Início

Questões de Concursos Engenharia de Redes

Resolva questões de Engenharia de Redes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q783680 | Engenharia de Redes, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes a qualidade de serviços em redes IP.

FIFO (first in first out) é um dos mecanismos de enfileiramento que podem ser usados para melhorar o desempenho de ambientes com qualidade de serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️

382Q783720 | Engenharia de Redes, Analista de Empresa de Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de TV digital, julgue os itens subsequentes.

As antenas VHF, que operam na faixa de frequência de 30-300 MHz, usadas no sistema de TV analógica, podem ser reaproveitadas para a recepção do sinal digital por meio do uso de um conversor digital.

  1. ✂️
  2. ✂️

383Q784014 | Engenharia de Redes

Julgue os itens a seguir, referentes a firewalls, proxies e sistemas de detecção de intrusão. Se determinada comunicação for realizada por meio de uma conexão SSL, os sistemas de detecção de intrusão serão ferramentas inadequadas para a identificação de ataques.
  1. ✂️
  2. ✂️

384Q783780 | Engenharia de Redes, Analista de Empresa de Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas técnicas que se regulamentam a execução dos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão, julgue os itens de 115 a 120.

Sabendo-se que a frequência da portadora é a frequência central da largura de banda do SBTVD e que a frequência do canal é deslocada positivamente de determinado valor em MHz, em relação à frequência central utilizada no atual plano de canalização, o canal 14 de UHF terá, como frequência da portadora central, 473,142857 MHz, o canal 15 terá 479,142857 MHz, e o canal 16, 485,142857 Mhz.

  1. ✂️
  2. ✂️

385Q784060 | Engenharia de Redes, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

O administrador de um servidor com sistema operacional Linux deseja ativar a interface de rede eth1 já instalada e configurada adequadamente. Para isso, ele pode utilizar o comando ifconfig eth1 com o parâmetro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q783809 | Engenharia de Redes, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Com relação a protocolos, técnicas, conceitos e demais recursos utilizados na Internet, julgue os itens a seguir.

Atualmente, boa parte das implementações de redes IP provê um serviço do tipo melhor esforço para os datagramas nelas transportados, o que se mostra ineficiente para boa parte das aplicações multimídia. Entre as alternativas para melhoria da QoS (quality of service) nessas redes IP, incluem-se DiffServ e IntServ/RSVP.

  1. ✂️
  2. ✂️

387Q783815 | Engenharia de Redes, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao realce de imagens, julgue os seguintes itens.

O realce de imagem é o processo que visa aperfeiçoar a imagem, de forma que seja evidenciado determinado aspecto da mesma.

  1. ✂️
  2. ✂️

388Q784077 | Engenharia de Redes

Acerca de antivírus e softwares maliciosos, julgue os próximos itens. Como os antivírus agem a partir da verificação da assinatura de vírus, eles são incapazes de agir contra vírus cuja assinatura seja desconhecida.
  1. ✂️
  2. ✂️

390Q784114 | Engenharia de Redes, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Na implantação de uma rede local de computadores (LAN) utilizando o conjunto de protocolos TCP/IP, a grande dimensão da LAN pode dificultar o gerenciamento e o desempenho da rede. Uma técnica para contornar esses aspectos é subdividir logicamente a LAN por meio do uso de máscaras de sub-rede. Considerando uma LAN IP Classe C na qual se deseja ter sub-redes com até 62 hosts, a máscara de sub-rede a ser utilizada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q783863 | Engenharia de Redes, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao realce de imagens, julgue os seguintes itens.

Alguns métodos de realce de imagens utilizam a manipulação matemática do histograma da imagem, de forma a ampliar o contraste dessa imagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

393Q783866 | Engenharia de Redes, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

A segurança em redes de computadores envolve a minimização das vulnerabilidades relativas a recursos pertencentes a rede. Para se atingir esse objetivo, são utilizados, além de políticas específicas e conscientização de pessoal, diversos mecanismos de software e hardware que procuram garantir a proteção necessária para que serviços de rede funcionem de forma apropriada.

Acerca de vulnerabilidades, mecanismos, técnicas e políticas relacionados à segurança de redes, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

O gerente de rede de determinada empresa registrou tentativas freqüentes de ataque à sua rede oriundas do endereço 201.202.203.58. Nessa situação, com o objetivo de reduzir as chances de sucesso de uma possível invasão aos seus servidores, é correta a adição de uma regra que rejeite completamente o tráfego, independentemente de protocolo, originado do endereço invasor, com a seguinte sintaxe: ipchains -A input -d 201.202.203.58/32 -j DENY.

  1. ✂️
  2. ✂️

394Q783910 | Engenharia de Redes, Analista de Empresa de Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

No que se refere às características de operação das câmeras de vídeo, julgue os itens a seguir.

As câmeras de vídeo possuem sensores CCD ou CMOS, responsáveis pelo registro das imagens que chegam através da objetiva. Um dos importantes ajustes na câmera de vídeo é o white-balance, em que o circuito eletrônico da câmera analisa as porcentagens das cores que compõem a luz branca no ambiente e, havendo desvio nessa proporção, é realizada a correção. Nas câmeras digitais, esse ajuste é automático e, nas profissionais, o operador pode, manualmente, compensar o balanceamento da cor branca, a fim de ajustar corretamente a temperatura da cor das imagens ou cenas particulares.

  1. ✂️
  2. ✂️

395Q783926 | Engenharia de Redes, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Uma das tarefas necessárias em um projeto de rede é a seleção de protocolos de pontes e de roteamento, em que sejam considerados aspectos como características do tráfego de rede, largura de banda e memória disponíveis, e o número aproximado de roteadores ou switches admitidos. Acerca desses protocolos, bem como das técnicas e dos algoritmos neles empregados, julgue os itens que se seguem.

Para emprego do OSPF, cada sistema autônomo possui uma área de backbone, denominada área zero. O OSPF define três classes de roteadores: internos (que ficam inteiramente em uma área), de borda de área e de backbone.

  1. ✂️
  2. ✂️

396Q783946 | Engenharia de Redes

Acerca de roteamento e protocolos de roteamento, julgue os próximos itens. Em roteadores com BGP, o problema de route flapping ocorre quando um roteador anuncia que um destino é alcançado, alternadamente, por meio de duas rotas, em sequências rápidas e repetidas vezes.
  1. ✂️
  2. ✂️

397Q783954 | Engenharia de Redes, Analista de Empresa de Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos regulatórios e normativos dos serviços de radiodifusão, no que diz respeito ao Código Brasileiro de Telecomunicações, ao Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, ao Regulamento dos Serviços de Retransmissão e de Repetição de Televisão e ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), julgue os itens a seguir.

Segundo legislação específica, são considerados tipos de serviço de radiodifusão os de onda média, onda curta, onda tropical, frequência modulada, televisão, retransmissão de televisão e repetição de televisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

398Q783971 | Engenharia de Redes, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Para a integração entre matriz e filiais de empresas por meio de redes WAN, têm sido empregadas tecnologias como MPLS (multiprotocol label switching), frame relay e ATM. Com relação a essas tecnologias, julgue os itens que se seguem.

Em uma rede MPLS, pacotes que chegam à rede recebem rótulos, atribuídos por um LER (label edge router), e são encaminhados ao longo de um LSP (label switch path), em que cada LSR (label switch router) toma decisões de encaminhamento com base naqueles rótulos.

  1. ✂️
  2. ✂️

399Q783991 | Engenharia de Redes, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

A necessidade de interoperabilidade entre os diferentes fabricantes de equipamentos e softwares para redes tem motivado a definição de padrões de jure e de facto, capazes de permitir o adequado funcionamento e a operação dos diversos elementos componentes de uma rede, com base em protocolos específicos. A respeito desses padrões e seus respectivos protocolos, julgue os seguintes itens.

As pilhas de protocolos OSI/ISO e TCP-IP não possuem o mesmo número de camadas. No modelo OSI, da ISO, são tratados, na camada de rede, aspectos como o controle de erros e o controle de fluxo de pacotes, enquanto, na camada física, são definidas características elétricas e eletromecânicas de interfaces como a EIA RS-485, presente em conectores dos tipos DB-9 e DB-25.

  1. ✂️
  2. ✂️

400Q783748 | Engenharia de Redes, Tecnologista Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, referentes a filtragem de imagens digitais.

Como as imagens digitais possuem dimensões finitas, devem ser filtradas unicamente com filtros digitais lineares do tipo FIR (finite impulse response).

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.