Questões de Concursos Engenharia de Produção

Resolva questões de Engenharia de Produção comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q681491 | Engenharia de Produção, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
O método desdobramento da função qualidade — QFD (Quality Function Deployment) —, também conhecido como método das matrizes, criado por japoneses no fim dos anos 60 do século passado, é considerado um dos mais importantes métodos utilizados no processo de desenvolvimento de produtos. Uma das matrizes que o compõem é a chamada casa da qualidade. A respeito de aspectos relacionados a esse método, julgue o item que se segue.

O método QFD engloba, no total, quatro matrizes.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q780445 | Engenharia de Produção, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO

Na manufatura são cinco os tipos de processos: de projeto, de jobbing, em lotes (bateladas ou batch), de produção em massa e contínuos. Depois de decidido o tipo de processo de manufatura, o tipo básico de arranjo físico deve ser definido, sendo ele a forma geral do arranjo de recursos produtivos da operação. A maioria dos arranjos físicos, na prática, deriva de apenas quatro tipos básicos de arranjos físicos: posicional, por processo, celular e por produto. A relação entre tipos de processo e tipos básicos de arranjo físico não é totalmente determinística, mas usualmente o arranjo físico “posicional” é adequado a um processo de manufatura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q780364 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção, SUDAM AM, IADES

Em uma fábrica de chapas de metal, uma operação de perfuração de chapa foi cronometrada 15 vezes, e foi obtido um tempo médio por ciclo de 5,5 segundos. O responsável pela cronometragem avaliou a velocidade média do operador em 90% e ao seu trabalho foi atribuído um fator de tolerâncias totais (considerando pessoais e para casos de fadiga) de 16%. O tempo padrão da operação encontrado foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q202937 | Engenharia de Produção, Engenheiro Júnior Engenharia de Produção, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Uma empresa possui 200 funcionários contratados para trabalharem 40 horas por semana, em jornada normal de 8 horas.

Se, no mês de agosto, houve 78 ausências e, em relação a meias faltas e atrasos, tinha-se verificado que os funcionários deixaram de trabalhar um total de 16 horas no mês, o índice de absentismo, no referido período, foi de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q780319 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em algumas empresas, o custo de transportes é o componente mais significativo dos custos logísticos. Em relação ao gerenciamento do sistema de transportes, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q780408 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O ideário taylorista constitui um instrumento de racionalidade e difusão de métodos de estudo e de treinamento científico. Taylor enuncia o seu discurso como um projeto de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q266509 | Engenharia de Produção, Analista Engenharia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Acerca da gestão de custos, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a sigla ABC, sempre que empregada, se refere ao custeio com base em atividades.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q780101 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No transporte de produtos perigosos, existem parâmetros que devem ser seguidos. A Portaria no 204, de 1997, que tomou como base um livro da ONU conhecido como Orange Book, normatiza a forma de operacionalizar o transporte, a embalagem e a armazenagem de produtos perigosos. Segundo a referida Portaria, os gases inflamáveis são enquadrados na classe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q780285 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sabe-se que a filosofia Just in Time (JIT) é um sistema de manufatura cujo objetivo é aperfeiçoar os processos e os procedimentos por meio da redução contínua de desperdícios. O JIT considera um desperdício o hábito de produzir antecipadamente à demanda, para o caso de os produtos serem requisitados no futuro. Esse hábito é mais bem categorizado como um desperdício de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q780772 | Engenharia de Produção, Engenharia de Produção e Egenharia Industrial, Assistente Técnico I, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba MG, 2018

Uma empresa produz dois tipos de produtos (A e B) a partir de três matérias-primas (01, 02 e 03). Para produzir um quilograma de A são necessários 0,250 quilogramas de 01, 0,350 quilogramas de 02 e 0,400 quilogramas de 03 e para produzir um quilograma de B são necessários 0,550 quilogramas de 01 e 0,450 quilogramas de 03. As quantidades disponíveis das matérias-primas são 35 quilogramas de 01, 25 quilogramas de 02 e 40 quilogramas de 03. O processo produtivo consiste em realizar a homogeneização das matériasprimas em uma máquina, um produto por vez. São necessários 35 minutos para misturar 10 quilogramas de produto e a máquina trabalha 8 horas por dia. Sabe-se que os lucros com a venda dos produtos A e B são, respectivamente, R$25,00 e R$37,50. Sobre o problema de programação linear apresentado, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q15412 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

O planejamento de pessoal é utilizado para se ajustar a capacidade da empresa de atender a demanda. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A subcontratação é uma estratégia que pode ser utilizada pela empresa para ajustar a capacidade. O atendimento aos níveis de qualidade deve ficar totalmente vinculado à empresa contratada, de modo que a empresa contratante fique isenta de qualquer problema de qualidade que ocorra no processo.
  1. ✂️
  2. ✂️

92Q266952 | Engenharia de Produção, Analista Engenharia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta no que diz respeito à metodologia Seis Sigma.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q15413 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

O planejamento de pessoal é utilizado para se ajustar a capacidade da empresa de atender a demanda. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Uma forma utilizada para se ajustar a capacidade é variar o número de horas produtivas trabalhadas pelos empregados com horas extras.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q15414 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

O tempo-padrão é utilizado para se determinar a capacidade de trabalho em centros produtivos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Para o cálculo do tempo-padrão necessita-se do tempo selecionado, que é obtido por meio da cronometragem. A estimativa do número de observações que devem ser realizadas na cronometragem pode ser calculada de várias formas, as quais incluem o método simplificado, que utiliza medidas da média e da amplitude da amostra.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q780142 | Engenharia de Produção, Analista da CMB, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Uma gráfica tem uma linha de produção que opera 24 horas por dia e 5 dias por semana. Os registros para uma semana de produção mostram que foram perdidas 5 horas, devido à manutenção preventiva, e 2 horas para amostragens de qualidade. A proporção entre o volume de produção conseguido por uma operação em horas e a sua capacidade de projeto, também em horas, está compreendida entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q780202 | Engenharia de Produção, Analista Técnico, CBTU, CONSULPLAN

A logística movimenta bens e serviços dos pontos de origem aos pontos de uso ou consumo, podendo utilizar diversas modalidades de transporte. Em relação às modalidades de transporte, analise as afirmativas.

I. Ferroviário: definido como um modo de transporte para grandes volumes, com um valor unitário baixo, sem urgência de entrega e terminais fixos, não podendo ser aplicado onde se requer coleta e entrega ponto a ponto, devido à falta de flexibilidade.

II. Intermodal: definido como sendo o movimento de cargas que o utiliza de maneira combinada diferentes modos de transporte. Neste modo, apenas um agente se encarrega do movimento da carga, utilizando mais de um meio físico.

III. Rodoviário: modalidade mais utilizada para produtos que têm um alto valor, como equipamentos eletrônicos e máquinas de precisão, devido ao alto custo nele envolvido, porém, apresenta características importantes quanto a segurança e agilidade.

IV. Hidroviário: um dos meios de transporte mais antigos que existe, porém, a falta de tecnologia avançada e a mão de obra não qualificada, aliadas aos problemas estruturais das instalações, levam ao aumento de custos e atrasos nas transações de exportação e importação.

V. Multimodal: consiste na combinação de distintos modos de transporte, em que diferentes contratos são efetuados de maneira unilateral com as diferentes empresas responsáveis pelo transporte.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q15905 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A respeito de qualidade total, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q780307 | Engenharia de Produção, Engenheiro de Produção, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Das afirmações abaixo:

I. A sigla PMP é o componente central da estrutura do PCP, gerado a partir do plano agregado de produção. O PMP guiará as ações do sistema de manufatura no curto prazo, estabelecendo quando e em que quantidade cada produto deverá ser produzido dentro de certo horizonte de planejamento.

II. O BOM é uma técnica de gestão da produção, desenvolvida pelo físico Eliyahu Goldratt, que vem sendo considerada como uma interessante ferramenta de programação e planejamento da produção. O BOM compõe-se de dois elementos fundamentais: sua filosofia (composta de nove princípios) e um software "proprietário".

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q780250 | Engenharia de Produção, Engenharia de Produção e Egenharia Industrial, Engenheiro, Universidade Federal do Espírito Santo ES, UFES, 2017

O tempo pelo qual o equipamento está disponível para operação, a velocidade ou taxa de processamento do equipamento e a qualidade do produto ou serviço que esse equipamento produz são aspectos de desempenho do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q780700 | Engenharia de Produção, Analista de Saneamento, COMPESA PE, FGV

A respeito da fabricação de um produto, analise as afirmativas a seguir.

I. Para se escolher a melhor técnica de execução de uma tarefa é importante a aplicação de estimativas ou previsão de tempos produtivos.

II. A determinação do tempo-padrão para uma determinada atividade tem por preocupação a análise os dos movimentos improdutivos.

III. O custo de produção refere-se aos custos diretos na fabricação de um produto.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.