Início

Questões de Concursos Engenharia de Alimentos

Resolva questões de Engenharia de Alimentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q782451 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O armazenamento de grãos, sementes e leguminosas em condições de temperatura e umidade relativamente elevadas, comum em países tropicais como o Brasil, possibilita a ocorrência de reações químicas e bioquímicas que podem afetar a qualidade sensorial e nutricional desses produtos. Além disso, tais eventos depreciam o valor comercial do produto no mercado. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

A manutenção de feijões em condições impróprias de armazenamento promove alterações nos valores de acidez do produto por vias químicas e bioquímicas (microbianas e enzimáticas) que propiciam a formação de radicais livres reativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q782494 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos equipamentos e processos tradicionais de uma central de refrigeração, julgue os itens que se seguem.

Sistemas de refrigeração clássicos são constituídos por um compressor, um condensador, uma válvula de expansão e um evaporador.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q782512 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação aos resíduos sólidos gerados na indústria de alimentos, julgue os próximos itens.

A compostagem é o processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal que formam um composto orgânico a ser aplicado ao solo para melhorar suas características.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q782443 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca da síndrome dos músculos pálidos, moles e exsudativos em suínos.

De 15 a 30 minutos após o abate, as carcaças apresentam a musculatura pálida, flácida e exsudando um líquido claro.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q782389 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O arroz é um dos principais produtos da cesta básica do brasileiro. Em relação ao tipo de grão mais consumido, o mercado aponta uma migração de consumo do arroz do tipo 2 para o de tipo 1 e, deste último, para o parboilizado. O processo tradicional de beneficiamento de arroz apresenta 65% a 75% de grãos polidos (inteiros e quebrados), 19% a 23% de casca, 8% a 12% de farelo e 3% a 5% de impurezas. A classificação do arroz se baseia no estado físico dos grãos, que varia em relação à quebra dos mesmos e ao tamanho do grão (curto ou longo). Acerca das diferenças na qualidade do arroz disponível no mercado brasileiro, julgue os itens subsequentes.

A tecnologia da extrusão termoplástica consiste na conversão de um material sólido ao estado fluido pela combinação de umidade, calor, compressão e tensão de cisalhamento, possibilitando o aproveitamento das farinhas obtidas do arroz quebrado e da quirera de arroz em outros produtos sensorialmente apropriados e nutricionalmente adequados às necessidades humanas.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q782516 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A qualidade tecnológica da farinha de trigo resulta, entre outros fatores, da variedade, das condições de cultivo e das condições em que ocorrem os processos de moagem; da escolha da mistura de grãos; e das frações de farinha que comporão a farinha final; bem como da maturação dos grãos e da aditivação. Comercialmente, o trigo é dividido em quatro classes: duro, mole, branco e durum. Os trigos duros têm teor de proteína entre 12% e 13% e suas farinhas são apropriadas à panificação. O trigo durum apresenta elevado teor de proteína, em torno de 14% e 15%, e é indicado para a produção de massas alimentícias. Acerca de aspectos relacionados à qualidade tecnológica da farinha de trigo, julgue os itens que se seguem.

Na produção de macarrão, a operação de secagem das massas constitui um ponto crucial para a qualidade do produto final: valores de umidade acima de 13% favorecem a multiplicação microbiana e o aumento da acidez.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q782369 | Engenharia de Alimentos, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Em uma agroindústria, verificou-se que, após o cozimento de algumas peças de presunto (temperatura no centro da peça atingindo 73 ºC), ocorreu a liberação de considerável quantidade de salmoura. Por ocasião da fabricação desses presuntos, trabalhou-se com 40% dos pernis com características de PSE e 58% de salmoura injetada. Usouse ainda isolado de soja e carragena.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Uma das prováveis causas da exsudação pode ter sido a elevada temperatura de cozimento (73 ºC), que teria promovido uma intensa liberação de moléculas de água do interior do presunto.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q782427 | Engenharia de Alimentos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

As doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de microrganismos. Em 2001, a Organização Mundial de Saúde considerou que os principais fatores envolvidos no acometimento de toxi-infecções estavam relacionados a falhas na cadeia de frio, à qualidade da matériaprima contaminada, a contaminações cruzadas e à utilização de água não potável. Tais condições propiciam riscos à população quanto à segurança alimentar, além de perdas econômicas e de imagem às indústrias, geradas pelo desperdício dos alimentos. Julgue os itens de 77 a 97, acerca desse assunto.

Produtos classificados como alimentos ácidos (pH entre 4,0 e 4,6) e, simultaneamente, com atividade de água intermediária (0,60 a 0,89), como caldos concentrados de carne, xaropes, sucos concentrados de frutas, entre outros, são os que têm maior probabilidade de conter, em sua flora, microrganismos patogênicos e leveduras, que podem comprometer sua qualidade sanitária.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q782470 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Segundo a legislação, aditivo intencional é toda substância ou mistura de substâncias, dotadas ou não de valor nutritivo, juntada ao alimento com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico geral ou exercer qualquer ação exigida para uma boa tecnologia de fabricação do alimento. Acerca do uso de aditivos pela indústria de alimentos, julgue os itens a seguir.

A condição climática é um fator relevante na escolha do sistema de secagem a ser utilizado para a secagem natural.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q782466 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Considere que, em uma indústria de carnes, os cortes cárneos refrigerados e embalados a vácuo tenham começado a apresentar acentuado estufamento. A partir dessa situação, julgue os itens de 66 a 71.

Os prováveis causadores desse estufamento são o Clostridium estertheticum e o Clostridium gasigenes.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q782314 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos efluentes líquidos industriais, julgue os itens que se seguem.

A utilização de água de sistemas de refrigeração sem recirculação é permitida para fins de diluição do efluente antes do lançamento no curso d’água.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q782452 | Engenharia de Alimentos, Analista de Gestão Corporativa, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Uma operação de processamento de alimentos fez a previsão de colheita de manga para o mês de janeiro. Entretanto, o mau tempo ocorrido durante o mês de dezembro reduzirá drasticamente a produtividade da colheita, havendo grande risco de interrupção no fornecimento à fábrica em todo o mês de fevereiro. O gerente de produção da empresa, com base em previsões meteorológicas, buscou, desde outubro, instrumentos que minimizassem esse problema e protegessem a produção. Tendo como referência a situação acima descrita, julgue os itens seguintes, acerca da proteção da produção.

O gerente de produção tem a responsabilidade direta de fornecer informações às outras funções sobre as oportunidades e restrições oferecidas pela capacidade instalada de produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q782514 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca das operações unitárias relacionadas às transferências de massa e de calor, julgue os itens que se seguem.

A taxa de evaporação de água é determinada tanto pela taxa de transferência de calor no interior do alimento quanto pela taxa de transferência de massa de vapor do alimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q782425 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Durante a produção de um determinado alimento, foi descoberta uma grande quantidade de óleo cujo prazo de validade havia vencido. Tendo em vista o ocorrido, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q782499 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, ADAGRI CE, UECE

As moscas das frutas são consideradas pragas importantes da fruticultura em todo o mundo. A espécie Ceratitis capitata é criada em várias biofábricas existentes em diversos países. A técnica do Inseto Estéril (TIE) é aplicada nestas biofábricas pra a esterilização dessas moscas. Marque a opção verdadeira relativa à TIE utilizada pela Agência Internacional de Energia Atômica e adotada por muitas biofabricas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q782393 | Engenharia de Alimentos, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Uma salsicha, em embalagem plástica fechada sob vácuo, apresentava intensa coloração verde e com exsudato de coloração amarelada. A análise microbiológica desse exsudato apresentou contagem de microrganismos mesófilos igual a 3 × 108 UFC/g. As bactérias predominantes eram cocos e bacilos gram-positivos. O aroma e o sabor eram ácidos. No histórico de fabricação dessa salsicha, consta que a mesma foi estocada por dois dias em câmara fria e embalada em uma sala com temperatura superior.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

As salsichas, de forma geral, ao serem colocadas no interior de um saco plástico, levam consigo uma microflora, que será maior ou menor conforme os cuidados de higiene observados durante a operação de embalagem, o que, de acordo com o exemplo em questão, pode ter dado origem às bactérias.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q782404 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

No processamento de frutas e hortaliças a etapa de branqueamento é importante para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q782460 | Engenharia de Alimentos, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

A respeito da produção, identidade, qualidade e transporte dos leites tipo A, B e C, do leite pasteurizado e do leite cru refrigerado, julgue os seguintes itens, de acordo com a Instrução Normativa n.º 51/2002.

É proibido o uso de tanques de refrigeração coletivos para o transporte de leite cru a granel.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.