Início

Questões de Concursos Engenharia de Pesca

Resolva questões de Engenharia de Pesca comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q781400 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

m agropecuarista resolveu implantar, em sua propriedade, um viveiro para piscicultura escavado em terra, sem revestimento, com uma área de 1 hectare de espelho d’água. Povoou o viveiro com 20.000 alevinos de carpa comum (Cyprinus carpio) e construiu, sobre o viveiro, uma pocilga, onde foram colocados 120 leitões para engorda. Nesse sistema de cultivo, denominado suinopiscicultura, o objetivo é engordar os peixes utilizando apenas as fezes dos porcos. A expectativa é que os peixes atinjam um peso individual médio de 700 g em um ano, partindo-se de alevinos com um peso médio de 2 g cada.

Por volta do nono mês do cultivo, verificou-se que as carpas não estavam mais se alimentando na área embaixo da pocilga, onde chegavam bolhas à superfície da água, além de mau cheiro. Observou-se também que os peixes freqüentemente se agrupavam na entrada de água do viveiro, buscando oxigênio.

Considerando a situação hipotética apresentada e tendo em vista o desenvolvimento da suinopiscicultura no Brasil, julgue os itens que se seguem.

As fezes frescas de suínos chegam a apresentar 40% dos ingredientes da ração não digeridos, os quais podem ser aproveitados pelos peixes.

  1. ✂️
  2. ✂️

382Q780906 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

A ineficiência no manejo dos recursos e do descumprimento à legislação de pesca colocam os estoques pesqueiros sob o risco de sobre-explotação, havendo necessidade da preservação dos estoques de recursos aquáticos e também dos locais onde habitam. Com base no descrito acima, analise as afirmações abaixo.

I. Os locais de desenvolvimento dos alevinos, como os estuários e as zonas costeiras, têm sido exaustivamente explorados e destruídos pelos projetos agrícolas.

II. A fiscalização não inibe a degradação do ecossistema pela poluição industrial, colocando em risco espécies de peixes.

III. Os recursos ambientais, segundo a Lei Federal no 9.985/00, são: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q780930 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Com relação ao controle e à avaliação higiênico-sanitária nos estabelecimentos de processamento e estocagem de produtos de origem pesqueira e seus derivados, julgue os itens de 80 a 87. Na avaliação da qualidade do pescado na indústria, caso o produto esteja deteriorado ou alterado, exige-se a colheita de amostras para análise laboratorial, procedimento necessário para possíveis situações de intervenções legais com aplicação de penalidades.
  1. ✂️
  2. ✂️

384Q781196 | Engenharia de Pesca, CESPE CEBRASPE

Um técnico em aqüicultura recebeu um projeto para implantação de uma piscigranja de tambaqui (Colossoma macropomum) em um terreno com declividade de 0,9% cujo solo apresenta 28% de argila, 55% de silte e 17% de areia. A vazão de água disponível é de 35 L/s. A água apresenta temperatura média de 24 ºC, com baixa oscilação térmica, 7 mg/L de oxigênio dissolvido, 18 mg/L de alcalinidade (expressa em carbonato de cálcio), 0,03 mg/L de amônia, 6.300 mg/L de sólidos suspensos e pH = 7,0. Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens. A baixa declividade do terreno permite a construção de viveiros de grande porte, porém torna difícil e onerosa a drenagem desses viveiros.
  1. ✂️
  2. ✂️

385Q781217 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Uma das formas mais conhecidas de processamento de pescado é o enlatamento. Para que o produto enlatado possa ser conservado satisfatoriamente, as seguintes condições devem ser consideradas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q780967 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, no que se refere à produção de alevinos e às piscigranjas. Em uma unidade de piscigranja, após o enchimento dos viveiros com água, a entrada de água deve atender, exclusivamente, a três situações: recuperar as perdas com infiltrações, recompor o volume evaporado e melhorar o nível de oxigenação.
  1. ✂️
  2. ✂️

387Q184518 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, MPA, FEC

Gestão do uso dos recursos pesqueiros diz respeito à forma como ele é empregado para obter o maior benefício econômico com o menor impacto ao ambiente.
A comunidade internacional preocupada com a exploração das regiões costeiras, mares e oceanos, estabeleceu normas relativas a estas questões que estão na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), assinada em 10 de dezembro de 1982, na Jamaica, mas só entrou em vigor realmente em novembro de 1994.
A CNUDM estabeleceu uma região de até 200 milhas náuticas da costa, onde os Estados costeiros têm o direito de exercer sua soberania para fins de exploração e aproveitamento dos recursos biológicos e minerais existentes no leito e subsolo do mar e nas suas águas sobrejacentes, devendo a pesca ser praticada dentro dos limites de captura exigidos para a preservação das espécies, cuja reprodução esteja gravemente ameaçada, cabendo-lhe a autorização, mediante licença, para que outros países completem o nível de captura recomendada pelos organismos internacionais, estabelecendo as cotas, o período de tempo em que a pesca ocorrerá e as espécies que poderão ser capturadas.

Esta região definida na CNUDM é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q668622 | Engenharia de Pesca, Analista em Desenvolvimento Regional Engenharia de Pesca, CODEVASF, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.


Com relação à aquicultura comercial no Brasil, julgue o próximo item.

A grande extensão, em hectares, de reservatórios de água doce, o clima favorável em várias regiões e a diversidade de espécies de organismos aquáticos adaptados ao meio ambiente são fatores que têm contribuído para o crescimento da aquicultura no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

389Q781306 | Engenharia de Pesca, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

O Código Internacional de Conduta para a Pesca Responsável (CICPR), aprovado pela FAO, traz elementos orientadores para a prática da pesca e da aquicultura de forma sustentável. O instrumento normativo desse código foi ratificado pelo Brasil. Acerca desses princípios e das medidas adotadas para a prática da pesca e da aquicultura responsável e sustentável, julgue os seguintes itens.

As áreas de mangues e de recifes de corais, nas quais a atividade pesqueira tem causado, em alguns casos, sérios impactos negativos para os estoques pesqueiros ocorrentes nas áreas adjacentes a esses ambientes, são consideradas ecossistemas fechados.

  1. ✂️
  2. ✂️

390Q781310 | Engenharia de Pesca, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

O consumo de pratos orientais prontos à base de pescado cru vem aumentando rapidamente no Brasil, sendo que, em algumas situações, já se constatou relativa incidência de coliformes termotolerantes, com prejuízos à saúde dos consumidores desse produto. Acerca de doenças veiculadas por pescados, julgue os próximos itens.

No gerenciamento e controle sanitário dos empreendimentos de carcinicultura, é recomendável o uso de produtos veterinários, especialmente o uso intensivo dos antibióticos, como forma de prevenção de doenças.

  1. ✂️
  2. ✂️

391Q781083 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Em uma estação de piscicultura, havia dois lotes de tambaquis (Colossoma macropomum) para serem desovados, sendo que o lote A se encontrava no viveiro 26, e o lote B, no viveiro 28. Em ambos os lotes, machos e fêmeas estavam misturados. No lote A, os peixes eram maiores, havendo fêmeas com circunferência abdominal de 64 cm. No lote B, os peixes eram menores e as fêmeas apresentavam circunferência abdominal de 54 cm. Fêmeas de ambos os lotes foram submetidas à biopsia ovariana. Nas fêmeas do lote A, 75% dos óvulos apresentaram seus núcleos migrando em direção à periferia. Nas fêmeas do lote B, essa porcentagem caiu para 55%. Em ambos os lotes, os machos apresentavam muito esperma fluindo por simples compressão do abdome. No lote A, o técnico responsável aplicou uma dose inicial de 0,62 mg de hipófise por kg de fêmea e uma segunda dose (final) de 6,2 mg de hipófise por kg de fêmea. Em ambos os lotes, os machos receberam uma dose única de 3,0 mg por kg de peso, aplicada no momento da aplicação da segunda dose das fêmeas. O intervalo de tempo entre a primeira e a segunda dose foi de 18 horas. No lote B, em vez de hipófise, o técnico resolveu utilizar um decapeptídeo sintético análogo ao LHRH. A dose inicial foi de 30 :g por kg de fêmea, e a dose final, de 300 :g por kg de fêmea, com intervalo de 14 horas entre as duas doses. Nesse lote, os machos receberam 150 microgramas de LHRH por kg de peso vivo, junto com a segunda dose das fêmeas.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.

No lote B, a primeira dose foi adequada, porém a segunda foi duas vezes maior que a normalmente recomendada.

  1. ✂️
  2. ✂️

392Q781339 | Engenharia de Pesca, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Para garantia da reprodução das espécies nativas ocorrentes nos rios brasileiros, os responsáveis por barramentos de cursos d’água são obrigados a construir recursos, que permitam o deslocamento natural das espécies nativas durante a piracema, como as conhecidas escada de peixe.

O caranguejo-uçá, um dos principais recursos pesqueiros consumidos no litoral cearense, encontra-se em estágio de sobrepesca, até mesmo com o estabelecimento de paradas temporárias da captura ou coleta, durante o processo de acasalamento da espécie.

  1. ✂️
  2. ✂️

395Q780886 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Ordenamento pesqueiro ou gestão do uso sustentável dos recursos pesqueiros, considerados bens da União, pode ser entendido como sendo a mediação, pelo poder público, para o uso desses recursos, envolvendo a aplicação de um conjunto harmônico de medidas que visam à expansão ou à retração da pesca. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.

São consideradas recursos pesqueiros todas as formas vivas que tenham na água seu normal ou mais freqüente meio de vida, com definido interesse econômico.

  1. ✂️
  2. ✂️

396Q780895 | Engenharia de Pesca, CESPE CEBRASPE

Um aqüicultor recebeu do governo federal autorização para implantar um projeto de cultivo de tilápias em tanques-rede ou gaiolas, em uma área de dois hectares, no açude Castanhão, no Ceará, considerado excelente para se desenvolver essa atividade. O aqüicultor pretende colocar, nessa área, 400 tanques-rede de 4 m3 cada. Seu objetivo é que cada tanque produza, a cada período de 4 meses, 500 kg de tilápias, cada uma pesando 700 g. Para isso, cada m3 de tanque será povoado com 200 alevinos de 50 g cada um, já prevista a mortalidade durante o processo de engorda. Os peixes receberão uma ração extrusada com 42% de proteína bruta, na base de 3% do peso vivo da biomassa por dia. As tilápias a serem utilizadas serão da variedade conhecida como chitralada ou tailandesa.

 Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Nas condições propostas, é correto afirmar que o número de tanques-rede por hectare é muito elevado, podendo vir a causar eutroficação da água no local, o que comprometeria o sucesso do cultivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

397Q781156 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

O procedimento utilizado durante o processamento do pescado para evitar o dripping inclue a adição de aditivos no pescado a ser congelado. O aditivo e o limite máximo recomendado no produto final são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q781204 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A literatura científica considera que, dependendo da época do ano e da fase do ciclo vital, pode-se avaliar, por meio de parâmetros da dispersão, que tipo de distribuição no espaço geográfico do ambiente aquático os indivíduos de uma dada espécie assumem e por que o fazem. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O ordenamento da pesca da piramutaba e do camarãorosa está fundamentado e direcionado para a proteção do período em que ocorre maior quantidade de fêmeas maduras no estoque pesqueiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.