Início Questões de Concursos Engenharia de Software Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Engenharia de Software Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 141Q133029 | Engenharia de Software, UML, Analista de TI Júnior, CEMIG, FUMARCSobre a UML, assinale a alternativa INCORRETA: ✂️ a) Diagramas de Classe e Diagramas de Componentes fazem parte da visão estrutural do sistema. ✂️ b) Diagramas de Caso de Uso e Diagramas de Atividade fazem parte da visão comportamental do sistema. ✂️ c) Diagramas de Colaboração e Diagramas de Sequencia fazem parte do conjunto de diagramas de interação. ✂️ d) Diagramas de Implantação e Diagramas de Utilização são parte da visão de estrutura composta do sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 142Q261395 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Programação, TST, FCCConsidere que a classe Pessoa possui 3 métodos que podem ser aplicados aos seus objetos: cadastrar, alterar e excluir. Considere que Aluno e Professor são classes derivadas da classe Pessoa e, por isso, herdam os métodos cadastrar, alterar e excluir, mas estes métodos são sobrescritos na classe Aluno e Professor com implementações bastante distintas, em função dos dados associados a cada um deles. O exemplo ilustra o conceito de ✂️ a) hereditariedade. ✂️ b) polimorfismo. ✂️ c) encapsulamento. ✂️ d) abstração. ✂️ e) reusabilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 143Q106119 | Engenharia de Software , Processo de Software, Analista Administrativo Tecnologia da Informação, ANA, ESAFO modelo de processo de software caracterizado por intercalar as atividades de especificação, desenvolvimento e validação, denomina-se ✂️ a) modelo de workflow. ✂️ b) modelo de fluxo de dados. ✂️ c) desenvolvimento evolucionário. ✂️ d) transformação formal. ✂️ e) modelo em cascata. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 144Q115945 | Engenharia de Software , XP, Analista de Sistemas, REFAP SA, CESGRANRIONÃO é uma característica da Extreme Programming (XP): ✂️ a) simplicidade. ✂️ b) agilidade. ✂️ c) desenvolvimento orientado a testes. ✂️ d) programação em par. ✂️ e) documentação extensa e abundante em artefatos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 145Q242098 | Engenharia de Software, Frameworks, Técnico Administrativo Informática, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.A respeito dos conceitos relacionados ao desenvolvimento desistemas e às metodologias de desenvolvimento de sistemas,julgue os itens seguintes.Frameworks caracterizam-se, obrigatoriamente, por apresentarem baixa complexidade. Por esse motivo, são sempre considerados opção viável no processo de desenvolvimento de software. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 146Q709395 | Engenharia de Software, Assistente Técnico de Tecnologia da Informação Programador, Prefeitura de Manaus AM, FCC, 2019Ao analisar a aplicação da prototipação em seus projetos de software, decidiu-se utilizar um processo que define 4 etapas para o desenvolvimento de protótipos, sendo essas etapas:I. Avaliar Protótipo.II. Estabelecer Objetivos do Protótipo.III. Desenvolver o Protótipo.IV. Definir a Funcionalidade do Protótipo.A ordem sequencial correta para a execução dessas quatro etapas é ✂️ a) I, IV, II e III. ✂️ b) II, IV, III e I. ✂️ c) III, II, IV e I. ✂️ d) IV, I, II e III. ✂️ e) IV, II, I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 147Q264225 | Engenharia de Software, Analise e Projeto Orientado a Objetos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCCUma técnica que consiste em separar aspectos externos dos internos da implementação de um objeto, isto é, determinados detalhes ficam ocultos aos demais objetos e dizem respeito apenas ao próprio objeto. Trata-se de ✂️ a) polimorfismo. ✂️ b) generalização. ✂️ c) encapsulamento. ✂️ d) herança. ✂️ e) visibilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 148Q264835 | Engenharia de Software, Acoplamento e Coesão, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 18a Região, FCCVisando obter maior independência funcional, é adequado que o esforço seja direcionado ao projeto de módulos ✂️ a) que não usem estruturas de seleção. ✂️ b) cujas tarefas tenham elevada coesão. ✂️ c) cujas tarefas tenham coesão procedimental. ✂️ d) que não usem estruturas de repetição. ✂️ e) cujas tarefas tenham coesão lógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 149Q115041 | Engenharia de Software, XP, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF As atividades do modelo espiral de Engenharia de Software são: ✂️ a) Planejamento, Análise dos Componentes, Análise de Hierarquia e Avaliação feita pelo cliente. ✂️ b) Planejamento, Análise dos Riscos, Engenharia e Avaliação feita pelo cliente. ✂️ c) Projeto, Análise dos Benefícios, Engenharia e Avaliação feita pelo gestor. ✂️ d) Planejamento, Eliminação dos Riscos, Análise de Contingência e Avaliação feita pelo cliente. ✂️ e) Planejamento, Projeto, Análise dos Riscos e Engenharia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 150Q153845 | Engenharia de Software, UML, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCCSobre a UML e seus diagramas, é correto afirmar: ✂️ a) No projeto de software, o diagrama de distribuição mostra as classes presentes no software e suas relações. ✂️ b) Apresenta um conjunto completo de diagramas que ajudam a definir uma aplicação. Quando se utiliza a UML, não é permitido o uso de diagramas que não sejam feitos com a UML, mesmo que nenhum diagrama atenda ao propósito esperado. ✂️ c) A UML não pode ser utilizada com processos de desenvolvimento de software, como por exemplo, o Rational Unified Process (RUP). ✂️ d) A UML diz como expressar um projeto estruturado. Um de seus principais diagramas é o Diagrama de Fluxo de Dados (DF. ✂️ e) Na atividade de análise de requisitos, a técnica da UML de representação de casos de uso descreve como as pessoas interagem com o sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 151Q120057 | Engenharia de Software , Processo de Software, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFALMetodologias de desenvolvimento de software se baseiam em um modelo de ciclo de vida, tais como cascata, espiral e prototipagem; sendo assim, é correto afirmar que ✂️ a) metodologias que seguem o modelo em espiral normalmente possuem um maior potencial de risco, uma vez que esse modelo não lida explicitamente com isso. ✂️ b) metodologias que seguem o modelo de prototipagem devem, necessariamente, descartar os protótipos construídos; dessa forma, essas metodologias costumam ser mais custosas. ✂️ c) metodologias que seguem o modelo em cascata possuem fases bem definidas, que podem ser desenvolvidas incrementalmente, em diferentes ciclos de desenvolvimento,. Isto é, a fase seguinte pode ser executada, ainda que a fase anterior não tenha sido finalizada completamente. ✂️ d) metodologias que seguem o modelo em cascata possuem fases bem definidas e executadas sequencialmente. Além disso, não há sobreposição entre as fases, isto é, a fase seguinte somente pode ser executada após a finalização da fase anterior. ✂️ e) em metodologias que seguem o modelo em espiral, o software é desenvolvido em apenas uma iteração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 152Q113752 | Engenharia de Software , Análise de Pontos de Função, Analista de Gestão Corporativa, EPE, CESGRANRIOA análise por pontos de função utiliza diversas características para estimar o tamanho de um software. Das características abaixo, indique a que NÃO afeta a contagem nesse tipo de métrica. ✂️ a) Desempenho. ✂️ b) Necessidade de backup. ✂️ c) Necessidade de testes. ✂️ d) Necessidade de comunicação de dados. ✂️ e) Número de entradas do usuário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 153Q259451 | Engenharia de Software, UML, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRF 4a, FCCTexto associado.Instruções: Para responder as questões de números 53 a 55,considere a versão mais atual da UML e o textoabaixo.Pretende-se criar um controle de processos jurídicos. Assituações nas quais estes possam vir a ser enquadrados, bemcomo os eventos que mudam essas situações devem serdiagramados. Os processos possuem identidades únicas edevem ser relacionados aos interessados, sendo estes últimossubclassificados em processos de pessoas físicas ou jurídicas.Portanto, ao classificar os processos, o atributo "interessado"deve ser integrante dessa classe.O conceito subentendido na subclassificação de interessados físicos ou jurídicos é o de ✂️ a) domínio. ✂️ b) encapsulamento. ✂️ c) agregação. ✂️ d) herança. ✂️ e) polimorfismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 154Q148423 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 3a Região, FCCCom relação aos requisitos de software, considere:I. funcionais são somente requisitos de usuário.II. funcionais e não-funcionais podem ser requisitos de usuário.III. funcionais e não-funcionais podem ser requisitos de sistema. Está correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 155Q155638 | Engenharia de Software, Metodologias Ageis, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCCA Feature Driven Development (FDD) é uma metodologia ágil de desenvolvimento de software, sobre a qual é correto afirmar: ✂️ a) Não pode ser combinada a outras técnicas para a produção de sistemas. ✂️ b) Possui cinco processos: Desenvolver um Modelo Abrangente, Construir a Lista de Funcionalidades, Planejar por Funcionalidade, Detalhar por Funcionalidade e Implementar por Funcionalidade. ✂️ c) Divide os papéis em dois grupos: papéis chave e papéis de apoio. Dentro de cada categoria, os papéis são atribuídos a um único participante que assume a responsabilidade pelo papel. ✂️ d) Mantém seu foco apenas na fase de modelagem. ✂️ e) Mantém seu foco apenas na fase de implementação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 156Q154148 | Engenharia de Software, Manutenção de Software, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE MT, CESPE CEBRASPEExistem várias maneiras de se depurar (debug) programas. Algumas delas envolvem conhecimento, prática e bom senso do programador. Acerca de pontos que são importantes para depurar programas, julgue os itens a seguir. I É possível encontrar falhas nos programas por meio da reprodução do erro em testes. II Quanto maior a entrada de dados nos testes, mais simples é encontrar o problema e mais fácil é encontrar a solução da falha. III Em um programa modular, o processo de encontrar falhas requer uma menor variação de informações de entrada, de modo que o programador possa encontrar o módulo com erros. IV A passagem de parâmetros para variáveis auxiliares evita o uso de break points. V A análise estruturada é a melhor maneira de encontrar erros em programação orientada a objetos. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e V. ✂️ d) III e IV. ✂️ e) IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 157Q120931 | Engenharia de Software , Desenvolvimento de Software, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, Petrobras, CESGRANRIOEstudos baseados na análise de diversos projetos de desenvolvimento de software sugerem que tais projetos têm maior chance de sucesso quando empregam metodologia e gerenciamento alinhados ao paradigma de desenvolvimento de novos produtos, em contraponto ao paradigma de produção industrial. Com base nessas observações, a maioria das metodologias modernas de desenvolvimento de software recomenda: ✂️ a) concluir o trabalho de especificações dos requisitos do sistema, antes de iniciar as atividades de projeto e implementação. ✂️ b) planejar detalhadamente no início do projeto todas as fases e atividades do mesmo, de forma que seja possível estimar com precisão o esforço necessário e os prazos de cada atividade. ✂️ c) providenciar, desde o início do projeto, mecanismos para prevenir e bloquear solicitações de mudanças de forma a garantir que será entregue exatamente o que foi especificado. ✂️ d) dividir o trabalho em iterações curtas, com prazos fixos, e não permitir que as mesmas avancem sobre os prazos, reduzindo o escopo da iteração, se necessário. ✂️ e) não produzir documentação técnica para o sistema, tendo em vista que a mesma já nasce condenada a ficar desatualizada, investindo melhor o tempo em atividades de implementação e testes exaustivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 158Q234056 | Engenharia de Software, Ciclo de Vida de Software, Programador de Computador, TJ PE, FCC O objetivo do Processo de Aquisição, um dos processos relacionados ao ciclo de vida de um software, é o de obter um produto ou serviço que satisfaça a necessidade do adquirente. Um dos resultados esperados deste processo é a ✂️ a) definição das regras de auditoria do serviço. ✂️ b) definição dos critérios de aceitação do serviço. ✂️ c) lista de requerimentos de infraestrutura. ✂️ d) definição e a alocação de recursos e orçamentos para cada projeto. ✂️ e) definição das habilidades que serão necessárias para o projeto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 159Q116874 | Engenharia de Software , Frameworks, Analista de Sistemas, UNEAL, COPEVE UFALProjeto de subsistema composto por um conjunto de classes abstratas e concretas. Estabelece a arquitetura para aplicações em um domínio. Uma aplicação específica é construída a partir da criação de subclasses especificas para a aplicação, sendo essas subclasses das classes abstratas. A reutilização leva a uma inversão de controle. Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior? ✂️ a) Composição ✂️ b) Framework ✂️ c) Sistemas orientados a serviços ✂️ d) Intenção do padrão de projeto composite ✂️ e) Componente de software Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 160Q112643 | Engenharia de Software , UML, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAFAnalise as seguintes afirmações relativas à UML: I. A identidade de objeto é a propriedade pela qual cada objeto, dependendo apenas de sua classe ou estado, pode ser identificado e tratado como uma entidade distinta de software. Este princípio de dependência entre a identidade de um objeto e seu estado viabiliza a herança nas linguagens orientadas a objetos.II. Na UML, a construção da generalização é representada como uma seta com uma ponta "aberta" e permite ao desenho indicar tanto a herança simples quanto a herança múltipla. III. Um atributo será considerado de estado quando puder assumir valores infinitos com transições ilimitadas entre eles. IV. Uma associação na UML representa um conjunto de vínculos de relacionamento entre instâncias de classe. Estão corretos os itens: ✂️ a) I e II ✂️ b) II e III ✂️ c) III e IV ✂️ d) I e III ✂️ e) II e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
141Q133029 | Engenharia de Software, UML, Analista de TI Júnior, CEMIG, FUMARCSobre a UML, assinale a alternativa INCORRETA: ✂️ a) Diagramas de Classe e Diagramas de Componentes fazem parte da visão estrutural do sistema. ✂️ b) Diagramas de Caso de Uso e Diagramas de Atividade fazem parte da visão comportamental do sistema. ✂️ c) Diagramas de Colaboração e Diagramas de Sequencia fazem parte do conjunto de diagramas de interação. ✂️ d) Diagramas de Implantação e Diagramas de Utilização são parte da visão de estrutura composta do sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
142Q261395 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Técnico Judiciário Programação, TST, FCCConsidere que a classe Pessoa possui 3 métodos que podem ser aplicados aos seus objetos: cadastrar, alterar e excluir. Considere que Aluno e Professor são classes derivadas da classe Pessoa e, por isso, herdam os métodos cadastrar, alterar e excluir, mas estes métodos são sobrescritos na classe Aluno e Professor com implementações bastante distintas, em função dos dados associados a cada um deles. O exemplo ilustra o conceito de ✂️ a) hereditariedade. ✂️ b) polimorfismo. ✂️ c) encapsulamento. ✂️ d) abstração. ✂️ e) reusabilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
143Q106119 | Engenharia de Software , Processo de Software, Analista Administrativo Tecnologia da Informação, ANA, ESAFO modelo de processo de software caracterizado por intercalar as atividades de especificação, desenvolvimento e validação, denomina-se ✂️ a) modelo de workflow. ✂️ b) modelo de fluxo de dados. ✂️ c) desenvolvimento evolucionário. ✂️ d) transformação formal. ✂️ e) modelo em cascata. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
144Q115945 | Engenharia de Software , XP, Analista de Sistemas, REFAP SA, CESGRANRIONÃO é uma característica da Extreme Programming (XP): ✂️ a) simplicidade. ✂️ b) agilidade. ✂️ c) desenvolvimento orientado a testes. ✂️ d) programação em par. ✂️ e) documentação extensa e abundante em artefatos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
145Q242098 | Engenharia de Software, Frameworks, Técnico Administrativo Informática, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.A respeito dos conceitos relacionados ao desenvolvimento desistemas e às metodologias de desenvolvimento de sistemas,julgue os itens seguintes.Frameworks caracterizam-se, obrigatoriamente, por apresentarem baixa complexidade. Por esse motivo, são sempre considerados opção viável no processo de desenvolvimento de software. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
146Q709395 | Engenharia de Software, Assistente Técnico de Tecnologia da Informação Programador, Prefeitura de Manaus AM, FCC, 2019Ao analisar a aplicação da prototipação em seus projetos de software, decidiu-se utilizar um processo que define 4 etapas para o desenvolvimento de protótipos, sendo essas etapas:I. Avaliar Protótipo.II. Estabelecer Objetivos do Protótipo.III. Desenvolver o Protótipo.IV. Definir a Funcionalidade do Protótipo.A ordem sequencial correta para a execução dessas quatro etapas é ✂️ a) I, IV, II e III. ✂️ b) II, IV, III e I. ✂️ c) III, II, IV e I. ✂️ d) IV, I, II e III. ✂️ e) IV, II, I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
147Q264225 | Engenharia de Software, Analise e Projeto Orientado a Objetos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCCUma técnica que consiste em separar aspectos externos dos internos da implementação de um objeto, isto é, determinados detalhes ficam ocultos aos demais objetos e dizem respeito apenas ao próprio objeto. Trata-se de ✂️ a) polimorfismo. ✂️ b) generalização. ✂️ c) encapsulamento. ✂️ d) herança. ✂️ e) visibilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
148Q264835 | Engenharia de Software, Acoplamento e Coesão, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 18a Região, FCCVisando obter maior independência funcional, é adequado que o esforço seja direcionado ao projeto de módulos ✂️ a) que não usem estruturas de seleção. ✂️ b) cujas tarefas tenham elevada coesão. ✂️ c) cujas tarefas tenham coesão procedimental. ✂️ d) que não usem estruturas de repetição. ✂️ e) cujas tarefas tenham coesão lógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
149Q115041 | Engenharia de Software, XP, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF As atividades do modelo espiral de Engenharia de Software são: ✂️ a) Planejamento, Análise dos Componentes, Análise de Hierarquia e Avaliação feita pelo cliente. ✂️ b) Planejamento, Análise dos Riscos, Engenharia e Avaliação feita pelo cliente. ✂️ c) Projeto, Análise dos Benefícios, Engenharia e Avaliação feita pelo gestor. ✂️ d) Planejamento, Eliminação dos Riscos, Análise de Contingência e Avaliação feita pelo cliente. ✂️ e) Planejamento, Projeto, Análise dos Riscos e Engenharia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
150Q153845 | Engenharia de Software, UML, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCCSobre a UML e seus diagramas, é correto afirmar: ✂️ a) No projeto de software, o diagrama de distribuição mostra as classes presentes no software e suas relações. ✂️ b) Apresenta um conjunto completo de diagramas que ajudam a definir uma aplicação. Quando se utiliza a UML, não é permitido o uso de diagramas que não sejam feitos com a UML, mesmo que nenhum diagrama atenda ao propósito esperado. ✂️ c) A UML não pode ser utilizada com processos de desenvolvimento de software, como por exemplo, o Rational Unified Process (RUP). ✂️ d) A UML diz como expressar um projeto estruturado. Um de seus principais diagramas é o Diagrama de Fluxo de Dados (DF. ✂️ e) Na atividade de análise de requisitos, a técnica da UML de representação de casos de uso descreve como as pessoas interagem com o sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
151Q120057 | Engenharia de Software , Processo de Software, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFALMetodologias de desenvolvimento de software se baseiam em um modelo de ciclo de vida, tais como cascata, espiral e prototipagem; sendo assim, é correto afirmar que ✂️ a) metodologias que seguem o modelo em espiral normalmente possuem um maior potencial de risco, uma vez que esse modelo não lida explicitamente com isso. ✂️ b) metodologias que seguem o modelo de prototipagem devem, necessariamente, descartar os protótipos construídos; dessa forma, essas metodologias costumam ser mais custosas. ✂️ c) metodologias que seguem o modelo em cascata possuem fases bem definidas, que podem ser desenvolvidas incrementalmente, em diferentes ciclos de desenvolvimento,. Isto é, a fase seguinte pode ser executada, ainda que a fase anterior não tenha sido finalizada completamente. ✂️ d) metodologias que seguem o modelo em cascata possuem fases bem definidas e executadas sequencialmente. Além disso, não há sobreposição entre as fases, isto é, a fase seguinte somente pode ser executada após a finalização da fase anterior. ✂️ e) em metodologias que seguem o modelo em espiral, o software é desenvolvido em apenas uma iteração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
152Q113752 | Engenharia de Software , Análise de Pontos de Função, Analista de Gestão Corporativa, EPE, CESGRANRIOA análise por pontos de função utiliza diversas características para estimar o tamanho de um software. Das características abaixo, indique a que NÃO afeta a contagem nesse tipo de métrica. ✂️ a) Desempenho. ✂️ b) Necessidade de backup. ✂️ c) Necessidade de testes. ✂️ d) Necessidade de comunicação de dados. ✂️ e) Número de entradas do usuário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
153Q259451 | Engenharia de Software, UML, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRF 4a, FCCTexto associado.Instruções: Para responder as questões de números 53 a 55,considere a versão mais atual da UML e o textoabaixo.Pretende-se criar um controle de processos jurídicos. Assituações nas quais estes possam vir a ser enquadrados, bemcomo os eventos que mudam essas situações devem serdiagramados. Os processos possuem identidades únicas edevem ser relacionados aos interessados, sendo estes últimossubclassificados em processos de pessoas físicas ou jurídicas.Portanto, ao classificar os processos, o atributo "interessado"deve ser integrante dessa classe.O conceito subentendido na subclassificação de interessados físicos ou jurídicos é o de ✂️ a) domínio. ✂️ b) encapsulamento. ✂️ c) agregação. ✂️ d) herança. ✂️ e) polimorfismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
154Q148423 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 3a Região, FCCCom relação aos requisitos de software, considere:I. funcionais são somente requisitos de usuário.II. funcionais e não-funcionais podem ser requisitos de usuário.III. funcionais e não-funcionais podem ser requisitos de sistema. Está correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
155Q155638 | Engenharia de Software, Metodologias Ageis, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCCA Feature Driven Development (FDD) é uma metodologia ágil de desenvolvimento de software, sobre a qual é correto afirmar: ✂️ a) Não pode ser combinada a outras técnicas para a produção de sistemas. ✂️ b) Possui cinco processos: Desenvolver um Modelo Abrangente, Construir a Lista de Funcionalidades, Planejar por Funcionalidade, Detalhar por Funcionalidade e Implementar por Funcionalidade. ✂️ c) Divide os papéis em dois grupos: papéis chave e papéis de apoio. Dentro de cada categoria, os papéis são atribuídos a um único participante que assume a responsabilidade pelo papel. ✂️ d) Mantém seu foco apenas na fase de modelagem. ✂️ e) Mantém seu foco apenas na fase de implementação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
156Q154148 | Engenharia de Software, Manutenção de Software, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE MT, CESPE CEBRASPEExistem várias maneiras de se depurar (debug) programas. Algumas delas envolvem conhecimento, prática e bom senso do programador. Acerca de pontos que são importantes para depurar programas, julgue os itens a seguir. I É possível encontrar falhas nos programas por meio da reprodução do erro em testes. II Quanto maior a entrada de dados nos testes, mais simples é encontrar o problema e mais fácil é encontrar a solução da falha. III Em um programa modular, o processo de encontrar falhas requer uma menor variação de informações de entrada, de modo que o programador possa encontrar o módulo com erros. IV A passagem de parâmetros para variáveis auxiliares evita o uso de break points. V A análise estruturada é a melhor maneira de encontrar erros em programação orientada a objetos. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e V. ✂️ d) III e IV. ✂️ e) IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
157Q120931 | Engenharia de Software , Desenvolvimento de Software, Analista de Sistemas Júnior Processos de Negócios, Petrobras, CESGRANRIOEstudos baseados na análise de diversos projetos de desenvolvimento de software sugerem que tais projetos têm maior chance de sucesso quando empregam metodologia e gerenciamento alinhados ao paradigma de desenvolvimento de novos produtos, em contraponto ao paradigma de produção industrial. Com base nessas observações, a maioria das metodologias modernas de desenvolvimento de software recomenda: ✂️ a) concluir o trabalho de especificações dos requisitos do sistema, antes de iniciar as atividades de projeto e implementação. ✂️ b) planejar detalhadamente no início do projeto todas as fases e atividades do mesmo, de forma que seja possível estimar com precisão o esforço necessário e os prazos de cada atividade. ✂️ c) providenciar, desde o início do projeto, mecanismos para prevenir e bloquear solicitações de mudanças de forma a garantir que será entregue exatamente o que foi especificado. ✂️ d) dividir o trabalho em iterações curtas, com prazos fixos, e não permitir que as mesmas avancem sobre os prazos, reduzindo o escopo da iteração, se necessário. ✂️ e) não produzir documentação técnica para o sistema, tendo em vista que a mesma já nasce condenada a ficar desatualizada, investindo melhor o tempo em atividades de implementação e testes exaustivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
158Q234056 | Engenharia de Software, Ciclo de Vida de Software, Programador de Computador, TJ PE, FCC O objetivo do Processo de Aquisição, um dos processos relacionados ao ciclo de vida de um software, é o de obter um produto ou serviço que satisfaça a necessidade do adquirente. Um dos resultados esperados deste processo é a ✂️ a) definição das regras de auditoria do serviço. ✂️ b) definição dos critérios de aceitação do serviço. ✂️ c) lista de requerimentos de infraestrutura. ✂️ d) definição e a alocação de recursos e orçamentos para cada projeto. ✂️ e) definição das habilidades que serão necessárias para o projeto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
159Q116874 | Engenharia de Software , Frameworks, Analista de Sistemas, UNEAL, COPEVE UFALProjeto de subsistema composto por um conjunto de classes abstratas e concretas. Estabelece a arquitetura para aplicações em um domínio. Uma aplicação específica é construída a partir da criação de subclasses especificas para a aplicação, sendo essas subclasses das classes abstratas. A reutilização leva a uma inversão de controle. Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior? ✂️ a) Composição ✂️ b) Framework ✂️ c) Sistemas orientados a serviços ✂️ d) Intenção do padrão de projeto composite ✂️ e) Componente de software Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
160Q112643 | Engenharia de Software , UML, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAFAnalise as seguintes afirmações relativas à UML: I. A identidade de objeto é a propriedade pela qual cada objeto, dependendo apenas de sua classe ou estado, pode ser identificado e tratado como uma entidade distinta de software. Este princípio de dependência entre a identidade de um objeto e seu estado viabiliza a herança nas linguagens orientadas a objetos.II. Na UML, a construção da generalização é representada como uma seta com uma ponta "aberta" e permite ao desenho indicar tanto a herança simples quanto a herança múltipla. III. Um atributo será considerado de estado quando puder assumir valores infinitos com transições ilimitadas entre eles. IV. Uma associação na UML representa um conjunto de vínculos de relacionamento entre instâncias de classe. Estão corretos os itens: ✂️ a) I e II ✂️ b) II e III ✂️ c) III e IV ✂️ d) I e III ✂️ e) II e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro