Início

Questões de Concursos Engenharia de Produção

Resolva questões de Engenharia de Produção comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q780419 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A respeito de atrito de deslizamento e de rolamento, dilatação de materiais, temperatura em diferentes escalas e elementos de máquinas em geral, julgue os itens que se seguem.

Se determinado equipamento opera, de maneira segura, na faixa de 50 °F a 100 °F, então, na escala Celsius, a faixa segura de operação desse equipamento será de 10 °C a 20 °C.

  1. ✂️
  2. ✂️

1042Q780698 | Engenharia de Produção, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Considerando que os resultados de uma análise de engenharia econômica constituem estimativas cujas ocorrências são esperadas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1043Q780213 | Engenharia de Produção, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão ambiental.

Gestão ambiental pode ser conceituada como o gerenciamento eficaz do relacionamento entre a organização e o meio ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1044Q780829 | Engenharia de Produção, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO

Sobre a metodologia Value-at-Risk de análise de risco analise as afirmativas a seguir: I – Modelos Value-at-Risk assumem que títulos tem distribuição de Bernoulli, pois a mesma não assume valores negativos. II – O Value-at-Risk marginal é a variação no VaR da carteira que resulta do aumento de uma unidade monetária na exposição a um determinado componente, representado pela derivada parcial em relação ao peso do componente analisado. III – No acordo da Basileia III os multiplicadores do VaR para fixação de capital regulatório utilizarão, entre outros métodos, o VaR “estressado”; baseado em testes de estresse de carteira mais rigorosos. Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1045Q780146 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, quanto à prevenção de acidentes.

No processo de soldagem com eletrodo revestido, o capacete ou a máscara equipada com filtros protetores contra radiação são equipamentos de proteção individual obrigatórios. A seleção dos filtros de proteção depende dos parâmetros de soldagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

1046Q689276 | Engenharia de Produção, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca da gestão de processos, julgue o item subsequente.

 

Uma forma de gerenciamento desestruturada dos estudos dos processos tende a acarretar handoffs ineficientes nos processos, problemas de qualidade e trabalhos desconexos. 

  1. ✂️
  2. ✂️

1048Q780264 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de medição, julgue os itens que se seguem.

A calibração refere-se à comparação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os indicados por um padrão.

  1. ✂️
  2. ✂️

1049Q780777 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação aos aspectos normativos de qualidade e às boas práticas laboratoriais (BPL) e construções, julgue os seguintes itens.

Um laboratório credenciado pelo INMETRO é tecnicamente competente para realizar ensaios e ou calibrações especificas, passando a fazer parte da rede brasileira de calibração (RBC) ou da rede brasileira de laboratórios de ensaios (RBLE).

  1. ✂️
  2. ✂️

1050Q780555 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca dos elementos comumente utilizados na construção de máquinas, julgue os itens subsequentes.

Parafusos prisioneiros devem ser fixados por meio de pressão contra a peça a ser fixada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1051Q780827 | Engenharia de Produção, FUNRIO

Assinale a alternativa que indica uma ação que não faz parte da implementação de um sistema de Seis Sigma em uma linha de fabricação de semicondutores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1052Q780104 | Engenharia de Produção, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

O tempo de manufatura pode ser medido a partir da disponibilidade de itens para a produção até a disponibilização do produto ao cliente. Existem parâmetros de tempo dos processos de transformação que sofrem influências técnicas e organizacionais. Acerca dos parâmetros de medida do tempo de manufatura, julgue os itens subsequentes.

O tempo de carga e descarga, por ser considerado como o tempo de carregamento de máquina, não tem impacto sobre o cálculo do tempo de manufatura.

  1. ✂️
  2. ✂️

1053Q780693 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Nenhuma atividade organizacional é perfeita ou isenta de erros ou desvios. Sobre o desempenho global da empresa, considere os requisitos abaixo.

I – Adequação ao planejamento estratégico

II – Centralização dos subsistemas organizacionais

III – Descentralização operacional

É(São) requisito(s) indispensável(eis) ao controle de desempenho o(s) apresentado(s) APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1054Q780209 | Engenharia de Produção, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Com relação a controle da produção, principalmente nos aspectos rendimento, produtividade e efetividade, julgue os itens subsecutivos.

O equilíbrio entre as atividades de planejamento e de controle da produção é um aspecto sujeito a várias mudanças ao longo do tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1055Q780807 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes a estratégias de marketing. As estruturações de estratégia mais atuais concentram-se em três dimensões estratégicas: inovação, minimização de custo e imitação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1056Q780809 | Engenharia de Produção, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação aos processos químicos que ocorrem em determinadas atividades construtivas de uma edificação, julgue os itens de 61 a 65.

O concreto é um material poroso. O oxigênio e a água, ao penetrarem no concreto, podem oxidar o ferro contido no aço, formando a ferrugem, sob o risco de enfraquecer o aço e provocar a quebra do concreto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1057Q780042 | Engenharia de Produção, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, NCE

Em um sistema de SSCP(Sistema de Supervisão e Controle Predial), os conjuntos de tendências e objetivos que se mais se aplicam ao sistema são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1058Q780094 | Engenharia de Produção, FUNRIO

O arranjo físico que agrupa estações de trabalho ou departamentos de acordo com a função, sendo adequado para a produção de volume reduzido e grande variedade de produtos é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1059Q780620 | Engenharia de Produção, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Considerando que determinado hospital armazene, durante o ano inteiro, baterias para veículos, a fim de evitar a interrupção dos serviços de emergência, e que o aumento do custo de 5% seja adicionado a cada ano para cobrir os encargos de manutenção de estoques, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1060Q780489 | Engenharia de Produção, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que os custos da qualidade podem ser classificados em custos de prevenção, custos de avaliação e custos de falhas internas e externas, e considerando o fato de que as empresas têm grande dificuldade em contabilizar seus custos de má qualidade no processo produtivo, julgue os itens seguintes.

Os custos de falhas externas se referem aos erros detectados no momento em que os produtos são expedidos para o cliente, tais como retrabalho de produtos, refugo de matéria-prima e produtos e custos de garantia.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.