Início

Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1821Q689142 | Engenharia de Software, Analista Judiciário Analista de Sistemas, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito de qualidade de software, julgue o item a seguir. Por serem soluções distribuídas, as aplicações web estarão dispensadas de testes de segurança que envolvam bases de dados caso essas bases estejam em um servidor centralizado e possam ser acessadas remotamente. 
  1. ✂️
  2. ✂️

1823Q113495 | Engenharia de Software, Analista de Informática, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Com referência à engenharia e gestão de requisitos de software, julgue os próximos itens.

A rastreabilidade bidirecional deve ocorrer tanto de forma horizontal quanto vertical. A horizontal estabelece a dependência de um requisito-fonte até o nível de decomposição mais baixo do produto, enquanto a rastreabilidade vertical estabelece a dependência dos requisitos entre si.
  1. ✂️
  2. ✂️

1824Q155993 | Engenharia de Software, Análise de Pontos de Função, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 7a Região, FCC

Considere os seguintes Níveis de Influência:
0 - Nenhuma influência
1 - Influência mínima
2 - Influência moderada
3 - Influência média
4 - Influência significante
5 - Influência forte
Durante a medição de uma aplicação, feita pelo método de Análise de Pontos de Função, foram obtidos 320 pontos brutos. Para o cálculo do refinamento, quanto às influências aplicadas às características gerais de sistema, três obtiveram o nível moderado, uma obteve o nível significante e duas o nível forte. Após a aplicação da fórmula do fator de ajuste que pode variar a pontuação bruta em mais ou menos 35%, a pontuação ajustada ficou em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1825Q229735 | Engenharia de Software, UML, Programador, TCE AL, FCC

Os diagramas UML da categoria comportamental são os de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1826Q154499 | Engenharia de Software, Analise e Projeto Orientado a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, FCC

Considere, hipoteticamente, que a Justiça Federal determinou o uso de uma rotina automatizada para buscar e obter informações jurídicas no território nacional. Para tanto, especificou uma classe (mãe) com base nos fundamentos OO para ser usada em todos os sistemas de justiça regionais (classes-filha que herdam os atributos e operações da mãe). Suponha que os métodos de implementação das operações da classe mãe, mantidas suas assinaturas, tiveram de ser adaptados a cada região por motivos diversos. Nessa situação, é correto que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1827Q112004 | Engenharia de Software , Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Assinale a opção correta relativa a exemplos de padrões de projeto de diferentes tipos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1828Q246161 | Engenharia de Software, Técnico Científico Administração de Dados, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às ferramentas CASE, julgue os itens a seguir.

As linguagens de consulta a bancos de dados, os compiladores, as linguagens de programação convencionais e os ambientes de programação orientada a objetos são exemplos típicos de ferramentas CASE de apoio e manutenção.

  1. ✂️
  2. ✂️

1829Q260064 | Engenharia de Software, Técnico Judiciário Informática, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ferramentas de engenharia de software apoiada por computador (CASE) assistem profissionais nas atividades associadas com esse processo. A respeito de conceitos dessas ferramentas, julgue os itens a seguir.

As ferramentas CASE de análise e projeto são utilizadas na estimativa de custo e esforço de projetos de software e na realização de cronogramas de projetos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1830Q229466 | Engenharia de Software, UML, Programador de Computador, TRE RN, FCC

Em relação à UML é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1832Q151504 | Engenharia de Software, RUP, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 5a, FCC

No RUP, desde a concepção do sistema é definido um padrão de construção dos componentes que, inicialmente, visa elaborar,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1833Q709846 | Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação Analista de Sistemas, Prefeitura de Cuiabá MT, IBFC, 2019

Texto associado.
 
Heitor é gerente de projeto e precisa decidir qual modelo utilizará no processo de desenvolvimento do próximo software da empresa Brasil. Quanto a alguns dos modelos do ciclo de vida de desenvolvimento de software, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1834Q156197 | Engenharia de Software, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

André trabalha no desenvolvimento de um software para o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Recentemente seu chefe cogitou adotar uma Norma que se aplica ao desenvolvimento de produtos de software. André foi o encarregado de escolher a Norma adequada. Pesquisou então a norma ABNT NBR ISO/IEC 12207:2009, que se aplica à aquisição de sistemas e produtos de software e serviços para o fornecimento, desenvolvimento, operação, manutenção e descontinuidade de produtos de software. André descobriu que esta Norma pode ser usada

I. Em um projeto, para ajudar a selecionar, estruturar e utilizar os elementos de um conjunto de processos de ciclo de vida estabelecidos que forneçam produtos e serviços. Desse modo, esta Norma pode ser usada na avaliação de conformidade do projeto para o ambiente estabelecido e declarado.

II. Por uma organização, para ajudar a estabelecer um ambiente de processos desejados. Esses processos podem ser sustentados por uma infraestrutura de métodos, procedimentos, técnicas, ferramentas e pessoal treinado. A organização pode empregar esse ambiente para realizar e gerenciar seus projetos e seus sistemas em andamento durante as fases do ciclo de vida. Desse modo, essa Norma pode ser usada para avaliar a conformidade de um conjunto declarado e estabelecido de processos do ciclo de vida de acordo com as necessidades.

III. Por um adquirente e um fornecedor, para ajudar a estabelecer um acordo em relação aos processos e às atividades. Esse acordo contempla os processos e atividades desta Norma que são selecionados, negociados, acordados e executados. Desse modo, esta Norma pode ser usada para orientar a definição do acordo.

IV. Por organizações avaliadoras e avaliadores credenciados, para realizar avaliações que possam ser usadas para obtenção de certificação oficial. Esta Norma fornece um conjunto definido de processos para que a organização obtenha certificação ISO/IEC no prazo máximo de 1 ano.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1835Q687153 | Engenharia de Software, Primeiro Tenente Informática, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Com base nos conceitos de Gerência de Projetos, qual é o processo de comparação de atividades anteriores similares às do projeto atual para se obter um parâmetro de referência para avaliação do desempenho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1836Q150385 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais
utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas,
julgue os itens seguintes.

A quantidade de classes é uma métrica relativa a um projeto
de sistema orientado a objetos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1837Q246991 | Engenharia de Software, Técnico Científico Administração de Dados, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às ferramentas CASE, julgue os itens a seguir.

As técnicas de modelagem que utilizam métodos de análise estruturada e projeto estruturado (SA/SD) são técnicas CASE para projetos pequenos de software de baixa complexidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1838Q149968 | Engenharia de Software, Análise de Pontos de Função, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE MT, CESPE CEBRASPE

A análise de pontos por função é um método

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1839Q165024 | Engenharia de Software, UML, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, a respeito da análise e do projeto
orientados a objetos.

Na fase de projeto, diagramas de implantação em UML são construídos inicialmente sob a forma de instância, com a descrição explícita da configuração do ambiente de implantação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.