Questões de Concursos Engenharia de Alimentos

Resolva questões de Engenharia de Alimentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q782289 | Engenharia de Alimentos, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando proteger a saúde da população e regulamentar padrões microbiológicos para alimentos, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária adotou a Resolução RDC n.o 12/2001. Acerca dessa resolução, julgue os itens a seguir.

No âmbito do regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos, amostra indicativa é aquela composta por número de unidades amostrais inferior ao estabelecido no plano amostral.

  1. ✂️
  2. ✂️

122Q782298 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos a instrumentos, dispositivos e acessórios utilizados nos processos fermentativos industriais.

As válvulas-diafragma ou válvulas de membrana são compostas de três partes: corpo, diafragma e castelo. Embora apresentem elevada resistência à temperatura, essas válvulas não são indicadas para trabalhos em condições assépticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q782419 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

As doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos. Em 2001, a Organização Mundial de Saúde considerou que os principais fatores envolvidos no acometimento de toxi-infecções estavam relacionados a falhas na cadeia de frio, à qualidade da matériaprima contaminada, a contaminações cruzadas e à utilização de água não potável. Tais condições propiciam riscos à população quanto à segurança alimentar, além de perdas econômicas e de imagem às indústrias, geradas pelo desperdício dos alimentos. Julgue os itens de 77 a 97, acerca desse assunto.

O selo amendoim de qualidade, da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, apresentado por algumas indústrias nos rótulos de seus produtos, identifica que a empresa segue as recomendações internacionais para a redução do teor de aflatoxinas em seus produtos, uma vez que tais substâncias são tóxicas à saúde humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q782536 | Engenharia de Alimentos, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Uma salsicha, em embalagem plástica fechada sob vácuo, apresentava intensa coloração verde e com exsudato de coloração amarelada. A análise microbiológica desse exsudato apresentou contagem de microrganismos mesófilos igual a 3 × 108 UFC/g. As bactérias predominantes eram cocos e bacilos gram-positivos. O aroma e o sabor eram ácidos. No histórico de fabricação dessa salsicha, consta que a mesma foi estocada por dois dias em câmara fria e embalada em uma sala com temperatura superior.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

No quadro descrito, o ambiente de microaerofilia pode ter favorecido o crescimento de bactérias lácticas heterofermentativas, o que provavelmente causou o desenvolvimento de sabor e aroma ácidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q782544 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Considere que, em uma indústria de carnes, os cortes cárneos refrigerados e embalados a vácuo tenham começado a apresentar acentuado estufamento. A partir dessa situação, julgue os itens de 66 a 71.

A presença de estufamento indicia grande probabilidade de contaminação cruzada na indústria, que, por isso, deve implantar rigoroso programa de higienização.

  1. ✂️
  2. ✂️

126Q782305 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Com relação ao tratamento de resíduos líquidos, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q782472 | Engenharia de Alimentos, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Um engenheiro de alimentos, responsável pelo controle de qualidade de um laticínio que produz leite pasteurizado padronizado do tipo C e queijo minas frescal, tem recebido leite cujo teste de alizarol, realizado na plataforma de recepção do leite, resulta em coloração amarela e cujo teste da densidade apresenta valores médios de 1,015 g/mL.

De acordo com essas informações, julgue os itens de seguintes.

Na situação considerada, deve-se adicionar peróxido de hidraogênio para corrigir a coloração apresentada no teste do alizarol.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q782481 | Engenharia de Alimentos, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Em relação ao destino adequado de resíduos de um abatedouro frigorífico, julgue os próximos itens.

As lagoas anaeróbias apresentam as vantagens da baixa produção de lodo biológico e de não necessitarem de aeração.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q782328 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos equipamentos e processos tradicionais de uma central de refrigeração, julgue os itens que se seguem.

Empregando-se exclusivamente sistemas com evaporação direta da água, é possível manter ambientes a pressão atmosférica em níveis de temperatura inferiores a -15,2 ºC.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q782551 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos efluentes líquidos industriais, julgue os itens que se seguem.

Os efluentes gerados podem ser lançados diretamente no corpo receptor, desde que, entre outras exigências, as concentrações de óleos vegetais e gorduras animais sejam inferiores a 50 mg/L.

  1. ✂️
  2. ✂️

132Q782556 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A qualidade tecnológica da farinha de trigo resulta, entre outros fatores, da variedade, das condições de cultivo e das condições em que ocorrem os processos de moagem; da escolha da mistura de grãos; e das frações de farinha que comporão a farinha final; bem como da maturação dos grãos e da aditivação. Comercialmente, o trigo é dividido em quatro classes: duro, mole, branco e durum. Os trigos duros têm teor de proteína entre 12% e 13% e suas farinhas são apropriadas à panificação. O trigo durum apresenta elevado teor de proteína, em torno de 14% e 15%, e é indicado para a produção de massas alimentícias. Acerca de aspectos relacionados à qualidade tecnológica da farinha de trigo, julgue os itens que se seguem.

Nas operações de secagem, o calor isostérico, ou calor de dessorção, representa a quantidade de energia necessária para evaporar a água adsorvida na fase sólida do produto alimentício e possibilita prever eventuais mudanças físicas que comprometam sua qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q782442 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Em termos gerais, a determinação de proteínas pelo método de Kjeldahl consiste de uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q782329 | Engenharia de Alimentos, Engenharia de Alimentos, Assistente Técnico I, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba MG, 2018

Usada para conservação ou até mesmo para ocasionar alterações favoráveis por meio de microrganismos, a fermentação é considerada uma importante técnica dentro da indústria de alimentos. O gênero de bactérias que é conhecido por oxidar etanol em ácido acético, participando da fermentação correspondente, é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q782465 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca das operações unitárias relacionadas às transferências de massa e de calor, julgue os itens que se seguem.

A clarificação e a padronização do leite são operações unitárias de centrifugação.

  1. ✂️
  2. ✂️

136Q782475 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

É correto afirmar: 

I. Quanto maior o teor de amilose, menor a temperatura de gelificação.

II. Amilopectina e amilose são as frações do amido.

III. Sinérese é a saída de moléculas de água durante a retrogradação do amido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q782297 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O arroz é um dos principais produtos da cesta básica do brasileiro. Em relação ao tipo de grão mais consumido, o mercado aponta uma migração de consumo do arroz do tipo 2 para o de tipo 1 e, deste último, para o parboilizado. O processo tradicional de beneficiamento de arroz apresenta 65% a 75% de grãos polidos (inteiros e quebrados), 19% a 23% de casca, 8% a 12% de farelo e 3% a 5% de impurezas. A classificação do arroz se baseia no estado físico dos grãos, que varia em relação à quebra dos mesmos e ao tamanho do grão (curto ou longo). Acerca das diferenças na qualidade do arroz disponível no mercado brasileiro, julgue os itens subsequentes.

A classificação do arroz nos tipos 1, 2 e 3 se fundamenta nas características físicas, na maturação, na concentração de grãos quebrados, entre outros fatores; contudo, a legislação não prevê um valor para o teor máximo de umidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

138Q782554 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O consumo crescente de sucos, polpas, néctares e refrescos se deve, entre outros fatores, às novas práticas alimentares aliadas à tendência do consumo de alimentos saudáveis. Contudo, pesquisas realizadas em diferentes laboratórios indicam uma variação importante nas características físico-químicas e microbiológicas desses produtos quanto a teor de ácido ascórbico, acidez titulável, pH, sólidos solúveis, açúcares redutores, açúcares não redutores, açúcares totais, coliformes totais, bactérias mesófilas, bolores e leveduras. Com referência a tais considerações, julgue os itens a seguir.

Valores para as frações de açúcares totais e açúcares não redutores acima dos limites legais, assim como valores abaixo dos limites legais para a fração de açúcares redutores, em sucos industrializados de frutas, podem sugerir a adição de sacarose aos sucos e, nessa condição, tal informação deve estar claramente expressa no rótulo do produto.

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q782315 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

As doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos. Em 2001, a Organização Mundial de Saúde considerou que os principais fatores envolvidos no acometimento de toxi-infecções estavam relacionados a falhas na cadeia de frio, à qualidade da matériaprima contaminada, a contaminações cruzadas e à utilização de água não potável. Tais condições propiciam riscos à população quanto à segurança alimentar, além de perdas econômicas e de imagem às indústrias, geradas pelo desperdício dos alimentos. Julgue os itens de 77 a 97, acerca desse assunto.

Bacteriófagos são vírus que têm, entre outras características, a capacidade de induzir a síntese de estruturas especializadas capazes de transferir o ácido nucleico viral para outras células. O rotavírus é um dos exemplos clássicos de agentes infecciosos em humanos, via alimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q782399 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Considere as características seguintes: 

I. Em espinafre enlatado, o produto de degradação da clorofila presente em maior quantidade é a pirofeofitina, a qual é formada pela perda do grupo carboximetil da feofitina.

II. Durante o tratamento térmico, em meio ácido, de ervilhas a clorofila perde o íon de Mg+2, formando um composto chamado feoforbídeo.

III. A oximioglobina possui Fe+3 em sua estrutura e possui cor vermelho-marrom.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.