Início

Questões de Concursos Engenharia de Alimentos

Resolva questões de Engenharia de Alimentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q782302 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, ADAGRI CE, UECE

A bananeira, importante cultura para o Brasil, pode ser atacada por várias doenças, especialmente as fúngicas, que contribuem para a baixa produtividade e qualidade dos frutos. Dentre estas, destaca-se a Sigatoka-negra considerada a mais grave doença da bananeira no mundo. Com relação a esta doença, marque a opção FALSA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q782283 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

As doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos. Em 2001, a Organização Mundial de Saúde considerou que os principais fatores envolvidos no acometimento de toxi-infecções estavam relacionados a falhas na cadeia de frio, à qualidade da matériaprima contaminada, a contaminações cruzadas e à utilização de água não potável. Tais condições propiciam riscos à população quanto à segurança alimentar, além de perdas econômicas e de imagem às indústrias, geradas pelo desperdício dos alimentos. Julgue os itens de 77 a 97, acerca desse assunto.

Peixes salgados, como bacalhau e pirarucu, são alimentos conservados por meio da adição de solutos, e têm atividade de água entre 0,89 e 0,60. Tal condição não favorece o desenvolvimento de bactérias patogênicas e, sim, o de deteriorantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

184Q782295 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

A respeito de anatomofisiologia animal, julgue os itens a seguir.

Caprinos, ovinos, bovinos e suínos apresentam coração dotado de quatro câmaras, sendo duas delas átrios e as outras duas, ventrículos.

  1. ✂️
  2. ✂️

185Q782288 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O programa de avaliação de qualidade de alimentos de determinada repartição de vigilância sanitária estadual programou realizar coletas de amostras de carne bovina salgada, curada e dessecada para avaliação físico-química. A Instrução Normativa n.º 20/1999 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determina que a quantidade mínima de amostras a ser encaminhada ao laboratório deve ser de 500 g e, nos casos em que forem solicitadas as provas de formaldeído, metabissulfito e bases voláteis totais, deve-se acrescentar 200 g de amostra para cada prova solicitada. Em visita a determinado supermercado para proceder à colheita de amostras, o inspetor constatou que havia apenas carne bovina salgada, curada e dessecada em embalagens de 300 g. Em vista disso, precisou coletar mais unidades do produto para que o peso mínimo exigido pela norma fosse alcançado.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens de 101 a 105.

As amostras apresentadas só podem ser aceitas pelo laboratório se a autoridade sanitária tiver coletado mais unidades do produto do mesmo lote ou partida, ou data de fabricação, pois, dessa forma, garante-se que essas amostras, apesar de estarem em embalagens distintas, compõem amostra homogênea.

  1. ✂️
  2. ✂️

186Q782294 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O armazenamento de grãos, sementes e leguminosas em condições de temperatura e umidade relativamente elevadas, comum em países tropicais como o Brasil, possibilita a ocorrência de reações químicas e bioquímicas que podem afetar a qualidade sensorial e nutricional desses produtos. Além disso, tais eventos depreciam o valor comercial do produto no mercado. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

A presença de insetos, vivos ou mortos, ou de partes do seu corpo — patas, asas, escamas — além de excreções em grãos ou produtos derivados desses grãos é considerada como contaminação física e(ou) biológica, apesar de a legislação vigente não prever limites de tolerância para esse parâmetro.

  1. ✂️
  2. ✂️

187Q782361 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

O branqueamento térmico é um pré-tratamento realizado após o preparo da matéria-prima e antes de operações como esterilização por calor, secagem e congelamento. Acerca do branqueamento térmico, julgue os itens a seguir.

Mesmo podendo ocasionar perdas de ácido ascórbico e de tiamina, por provocar aumento do pH, o carbonato de cálcio ou o óxido de cálcio são frequentemente adicionados à água de branqueamento para proteger a clorofila da degradação em feoftina, preservando-se, assim, a cor de vegetais verdes.

  1. ✂️
  2. ✂️

188Q782440 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Considere:

I. De acordo com o nível de organização estrutural das proteínas, a estrutura quartenária se refere a posteriores dobramentos e enrolamentos da cadeia protéica sobre ela mesma.

II. Desnaturação protéica é um processo em que os arranjos espaciais de uma cadeia polipeptídica são transformados para arranjos mais desordenados.

III. Os agentes físicos desnaturantes de proteínas podem ser pressão hidrostática, ultrasom e raio x.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q782552 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O consumo crescente de sucos, polpas, néctares e refrescos se deve, entre outros fatores, às novas práticas alimentares aliadas à tendência do consumo de alimentos saudáveis. Contudo, pesquisas realizadas em diferentes laboratórios indicam uma variação importante nas características físico-químicas e microbiológicas desses produtos quanto a teor de ácido ascórbico, acidez titulável, pH, sólidos solúveis, açúcares redutores, açúcares não redutores, açúcares totais, coliformes totais, bactérias mesófilas, bolores e leveduras. Com referência a tais considerações, julgue os itens a seguir.

Os sucos industrializados, para serem considerados de boa qualidade, devem apresentar atributos semelhantes ao do produto in natura; consequentemente, o teor de ácido ascórbico é usado como índice de qualidade nutricional porque, quando comparado a outros nutrientes, a vitamina C é mais sensível à degradação durante o processamento e estocagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

190Q782312 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Para realizar a determinação, por colorimetria, de um componente em uma amostra é necessário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q782390 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Considere que, em uma indústria de carnes, os cortes cárneos refrigerados e embalados a vácuo tenham começado a apresentar acentuado estufamento. A partir dessa situação, julgue os itens de 66 a 71.

As bactérias causadoras desse tipo de estufamento são mesofílicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

192Q782462 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

As doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos. Em 2001, a Organização Mundial de Saúde considerou que os principais fatores envolvidos no acometimento de toxi-infecções estavam relacionados a falhas na cadeia de frio, à qualidade da matériaprima contaminada, a contaminações cruzadas e à utilização de água não potável. Tais condições propiciam riscos à população quanto à segurança alimentar, além de perdas econômicas e de imagem às indústrias, geradas pelo desperdício dos alimentos. Julgue os itens de 77 a 97, acerca desse assunto.

Queijos, principalmente aqueles de alta umidade, podem ser contaminados por bolores, pois esses microrganismos são aeróbios estritos. A presença desses organismos sugere a possibilidade de ocorrência de toxi-infecções alimentares.

  1. ✂️
  2. ✂️

193Q782463 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A salga de carnes originou no Brasil produtos conhecidos como carne de sol, carne de charque e jerked beef. No processamento desses produtos, inicialmente, as carnes são desossadas, manteadas, submetidas à salga úmida seguida da salga seca e posterior secagem ou desidratação. A qualidade físico-química, microbiológica, sensorial e nutricional depende das condições operacionais em que o produto foi processado. Com relação aos produtos descritos, julgue os itens subsequentes.

Em função das condições operacionais na produção desses derivados cárneos é de se esperar a presença de bolores e leveduras, produtores ou não de micotoxinas, mas a legislação vigente não especifica padrões para esses grupos de microrganismos.

  1. ✂️
  2. ✂️

195Q782317 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Nos métodos de irradiação de alimentos, com a finalidade de se reduzirem os efeitos colaterais, a medida que deve ser evitada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q782449 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Considere que um estabelecimento assistencial de saúde (EAS), inaugurado em 1986, prestador de atendimento a pacientes externos em situações de sofrimento, sem risco de vida (urgência) e com risco de vida (emergência), bem como de atendimento a pacientes que necessitam de assistência direta programada por período superior a 24 horas (pacientes internos), deve passar, neste ano, por reforma estrutural para ampliação de capacidade de atendimento à comunidade. A reforma será executada sem paralisação total das atividades. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A importância de um fluxo definido, sem cruzamentos no projeto do EAS, relaciona-se também a questões de biossegurança, porque os profissionais dos EAS estão sempre sujeitos a vários riscos ocupacionais, entre eles os de contaminação biológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

197Q782406 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

No estudo do tratamento térmico de alimentos termoprocessados, o valor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q782411 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que concerne às centrais de vapor central utilizadas em indústrias de alimentos, julgue os itens a seguir.

Considerando-se uma demanda elevada e aproximadamente similar de eletricidade e calor de processo, é aconselhável, do ponto de vista da eficiência energética, o emprego de uma central de cogeração.

  1. ✂️
  2. ✂️

199Q782456 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos equipamentos e processos tradicionais de uma central de refrigeração, julgue os itens que se seguem.

Em um evaporador, o fluido refrigerante passa do estado líquido para o estado gasoso devido ao calor transferido do ambiente externo.

  1. ✂️
  2. ✂️

200Q782491 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

As doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos. Em 2001, a Organização Mundial de Saúde considerou que os principais fatores envolvidos no acometimento de toxi-infecções estavam relacionados a falhas na cadeia de frio, à qualidade da matériaprima contaminada, a contaminações cruzadas e à utilização de água não potável. Tais condições propiciam riscos à população quanto à segurança alimentar, além de perdas econômicas e de imagem às indústrias, geradas pelo desperdício dos alimentos. Julgue os itens de 77 a 97, acerca desse assunto.

O uso de água não potável na criação de animais para o fornecimento de carnes e leites, por exemplo, pode ser um fator de risco ao organismo humano devido à veiculação de parasitas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.