Início

Questões de Concursos Engenharia de Petróleo

Resolva questões de Engenharia de Petróleo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q969663 | Engenharia de Petróleo, Resistência dos Materiais, Engenharia de Equipamentos – Terminais e Dutos, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o próximo item, referentes à resistência dos materiais.

Uma barra de aço (Eaço = 200 GPa) de 10 mm de diâmetro e 300 mm de comprimento, quando submetida a uma força de tração de 500 kN, sofre uma deformação superior a 10 mm.

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q971779 | Engenharia de Petróleo, Regulamentação e Legislação de Petróleo, Ênfase Segurança do Trabalho, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Texto associado.
Uma falha durante o abastecimento de combustível de um navio resultou no derramamento de centenas de litros de óleo em determinado arquipélago marítimo próximo à costa de um estado da Federação.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir de acordo com as prescrições do Plano Nacional de Contingência (PNC) (Decreto federal n.º 10.950/2022).

A fim de minimizar os danos ambientais, evitar prejuízos para a saúde pública e permitir a atuação coordenada dos órgãos e das entidades públicas, o PNC contará com instrumentos como o PEI, o SCI e as cartas de sensibilidade ambiental ao óleo.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q1063279 | Engenharia de Petróleo, Geologia em Engenharia de Petróleo, Área XII Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

O petróleo é um líquido natural, inflamável, oleoso, de cheiro característico e com densidade menor que a da água. É uma mistura complexa de hidrocarbonetos, na sua maioria hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos e pode conter quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Em relação ao tema, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Das muitas teorias sobre o surgimento do petróleo, a mais aceita é que a formação se deu a partir da decomposição de matéria orgânica causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Esses seres teriam se acumulado no fundo dos mares e lagos e, com o passar de milhões de anos, o peso dos sedimentos sobre eles depositados teria promovido compactação e aquecimento, levando às transformações que deram origem ao petróleo.

( ) A rocha onde o petróleo se forma é chamada de rocha geradora. Dela, ele migra para cima até ficar aprisionado em lagos subterrâneos ou preenchendo grandes cavidades nas rochas, de onde é extraído.

( ) Como o petróleo tende sempre a migrar para cima, atravessando as rochas que o recobrem através de fraturas ou espaços entre os grãos, acabará chegando à superfície da Terra se não encontrar no caminho uma rocha impermeável que o detenha. Se a encontra, forma-se a jazida. Não sendo barrado em sua migração, o petróleo chega à superfície, onde começa a perder seus componentes voláteis, transformando-se em asfalto natural.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1063285 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Área XII Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

A indústria de óleo e gás continuará, no curto prazo, concentrada na redução das emissões em seus processos produtivos e de distribuição, mas já está presente a preocupação quanto à necessidade de compensar as emissões ao longo de toda a cadeia de valor de O&G. Em relação à descarbonização da indústria de óleo e gás, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) A implementação de projetos de CCUS (captura e armazenamento de carbono) é uma das possíveis rotas para a transição energética no setor brasileiro de O&G, proporcionando oportunidades de desenvolvimento econômico e tecnológico. O Brasil possui condições geológicas favoráveis para o armazenamento seguro de CO2 em reservatórios geológicos, reúne expertises técnicas para a recuperação avançada de petróleo e há sinergias importantes com a implementação de projetos de CCUS de forma economicamente viável.

( ) As tecnologias de CCUS também permitem remover emissões de CO2 que já se encontram na atmosfera por meio de sistemas de captura e armazenamento direto de ar (em inglês, DACCS) ou sistemas de bioenergia com captura e armazenamento (em inglês, BECCS).

( ) O Brasil não possui um sistema eficiente de captura e armazenamento geológico de CO2, especialmente em áreas offshore, o que se constitui no maior desafio do setor de O&G na descarbonização do processo produtivo.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1063290 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Área XII Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

No Brasil, em 2022, foram perfurados 26 poços para exploração de petróleo, em terra e no mar, para pesquisa em busca de encontrar jazidas. O aumento nas perfurações ampliou as descobertas de óleo e as reservas provadas do país. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. As reservas provadas são aquelas que a análise de dados de geociências e engenharia indica, com razoável certeza, como recuperáveis comercialmente, na data de referência do BAR, de Reservatórios descobertos e com condições econômicas, métodos operacionais e regulamentação governamental definidos.

II. Nas reservas provadas, quando são usados métodos probabilísticos, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a estimativa deverá ser de pelo menos 90%.

III. Nas reservas prováveis, a recuperação de petróleo ou gás natural é menos provável do que na das reservas provadas e de menor certeza em relação à das reservas possíveis. Quando são usados métodos probabilísticos, a probabilidade de que a quantidade recuperada nas reservas prováveis seja maior ou igual à soma das estimativas das Reservas Provada, Provável e Possível deverá ser de pelo menos 10%.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q920467 | Engenharia de Petróleo, Análises de Bacias Sedimentares, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O reservatório Tabatinga foi descoberto e colocado em produção em junho de 2018, avaliado com um volume original de óleo de 2.000.000 m³std e um fator de recuperação esperado de 20%. Em dezembro de 2021, a produção acumulada de óleo atingiu 100.000 m³std e, após analisar os dados, o engenheiro calculou a reserva nessa data para colocar no relatório anual da empresa. Nesse caso, o valor calculado da reserva de óleo foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q1034659 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Em relação ao processamento primário do petróleo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O processamento primário é a primeira etapa, ainda na fase de produção, pela qual o petróleo passa depois que sai do reservatório e alcança a superfície.

( ) O único objetivo do tratamento primário é promover a separação das três fases: óleo, gás e água.

( ) A instalação de superfície, dependendo da previsão da quantidade de fluidos produzidos e de um estudo de viabilidade técnico-econômica, pode variar de complexidade.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q969388 | Engenharia de Petróleo, Métodos de Elevação de Fluidos, Engenharia de Processamento, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

O escoamento de um fluido é descrito por parâmetros físicos, sendo a velocidade e a viscosidade desse fluido dois dos mais importantes entre esses parâmetros. Com relação aos fenômenos envolvidos no movimento de fluidos, julgue o item seguinte.

A análise dimensional com a formação de grupos adimensionais facilita o desenvolvimento de modelos empíricos, quando as variáveis envolvidas no fenômeno são conhecidas, mas não a relação matemática entre elas.
  1. ✂️
  2. ✂️

149Q969392 | Engenharia de Petróleo, Mecânica na Engenharia de Petróleo, Engenharia de Processamento, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Bombas são máquinas geratrizes, isto é, recebem trabalho mecânico e o transformam em energia hidráulica. Elas são máquinas que realizam trabalho sobre um fluido líquido com a finalidade de deslocá-lo, superando as perdas de carga da tubulação, de seus acessórios e de medidores de vazão e pressão. Acerca do transporte de um fluido em uma tubulação, julgue o próximo item.

Em dispositivos medidores de vazão, como o tubo de Venturi, para se encontrar o valor da vazão, conhecidos os valores da diferença de pressão e dos diâmetros das seções regular e estrangulada, faz-se necessária a aplicação de balanço de massa e balanço de energia.
  1. ✂️
  2. ✂️

150Q969679 | Engenharia de Petróleo, Resistência dos Materiais, Engenharia de Equipamentos – Terminais e Dutos, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

No que se refere aos processos de corrosão, julgue o item a seguir.

Inibidores de corrosão são formados por cromatos, tungstatos ou fosfatos com baixos teores de oxigênio, que formam uma película impedindo a corrosão.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q1034550 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Bioenergia, EPE, FGV, 2024

Em abril de 2024 a ANP registrou um número recorde de flagrantes de combustíveis adulterados com metanol. Estima-se que, em todo o país, aproximadamente 30 milhões de litros de gasolina e de etanol foram adulterados com o metanol. O metanol é usado como matéria-prima na produção industrial de várias substâncias orgânicas (exemplos: formaldeído, ácido acético e ésteres metilados).
Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O metanol é um álcool, inflamável, de chama pouco visível, volátil e com leve odor a álcool.
( ) Um éster é um composto orgânico caracterizado pela presença de um grupo funcional carbonila (C=O) ligado a dois átomos de carbono.
( ) Um aldeído é um composto orgânico que possui uma carbonila na extremidade da cadeia, além de apresentar em um carbono primário a carbonila.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q969808 | Engenharia de Petróleo, Resistência dos Materiais, Engenharia de Petróleo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Os corpos materiais nunca podem ser estritamente corpos rígidos, pois sempre que submetidos à ação de uma força externa sofrem deformações que alteram as distâncias relativas entre suas partes. As deformações, quando são elásticas e linearmente proporcionais às tensões externas ao qual o corpo está submetido, podem ser calculadas a partir do conhecimento dos módulos de elasticidade de Young, os quais dependem do tipo de material do qual o corpo é constituído. Esses módulos em geral são muito grandes em sólidos e líquidos, implicando que esses materiais deformam muito pouco. Como exemplo, os módulos de Young do ferro e alumínio são dados respectivamente por Yferro= 21 x 1010Pa e Yalumínio= 7 x 1010Pa.

Considerando essas informações, julgue o item a seguir.

Se uma barra de alumínio e outra de ferro do mesmo tamanho forem submetidas a uma mesma força externa que tende a comprimi-las, então a barra de alumínio irá se comprimir três vezes mais que a barra de ferro.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q969811 | Engenharia de Petróleo, Resistência dos Materiais, Engenharia de Petróleo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Os corpos materiais nunca podem ser estritamente corpos rígidos, pois sempre que submetidos à ação de uma força externa sofrem deformações que alteram as distâncias relativas entre suas partes. As deformações, quando são elásticas e linearmente proporcionais às tensões externas ao qual o corpo está submetido, podem ser calculadas a partir do conhecimento dos módulos de elasticidade de Young, os quais dependem do tipo de material do qual o corpo é constituído. Esses módulos em geral são muito grandes em sólidos e líquidos, implicando que esses materiais deformam muito pouco. Como exemplo, os módulos de Young do ferro e alumínio são dados respectivamente por Yferro= 21 x 1010Pa e Yalumínio= 7 x 1010Pa.

Considerando essas informações, julgue o item a seguir.

Todo material tem módulo de Young de dilatação igual ao módulo de compressão.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q969813 | Engenharia de Petróleo, Resistência dos Materiais, Engenharia de Petróleo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Os corpos materiais nunca podem ser estritamente corpos rígidos, pois sempre que submetidos à ação de uma força externa sofrem deformações que alteram as distâncias relativas entre suas partes. As deformações, quando são elásticas e linearmente proporcionais às tensões externas ao qual o corpo está submetido, podem ser calculadas a partir do conhecimento dos módulos de elasticidade de Young, os quais dependem do tipo de material do qual o corpo é constituído. Esses módulos em geral são muito grandes em sólidos e líquidos, implicando que esses materiais deformam muito pouco. Como exemplo, os módulos de Young do ferro e alumínio são dados respectivamente por Yferro= 21 x 1010Pa e Yalumínio= 7 x 1010Pa.

Considerando essas informações, julgue o item a seguir.

Para se dilatar o comprimento de uma barra de alumínio em 1%, é necessário que a tensão externa aplicada nas extremidades da barra seja de 21 x 108Pa.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q920475 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Química Orgânica, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um reservatório está sendo produzido utilizando sua energia natural e a malha matriz do reservatório consiste em 5 poços produtores verticais. O óleo dentro do reservatório se encontra numa temperatura inicial de 41°C, possui uma razão de solubilidade de 10 m³STD/m³STD, viscosidade de 5.000 cP na temperatura inicial, permeabilidade horizontal média de 1000 mD, porosidade de 20% e uma saturação de água conata de 28%. Após um ano, verificou-se que a produção tem sido muito baixa. O engenheiro de campo propôs um método avançado de recuperação, decidindo transformar um dos poços em injetor e deixando 4 poços como produtores, com base na experiência em outros campos nos quais ele trabalhou. Com base nessas informações, o método de recuperação recomendado para aumentar eficientemente a recuperação de óleo deve ser a injeção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q920478 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Química Orgânica, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

O reservatório Pium foi descoberto recentemente e colocado em produção logo depois. Após as avaliações iniciais, foi constatado que o reservatório está subsaturado, produzindo por surgência 10 m³std/d de óleo e 300 m³std/d de gás. O óleo tem viscosidade de 2,0 cP e a pressão na cabeça do poço é de 2,0 kgf/cm². Em relação a esse reservatório, analise as afirmativas abaixo.
I. Tem pressão estática abaixo da pressão de bolha.
II. Tem hidrocarbonetos apenas na fase líquida.
III. Tem pressão estática acima da pressão de bolha.
IV. Tem hidrocarbonetos nas fases líquida e gasosa.
Das afirmativas, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q1034660 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

A correlação estratigráfica de poços é de suma importância na indústria do petróleo. Ela tem como objetivo a determinação da continuidade lateral das rochas. A partir dela é possível definir estratégias de explotação de um campo petrolífero, bem como a continuidade do reservatório.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A correlação estratigráfica de poços tem como objetivo a determinação da continuidade lateral das rochas. A partir dela é possível definir estratégias de explotação de um campo petrolífero, bem como a continuidade do reservatório.

II. A perfilagem geofísica tem como objetivo a obtenção de características das formações rochosas, por meio da descida de equipamentos de medição no poço.

III. A correlação se dá quando há equivalência entre pelo menos quatro fenômenos geológicos em diferentes áreas, buscandose correlacionar todos os fenômenos geológicos. Correlacionar, em sentido estratigráfico, é estabelecer a correspondência de caráter entre unidades estratigráficas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1044618 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Abastecimento, EPE, FGV, 2024

Em relação ao Regime Regulador Misto dos contratos de E&P, analise as afirmativas a seguir.
I. No regime de concessão, a empresa, ou o consórcio, contratado pela União assume o risco exploratório. O risco de investir e encontrar – ou não – petróleo ou gás natural é da empresa concessionária, que tem a propriedade de todo o óleo e gás descoberto e produzido na área concedida.
II. No regime de partilha, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decide se serão realizadas licitações ou se será contratada diretamente a Petrobras, visando à preservação do interesse nacional e ao atendimento dos demais objetivos da política energética.
III. Na licitação de partilha promovida pela ANP, a empresa vencedora será aquela que oferecer a maior parcela do excedente em óleo ao Estado brasileiro.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1063309 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Área XII Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

A logística da movimentação de petróleo, seus derivados e biocombustíveis depende da infraestrutura de transferência e transporte disponível no território nacional, composta pelos oleodutos e terminais de combustíveis líquidos.
Em relação à movimentação de petróleo, seus derivados e biocombustíveis, analise as afirmativas a seguir.


I. O transporte aquaviário de petróleo, seus derivados e biocombustíveis realizado por Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs) é autorizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). As atividades incluem navegações de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, apoio portuário e interior.

II. Terminais de granéis líquidos são instalações terrestres ou aquaviárias, utilizadas para receber, destinar e armazenar biocombustíveis, petróleo e derivados líquidos, inclusive o GLP. Os biocombustíveis líquidos, depois de produzidos nas usinas de etanol e plantas de biodiesel, podem ser movimentados diretamente pelos produtores para as distribuidoras ou entregues em terminais, para posterior entrega às distribuidoras ou exportação.

III. A produção de petróleo offshore e onshore é transportada dos campos para os terminais que entregam o produto nas refinarias. Os combustíveis líquidos produzidos nas refinarias podem ser entregues diretamente às distribuidoras por dutos ou enviados para outros terminais por modal dutoviário, ferroviário ou aquaviário.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q920470 | Engenharia de Petróleo, Análises de Bacias Sedimentares, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Foi realizada a perfuração de um poço para extrair petróleo na região de Canto do Amaro/RN. Nessa operação, foi testado um novo fluido de perfuração, fabricado por um laboratório novo no mercado. Durante o processo de perfuração com o novo fluido, houve um colapso das paredes do reservatório e foi perdida uma das ferramentas de perfuração. Os engenheiros enviaram uma amostra do fluido para um laboratório com experiência em fluidos de perfuração. O resultado da análise realizada pelo laboratório indicou que o principal motivo para o colapso das paredes do reservatório foi relacionado ao fluido de perfuração que apresentou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.