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Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q133029 | Engenharia de Software, UML, Analista de TI Júnior, CEMIG, FUMARC

Sobre a UML, assinale a alternativa INCORRETA:

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142Q261395 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Programação, TST, FCC

Considere que a classe Pessoa possui 3 métodos que podem ser aplicados aos seus objetos: cadastrar, alterar e excluir. Considere que Aluno e Professor são classes derivadas da classe Pessoa e, por isso, herdam os métodos cadastrar, alterar e excluir, mas estes métodos são sobrescritos na classe Aluno e Professor com implementações bastante distintas, em função dos dados associados a cada um deles.


O exemplo ilustra o conceito de

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143Q106119 | Engenharia de Software , Processo de Software, Analista Administrativo Tecnologia da Informação, ANA, ESAF

O modelo de processo de software caracterizado por intercalar as atividades de especificação, desenvolvimento e validação, denomina-se

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144Q115945 | Engenharia de Software , XP, Analista de Sistemas, REFAP SA, CESGRANRIO

NÃO é uma característica da Extreme Programming (XP):

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145Q242098 | Engenharia de Software, Frameworks, Técnico Administrativo Informática, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos conceitos relacionados ao desenvolvimento de
sistemas e às metodologias de desenvolvimento de sistemas,
julgue os itens seguintes.

Frameworks caracterizam-se, obrigatoriamente, por apresentarem baixa complexidade. Por esse motivo, são sempre considerados opção viável no processo de desenvolvimento de software.

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146Q709395 | Engenharia de Software, Assistente Técnico de Tecnologia da Informação Programador, Prefeitura de Manaus AM, FCC, 2019

Ao analisar a aplicação da prototipação em seus projetos de software, decidiu-se utilizar um processo que define 4 etapas para o desenvolvimento de protótipos, sendo essas etapas:
I. Avaliar Protótipo.
II. Estabelecer Objetivos do Protótipo.
III. Desenvolver o Protótipo.
IV. Definir a Funcionalidade do Protótipo.
A ordem sequencial correta para a execução dessas quatro etapas é
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147Q264225 | Engenharia de Software, Analise e Projeto Orientado a Objetos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

Uma técnica que consiste em separar aspectos externos dos internos da implementação de um objeto, isto é, determinados detalhes ficam ocultos aos demais objetos e dizem respeito apenas ao próprio objeto.

Trata-se de

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148Q264835 | Engenharia de Software, Acoplamento e Coesão, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 18a Região, FCC

Visando obter maior independência funcional, é adequado que o esforço seja direcionado ao projeto de módulos

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149Q115041 | Engenharia de Software, XP, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

As atividades do modelo espiral de Engenharia de Software são:

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150Q153845 | Engenharia de Software, UML, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Sobre a UML e seus diagramas, é correto afirmar:

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151Q120057 | Engenharia de Software , Processo de Software, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

Metodologias de desenvolvimento de software se baseiam em um modelo de ciclo de vida, tais como cascata, espiral e prototipagem; sendo assim, é correto afirmar que

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152Q113752 | Engenharia de Software , Análise de Pontos de Função, Analista de Gestão Corporativa, EPE, CESGRANRIO

A análise por pontos de função utiliza diversas características para estimar o tamanho de um software. Das características abaixo, indique a que NÃO afeta a contagem nesse tipo de métrica.

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153Q259451 | Engenharia de Software, UML, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRF 4a, FCC

Texto associado.

Instruções: Para responder as questões de números 53 a 55,
considere a versão mais atual da UML e o texto
abaixo.
Pretende-se criar um controle de processos jurídicos. As
situações nas quais estes possam vir a ser enquadrados, bem
como os eventos que mudam essas situações devem ser
diagramados. Os processos possuem identidades únicas e
devem ser relacionados aos interessados, sendo estes últimos
subclassificados em processos de pessoas físicas ou jurídicas.
Portanto, ao classificar os processos, o atributo "interessado"
deve ser integrante dessa classe.

O conceito subentendido na subclassificação de interessados físicos ou jurídicos é o de

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154Q148423 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 3a Região, FCC

Com relação aos requisitos de software, considere:

I. funcionais são somente requisitos de usuário.

II. funcionais e não-funcionais podem ser requisitos de usuário.

III. funcionais e não-funcionais podem ser requisitos de sistema.

Está correto o que se afirma APENAS em

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155Q155638 | Engenharia de Software, Metodologias Ageis, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

A Feature Driven Development (FDD) é uma metodologia ágil de desenvolvimento de software, sobre a qual é correto afirmar:

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156Q154148 | Engenharia de Software, Manutenção de Software, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Existem várias maneiras de se depurar (debug) programas. Algumas delas envolvem conhecimento, prática e bom senso do programador. Acerca de pontos que são importantes para depurar programas, julgue os itens a seguir.

I É possível encontrar falhas nos programas por meio da reprodução do erro em testes.

II Quanto maior a entrada de dados nos testes, mais simples é encontrar o problema e mais fácil é encontrar a solução da falha.

III Em um programa modular, o processo de encontrar falhas requer uma menor variação de informações de entrada, de modo que o programador possa encontrar o módulo com erros.

IV A passagem de parâmetros para variáveis auxiliares evita o uso de break points.

V A análise estruturada é a melhor maneira de encontrar erros em programação orientada a objetos.

Estão certos apenas os itens

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157Q120931 | Engenharia de Software , Desenvolvimento de Software, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, Petrobras, CESGRANRIO

Estudos baseados na análise de diversos projetos de desenvolvimento de software sugerem que tais projetos têm maior chance de sucesso quando empregam metodologia e gerenciamento alinhados ao paradigma de desenvolvimento de novos produtos, em contraponto ao paradigma de produção industrial. Com base nessas observações, a maioria das metodologias modernas de desenvolvimento de software recomenda:

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158Q234056 | Engenharia de Software, Ciclo de Vida de Software, Programador de Computador, TJ PE, FCC

O objetivo do Processo de Aquisição, um dos processos relacionados ao ciclo de vida de um software, é o de obter um produto ou serviço que satisfaça a necessidade do adquirente. Um dos resultados esperados deste processo é a

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159Q116874 | Engenharia de Software , Frameworks, Analista de Sistemas, UNEAL, COPEVE UFAL

Projeto de subsistema composto por um conjunto de classes abstratas e concretas. Estabelece a arquitetura para aplicações em um domínio. Uma aplicação específica é construída a partir da criação de subclasses especificas para a aplicação, sendo essas subclasses das classes abstratas. A reutilização leva a uma inversão de controle.

Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?

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160Q112643 | Engenharia de Software , UML, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Analise as seguintes afirmações relativas à UML:

I. A identidade de objeto é a propriedade pela qual cada objeto, dependendo apenas de sua classe ou estado, pode ser identificado e tratado como uma entidade distinta de software. Este princípio de dependência entre a identidade de um objeto e seu estado viabiliza a herança nas linguagens orientadas a objetos.

II. Na UML, a construção da generalização é representada como uma seta com uma ponta "aberta" e permite ao desenho indicar tanto a herança simples quanto a herança múltipla.

III. Um atributo será considerado de estado quando puder assumir valores infinitos com transições ilimitadas entre eles.

IV. Uma associação na UML representa um conjunto de vínculos de relacionamento entre instâncias de classe.

Estão corretos os itens:

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