Início

Questões de Concursos Engenharia de Alimentos

Resolva questões de Engenharia de Alimentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


102Q782556 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A qualidade tecnológica da farinha de trigo resulta, entre outros fatores, da variedade, das condições de cultivo e das condições em que ocorrem os processos de moagem; da escolha da mistura de grãos; e das frações de farinha que comporão a farinha final; bem como da maturação dos grãos e da aditivação. Comercialmente, o trigo é dividido em quatro classes: duro, mole, branco e durum. Os trigos duros têm teor de proteína entre 12% e 13% e suas farinhas são apropriadas à panificação. O trigo durum apresenta elevado teor de proteína, em torno de 14% e 15%, e é indicado para a produção de massas alimentícias. Acerca de aspectos relacionados à qualidade tecnológica da farinha de trigo, julgue os itens que se seguem.

Nas operações de secagem, o calor isostérico, ou calor de dessorção, representa a quantidade de energia necessária para evaporar a água adsorvida na fase sólida do produto alimentício e possibilita prever eventuais mudanças físicas que comprometam sua qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q782304 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

NÃO é condição para que um microrganismo seja considerado indicador de contaminação fecal o fato de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q782414 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

As doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos. Em 2001, a Organização Mundial de Saúde considerou que os principais fatores envolvidos no acometimento de toxi-infecções estavam relacionados a falhas na cadeia de frio, à qualidade da matériaprima contaminada, a contaminações cruzadas e à utilização de água não potável. Tais condições propiciam riscos à população quanto à segurança alimentar, além de perdas econômicas e de imagem às indústrias, geradas pelo desperdício dos alimentos. Julgue os itens de 77 a 97, acerca desse assunto.

A listeriose, doença causada pela Listeria monocytogenes, inclui desde sintomas de náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais até o acometimento por meningite e(ou) septicemia; no entanto, é difícil diferenciar os casos relacionados a alimentos ou a outras vias de contaminação.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q782550 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), a ser implantado nas indústrias de produtos de origem animal sob o regime do serviço de inspeção federal (SIF), julgue os itens que se seguem, de acordo com a Portaria n.º 46/1998 e com o manual genérico de procedimentos.

Perigo é definido como causa potencial de danos inaceitáveis que possam tornar um alimento impróprio para consumo e afetar a saúde do consumidor ou ocasionar a perda de qualidade e de integridade econômica do produto.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q782320 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

A respeito de anatomofisiologia animal, julgue os itens a seguir.

Nos peixes, há apenas músculos dos tipos estriados esqueléticos e estriados cardíacos, os quais se diferenciam um do outro por características morfológicas e fisiológicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q782367 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

A respeito da produção, identidade, qualidade e transporte dos leites tipo A, B e C, do leite pasteurizado e do leite cru refrigerado, julgue os seguintes itens, de acordo com a Instrução Normativa n.º 51/2002.

O processo de coleta de leite cru refrigerado a granel consiste em recolher o produto em caminhões com tanques isotérmicos construídos internamente de aço inoxidável, através de mangote flexível e bomba sanitária, acionada pela energia elétrica da propriedade rural, pelo sistema de transmissão ou caixa de câmbio do próprio caminhão, diretamente do tanque de refrigeração por expansão direta ou dos latões contidos nos refrigeradores de imersão.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q782481 | Engenharia de Alimentos, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Em relação ao destino adequado de resíduos de um abatedouro frigorífico, julgue os próximos itens.

As lagoas anaeróbias apresentam as vantagens da baixa produção de lodo biológico e de não necessitarem de aeração.

  1. ✂️
  2. ✂️

110Q782297 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O arroz é um dos principais produtos da cesta básica do brasileiro. Em relação ao tipo de grão mais consumido, o mercado aponta uma migração de consumo do arroz do tipo 2 para o de tipo 1 e, deste último, para o parboilizado. O processo tradicional de beneficiamento de arroz apresenta 65% a 75% de grãos polidos (inteiros e quebrados), 19% a 23% de casca, 8% a 12% de farelo e 3% a 5% de impurezas. A classificação do arroz se baseia no estado físico dos grãos, que varia em relação à quebra dos mesmos e ao tamanho do grão (curto ou longo). Acerca das diferenças na qualidade do arroz disponível no mercado brasileiro, julgue os itens subsequentes.

A classificação do arroz nos tipos 1, 2 e 3 se fundamenta nas características físicas, na maturação, na concentração de grãos quebrados, entre outros fatores; contudo, a legislação não prevê um valor para o teor máximo de umidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q782303 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Considere:

I. Forma gel com açúcar e ácido.

II. É um polissacarídeo utilizado como agente de corpo.

III. Forma gel com íons cálcio.

IV. É utilizada para prevenir a formação de cristais de gelo em sorvete.

V. Forma gel com íons potássio.

I, II, III, IV e V referem-se, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q782487 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Segundo a legislação, aditivo intencional é toda substância ou mistura de substâncias, dotadas ou não de valor nutritivo, juntada ao alimento com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico geral ou exercer qualquer ação exigida para uma boa tecnologia de fabricação do alimento. Acerca do uso de aditivos pela indústria de alimentos, julgue os itens a seguir.

A autorização do emprego de aditivos deve ser considerada a partir da avaliação dos dados obtidos com base no protocolo adotado pelo comitê misto FAO/OMS de peritos em aditivos alimentares.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q782524 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos processos de concentração de alimentos por evaporação e dos equipamentos relacionados a esses processos, julgue os itens a seguir.

Na indústria de alimentos, normalmente se utiliza como fluido calefator o vapor de água saturado, que se condensa, cedendo calor latente ao produto e provocando a evaporação da água nele presente.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q782305 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Com relação ao tratamento de resíduos líquidos, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q782468 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A matéria-prima de uma indústria de conservas alimentícias apresentou contaminação microbiana igual a 1.000.000 de células de um dado microrganismo. O valor D a 121,1 ºC, para esse microrganismo, é igual a 2 minutos. Com base no conceito da resistência térmica dos microrganismos, julgue os seguintes itens, considerando que essa matéria-prima sofreu um tratamento térmico igual a 121,1 ºC durante 6 minutos.

A morte das bactérias submetidas ao calor úmido deve-se à desnaturação de um único gene responsável pela sua reprodução.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q782409 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Em um abatedouro frigorífico de suínos, soube-se, por meio do serviço de inspeção, da chegada de um carregamento de suínos que teve problemas no transporte da granja para o abatedouro e também nos momentos que antecederam o abate. Em relação à qualidade da carne desses animais, julgue os itens seguintes.

Essas carnes podem desenvolver a característica indesejável de carnes PSE (pálida, mole e exsudativa).

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q782475 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

É correto afirmar: 

I. Quanto maior o teor de amilose, menor a temperatura de gelificação.

II. Amilopectina e amilose são as frações do amido.

III. Sinérese é a saída de moléculas de água durante a retrogradação do amido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q782518 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Considere que um estabelecimento assistencial de saúde (EAS), inaugurado em 1986, prestador de atendimento a pacientes externos em situações de sofrimento, sem risco de vida (urgência) e com risco de vida (emergência), bem como de atendimento a pacientes que necessitam de assistência direta programada por período superior a 24 horas (pacientes internos), deve passar, neste ano, por reforma estrutural para ampliação de capacidade de atendimento à comunidade. A reforma será executada sem paralisação total das atividades. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O projeto físico do EAS deve seguir a RDC 50/2002 da ANVISA, além das prescrições pertinentes ao objeto dessa norma, estabelecidas em códigos, leis, decretos, portarias, normas federais, estaduais, municipais; deve ser considerada sempre a legislação mais exigente, independentemente da hierarquia do órgão.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q782401 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos resíduos gerados na indústria de laticínios, julgue os itens a seguir.

Para a determinação das fontes de resíduos, é necessário o entendimento das operações unitárias envolvidas no processo, do processamento dos produtos e dos seus potenciais como fonte de águas residuais.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.