Início

Questões de Concursos Engenharia Sanitária

Resolva questões de Engenharia Sanitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q792408 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, considerando os procedimentos que devem ser adotados para verificar se a qualidade da água em um sistema de distribuição de água de uma cidade atende ao padrão de potabilidade brasileiro.

A qualidade microbiológica da água pode ser verificada por meio do exame de E. coli ou de coliformes termotolerantes, ou ambos. No caso de se optar pela realização de somente um dos dois exames, a medida de E. coli deve ser preferencialmente adotada.

  1. ✂️
  2. ✂️

862Q792417 | Engenharia Sanitária

As condições necessárias para a transmissão de uma doença são:

I. Um agente causador, um reservatório, um modo de o agente sair do reservatório.

II. Um agente etiológico, uma fonte de infecção do agente etiológico e um modo de transmissão do reservatório até a nova vítima em potencial.

III. Um modo de transmissão do reservatório até a nova vítima em potencial, um modo de penetrar em uma nova pessoa e uma pessoa suscetível.

 A condição está CORRETA em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

863Q792166 | Engenharia Sanitária, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

As impurezas presentes na água podem ser classificadas em físicas, químicas e biológicas. Essas características são traduzidas por parâmetros de qualidade da água que determinam tanto os processos de tratamento quanto os usos permitidos. Acerca dos parâmetros de qualidade da água, julgue os itens que se seguem.

Os valores de turbidez são comumente utilizados no controle da operação de estações de tratamento de água, em especial no processo de filtração. Quanto maior o valor desse parâmetro na água filtrada, maior terá sido a eficiência do processo de tratamento de água.

  1. ✂️
  2. ✂️

864Q792174 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, MPE RO, CESGRANRIO

No controle da poluição das águas, deve-se atentar para os inconvenientes do lançamento in natura de esgotos nos corpos hídricos. Dentre os principais componentes do esgoto sanitário que causam danos ao meio ambiente, temse o nitrogênio e o fósforo. O excesso de lançamento de nutrientes, tais como nitrogênio e fósforo em águas calmas de lagos e represas favorece o crescimento, às vezes excessivo, de algas e outros vegetais, sendo este fenômeno conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q792692 | Engenharia Sanitária, Técnico de Vigilância em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A utilização de uma água depende da interpretação dos resultados dos exames de qualidade da água realizados em amostras dessa água. A respeito disso, julgue os itens a seguir.

A demanda química de oxigênio (DQO) mede a quantidade de matéria orgânica não-biodegradável presente na água.

  1. ✂️
  2. ✂️

866Q792217 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

As águas naturais podem ser caracterizadas a partir de uma série de parâmetros físicos, químicos e biológicos. A qualidade de uma água dependerá da concentração e da presença ou ausência desses parâmetros. Com relação aos parâmetros empregados para qualificar a água, julgue os seguintes itens.

A clorofila-A é um parâmetro que indica a presença de organismos patogênicos na água.

  1. ✂️
  2. ✂️

867Q792244 | Engenharia Sanitária, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Quanto à concepção e ao dimensionamento das redes urbanas coletoras de águas pluviais, julgue os seguintes itens.

De acordo com o princípio do método racional, sempre que a duração da chuva for inferior ao tempo de concentração da área de captação, qualquer que seja a sua intensidade, apenas uma parcela da área contribuinte concorrerá para a vazão máxima, parcela essa que é tanto menor quanto menor for a duração da chuva.

  1. ✂️
  2. ✂️

868Q792757 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Na etapa de análise inicial de um projeto de instalações elétricas, é preciso determinar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

869Q792758 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No dimensionamento das galerias de águas pluviais, as vazões a serem calculadas dependem do período de retorno da chuva inicial de projeto. Quais dos itens abaixo relacionados, expressam o período de retorno de acordo com o tipo de ocupação urbana?

1- Áreas comerciais densamente construídas devem ter período de retorno de 10 anos. 2- Áreas residenciais de baixa densidade demográfica devem ter período de retorno de apenas

2 anos.

3- Áreas com edifícios públicos devem ter período de retorno de 5 anos.

4- Áreas de aeroportos podem ter período de retorno variando de 2 a 5 anos.

O correto está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

870Q792048 | Engenharia Sanitária, Técnico de Vigilância em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de drenagem urbana devem garantir a segurança contra inundações, responsáveis por grandes prejuízos econômicos e perdas de muitas vidas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Uma das regras básicas para o dimensionamento de bocas-de-lobo, ao conceber-se um sistema de drenagem de águas pluviais de uma cidade, é que elas devem ser dimensionadas para interceptar toda a vazão que escoa pela sarjeta.

  1. ✂️
  2. ✂️

871Q792573 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Clínico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

A respeito de instalações elétricas em centros cirúrgicos, julgue os seguintes itens.

As tomadas elétricas em áreas onde são administrados agentes anestésicos ou usados agentes antissépticos inflamáveis devem ficar em uma altura mínima de 1,50 m do piso acabado. Se isso for impraticável, as tomadas podem ser instaladas abaixo da altura mínima, desde que elas sejam blindadas e lacradas ao ambiente externo, na medida do possível.

  1. ✂️
  2. ✂️

872Q792612 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

O excesso de alumínio nas águas para abastecimento provoca diminuição das funções hepáticas e renais, entre outras doenças.

O valor máximo de alumínio permitido, em mg/L, nas águas para consumo humano é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

873Q792877 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, TCE ES, CESPE CEBRASPE

A utilização do sistema de esgotos separador absoluto é comum no Brasil, sendo o projeto das redes coletoras realizado segundo as normas pertinentes da ABNT. Acerca do projeto desse tipo de redes de esgotos e em relação a um trecho da rede, julgue os itens seguintes.

Segundo as normas da ABNT, deve-se verificar se a declividade escolhida do trecho impede que a velocidade de escoamento no conduto seja superior a um valor determinado, de modo a assegurar que não haverá abrasão da tubulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

874Q792628 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre as causas da perda de água em um sistema de abastecimento, listadas abaixo, quais as que representam somente perdas físicas?

1- Setorização da rede.

2- Melhoria na qualidade de materiais e da mão-de-obra de execução dos ramais prediais.

3- Melhoria no sistema de medição através da troca de hidrômetros e macro-medidores.

4- Pesquisas de vazamentos não visíveis, principalmente nos ramais prediais.

O correto está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

875Q792890 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, CAGECE CE, FUNCAB

Foi detectado pelo Plano de uma determinada Bacia Hidrográfica que sua área de abrangência apresenta os seguintes problemas:

1. Assoreamento dos rios, especialmente nas áreas de planície.

2. Proliferação de algas.

3. Excesso de resíduos sobrenadantes (flutuantes).

4. Não perenidade em trechos a jusante de sua utilização por grandes usuários.

5. Diminuição das espécies de peixe e da cobertura vegetal por maior acidez do meio.

6. Incidência, muito acima da normalidade, de doenças em recém-nascidos por má-formação genética.

Selecione abaixo a única alternativa que identifica corretamente que espécie de ação antrópica pode ser responsável pelos itens 2 e 6, bem como o tipo de solução/ação adequada para sua mitigação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

876Q792894 | Engenharia Sanitária, Analista, MPU, ESAF

A Resolução CONAMA nº 20, de 18 de junho de 1986, estabelece a classificação das águas doces, salobres e salgadas em todo o território brasileiro. De acordo com a Resolução CONAMA nº 20/86,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

877Q792128 | Engenharia Sanitária, Analista de Engenharia Sanitária, MPU, CESPE CEBRASPE

A contribuição da topografia para a engenharia civil é de fundamental importância, visto que é indispensável um conhecimento correto e preciso do terreno onde será implantada a futura obra. É utilizada em levantamentos hidrográficos, deslocamento de grandes estruturas, locação de obras, terraplanagem etc. Com base na aplicação da topografia na engenharia civil, julgue os itens seguintes.

O método para levantamento hidrográfico que tem por finalidade conhecer o comportamento da morfologia de fundo de um rio ou oceano denomina-se hidrometria.

  1. ✂️
  2. ✂️

878Q793159 | Engenharia Sanitária

Uma estação elevatória de esgoto possui as seguintes características: desnível entre o eixo da bomba e o nível de água no reservatório = 2,0 m; desnível entre o eixo da bomba e a válvula de pé = 3,0 m; profundidade de água no poço de sucção = 4,0 m; desnível entre o ponto mais elevado da rede e o nível de água no reservatório = 8,0 m; perdas de cargas distribuídas na elevação e na sucção = 0,8 m; perdas de cargas localizadas na elevação e na sucção = 0,2 m; profundidade do poço de sucção = 3,0 m. A altura manométrica total (ATM) desta elevatória será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

879Q792907 | Engenharia Sanitária, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

As tecnologias compensatórias de drenagem urbana são alternativas em relação às soluções clássicas, pois são considerados os impactos da urbanização de forma global, tomando-se a bacia hidrográfica como base de estudo e buscando-se compensar os efeitos da urbanização. Acerca das tecnologias compensatórias de drenagem, julgue os itens subseqüentes.

Um exemplo de tecnologia compensatória são as estruturas localizadas com pequena ocupação de área superficial e que têm a função de evacuar as águas pluviais, por infiltração, diretamente no subsolo.

  1. ✂️
  2. ✂️

880Q792659 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Acerca da poluição e do controle da poluição da água, julgue os itens que se seguem.

O modelo de Vollenweider, desenvolvido para descrever o processo de eutrofização em lagos e reservatórios, baseia-se na hipótese de que o fósforo é o fator limitante.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.