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Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q837738 | Engenharia de Software, UML, Analista de Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

A respeito da UML 2.2, julgue o item seguinte.

Diagramas de comportamento representam conceitos significativos de um sistema e podem incluir, entre outros, conceitos de implementação.

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1503Q151932 | Engenharia de Software, DFD, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

No âmbito do projeto estruturado, o que um diagrama de fluxo de dados - DFD (De Marco ou Gane) não admite é um fluxo de dados proveniente de

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1504Q100490 | Engenharia de Software , Analista Programador, DPE RO, FGV

Uma metodologia de desenvolvimento de software é um conjunto estruturado de práticas que auxiliam o processo de produção de software. Em geral, a adoção de uma metodologia é significativamente melhor do que uma abordagem casual de desenvolvimento de software. Em relação a metodologias de desenvolvimento de software, analise as afirmativas a seguir: I - O Scrum é uma metodologia de desenvolvimento ágil que emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos. II - A programação em dupla num único computador é uma característica da metodologia RUP (Rational Unified Process) como uma forma de evitar e diminuir a possibilidade de defeitos. III - Metodologias ágeis tentam minimizar o risco por meio do desenvolvimento do software em longos períodos, evitando que funcionalidades do software sejam entregues frequentemente. Está correto o que se afirma em:

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1505Q261003 | Engenharia de Software, UML, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir com relação à UML, uma linguagem gráfica
para visualização, especificação, construção e documentação de
artefatos de sistemas complexos de software.

Um cenário, também denominado instância de caso de uso, é uma sequência específica de ações e interações entre atores e o sistema em discussão. Assim, um caso de uso é uma coleção de cenários relacionados de sucesso e fracasso, que descrevem atores usando um sistema como meio para atingir um objetivo.

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1506Q152804 | Engenharia de Software, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

Os padrões Gang of Four (GoF) organizam um conjunto de padrões de projeto (design patterns) em três grupos: de criação, estruturais e comportamentais. Três destes padrões são descritos a seguir:

I. Em situações em que classes precisam trabalhar juntas, mas isto não está sendo possível porque suas interfaces são incompatíveis, pode-se utilizar este design pattern que permite converter a interface de uma classe em outra interface esperada pelos clientes de forma que classes com interfaces incompatíveis possam interagir.

II. Este design pattern pode ser utilizado quando se deseja definir uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes são notificados e atualizados.

III. Em situações em que se deseja acessar o conteúdo de uma coleção sem expor sua representação interna utiliza-se este design pattern que permite prover uma interface única para varrer coleções diferentes.

Os padrões descritos nos itens I, II e III são, respectivamente,
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1507Q107749 | Engenharia de Software , RUP, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 002.jpg

A figura I acima, adaptada de java.sun.com, apresenta um diagrama da arquitetura J2EE 1.4. Os principais elementos que compõem
a arquitetura são numerados de #1 a #5.

Uma organização executa projetos de desenvolvimento de aplicativos de software embasados na arquitetura J2EE, com
padrões de desenho, framework MVC, interoperabilidade XML e bancos de dados relacionais. Além disso, ela adota um processo de
desenvolvimento de software baseado no RUP/UML e realiza estimativas de projeto por meio de análise de pontos de função.

A propósito das informações apresentadas acima, e considerando a figura I, bem como os conceitos pertinentes à engenharia de
software, julgue os itens a seguir.

A produção de artefatos visualmente descritivos do fluxo navegacional de uma aplicação web a ser construída na plataforma acima será, muito provavelmente, realizada por desenvolvedores projetistas de GUI, que produzirão um protótipo de interface de usuário, na disciplina de requisitos, durante a fase de iniciação do projeto.

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1508Q681312 | Engenharia de Software, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, CCV UFC, 2019

Sobre Jenkins, assinale a alternativa correta.
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1509Q228713 | Engenharia de Software, Profissional Básico Análise de Sistemas Desenvolvimento, BNDES, CESGRANRIO

O acoplamento de conteúdo acontece quando, entre dois módulos, um referencia o interior do outro. Esses dois módulos podem estar acoplados por mais de uma forma.

Desse modo, o acoplamento desses módulos será definido pela(o)

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1510Q156525 | Engenharia de Software, Analista Ministerial Informática, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Supondo que um sistema tenha sido desenvolvido e documentado
de acordo com os conceitos da análise e do projeto orientado a
objetos e tenha sido utilizada, como ferramenta para modelagem, a
UML (Unified Modeling Language), versão 2.0, julgue os próximos
itens.

Na análise orientada a objetos, o encapsulamento auxilia a prevenção de interferências indesejadas de outros objetos sobre os métodos e atributos de uma classe.

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1511Q228717 | Engenharia de Software, Profissional Básico Análise de Sistemas Desenvolvimento, BNDES, CESGRANRIO

Texto associado.

Tendo como referência análise e projeto orientado a
objetos com notação UML, considere o texto a seguir
para responder às questões de nos
42 e 43.

A UML (Unified Modeling Language) foi criada a partir da
união de três metodologias de modelagem: o método de
Booch, o método OMT (Object Modeling Technique) de
Jacobson e o método OOSE (Object-Oriented Software
Engineering) de Rumbaugh.

Entre os passos necessários à construção de um modelo dinâmico, inclui-se a

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1512Q119674 | Engenharia de Software , UML, Analista de Tecnologia da Informação, UFPR, UFPR

Em se tratando de UML, um relacionamento estrutural que descreve um conjunto de ligações, em que as ligações são conexões entre objetos, refere-se a:

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1513Q198563 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista Análise de Sistemas, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a conceitos fundamentais de programação orientada
a objetos, julgue os itens a seguir.

Um relacionamento de utilização que determina as modificações na especificação de um item é chamado generalização. Multiplicidade refere-se ao número de instâncias que uma classe pode ter e é conceito aplicável também às associações.

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1515Q121041 | Engenharia de Software , RUP, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

A análise de risco no RUP é algo constante nas diversas fases do processo de desenvolvimento. Em cada uma das fases, o foco da gerência de riscos se diferencia em função do objetivo de cada fase. Assim, a manipulação dos riscos está relacionada, na fase de

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1516Q229337 | Engenharia de Software, Análise de Pontos de Função, Programador, CRF SC, IESES

A Análise de Pontos por Função (APF) consiste em uma importante técnica para a medição de projetos de software. Seu papel é estabelecer uma medida através dos Pontos de Função, observando as funcionalidades que o software possui através do ponto de vista do usuário.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A utilização do APF é totalmente independente de linguagens de programação e de tecnologias utilizadas em projetos.

II. O objetivo dessa análise relaciona-se justamente com a medida de projetos desvinculando-os das tecnologias utilizadas.

III. A medição da funcionalidade auxilia na tomada de decisões, relacionadas com custo, prazo, quantidade de recursos alocados, melhoria no cronograma e etc.

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1517Q118747 | Engenharia de Software , Análise de Pontos de Função, Analista de Sistemas, TCE AL, FCC

Durante a medição do grau de complexidade de um sistema foram apurados 550 pontos de função brutos. Considerando que o somatório dos graus atribuídos aos fatores de ajuste foi 30, a medida final em pontos de função foi

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1518Q154355 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 14a Região, FCC

A classe Veiculo contém alguns atributos de interesse da classe Aeronave. Todavia, as aeronaves também demonstram interesse em captar atributos e também operações da classe Elemento Turbinado. O enunciado enfatiza o conceito OO de

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1519Q151371 | Engenharia de Software, UML, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de orientação a objetos e UML.

Se uma classe abstrata declara uma interface, essa classe tipicamente contém declarações de métodos, mas não corpos de métodos; a interface não pode ser implementada por classes que herdem da classe abstrata. Em diagramas UML, a classe abstrata pode ser identificada colocando-se seu nome em itálico, e relacionamentos de dependência podem ser representados por setas tracejadas entre clientes da interface e a classe abstrata.

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1520Q105090 | Engenharia de Software , Desenvolvimento de Software, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Sobre o Visual Studio Application Lifecycle Management, considere:

I. É possível criar planos de alto nível que dividem o projeto em incrementos potencialmente entregáveis.

II. É possível criar modelos em diferentes níveis de detalhe e relacioná-los uns aos outros, para testes, e para o seu plano de desenvolvimento.

III. É possível identificar os testes que devem ser executados se você fizer uma mudança em particular.

IV. É possível planejar e acompanhar o seu progresso em relação ao seu planejamento.

Está correto o que se afirma em

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