Início

Questões de Concursos Engenharia de Alimentos

Resolva questões de Engenharia de Alimentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q782359 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

O branqueamento térmico é um pré-tratamento realizado após o preparo da matéria-prima e antes de operações como esterilização por calor, secagem e congelamento. Acerca do branqueamento térmico, julgue os itens a seguir.

A perda das vitaminas é menor em temperaturas de branqueamento mais baixas e por períodos mais longos que em temperaturas mais elevadas e por períodos curtos.

  1. ✂️
  2. ✂️

262Q782395 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos processos de concentração de alimentos por evaporação e dos equipamentos relacionados a esses processos, julgue os itens a seguir.

A temperatura de ebulição do líquido tratado em um evaporador diminui conforme a profundidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

263Q782426 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Segundo a legislação, aditivo intencional é toda substância ou mistura de substâncias, dotadas ou não de valor nutritivo, juntada ao alimento com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico geral ou exercer qualquer ação exigida para uma boa tecnologia de fabricação do alimento. Acerca do uso de aditivos pela indústria de alimentos, julgue os itens a seguir.

Em indústrias de beneficiamento de cereais, leguminosas e oleaginosas — como o amendoim —, o controle da atividade da água não é um fator importante para a produção de micotoxinas, uma vez que estes produtos já apresentam baixo teor de umidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

265Q782534 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

As doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos. Em 2001, a Organização Mundial de Saúde considerou que os principais fatores envolvidos no acometimento de toxi-infecções estavam relacionados a falhas na cadeia de frio, à qualidade da matériaprima contaminada, a contaminações cruzadas e à utilização de água não potável. Tais condições propiciam riscos à população quanto à segurança alimentar, além de perdas econômicas e de imagem às indústrias, geradas pelo desperdício dos alimentos. Julgue os itens de 77 a 97, acerca desse assunto.

O beneficiamento do leite fluido ou do leite para produção de derivados minimiza a incidência de tuberculose bovina em humanos, assim como os programas para controle e erradicação da doença nos animais.

  1. ✂️
  2. ✂️

266Q782538 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Sobre os organismos geneticamente modificados, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q782356 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O armazenamento de grãos, sementes e leguminosas em condições de temperatura e umidade relativamente elevadas, comum em países tropicais como o Brasil, possibilita a ocorrência de reações químicas e bioquímicas que podem afetar a qualidade sensorial e nutricional desses produtos. Além disso, tais eventos depreciam o valor comercial do produto no mercado. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

A associação positiva entre a presença de fungos, por exemplo, em produtos como fubá de milho, e a presença de grãos carunchados é devida à geração de condições propícias de umidade e temperatura pelo metabolismo das pragas.

  1. ✂️
  2. ✂️

268Q782429 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Os tratamentos térmicos letais, quanto mais elevada a temperatura e maior o tempo de exposição, provocam decréscimo progressivo e ordenado das taxas de populações microbianas homogêneas. Com relação aos métodos de conservação pelo uso do calor e à cinética de morte microbiana, julgue os itens a seguir.

Recomenda-se aplicar um processo térmico de 18 reduções decimais para alimentos com pH < 4,5 nos quais possivelmente esteja presente o microrganismo Clostridium botulinum.

  1. ✂️
  2. ✂️

269Q782461 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação aos processos de conservação de alimentos pelo frio e à produção industrial de frio, julgue os itens subsequentes.

Entre as alterações que se produzem nos alimentos em função do congelamento incluem-se o dano causado pela formação de cristais de gelo, o dano mecânico pelas alterações de volume dos componentes, a destruição quase total dos microrganismos e algumas modificações químicas, como a oxidação lipídica.

  1. ✂️
  2. ✂️

270Q782548 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca da síndrome dos músculos pálidos, moles e exsudativos em suínos.

É um quadro de miopatia grave desencadeado pelo processo de sacrifício dos suínos no frigorífico e que ocorre em animais sensíveis à síndrome do estresse suíno.

  1. ✂️
  2. ✂️

271Q782354 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos resíduos gerados na indústria de laticínios, julgue os itens a seguir.

Lavagem e desinfecção de equipamentos, recirculação da água de resfriamento e lubrificação dos transportadores são operações geradoras de resíduos altamente poluentes no processamento do leite.

  1. ✂️
  2. ✂️

272Q782422 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos a instrumentos, dispositivos e acessórios utilizados nos processos fermentativos industriais.

Entre as desvantagens apresentadas pelos agitadores magnéticos em reatores de fermentação inclui-se a abertura para a passagem do eixo do agitador, a qual pode se tornar uma porta de entrada de agentes contaminantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

273Q782351 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A qualidade tecnológica da farinha de trigo resulta, entre outros fatores, da variedade, das condições de cultivo e das condições em que ocorrem os processos de moagem; da escolha da mistura de grãos; e das frações de farinha que comporão a farinha final; bem como da maturação dos grãos e da aditivação. Comercialmente, o trigo é dividido em quatro classes: duro, mole, branco e durum. Os trigos duros têm teor de proteína entre 12% e 13% e suas farinhas são apropriadas à panificação. O trigo durum apresenta elevado teor de proteína, em torno de 14% e 15%, e é indicado para a produção de massas alimentícias. Acerca de aspectos relacionados à qualidade tecnológica da farinha de trigo, julgue os itens que se seguem.

Valores referentes à absorção de água, ao tempo de desenvolvimento e à estabilidade, obtidos pela farinografia, avalia a qualidade tecnológica da farinha. Farinhas com elevados teores de proteína absorvem mais água e são mais resistentes ao processo de mistura.

  1. ✂️
  2. ✂️

274Q782444 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca das operações unitárias relacionadas às transferências de massa e de calor, julgue os itens que se seguem.

Na evaporação e na destilação, a separação de componentes específicos é obtida aproveitando-se diferenças na pressão de vapor desses componentes, sendo o frio usado para retirar um ou mais componentes do alimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

275Q782495 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Sobre as questões de meio ambiente, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q782387 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A qualidade tecnológica da farinha de trigo resulta, entre outros fatores, da variedade, das condições de cultivo e das condições em que ocorrem os processos de moagem; da escolha da mistura de grãos; e das frações de farinha que comporão a farinha final; bem como da maturação dos grãos e da aditivação. Comercialmente, o trigo é dividido em quatro classes: duro, mole, branco e durum. Os trigos duros têm teor de proteína entre 12% e 13% e suas farinhas são apropriadas à panificação. O trigo durum apresenta elevado teor de proteína, em torno de 14% e 15%, e é indicado para a produção de massas alimentícias. Acerca de aspectos relacionados à qualidade tecnológica da farinha de trigo, julgue os itens que se seguem.

A determinação do glúten úmido expressa a qualidade funcional da farinha, uma vez que mensura a porção insolúvel das proteínas: a gliadina, que responde pela coesão da massa e a glutenina (gluteína), responsável pelas propriedades de resistência e de extensão da massa.

  1. ✂️
  2. ✂️

277Q782413 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O programa de avaliação de qualidade de alimentos de determinada repartição de vigilância sanitária estadual programou realizar coletas de amostras de carne bovina salgada, curada e dessecada para avaliação físico-química. A Instrução Normativa n.º 20/1999 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determina que a quantidade mínima de amostras a ser encaminhada ao laboratório deve ser de 500 g e, nos casos em que forem solicitadas as provas de formaldeído, metabissulfito e bases voláteis totais, deve-se acrescentar 200 g de amostra para cada prova solicitada. Em visita a determinado supermercado para proceder à colheita de amostras, o inspetor constatou que havia apenas carne bovina salgada, curada e dessecada em embalagens de 300 g. Em vista disso, precisou coletar mais unidades do produto para que o peso mínimo exigido pela norma fosse alcançado.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens de 101 a 105.

Considerando que só foram solicitadas análises físicoquímicas das amostras, recomenda-se o cumprimento apenas aos cuidados gerais em laboratório determinado na legislação supracitada, pois as normas referentes à biossegurança são relativas apenas a cuidados com matérias que possam ocasionar contaminação microbiológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

278Q782423 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Todas as situações abaixo evitam a contaminação de alimentos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q782382 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

A respeito de anatomofisiologia animal, julgue os itens a seguir.

Diferentemente do que ocorre em equinos, o sistema nervoso periférico de ruminantes é constituído apenas por gânglios e terminações nervosas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.