Início

Questões de Concursos Engenharia de Pesca

Resolva questões de Engenharia de Pesca comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q781265 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Com relação à pesca mundial, julgue os itens subsequentes.

A produção mundial de pescados tem na aquicultura a principal participação nos índices de crescimento positivos, enquanto a produção da pesca extrativa, nos últimos anos, vem se mantendo relativamente estabilizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

642Q781038 | Engenharia de Pesca, CESPE CEBRASPE

A captura de bagres na calha dos rios da bacia amazônica, em especial dos rios Solimões e Amazonas, é uma atividade ligada principalmente aos frigoríficos de pescado, a qual gera mercado de trabalho para cerca de 16.000 pescadores e cuja produção anual ultrapassa 30 mil toneladas.

V. de M. Parente et al. A pesca e a economia da pesca de bagres no eixo Solimões-Amazonas. 2005, Ibama/ProVárzea (com adaptações).

Acerca da pesca, da bioecologia e do manejo dos bagres na bacia amazônica, julgue os itens subseqüentes.

A pesca da piramutaba no estuário amazônico é essencialmente artesanal, feita com uso de redes de arrasto e de embarcações de pequeno porte utilizadas no sistema de parelhas.
  1. ✂️
  2. ✂️

643Q212549 | Engenharia de Pesca, Fiscal Estadual Agropecuário Engenharia de Pesca, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

A frota pesqueira que opera na captura do pargo, espécie de relativa importância nas pescarias e na pauta de exportação de pescado do estado do Ceará, só pode operar na modalidade de pesca de linha e(ou) armadilhas (covos) e em determinado período do ano.

  1. ✂️
  2. ✂️

644Q780912 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Acerca das doenças veiculadas por pescados, julgue os itens a seguir.

Infecções, intoxicações e toxi-infecções são os principais tipos de mecanismos desenvolvidos por veículos patogênicos decorrentes das doenças transmitidas por alimentos (DTAs). A salmonela é considerada o principal agente, de origem parasitária, transmissor dessas doenças.

  1. ✂️
  2. ✂️

645Q780921 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com relação às doenças adquiríveis a partir da ingestão de pescados, julgue os próximos itens.

As doenças veiculadas por pescado podem ser causadas pela ingestão de produto contaminado por um agente infeccioso específico, ou pela toxina por ele produzida, por meio da transmissão desse agente, ou de seu produto tóxico.

  1. ✂️
  2. ✂️

646Q781278 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Segundo a bibliografia especializada, estratégia reprodutiva dos peixes é o padrão geral reprodutivo adotado por uma determinada espécie, as quais, por suas diversidades de espécies e de ambiente, desenvolvem uma imensa variedade de estratégias comportamentais durante o processo reprodutivo. Acerca da reprodução das espécies nativas brasileiras, julgue os itens a seguir.

No processo reprodutivo de parte dos peixes de água doce, os embriões contam, para o seu desenvolvimento, com o suporte de nutrientes do vitelo ovocitário.

  1. ✂️
  2. ✂️

647Q781082 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Segundo estudos divulgados pelo Programa de Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos de Zona Econômica Exclusiva (REVIZEE), que trata da avaliação do potencial sustentável de recursos vivos na zona econômica exclusiva, o ZEE brasileiro é caracterizado pela baixa concentração de nutrientes em suas águas e, consequentemente, produtividade reduzida, não oferecendo condições para a existência de quantidades significativas de recursos pesqueiros nessa região marinha.

Acerca das constatações apontadas no Relatório Executivo do Programa REVIZEE, julgue os itens de 114 a 116.

O litoral brasileiro é caracterizado pela heterogeneidade de suas condições ambientais naturais, em que a concentração de espécies massivas, em termos de cardume, se encontra no litoral sudeste/sul, diferentemente do litoral nordeste onde predomina a diversidade das espécies.

  1. ✂️
  2. ✂️

648Q780887 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Ordenamento pesqueiro ou gestão do uso sustentável dos recursos pesqueiros, considerados bens da União, pode ser entendido como sendo a mediação, pelo poder público, para o uso desses recursos, envolvendo a aplicação de um conjunto harmônico de medidas que visam à expansão ou à retração da pesca. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.

O Código de Conduta para a Pesca Responsável, editado pela FAO, em 1995, é um instrumento balizador da gestão do uso dos recursos pesqueiros no mundo, com caráter de adesão obrigatória pelos países-membros.

  1. ✂️
  2. ✂️

649Q781406 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Com relação ao controle e à avaliação higiênico-sanitária nos estabelecimentos de processamento e estocagem de produtos de origem pesqueira e seus derivados, julgue os itens de 80 a 87. Para assegurar a qualidade de produtos derivados do pescado, utilizam-se sistemas de controle de qualidade, como o da análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), que previne a indústria contra os perigos biológicos, físicos e químicos desde a captura até a chegada do produto ao consumidor.
  1. ✂️
  2. ✂️

650Q780959 | Engenharia de Pesca, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Até que seja aprovada nova lei da pesca, ora tramitando no Congresso Nacional, o Decreto-lei n.º 221/1967 é considerado, atualmente, o marco referencial legal da pesca brasileira. Considerando o disposto na referida legislação e nas demais legislações federais complementares pertinentes, julgue os itens a seguir.

Todo e qualquer produto pesqueiro proveniente da pesca ilegal deve ser apreendido e doado pelo órgão fiscalizador competente.

  1. ✂️
  2. ✂️

651Q780935 | Engenharia de Pesca, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação aplicável às operações de inspeção em alimentos de origem pesqueira, julgue os itens a seguir.

As unidades industriais processadoras de pescados e seus derivados, instaladas no estado do Ceará, objetos de inspeção sanitária pela legislação estadual vigente, devem ter registro prévio no órgão estadual responsável pela inspeção sanitária em referência.

  1. ✂️
  2. ✂️

652Q781085 | Engenharia de Pesca, CESPE CEBRASPE

Em uma estação de piscicultura, havia dois lotes de tambaquis (Colossoma macropomum) para serem desovados, sendo que o lote A se encontrava no viveiro 26, e o lote B, no viveiro 28. Em ambos os lotes, machos e fêmeas estavam misturados. No lote A, os peixes eram maiores, havendo fêmeas com circunferência abdominal de 64 cm. No lote B, os peixes eram menores e as fêmeas apresentavam circunferência abdominal de 54 cm. Fêmeas de ambos os lotes foram submetidas à biopsia ovariana. Nas fêmeas do lote A, 75% dos óvulos apresentaram seus núcleos migrando em direção à periferia. Nas fêmeas do lote B, essa porcentagem caiu para 55%. Em ambos os lotes, os machos apresentavam muito esperma fluindo por simples compressão do abdome. No lote A, o técnico responsável aplicou uma dose inicial de 0,62 mg de hipófise por kg de fêmea e uma segunda dose (final) de 6,2 mg de hipófise por kg de fêmea. Em ambos os lotes, os machos receberam uma dose única de 3,0 mg por kg de peso, aplicada no momento da aplicação da segunda dose das fêmeas. O intervalo de tempo entre a primeira e a segunda dose foi de 18 horas. No lote B, em vez de hipófise, o técnico resolveu utilizar um decapeptídeo sintético análogo ao LHRH. A dose inicial foi de 30 :g por kg de fêmea, e a dose final, de 300 :g por kg de fêmea, com intervalo de 14 horas entre as duas doses. Nesse lote, os machos receberam 150 microgramas de LHRH por kg de peso vivo, junto com a segunda dose das fêmeas.

 Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.

Para peixes grandes como os do lote A, recomenda-se o intervalo de 24 horas entre as doses. O intervalo utilizado foi, portanto, muito pequeno.
  1. ✂️
  2. ✂️

653Q780984 | Engenharia de Pesca, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Acerca das boas práticas, da análise de risco e dos pontos críticos de controle na industrialização de pescado, especialmente no que se refere à sua regulamentação, julgue os itens subsequentes.

Segundo a legislação pertinente, a expressão aditivo alimentar é qualquer substância não consumida normalmente, mas com valor nutritivo reconhecido, cuja adição intencional ao alimento tem finalidade tecnológica na elaboração, fabricação ou embalagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

654Q781176 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

No que se refere às práticas relacionadas com a tecnologia, o controle e a avaliação higiênico-sanitária na indústria de pescados, julgue os próximos itens.

O tratamento térmico de sardinhas em lata é mais severo que o de esterilização, pois visa a amolecer a espinha, tornando-a comestível.

  1. ✂️
  2. ✂️

655Q780953 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A piramutaba, o camarão rosa, o pargo e a lagosta são considerados recursos pesqueiros de elevada importância na economia pesqueira do litoral norte, especialmente do setor industrial da pesca paraense. Acerca desses recursos pesqueiros, julgue os seguintes itens.

Na pesca do pargo no litoral norte, assim como ocorre no litoral nordeste, as restrições legais destinam-se exclusivamente à limitação do esforço de pesca e ao tamanho mínimo de captura.

  1. ✂️
  2. ✂️

656Q780964 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Com relação às questões relacionadas com a dinâmica de populações de recursos aquáticos e a gestão do uso sustentável desses recursos, julgue os itens subsequentes.

A SEAP/PR, o MMA e o IBAMA vêm gradativamente implementando um modelo de gestão compartilhada sobre o uso sustentável dos recursos pesqueiros, com representantes do poder público e da sociedade civil organizada atuante no setor pesqueiro, a exemplo dos comitês de gestão da lagosta e dos atuns e afins, cujos comitês são coordenados pelo IBAMA e MMA.

  1. ✂️
  2. ✂️

657Q781334 | Engenharia de Pesca, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Embora a Organização Mundial de Saúde recomende o consumo de, pelo menos, 12 kg de pescado por habitante por ano, o Brasil ainda está abaixo desse índice. De acordo com dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o consumo anual de pescado no país atingiu 9,75 kg por habitante/ano em 2010. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

O consumo per capita aparente (CPA) de pescado pode ser determinado pela relação CPA = (PN + IMPO – EXPO) / POP, em que PN é a produção nacional; IMPO, as importações; EXPO, as exportações; e POP, a população brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

659Q781226 | Engenharia de Pesca, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Segundo norma federal vigente, a vigilância da qualidade da água para consumo humano traduz-se em um conjunto de ações adotadas continuamente pela autoridade de saúde pública, para verificar se a água consumida pela população atende às especificações estabelecidas na referida norma, bem como para avaliar os riscos que os sistemas e as soluções alternativas de abastecimento de água representam para a saúde humana. Acerca do controle sanitário utilizado na indústria pesqueira, julgue os itens que se seguem.

Na indústria de pescados, é proibido o uso de água não potável, independentemente de sua destinação.

  1. ✂️
  2. ✂️

660Q781402 | Engenharia de Pesca, Engenheiro, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

O Brasil possui vários atributos que o classificam como um país possuidor de grande potencial para a piscicultura de água doce, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.