ou induzido pelas atividades humanas, acarreta o crescimento excessivo de plantas aquáticas em níveis tais que sejam consideradas como causadoras de interferências com os usos desejáveis da água. O principal fator de estímulo é um nível excessivo de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo. As estratégias de controle de poluição que podem ser adotadas para se evitar um processo de eutrofização são classificadas como medidas preventivas (atuação na bacia hidrográfica) e medidas corretivas (atuação no lago ou represa). Em relação a essas medidas de controle da poluição, julgue os itens que se seguem.

Com o lançamento do esgoto sem nenhum tipo de tratamento, evita-se o aporte de nutrientes em uma bacia hidrográfica.

  1. ✂️
  2. ✂️

456Q792511 | Engenharia Sanitária, Técnico de Vigilância em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A concepção e o dimensionamento dos sistemas de esgotos sanitários devem proporcionar condições de segurança e bem-estar da população, além de permitir vida longa aos sistemas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os sifões invertidos devem ser projetados como condutos forçados, dispondo, no mínimo, de duas tubulações.

  1. ✂️
  2. ✂️

457Q792297 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Em um determinado processo industrial é gerado um efluente oleoso com parte livre e emulsionada. Que processo de tratamento seria o mais adequado para a sua remoção e adequação à legislação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q792560 | Engenharia Sanitária, Analista, MPE MS, FGV

No tratamento de esgotos, a remoção de sólidos grosseiros, cujas dimensões poderiam prejudicar o funcionamento de outros processos envolvidos no tratamento, é feita por meio do seguinte mecanismo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q792636 | Engenharia Sanitária, Tecnológo I, SABESP SP, FCC

Em geral as Estações de Tratamento de Água operam com um sistema chamado de tratamento convencional. Tal tratamento, embora útil na remoção de várias substâncias indesejáveis e de organismos patogênicos, quando se trata da remoção significativa de metais pesados e de compostos orgânicos sintéticos e alguns naturais, deixa a desejar.

Em áreas onde a captação é realizada a partir de mananciais que foram ou ainda estão sendo poluídos e contaminados, é extremamente importante que o tratamento convencional seja complementado por outras técnicas e processos, como:

1. Construção e operação de um sistema composto por operações e processos unitários de tratamento, considerados necessários, em função da caracterização das águas do manancial que se está lidando.

2. Colunas de carvão ativado granular, preferencialmente de carvão biologicamente ativado, para a remoção de micropoluentes orgânicos, em especial os não polares, com elevados pesos moleculares e potencial de formação de trihalometanos.

3. Abrandamento por rota de trocas iônicas, utilizando resinas poliméricas e sistemas de precipitação química, para remoção de metais pesados pelo hidróxido de cálcio ou pelo processo de sulfetos solúveis ou insolúveis.

4. Prática da osmose reversa e ultrafiltração com membranas de poliamida, para remover metais pesados com partículas de pesos moleculares entre 100 e 200.

5. Caracterização exaustiva do manancial, efetuada por entidade reconhecida e independente do produtor.

São técnicas e/ou processos, capazes de detecção e remoção significativa de metais pesados e/ou compostos orgânicos sintéticos ou naturais, as descritas APENAS em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.