Início

Questões de Concursos Engenharia de Alimentos

Resolva questões de Engenharia de Alimentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q782329 | Engenharia de Alimentos, Engenharia de Alimentos, Assistente Técnico I, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba MG, 2018

Usada para conservação ou até mesmo para ocasionar alterações favoráveis por meio de microrganismos, a fermentação é considerada uma importante técnica dentro da indústria de alimentos. O gênero de bactérias que é conhecido por oxidar etanol em ácido acético, participando da fermentação correspondente, é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q782488 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação aos processos de conservação de alimentos pelo frio e à produção industrial de frio, julgue os itens subsequentes.

Com relação aos processos de conservação de alimentos pelo frio e à produção industrial de frio, julgue os itens subsequentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q782419 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

As doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos. Em 2001, a Organização Mundial de Saúde considerou que os principais fatores envolvidos no acometimento de toxi-infecções estavam relacionados a falhas na cadeia de frio, à qualidade da matériaprima contaminada, a contaminações cruzadas e à utilização de água não potável. Tais condições propiciam riscos à população quanto à segurança alimentar, além de perdas econômicas e de imagem às indústrias, geradas pelo desperdício dos alimentos. Julgue os itens de 77 a 97, acerca desse assunto.

O selo amendoim de qualidade, da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, apresentado por algumas indústrias nos rótulos de seus produtos, identifica que a empresa segue as recomendações internacionais para a redução do teor de aflatoxinas em seus produtos, uma vez que tais substâncias são tóxicas à saúde humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q782276 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

As águas minerais resultam das águas das chuvas que penetram o solo e atravessam diversas camadas rochosas (fontes de minerais) até chegar às camadas impermeáveis, onde permanecem. Quando a água acumulada sofre a pressão de um novo volume de água, dirige-se à superfície, dando origem às nascentes. A captação de águas minerais se faz por meio da perfuração de poços artesianos de várias profundidades e vazões; e, mais raramente, a água é captada diretamente das nascentes. A água captada passa por um processo de ionização, ao qual se seguem o envase, o fechamento, a fixação do rótulo e a distribuição. Paralelamente ao processo de ionização, as embalagens são selecionadas, higienizadas e submetidas à aplicação de luz ultravioleta (UV). Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Associam-se os distúrbios gastrintestinais caracterizados como toxi-infecções alimentares que ocorrem após o consumo de água mineral à contaminação da água, em razão de falhas no processo de envase, por Pseudomonas aeruginosa, bactéria autóctone, amplamente distribuída no ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

145Q782554 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O consumo crescente de sucos, polpas, néctares e refrescos se deve, entre outros fatores, às novas práticas alimentares aliadas à tendência do consumo de alimentos saudáveis. Contudo, pesquisas realizadas em diferentes laboratórios indicam uma variação importante nas características físico-químicas e microbiológicas desses produtos quanto a teor de ácido ascórbico, acidez titulável, pH, sólidos solúveis, açúcares redutores, açúcares não redutores, açúcares totais, coliformes totais, bactérias mesófilas, bolores e leveduras. Com referência a tais considerações, julgue os itens a seguir.

Valores para as frações de açúcares totais e açúcares não redutores acima dos limites legais, assim como valores abaixo dos limites legais para a fração de açúcares redutores, em sucos industrializados de frutas, podem sugerir a adição de sacarose aos sucos e, nessa condição, tal informação deve estar claramente expressa no rótulo do produto.

  1. ✂️
  2. ✂️

146Q782328 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos equipamentos e processos tradicionais de uma central de refrigeração, julgue os itens que se seguem.

Empregando-se exclusivamente sistemas com evaporação direta da água, é possível manter ambientes a pressão atmosférica em níveis de temperatura inferiores a -15,2 ºC.

  1. ✂️
  2. ✂️

147Q782465 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca das operações unitárias relacionadas às transferências de massa e de calor, julgue os itens que se seguem.

A clarificação e a padronização do leite são operações unitárias de centrifugação.

  1. ✂️
  2. ✂️

148Q782500 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Considere:

I. Instável em pH neutro e alcalino.

II. Possui ação antioxidante.

III. Complexação irreversível com proteínas e aminoácidos.

IV. Facilmente reduzida a hidroquinona na presença de agentes redutores.

As características apresentadas em I, II, III e IV referem-se, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q782515 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O arroz é um dos principais produtos da cesta básica do brasileiro. Em relação ao tipo de grão mais consumido, o mercado aponta uma migração de consumo do arroz do tipo 2 para o de tipo 1 e, deste último, para o parboilizado. O processo tradicional de beneficiamento de arroz apresenta 65% a 75% de grãos polidos (inteiros e quebrados), 19% a 23% de casca, 8% a 12% de farelo e 3% a 5% de impurezas. A classificação do arroz se baseia no estado físico dos grãos, que varia em relação à quebra dos mesmos e ao tamanho do grão (curto ou longo). Acerca das diferenças na qualidade do arroz disponível no mercado brasileiro, julgue os itens subsequentes.

Na produção de arroz parboilizado, o processo de maceração/encharcamento visa obter o intumescimento do grão para que a umidade absorvida solubilize minerais e vitaminas lipossolúveis, fazendo-os migrar para o endosperma; além disso, esse processo favorece a gelatinização do amido, diminuindo a incidência de grãos quebrados.

  1. ✂️
  2. ✂️

150Q782346 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

A respeito da produção, identidade, qualidade e transporte dos leites tipo A, B e C, do leite pasteurizado e do leite cru refrigerado, julgue os seguintes itens, de acordo com a Instrução Normativa n.º 51/2002.

O leite pasteurizado deve ser submetido a tratamento térmico entre 130 ºC e 133 ºC durante três segundos.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q782482 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A salga de carnes originou no Brasil produtos conhecidos como carne de sol, carne de charque e jerked beef. No processamento desses produtos, inicialmente, as carnes são desossadas, manteadas, submetidas à salga úmida seguida da salga seca e posterior secagem ou desidratação. A qualidade físico-química, microbiológica, sensorial e nutricional depende das condições operacionais em que o produto foi processado. Com relação aos produtos descritos, julgue os itens subsequentes.

A oxidação lipídica é um parâmetro importante na definição da qualidade desses produtos, pois promove alterações sensoriais e nutricionais, e ainda pode favorecer o aparecimento de componentes tóxicos à saúde humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q782489 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), a ser implantado nas indústrias de produtos de origem animal sob o regime do serviço de inspeção federal (SIF), julgue os itens que se seguem, de acordo com a Portaria n.º 46/1998 e com o manual genérico de procedimentos.

O APPCC é um sistema de análise que identifica perigos específicos e medidas preventivas para seu controle, objetivando a segurança do alimento, e contempla, para aplicação nas indústrias sob SIF, aspectos de garantia de qualidade e de integridade econômica.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q782374 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos destinos dos resíduos orgânicos no abatedouro frigorífico de bovinos, julgue os próximos itens.

Resíduos oriundos de currais de abate devem ser inicialmente submetidos a um processo de separação entre resíduos sólidos e resíduos líquidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q782399 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Considere as características seguintes: 

I. Em espinafre enlatado, o produto de degradação da clorofila presente em maior quantidade é a pirofeofitina, a qual é formada pela perda do grupo carboximetil da feofitina.

II. Durante o tratamento térmico, em meio ácido, de ervilhas a clorofila perde o íon de Mg+2, formando um composto chamado feoforbídeo.

III. A oximioglobina possui Fe+3 em sua estrutura e possui cor vermelho-marrom.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q782442 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Em termos gerais, a determinação de proteínas pelo método de Kjeldahl consiste de uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q782272 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Acerca da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue os itens subsequentes, segundo o Decreto n.º 30.691/1952.

O emprego de substâncias farináceas em conservas é proibido.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q782273 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos destinos dos resíduos orgânicos no abatedouro frigorífico de bovinos, julgue os próximos itens.

Todos os resíduos sólidos devem ser incinerados, incluindo carnes que não são destinadas ao consumo humano e ossos oriundos de processos de desossa.

  1. ✂️
  2. ✂️

158Q782542 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Segundo a legislação, aditivo intencional é toda substância ou mistura de substâncias, dotadas ou não de valor nutritivo, juntada ao alimento com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico geral ou exercer qualquer ação exigida para uma boa tecnologia de fabricação do alimento. Acerca do uso de aditivos pela indústria de alimentos, julgue os itens a seguir.

Justifica-se o uso de aditivos quando a matéria-prima já evidencia o comprometimento de sua qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

159Q782551 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos efluentes líquidos industriais, julgue os itens que se seguem.

Os efluentes gerados podem ser lançados diretamente no corpo receptor, desde que, entre outras exigências, as concentrações de óleos vegetais e gorduras animais sejam inferiores a 50 mg/L.

  1. ✂️
  2. ✂️

160Q782310 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A matéria-prima de uma indústria de conservas alimentícias apresentou contaminação microbiana igual a 1.000.000 de células de um dado microrganismo. O valor D a 121,1 ºC, para esse microrganismo, é igual a 2 minutos. Com base no conceito da resistência térmica dos microrganismos, julgue os seguintes itens, considerando que essa matéria-prima sofreu um tratamento térmico igual a 121,1 ºC durante 6 minutos.

Após o tratamento térmico, a população microbiana sobrevivente será de 10 microrganismos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.