Início

Questões de Concursos Engenharia de Produção

Resolva questões de Engenharia de Produção comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1001Q780649 | Engenharia de Produção, Analista de Saneamento, COMPESA PE, FGV

A respeito do mobiliário utilizado no check-out em um supermercado, analise as afirmativas a seguir.

I. Garantir um espaço adequado para o operador, a fim de que seja possibilitada a alternância do trabalho na posição em pé e na posição sentada.

II. Possuir apoio para os pés, quando a cadeira tiver encosto baixo, facultando-o quando a cadeira tiver encosto alto até a nuca do usuário.

III. Permitir movimentos de torções do tronco de até 60o durante a execução das tarefas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1002Q206040 | Engenharia de Produção, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 6, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para que as organizações obtenham o sucesso almejado, é relevante

que as estratégias organizacionais sejam planejadas, implementadas

e avaliadas. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

No modelo de gestão estratégica BSC, a perspectiva mais relevante é a perspectiva financeira, que mostra o desempenho da empresa e sinaliza se vale a pena manter o negócio.

  1. ✂️
  2. ✂️

1003Q779992 | Engenharia de Produção, FUNRIO

O controle de qualidade deve verificar todo o processo de produção (CP), inclusive o controle de recebimento (CR), sendo correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1004Q780851 | Engenharia de Produção, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

No que concerne à gestão do conhecimento organizacional, julgue os itens de 105 a 111.

Para implantar a gestão do conhecimento em uma empresa é fundamental construir uma cultura de gestão do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1005Q780680 | Engenharia de Produção, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, NCE

No sistema industrial, as atividades de manutenção preventiva, devem ter o seu planejamento obedecendo ao seguinte período de tempo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1006Q780741 | Engenharia de Produção, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

No que concerne à gestão de projetos em ambientes de produção e operações, julgue os itens de 52 a 56.

É possível, no desenvolvimento de um novo produto ou processo, diferenciar o escopo desse produto ou processo do escopo do projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1007Q780266 | Engenharia de Produção, Técnico em Suprimento de Bens Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O instrumento de realização da visão e missão da empresa, que orienta suas ações e explicita sua postura social a todos com quem mantém relações, refere-se, na empresa, a qual documento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1008Q780532 | Engenharia de Produção, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão do produto, julgue os itens a seguir.

Uma atividade de projeto que contribui para a excelência operacional de uma empresa é o envolvimento de parceiros e fornecedores desde as etapas iniciais do projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1009Q780820 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de medição, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se repetitividade o grau de concordância entre os resultados das medições de um mesmo mensurando quando efetuadas sob condições variadas de medição.

  1. ✂️
  2. ✂️

1010Q780057 | Engenharia de Produção, FUNRIO

Em uma fábrica de semicondutores qual das métricas abaixo não se aplica para avaliação da confiabilidade de operação de um equipamento de processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1011Q780830 | Engenharia de Produção, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão estratégica e organizacional.

As quatro dimensões de escopo que afetam a cadeia de valores são: escopo do segmento, escopo vertical, escopo geográfico e escopo da indústria.

  1. ✂️
  2. ✂️

1012Q780655 | Engenharia de Produção, FUNRIO

Um projeto A gera R$ 3.000.000,00 em dois anos, e um projeto B gera R$ 4.000.000,00 também em dois anos; o custo de capital do projeto A é de 12%, e o do projeto B é 10% ao ano. Usando a fórmula do Valor Presente (VP) tem-se.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1013Q779986 | Engenharia de Produção, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão do produto, julgue os itens a seguir.

Considerando os aspectos complexidade e inovação, o projeto incremental consiste na modificação de componentes ou de partes do produto, mantendo-se o conceito original.

  1. ✂️
  2. ✂️

1014Q780765 | Engenharia de Produção, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a arranjo físico e estudo de viabilidade econômica.

Viabilidade econômica da produção é o mesmo que viabilidade econômica do arranjo físico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1015Q780605 | Engenharia de Produção, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão ambiental.

O processo pelo qual um fabricante coleta seus produtos usados, danificados ou vencidos ou as embalagens de produtos dos seus consumidores finais recebe o nome de logística direta.

  1. ✂️
  2. ✂️

1016Q780104 | Engenharia de Produção, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

O tempo de manufatura pode ser medido a partir da disponibilidade de itens para a produção até a disponibilização do produto ao cliente. Existem parâmetros de tempo dos processos de transformação que sofrem influências técnicas e organizacionais. Acerca dos parâmetros de medida do tempo de manufatura, julgue os itens subsequentes.

O tempo de carga e descarga, por ser considerado como o tempo de carregamento de máquina, não tem impacto sobre o cálculo do tempo de manufatura.

  1. ✂️
  2. ✂️

1017Q780393 | Engenharia de Produção, Engenheiro, SABESP SP, FCC

Um engenheiro avaliou uma característica de uma peça produzida por usinagem. No projeto, esta característica tem a dimensão mínima de 5,0 mm e máxima de 9,0 mm. A cada hora ele retirou uma amostra de cinco peças e calculou a média da amostra. Este procedimento foi repetido por 50 vezes. Calculou o desvio padrão da amostragem e encontrou o valor de 0,5. Em seguida, calculou a média das médias das 50 amostras e obteve 7,0 mm. Utilizou estes valores para calcular os limites de controle superior e inferior do gráfico de controle para este processo. Os valores do limite superior de controle (LSC) e do limite inferior de controle (LIC) são, respectivamente, em milímetros:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1018Q780429 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção, SUDAM AM, IADES

A demanda agregada de uma economia aberta é dada por Y = C + I + G + (X – M), onde:

C = consumo;

I = investimento;

G = gastos governamentais;

X – M = exportações líquidas.

Acerca deste tema, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1019Q779968 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma empresa vem registrando, desde 2007, uma crescente perda de competitividade no mercado internacional, amargando reduções constantes na sua margem de lucro. O Conselho de Administração da companhia decidiu, então, constituir um grupo de trabalho cuja missão consistiu, basicamente, na identificação, análise e proposta de soluções aos problemas conjunturais da empresa. Promovendo um aprofundado estudo junto a suas filiais e a suas concorrentes diretas, concluiu-se que as empresas rivais estavam vendendo produtos concorrentes ao preço de custo dos produtos produzidos pela empresa. A razão dessa disparidade encontrava-se, especialmente, em um número excessivo de fornecedores, um nível comparativamente elevado de rejeições na linha de produção e um tempo excessivamente longo na colocação do produto no mercado consumidor. O estudo permitiu, também, a comparação da realização de processos entre as diversas filiais da empresa. Isso possibilitou a identificação das melhores práticas em cada processo, o que, por sua vez, ajudou a promover a maximização da performance empresarial. A partir das conclusões do grupo de trabalho, foi também possível à empresa definir diretrizes e estratégias de ação, otimizar a linha de produção para a eliminação consistente de não conformidades, e definir precisamente metas e indicadores de desempenho. Considerando todo o exposto, a prática de melhoria adotada pela empresa para identificar e propor soluções aos problemas foi, essencialmente, o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1020Q780233 | Engenharia de Produção, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

O tempo-padrão é utilizado para se determinar a capacidade de trabalho em centros produtivos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

O estudo de tempos tem como finalidade determinar, por exemplo, o custo do produto, balancear a linha de produção, determinar necessidade de equipamento e mão de obra.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.