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Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1921Q910181 | Engenharia de Software, Inteligencia Artificial, Analista de Sistemas, TCEPA, FGV, 2024

Alguns algoritmos de aprendizado de máquina servem para agrupar instâncias de dados em clusters, podendo ser utilizados para tarefas como segmentação de imagens, ou segmentação social (por exemplo, para agrupamento de clientes em uma mesma categoria.
Dois dos mais populares algoritmos são o K-means e o DBSCAN. A respeito desses algoritmos, relacione-os com suas principais características:

1. K-means
2. DBSCAN
( ) Precisa da definição de um número inicial de agrupamentos.
( ) Mais robusto à ocorrência de outliers, por sua provável localização em regiões de baixa densidade de dados.
( ) Precisa da definição do número mínimo de vizinhos e do raio da vizinhança para determinar limites dos agrupamentos.
( ) Determina centróides dos agrupamentos e agrupa as instâncias de dados em função de uma métrica de distância entre as instâncias e os centróides.

Das opções a seguir, aquela que indica a relação correta na sequência apresentada é
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1922Q883101 | Engenharia de Software, Processos de Software, Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O Processo Unificado (UP) é uma metodologia de desenvolvimento de software que fornece um processo disciplinado na atribuição de tarefas e responsabilidades em uma organização de desenvolvimento de software. Seu principal objetivo é garantir a produção de software de alta qualidade que atenda às necessidades dos usuários finais, respeitando prazos e orçamentos.

Nessa metodologia, quais são as quatro fases do ciclo de vida de um projeto?
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1925Q899421 | Engenharia de Software, Processos de Software, Analista de Sistemas, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

No processo de Extreme Programming (XP), uma das etapas envolve o planejamento das funcionalidades do software, utilizando histórias de usuários como base. Qual das alternativas descreve adequadamente a etapa de priorização das histórias durante o planejamento?
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1927Q900813 | Engenharia de Software, Processos de Software, Analista Técnico II – Desenvolvimento Software, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A reunião em que a equipe do projeto analisa o progresso do dia anterior e declara intenções para o dia atual, destacando obstáculos reais ou possíveis, é denominada
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1928Q910338 | Engenharia de Software, Tecnologia da Informação Ciência de Dados, EPE, FGV, 2024

Há uma família de modelos de IA generativa que tem dois modelos treinados em conjunto: o gerador e o discriminador.
O gerador tenta criar dados falsos que sejam indistinguíveis dos dados reais, enquanto que o discriminador tenta distinguir entre dados reais e falsos. O treinamento é um jogo min-max, em que o gerador melhora suas habilidades para enganar o discriminador, e o discriminador melhora suas habilidades para detectar dados falsos.
Assinale a opção que apresenta as características do modelo de IA generativa descritas no texto.
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1929Q899765 | Engenharia de Software, Diagrama de Sequência, Analista de Sistemas, TJ GO, IV UFG, 2024

Um diagrama de sequência é um diagrama UML, que consiste em
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1930Q910430 | Engenharia de Software, XP eXtreme Programming, Tecnologia da Informação Soluções, EPE, FGV, 2024

A metodologia de desenvolvimento ágil eXtreme Programming (XP) visa à qualidade do software e à capacidade de resposta às mudanças de requisitos do cliente.

Assinale a opção que apresenta práticas típicas da metodologia XP.
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1931Q910433 | Engenharia de Software, Tecnologia da Informação Soluções, EPE, FGV, 2024

O Desenvolvimento Orientado por Comportamento (BDD) facilita a colaboração entre as partes interessadas e desenvolvedores ao usar uma linguagem comum para descrever o comportamento do sistema.

Sobre o BDD, analise as afirmativas a seguir.


I. No BDD, os novos comportamentos são adicionados e testados em pequenos ciclos contínuos, sendo assim um método iterativo, mas não incremental.

II. No BDD, a documentação é atualizada automaticamente a cada ciclo.

III. A prática de escrever testes antes do desenvolvimento do código é um elemento essencial do BDD.


Está correto o que se afirma em
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1932Q891279 | Engenharia de Software, Especialidade Desenvolvimento de Sistemas da Informação, TRF 5a, IBFC, 2024

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O teste de segurança é uma técnica que não avalia a resistência do software a ameaças e ataques, visando não identificar vulnerabilidades e garantir a proteção dos dados.
( ) Teste de Unidade é uma técnica que verifica obrigatoriamente em todos os componentes de um software para garantir que tudo funcione conforme esperado, dispensando completamente o teste de partes menores isoladas (unidades).
( ) O teste de aceitação do usuário (UAT) é conduzido exclusivamente pelos desenvolvedores para garantir que o sistema atenda aos padrões de qualidade internos da equipe de desenvolvimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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1933Q889805 | Engenharia de Software, Software livre, Área Informática, IFRN, FUNCERN, 2024

É um modelo de distribuição de software ainda existente, no qual o software geralmente é disponibilizado gratuitamente. É totalmente funcional durante um período de avaliação, mas os usuários são incentivados a pagar por ele se o acharem útil ou desejarem desbloquear recursos adicionais. Esse conceito refere-se ao
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1934Q906036 | Engenharia de Software, Processos de Software, Informática, IFSP, IF SP, 2024

Um banco está desenvolvendo um sistema crítico de gerenciamento de riscos financeiros para sua operação. O sistema precisa analisar dados em tempo real, identificar padrões e gerar relatórios de riscos, tudo em uma plataforma única e intuitiva. O problema é que o prazo para entrega do sistema é extremamente curto, devido à necessidade de se adequar a novas regulamentações do mercado. Dentre as alternativas, qual a estratégia mais eficaz para lidar com a restrição de tempo nesse caso, garantindo a qualidade e a funcionalidade do sistema?
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1935Q900864 | Engenharia de Software, Analista Técnico II – Design de Experiência do Usuário, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

No GitLab, as permissões determinam as ações que um usuário pode realizar em um repositório. Para que um usuário possa criar uma nova branch de um repositório, ele precisa ter, pelo menos, permissões de
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1937Q910220 | Engenharia de Software, Web Design, TCEPA, FGV, 2024

O uso de Inteligência Artificial generativa é de grande utilidade para desenvolvedores web, por permitir a criação rápida de ilustrações e gráficos de alta qualidade. Por exemplo, uma das ferramentas mais populares atualmente é a aplicação Crayion, anteriormente conhecida como DALL-E mini, por ser uma ferramenta de acesso livre com interface amigável. No entanto, essas ferramentas podem frustrar os usuários por apresentarem limitações que inviabilizam o uso dos elementos visuais criados a partir de seus resultados. A respeito das tendências no uso de IA generativa em design web, avalie as afirmativas a seguir:

I. Há limitações éticas relacionadas à reprodução de potenciais vieses discriminatórios, provenientes das bases de dados de treinamento das redes generativas.
II. Sua principal vantagem consiste na eliminação de elementos de propriedade intelectual protegida nas imagens geradas, garantindo aos desenvolvedores a não-obrigatoriedade de pagamentos de direitos autorais.
III. Há preocupações com relação à geração de imagens extremamente realistas e com o potencial uso dos chamados “deepfakes” em campanhas de desinformação.

Está correto o que se afirma em
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1938Q892327 | Engenharia de Software, Diagrama de Classes, Desenvolvimento de Sistemas, IFSE, IV UFG, 2024

O diagrama de classes é uma representação da estrutura e relacionamentos das classes em um sistema orientado a objetos. Os principais elementos encontrados em um diagrama de classes são:
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1939Q885471 | Engenharia de Software, Scrum, Outros cargos, 2024

A metodologia ágil é uma abordagem de gestão de projetos que se destaca por sua flexibilidade e adaptabilidade às mudanças durante o desenvolvimento do projeto. Entre as diversas metodologias ágeis, uma das mais conhecidas e utilizadas é o Scrum. Considerando o framework Scrum, qual das seguintes afirmativas está INCORRETA?

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1940Q902147 | Engenharia de Software, Scrum, Computação, IFES, IF ES, 2024

São características do Método de Desenvolvimento Ágil Scrum, EXCETO:
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