Questões de Concursos Engenharia de Software

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21Q1004586 | Engenharia de Software, Conceitos Básicos em Engenharia de Software, Analista de Desenvolvimento Mobile, Prodesan SP, IBAM, 2025

APIs RESTful seguem princípios arquiteturais que promovem a escalabilidade e a interoperabilidade de sistemas distribuídos. Sobre os princípios RESTful, assinale a alternativa correta.
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22Q1004587 | Engenharia de Software, Analista de Desenvolvimento Mobile, Prodesan SP, IBAM, 2025

A engenharia de requisitos é fundamental para garantir que sistemas sejam desenvolvidos com base em necessidades claras e alinhadas aos objetivos de negócios. Acerca do tema, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.

(__) A elicitação de requisitos é a fase inicial em que as necessidades do cliente e dos stakeholders são identificadas, documentadas e analisadas.
(__) A rastreabilidade de requisitos permite associar cada requisito às fases subsequentes do projeto, garantindo sua implementação e validação.
(__) A validação de requisitos é realizada exclusivamente no final do ciclo de desenvolvimento, garantindo que todos os requisitos foram implementados corretamente.
(__) A categorização de requisitos pode incluir requisitos funcionais, que descrevem o comportamento esperado do sistema, e não funcionais, que definem atributos como desempenho e segurança.

A sequência está correta em:
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23Q1004590 | Engenharia de Software, Analista de Desenvolvimento Mobile, Prodesan SP, IBAM, 2025

O Princípio da Responsabilidade Única (SRP), um dos pilares do SOLID, foca em garantir que cada classe ou módulo tenha apenas um motivo para mudar, facilitando a manutenção e a escalabilidade do código. Sobre o SRP, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma classe que implementa o Princípio da Responsabilidade Única pode conter múltiplas funcionalidades relacionadas, desde que estejam dentro do mesmo domínio e compartilhem a mesma lógica.
II. A aplicação do Princípio da Responsabilidade Única contribui para a redução do acoplamento entre classes, tornando o código mais modular e flexível a alterações.
III. O Princípio da Responsabilidade Única é particularmente importante em sistemas de grande escala, pois separa responsabilidades de forma a evitar impactos significativos em mudanças futuras.

Está correto o que se afirma em:
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24Q1030958 | Engenharia de Software, Processos de Software, Tecnologia com Especialidade em Análise de Dados, TCE RR, FGV, 2025

No contexto da gestão de projetos com metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, avalie as afirmativas a seguir.

I. O Scrum é baseado em um fluxo contínuo de tarefas, em que as prioridades são ajustadas dinamicamente durante o projeto, enquanto o Kanban utiliza Sprints com duração fixa para organizar o trabalho em ciclos fechados.
II. O Scrum segue uma estrutura predefinida com cerimônias específicas, como Sprint Planning e Daily Standup, enquanto o Kanban é mais flexível, focando no controle do fluxo de trabalho por meio de limites no Work In Progress (WIP).
III. No Kanban, os papéis de Product Owner e Scrum Master são essenciais para o funcionamento do método, enquanto no Scrum essas funções são opcionais e podem ser combinadas em um único papel.

Está correto o que se afirma em
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25Q1004592 | Engenharia de Software, Processos de Software, Analista de Desenvolvimento Mobile, Prodesan SP, IBAM, 2025

O modelo cascata é amplamente utilizado em projetos que seguem uma abordagem sequencial e estruturada, sendo comum em sistemas de alta previsibilidade. Acerca do modelo cascata, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.

(__) No modelo cascata, as etapas de desenvolvimento devem ser completadas sequencialmente, e não é possível retornar a fases anteriores, mesmo quando são detectados erros significativos nas fases subsequentes.
(__) A fase de teste no modelo cascata ocorre após a implementação, permitindo a validação dos requisitos do sistema conforme definidos na análise.
(__) Uma das principais limitações do modelo cascata é a flexibilidade que ele oferece para revisões contínuas durante o desenvolvimento, tornando-o ineficiente para projetos de requisitos estáveis.
(__) A aplicação do modelo cascata é recomendada em projetos que possuem requisitos claramente definidos e pouca probabilidade de mudanças durante o ciclo de vida do desenvolvimento.

A sequência está correta em:
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26Q1062709 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Tecnologia da Informação, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Em determinado projeto de software orientado a objetos, um desenvolvedor deve implementar um sistema que proteja partes do código de variações e mudanças frequentes em outros componentes, mantendo um baixo acoplamento entre as classes. Ao mesmo tempo, deseja-se que módulos de alto nível não dependam diretamente de módulos de baixo nível, mas que ambos dependam de abstrações.
Nessa situação, o princípio de SOLID e o princípio de GRASP que atendem adequadamente aos requisitos mencionados são, respectivamente,
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27Q1062710 | Engenharia de Software, Processos de Software, Tecnologia da Informação, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a organização e a distribuição das áreas de prática no CMMI-DEV v2.0 e dos processos no MR-MPS-SW (Guia Geral MPS de Software 2021), assinale a opção correta a respeito da relação entre esses modelos no que se refere à implementação dos processos/áreas de prática nos diferentes níveis de maturidade.
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28Q1004598 | Engenharia de Software, Scrum, Analista de Desenvolvimento Mobile, Prodesan SP, IBAM, 2025

O Scrum é um dos principais frameworks ágeis utilizados no desenvolvimento de software, caracterizado por ciclos iterativos e entrega incremental de valor. Sobre a aplicação de suas práticas no contexto de gestão ágil, assinale a alternativa correta.
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29Q1062711 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Tecnologia da Informação, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Por suas características e finalidades, o diagrama da UML adequado para a modelagem de requisitos é o
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30Q1062712 | Engenharia de Software, Metodologia de Desenvolvimento de Software, Tecnologia da Informação, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção em que é corretamente citada a metodologia ou prática ágil que se destaca por enfatizar a criação de uma linguagem ubíqua entre desenvolvedores e especialistas do domínio, realizar a modelagem estratégica com contextos delimitados e utilizar agregados, entidades e objetos de valor como padrões para representar conceitos do negócio, caracterizando-se como uma abordagem segundo a qual a estrutura do código deve refletir o modelo mental do domínio do problema.
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31Q1038392 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Sistemas Arquitetura e Solução de Dados, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, acerca de análise de requisitos, UML e conceitos relativos à orientação a objetos.


O design thinking converge com a engenharia de requisitos e com a UX (experiência do usuário), especialmente em sua etapa de prototipação, quando são produzidas as ideias e é incentivada a criatividade, de modo que se possa fazer imersão no que o usuário espera do software.

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32Q1038393 | Engenharia de Software, Teste de Software, Sistemas Arquitetura e Solução de Dados, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o seguinte item, no que se refere a testes de software.

O teste de integração é utilizado para descobrir erros associados a interfaces, a fim de que seja possível a construção de uma estrutura de programa determinada pelo projeto, a partir de componentes testados em unidade.

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33Q1038394 | Engenharia de Software, Teste de Software, Sistemas Arquitetura e Solução de Dados, BDMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o seguinte item, no que se refere a testes desoftware.



O teste unitário concentra o esforço de verificação no componente ou módulo de software, usando como guia a descrição de projeto no nível de componente. Nesse processo, caminhos de controle importantes são testados para descobrir erros dentro dos limites do módulo, conforme implementado no código-fonte.

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35Q1041468 | Engenharia de Software, Processos de Software, Especialidade Análise de Sistemas, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
No que se refere a técnicas de priorização e de estimativas com story points e à gestão de backlog, julgue o item a seguir.
Story points são uma métrica precisa de tempo, pois refletem o esforço atual e a duração do trabalho ao considerarem fatores como complexidade, dependências, riscos e débitos técnicos.
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36Q958014 | Engenharia de Software, Scrum, Assistente em Administração, IFRS, FUNDATEC, 2025

Uma equipe de desenvolvimento de software deseja adotar, dentro da gestão de projetos, uma metodologia ágil que permita entregas rápidas e frequentes, com ciclos curtos de trabalho e revisões constantes para garantir a melhoria contínua. Para isso, escolhem um framework que divide o trabalho em sprints, promove reuniões diárias de acompanhamento e conta com papéis definidos, como o product owner. A metodologia ágil descrita é:
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37Q1061696 | Engenharia de Software, Inteligencia Artificial, Área Tecnologia da Informação e Ciência de Dados, SUSEP, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de aprendizagem de máquina, julgue o item que se segue.

No algoritmo Apriori, utilizado para mineração de regras de associação, o princípio da monotonicidade estabelece que, se um itemset for frequente, então todos os seus superconjuntos também serão frequentes, o que permite uma poda eficiente do espaço de busca.

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40Q1031238 | Engenharia de Software, Uml, Tecnologia da Informação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

A modelagem UML (Unified Modeling Language) pode ser usada na análise de requisitos de um sistema.
Nesse contexto, assinale a opção que indica o diagrama usado para descrever a interação entre usuários (ou agentes externos) e o sistema.
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