Início

Questões de Concursos Engenharia de Pesca

Resolva questões de Engenharia de Pesca comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q781084 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

As tecnologias mais indicadas para o controle da oxidação lipídica em pescado são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q781371 | Engenharia de Pesca, CESPE CEBRASPE

Acerca das técnicas de processamento e conservação de pescados, julgue os itens seguintes. O calor, como método físico de conservação, enquadra-se nos métodos germicidas quando a temperatura é superior a 50/ C.
  1. ✂️
  2. ✂️

423Q781138 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Quando falamos em sistema de produção intensivo é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

424Q780897 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do crédito, que é um instrumento utilizado pelo governo para fomentar a atividade pesqueira e aquícola, julgue os itens a seguir.

A subvenção ao óleo dísel constitui uma linha de crédito subsidiada para a aquisição do óleo a ser consumido pelas embarcações pesqueiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

425Q781414 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Em uma estação de piscicultura, havia dois lotes de tambaquis (Colossoma macropomum) para serem desovados, sendo que o lote A se encontrava no viveiro 26, e o lote B, no viveiro 28. Em ambos os lotes, machos e fêmeas estavam misturados. No lote A, os peixes eram maiores, havendo fêmeas com circunferência abdominal de 64 cm. No lote B, os peixes eram menores e as fêmeas apresentavam circunferência abdominal de 54 cm. Fêmeas de ambos os lotes foram submetidas à biopsia ovariana. Nas fêmeas do lote A, 75% dos óvulos apresentaram seus núcleos migrando em direção à periferia. Nas fêmeas do lote B, essa porcentagem caiu para 55%. Em ambos os lotes, os machos apresentavam muito esperma fluindo por simples compressão do abdome. No lote A, o técnico responsável aplicou uma dose inicial de 0,62 mg de hipófise por kg de fêmea e uma segunda dose (final) de 6,2 mg de hipófise por kg de fêmea. Em ambos os lotes, os machos receberam uma dose única de 3,0 mg por kg de peso, aplicada no momento da aplicação da segunda dose das fêmeas. O intervalo de tempo entre a primeira e a segunda dose foi de 18 horas. No lote B, em vez de hipófise, o técnico resolveu utilizar um decapeptídeo sintético análogo ao LHRH. A dose inicial foi de 30 :g por kg de fêmea, e a dose final, de 300 :g por kg de fêmea, com intervalo de 14 horas entre as duas doses. Nesse lote, os machos receberam 150 microgramas de LHRH por kg de peso vivo, junto com a segunda dose das fêmeas.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.

Para peixes grandes como os do lote A, recomenda-se o intervalo de 24 horas entre as doses. O intervalo utilizado foi, portanto, muito pequeno.

  1. ✂️
  2. ✂️

426Q780931 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Em relação ao monitoramento da pesca e ao repovoamento de reservatórios com espécies nativas, julgue os itens subsequentes. Alevinos de espécies nativas produzidos em programa de cultivo para repovoamento devem permanecer em cativeiro por tempo reduzido, para se evitar a seleção de alelos favorecidos pelo ambiente artificial.
  1. ✂️
  2. ✂️

427Q781200 | Engenharia de Pesca, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação aplicável às operações de inspeção em alimentos de origem pesqueira, julgue os itens a seguir.

egundo o SISBI/SUASA, as unidades processadoras de pescados devem dispor de instalações e equipamentos adequados à colheita e ao transporte de resíduos de pescado, resultantes do processamento industrial, para o exterior das áreas de manipulação de comestíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

428Q780963 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Embora a Organização Mundial de Saúde recomende o consumo de, pelo menos, 12 kg de pescado por habitante por ano, o Brasil ainda está abaixo desse índice. De acordo com dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o consumo anual de pescado no país atingiu 9,75 kg por habitante/ano em 2010. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Embora a Organização Mundial de Saúde recomende o consumo de, pelo menos, 12 kg de pescado por habitante por ano, o Brasil ainda está abaixo desse índice. De acordo com dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o consumo anual de pescado no país atingiu 9,75 kg por habitante/ano em 2010. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

  1. ✂️
  2. ✂️

429Q781233 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes no que se refere a manejo e gestão dos estoques pesqueiros e a ordenamento dos recursos pesqueiros. A mortalidade por pesca pode ser entendida como a interação de dois sistemas: o dos pescadores, ou do esforço de pesca, e o dos recursos pesqueiros.
  1. ✂️
  2. ✂️

430Q781031 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A obtenção de pescado de alta qualidade demanda a adoção de determinados cuidados ainda na fase de cultivo, concernentes à espécie a ser cultivada, à qualidade da água, ao tipo de ração fornecida e à forma de manejo. No Brasil, destaca-se o aperfeiçoamento de tecnologias de processamento, como o sistema de Análises de Riscos e Controles de Pontos Críticos, associado ao desenvolvimento de tecnologias de produção. Tendo como referência inicial essas informações, julgue os itens de 74 a 78.

Na alimentação das espécies cultivadas segundo a aquicultura intensiva, utilizam-se alimentos naturais e ração completa, razão por que esse sistema de cultivo de pescado é considerado oneroso e pouco lucrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

431Q781034 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Os estudos de dinâmica populacional dos recursos pesqueiros amazônicos intensificaram-se a partir da década de 90 do século passado, quando foram estimadas taxas de crescimento e de mortalidade e medidas de comprimento de primeira maturidade sexual (L50) para algumas espécies, parâmetros frequentemente utilizados para subsidiar medidas de manejo dessas espécies. Essas relações permitem classificar as espécies segundo seu tamanho médio e máximo esperado. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. A análise conjunta das taxas de crescimento dos estoques pesqueiros amazônicos, dos tamanhos de primeira maturidade sexual e das taxas de mortalidade natural em função do tamanho médio máximo esperado demonstra que a relação entre tais fatores é aleatória, o que impede a determinação de um padrão de interação entre eles.
  1. ✂️
  2. ✂️

432Q781296 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Para a execução da Política Estadual de Educação Ambiental no Estado do Maranhão, a Lei no 9.279/2010 estabelece as seguintes competências:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q781308 | Engenharia de Pesca, CESPE CEBRASPE

No manejo da ictiofauna, é importante o conhecimento sobre os aspectos bioecológicos de cada espécie e das características físicas dos petrechos de pesca a serem utilizados. Acerca dos petrechos de pesca, da bioecologia e do manejo das espécies da ictiofauna amazônica, julgue os seguintes itens. A tipologia do ambiente na área de pesca influencia diretamente a composição das espécies e a quantidade do pescado disponível e capturado.
  1. ✂️
  2. ✂️

434Q781376 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Por meio dos modelos biológico-pesqueiros, utilizados na análise da base de dados sobre a atividade de pesca, obtêm-se informações que permitem a tomada de decisão e validação de medidas relacionadas a essa atividade. Para a confrontação de métodos de análise, adotam-se dois modelos, com base nos quais se avaliam os estoques para o ordenamento dos recursos pesqueiros: os modelos globais ou de produção; e os analíticos ou estruturais. No que se refere à descrição dos modelos biológico-pesqueiros, julgue os próximos itens.

Em diversos estudos sobre gestão e ordenamento de recursos pesqueiros, prevalece o entendimento de que tais recursos podem ser mais bem geridos quando controlados diretamente pelo Estado, sem a participação dos pescadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

435Q780891 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir no que se refere à origem, qualidade e destino da água na indústria pesqueira. As águas residuárias, geradas na industrialização de peixes, por serem ricas em sólidos suspensos totais e restos de peixes, devem ser encaminhadas para a estação de tratamento de efluentes e recolhidas em tanque de retenção para a separação da fase sólida.
  1. ✂️
  2. ✂️

436Q781194 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Para a adoção de medidas de gestão de uso ou manejo de recursos pesqueiros, é recomendável que os órgãos gestores levem em conta dados científicos disponíveis sobre a dinâmica das populações ou mananciais pesqueiros, bem como fatores ambientais, sociais e econômicos pertinentes. Com relação a esses temas, julgue os itens seguintes.

O fechamento de um período de pesca, medida de ordenamento conhecida como defeso, é adotado para a proteção de reprodutores ou do período reprodutivo de uma determinada espécie, não sendo recomendável para proteção do recrutamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

437Q780945 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii) é uma espécie de peixe de grande importância para o estado do Pará. Sobre a piramutaba assinale a opção correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

438Q781045 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Segundo estudos divulgados pelo Programa de Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos de Zona Econômica Exclusiva (REVIZEE), que trata da avaliação do potencial sustentável de recursos vivos na zona econômica exclusiva, o ZEE brasileiro é caracterizado pela baixa concentração de nutrientes em suas águas e, consequentemente, produtividade reduzida, não oferecendo condições para a existência de quantidades significativas de recursos pesqueiros nessa região marinha.

Acerca das constatações apontadas no Relatório Executivo do Programa REVIZEE, julgue os itens de 114 a 116.

A ictiofauna dos teleósteos marinhos e estuarinos, no ZEE brasileiro, é representada pelas espécies pelágicas, que predominam com mais de 300 espécies, bem como pelas espécies demersais, com representatividade inferior no total destes recursos.

  1. ✂️
  2. ✂️

439Q781069 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das boas práticas na manipulação e na inspeção de pescados, bem como das análises de risco e dos pontos críticos a serem adotados nessas atividades, julgue os itens de 92 a 96.

De acordo com o Codex Alimentarius, um ponto crítico de controle é definido como sendo uma etapa ou procedimento em que se pode aplicar uma medida de controle que seja essencial para prevenir, evitar ou eliminar um perigo à inocuidade do alimento ou, no mínimo, para reduzi-lo a um nível aceitável.

  1. ✂️
  2. ✂️

440Q781071 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir no que se refere à origem, qualidade e destino da água na indústria pesqueira. A água de abastecimento de um sistema de criação de peixes deve ser a de origem superficial ? água de rios, lagos naturais, açudes e córregos ?; sendo desaconselhada a de origem subterrânea, ou seja, a proveniente de nascentes e poços.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.