Questões de Concursos Engenharia de Petróleo

Resolva questões de Engenharia de Petróleo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q1034541 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Bioenergia, EPE, FGV, 2024

A respeito da Lei nº 11.097/2005, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Incorporou a regulação dos biocombustíveis nas atribuições da ANP, instituindo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.

( ) Introduziu o biodiesel na matriz energética brasileira, definido como o biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão.

( ) Com a sua publicação, a ANP passou a regular o etanol desde a etapa de produção.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q1044559 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

A oferta nacional de gás natural é complementada pela importação da Bolívia – por meio do gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL) e por cinco terminais de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL): três conectados na malha de transporte – Porto de Pecém/CE (7MMm³/d de capacidade de movimentação), Bahia/BA (20MMm³/d) e Baía de Guanabara/RJ (20MMm³/d) – e dois outros, não conectados, em Sergipe/SE (21MMm³/d) e no Porto de Açu/RJ (14MMm³/d). Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A demanda termelétrica de gás natural oscila em função da maior ou menor geração hidrelétrica predominante no Brasil, com tendência de maior despacho no período seco (entre abril e outubro).

( ) A demanda firme de gás natural no país é atendida pela produção nacional e pela importação da Bolívia, enquanto a variabilidade da demanda termelétrica é atendida através da importação variável de GNL.

( ) A pressão para a expansão da oferta doméstica no curto prazo questiona o nível de reinjeção observado na produção bruta. A reinjeção atual reflete decisões que foram tomadas antecipadamente na concepção do aproveitamento das reservas, com aprovação dos Planos de Desenvolvimento dos campos de produção pela ANP. Entretanto, todo o gás reinjetado é desperdiçado e estaria completamente disponível se houvesse infraestrutura para o seu escoamento.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q1034732 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Abastecimento, EPE, FGV, 2024

Em relação aos processos de tratamento no refino do petróleo, associe o tratamento à respectiva descrição.
1. Tratamento Cáustico
2. Tratamento Merox
3. Tratamento Dea
( ) Possibilita a regeneração da soda cáustica consumida no processo, reduzindo consideravelmente seu custo operacional. Permite a produção de dissulfetos, podendo ser operado como processo de dessulfurização ou adoçamento.
( ) Processo específico para remoção de H2S de frações gasosas do petróleo, especialmente aquelas provenientes de unidades de craqueamento. Também remove CO2 eventualmente encontrado na corrente gasosa. O processo é baseado na capacidade de soluções de etanolaminas, como a dietanolamina, de solubilizar seletivamente a H2S e o CO2.
( ) Uma determinada fração de petróleo é lavada com uma solução aquosa de NaOH ou KOH para eliminar compostos ácidos de enxofre, tais como H2S e mercaptanas (R-SH) de baixos pesos moleculares.
Assinale a opção que apresenta a associação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1034734 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Abastecimento, EPE, FGV, 2024

A indústria petroquímica é baseada em moléculas de carbono e hidrogênio, derivados principalmente do petróleo e do gás. Além disso, é focada na produção de building blocks, principalmente, eteno e propeno, que são convertidos e geram uma ampla gama de produtos.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. As principais matérias-primas utilizadas na indústria petroquímica são o carvão, o petróleo, o gás natural liquefeito e o gás natural, que estão relacionadas a processos de produção diferentes.
II. As petroquímicas de segunda geração têm por objetivo a produção de intermediários que alimentam as indústrias de transformação e as indústrias de outros segmentos produtoras de bens de consumo.
III. O craqueamento a vapor de hidorcarbonetos é a principal rota para produção de olefinas leves, especialmente eteno. As cargas de alimentação para as unidades de craqueamento a vapor são principalmente a nafta petroquímica, gasóleos e condensados.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q1034737 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Abastecimento, EPE, FGV, 2024

O abastecimento nacional de combustíveis é declarado como de utilidade pública pela legislação brasileira. Nesse sentido, cabe à ANP garantir a qualidade e o fornecimento dos combustíveis em todo o Brasil.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A atividade de distribuição de combustíveis líquidos compreende a aquisição, o armazenamento, a mistura, o transporte, a comercialização e o controle de qualidade de combustíveis líquidos. II. O transportador-revendedor-retalhista (TRR) pode comercializar gasolina A e C e etanol hidratado combustível. Porém, não pode adquirir ou vender biodiesel, diesel A, combustíveis de aviação, GNV e GLP.
III. Os revendedores de combustíveis automotivos são os agentes econômicos responsáveis pela revenda de gasolina, diesel, etanol e GNV com autorização da ANP.
Está correto o que afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q1038543 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Abastecimento, EPE, FGV, 2024

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), o gás veicular proporciona economia de 43% a 58% quando comparado à gasolina e de 44% a 60% em relação ao etanol. Além disso, peças e componentes que entram em contato com o gás acumulam menos impurezas, diminuindo o desgaste do motor e o risco de estragá-lo.
Sobre o gás natural veicular (GNV), analise as afirmativas a seguir.
I. O Gás Natural Veicular (GNV) é uma mistura combustível gasosa, proveniente do gás natural ou do biometano, destinada ao uso veicular e cujo componente principal é o metano.
II. Os cilindros de armazenamento de GNV são dimensionados para suportar a média pressão à qual o gás é submetido. Na revenda, a máxima pressão é limitada em 10,0 MPa.
III. Do ponto de vista ambiental, o uso de GNV traz uma redução direta na emissão de gases de efeito estufa e emissões regulamentadas, usando praticamente os mesmos tipos de veículos.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q1034589 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

Em relação à formação, desenvolvimento e cadeia da Indústria de Gás Natural no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A partir da década de 1990, o gás natural passou a ter um novo papel na política energética nacional, graças à descoberta de reservas importantes na Bacia de Campos, que proporcionou um aumento da produção do gás associado e às negociações com a Bolívia para a importação de gás.

( ) A demanda das termoelétricas por gás natural passou a dar novo impulso a esta fonte de energia, enquanto a oferta seria suprida por importações da Bolívia e por um aproveitamento das capacidades da Petrobras, que apresentava vantagens naturais pela integração vertical das suas atividades.

( ) Apesar da presença dominante da Petrobras no setor de gás natural no Brasil, não se verificou o efeito de barrar a entrada de novos agentes, que não viam oportunidade de investimento no setor no Brasil.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.